CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

2º Ciclo de Palestras coloca o tema saneamento em discussão

Evento organizado pelo curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste segue com programação até quarta-feira (17)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia 2º Ciclo de Palestras coloca o tema saneamento em discussão
Alunos, professores e profissionais da área de engenharia ambiental e sanitária estiveram presentes na abertura do Ciclo de Palestras


Com temas centralizados em saneamento, teve início na noite desta segunda-feira (15), na Torre de Cristal, no campus II da Unoeste, o 2º Ciclo de Palestras da Engenharia Ambiental e Sanitária da universidade. O evento, que teve a participação de professores, acadêmicos, egressos e profissionais da área de Presidente Prudente e região, segue até quarta-feira (17) com palestras todas as noites e minicursos durante o dia.
 
De acordo com a chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), unidade Presidente Prudente, Cristiane Aquino Cabriote Bernardo, a realização de eventos como este, que envolve parcerias entre o conselho e a graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste é muito importante, pois é a oportunidade de promover conhecimentos técnicos aos estudantes e profissionais atuantes na área. “O nosso objetivo, além de fiscalizar o exercício dos profissionais, é principalmente divulgar a legislação e promover conhecimento, valorizando assim ainda mais a profissão”, fala.
 
Além de Cristiane, estiveram presentes e compuseram a mesa principal da abertura do evento o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Prudente (AEAAPP), Ronaldo Florentino dos Santos; a coordenadora da graduação na Unoeste, Leila Maria Sotocorno e Silva; o professor Elson Mendonça Felici, representando a comissão organizadora; a professora Eliana Ederle Dias Chaves, representando o corpo docente do curso; o estudante Felipe Amaro, em nome de todos os acadêmicos; além dos palestrantes da noite, Dr. Pablo Heleno Sezerino, engenheiro sanitarista e ambiental e docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Felipe Gustavo Trennepohl, gerente operacional da Cia Catarinense de Águas, de Santa Catarina (SC).
 
Foto: Erika Foglia Felipe Gustavo Trennepohl, Leila Maria Sotocorno e Silva, Cristiane Aquino Cabriote Bernardo, Ronaldo Florentino dos Santos e Pablo Heleno Sezerino
Felipe Gustavo Trennepohl, Leila Maria Sotocorno e Silva, Cristiane Aquino Cabriote Bernardo, Ronaldo Florentino dos Santos e Pablo Heleno Sezerino

Para Pablo, que ministrou a palestra intitulada “Aplicação da ecotecnologia dos wetlands construídos no tratamento descentralizado de esgoto”, o objetivo de sua fala foi mostrar aos presentes que essa nova tecnologia que tem sido empregada no mundo inteiro para tratar esgotos de várias origens, podendo ser esgoto doméstico ou industrial. ”Ela é aplicável a situações de esgotos próximos à fonte geradora. Então, o tratamento se dá no lote da empresa, do condomínio fechado, ou do hotel, por exemplo. É uma alternativa já amplamente utilizada para locais onde a rede coletora não está disponível por questões econômicas”, explica.
 
Ainda de acordo com ele, trazer esse assunto tão atual em um evento acadêmico é extremamente importante, já que possibilita aos estudantes não somente a atualização do que está sendo realizado no mercado, mas também uma aproximação com profissionais de outros locais, possibilitando troca de experiências e conhecimentos. “Estamos ao encontro daquilo que se pretende neste país em termo de universalizar os serviços de saneamento. Ou seja, apresentar oportunidades para todo tipo de cidadão aplicar alguma técnica ou se integrar a algum sistema existente. A ideia é essa, mostrar mais uma tecnologia para que os futuros profissionais possam aplicá-las e atingir aquilo que esperamos de plano de saneamento no Brasil, essa é a tendência. Encontros como esse são grandes oportunidades para ambas as partes, tanto para os profissionais palestrantes, quanto para o público acadêmico”.
 
Para Felipe Gustavo Trennepohl que abordou o tema “Experiências práticas em sistemas de abastecimento de água” em sua palestra, o objetivo foi levar a realidade de um engenheiro sanitarista aos futuros profissionais presentes, contando um pouco de sua experiência de quase dez anos em uma empresa do ramo, em Santa Catarina. “Além de despertar o interesse dos alunos pela área, minha ideia é mostrar opções de campo de atuação para eles, com exemplos de um mercado razoavelmente grande que pode ser expandido de uma forma significativa para que comecem a pensar nessa possibilidade de trabalho”, diz.
 
Palestra de encerramento – O tecnólogo em hidráulica e coordenador nacional da Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária (Abes), Álvaro Diogo Sobral Teixeira, ministrará a palestra “Reuso e instalações hidráulica-prediais” no encerramento do Ciclo de Palestras, nesta quarta-feira (17). De acordo com ele, durante a noite será abordado um pouco de contexto histórico do assunto, sobre reuso de esgotos, de água de chuva, aplicações e tecnologias para o tratamento, alguns requisitos legais e normativos, além de quais adequações na morfologia de edifícios são necessárias para o uso seguro de fonte alternativa não potável.
 
“Está cada vez mais pungente as questões de fontes alternativas, em especial, o reuso. Na última década isso cresceu muito e tem um potencial de crescimento bem maior para a próxima. Então, o estudante que está se formando agora, ou mesmo quem está começando, com certeza terá muita oportunidade neste setor. Seja na esfera pública, com políticas e planejamentos, ou na esfera privada, com execução de sistemas, venda de equipamentos, operação de sistema de existência, enfim, existe uma gama muito grande para trabalhar na área. Fora as possibilidades de atuação com consultorias. Então, eu vejo como muito importante para a formação desses alunos o contato com essa nova área que é muito promissora”, salienta.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem