CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Contador precisa estar atento às novas tendências da área

Contabilidade Contemporânea é tema da 23ª Jornada de Ciências Contábeis da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Contador precisa estar atento às novas tendências da área
Evento ocorre de segunda a quarta-feira (16), no Auditório Buriti, campus II da universidade

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a área contábil registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil: 93,8%. Por outro lado, para o profissional alcançar destaque no mercado de trabalho, é necessário acompanhar as tendências. Para falar sobre os novos caminhos da carreira, a 23ª Jornada de Ciências Contábeis da Unoeste traz como tema central “A Contabilidade Contemporânea”. Nessa segunda-feira (15) esse foi o assunto abordado na palestra de abertura do professor universitário em Bauru (SP) e da Pós Unoeste Antonio Fernando Coelho.

“O intuito é alertar os jovens sobre o perfil do novo contador, que hoje tem um papel muito diferenciado nas empresas. Antes, a prática da contabilidade visava mais o cumprimento das obrigações tributárias. Os empresários não viam as ferramentas da contabilidade e o trabalho do profissional com visão estratégica, na tomada de decisões... Hoje, isso mudou! Temos muitas ferramentas de gestão e a tecnologia está muito presente em nossa prática profissional. O cenário é outro”, afirma.

Coelho reforça que o contador é essencial para o desenvolvimento do país e destaca tratar-se de uma carreira promissora. “Falo com muito orgulho! Além dessas mudanças todas que estão acontecendo, em que será cada vez mais necessária a ligação empresário-contabilidade, o contador tem a opção de trabalhar em outros bons cargos, como auditor e perito contábil, professor universitário, pesquisador, enfim, são muitas as possibilidades”.

Para os futuros profissionais, o docente deixa três dicas que considera essenciais: “não ter medo da tecnologia, pois precisamos estar dispostos a aprender já que até a própria escrituração é tecnológica. Ter uma visão estratégica da empresa, porque não adianta ficar sentado na cadeira pensando que o trabalho de escrituração contábil e envio de declaração são suficientes; é preciso ter estratégia, ou seja, conhecer de finanças e matemática financeira. E aprimorar a comunicação, porque precisamos dessa capacidade para conversar com clientes, funcionários e realizar gestão de pessoas”, acrescenta.
Foto: Mariana Tavares Antonio Coelho, Luiz Roberto Darben, Irene Caires da Silva, José do Carmo Ferreira e Alexandre Bertoncello
Antonio Coelho, Luiz Roberto Darben, Irene Caires da Silva, José do Carmo Ferreira e Alexandre Bertoncello


Cerimônia de abertura – O evento teve início com apresentação musical de alunos da graduação. Em seguida, a mesa principal foi composta por Luiz Roberto Darben, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoeste; Irene Caires da Silva, professora e integrante da comissão organizadora; José do Carmo Ferreira, delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP), André Junior Silva Wizzel, representando o corpo docente; e Adriele Silvestre, aluna que representou os demais estudantes da graduação.

“Estamos na nossa 23ª jornada, um evento que é todo pensado para vocês, acadêmicos. A nossa função é apenas organizar e deixá-los tranquilos para aproveitar ao máximo o conhecimento trazido pelos nossos convidados. O intuito do tema central é observar a nossa profissão na atualidade, nos cenários político, econômico, fiscal e tributário. Muitas vezes, ainda nos deparamos com falas de pessoas desentendidas de que a profissão de contador encontrará dificuldades no futuro. Mas vivenciando o contrário! Evidentemente que precisamos estar antenados para acompanhar a evolução, pois o profissional que não se atentar para o novo, terá, sim, problemas na carreira. O que vemos, hoje, é um profissional valorizado no mercado”, frisou Darben.

Em seguida, o delegado regional do CRC entregou a placa de homenagem ao melhor aluno de Ciências Contábeis da turma do 2º semestre de 2018, Diego Massao Mizugai. Por fim, Ferreira destacou as ações realizadas pelo conselho aos estudantes, como cursos, convenções e materiais de estudo para o Exame de Suficiência, e mencionou as diversas possibilidades de atualização que o órgão disponibiliza ao profissional.

A jornada continua nesta terça-feira (16) com a Maratona do Conhecimento e na quarta (17) encerra com a mesa-redonda sobre “Os desafios do novo contador”, que terá como instrutores Ferreira, Darben e Wilson Leonor Kunze.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem