CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem tem representante em congresso na Polônia

Curso da Unoeste esteve como único participante do Brasil no evento internacional nas modalidades de Comorbidade - Patologias Duplas, Prevenção de Transtornos Mentais e Treinamento em Psiquiatria


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Enfermagem tem representante em congresso na Polônia
Professora Mariana Carolina Vastag esteve na Polônia para apresentar trabalhos em congresso

A Unoeste, por meio da professora do curso de Enfermagem Mariana Carolina Vastag Ribeiro de Oliveira, esteve como única representante do Brasil no 27º European Congresso of Psychiatry – EPA 2019 (Congresso Europeu de Psiquiatria), que aconteceu no início deste mês na cidade de Varsóvia, na Polônia.
 
A docente conta que foram apresentados por ela no evento três trabalhos produzidos através de projetos de extensão e de iniciação científica do curso de Enfermagem da Unoeste desenvolvidos em parceria com prefeituras municipais de Presidente Prudente e região. “Os referidos trabalhos compõem um grupo seleto em conjunto com outras instituições de prestígio internacional, como universidades da Itália, Rússia, Alemanha, Reino Unido, entre outras. Esses projetos foram os únicos representantes do Brasil nas modalidades de Comorbidade – Patologias Duplas, Prevenção de Transtornos Mentais e Treinamento em Psiquiatria”, explica.
 
Os projetos serão publicados posteriormente pela editora Elsevier, a maior de literatura médica e científica do mundo, no Journal of the European Psychiatric, de Paris, em edição especial. “Também tive a oportunidade de ser recepcionada na faculdade de medicina da Universidade Warszawski pela professora PhD Malgorzata Witkowska-Zimny, que me levou para conhecer o campus, onde discutimos sobre possibilidades futuras acerca de parcerias em pesquisas”, salienta.
 
Os trabalhos apresentados por Mariana foram: “Successful experience in the interaction netween the nursing leagues in psychiatry and other health areas” (Experiência de sucesso na interação entre as ligas de enfermagem em psiquiatria com outras áreas de saúde), projeto de extensão realizado pela Liga de Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental; “Risk assessment in primary attention for depression and anxiety in the elderly population” (Avaliação de risco na atenção primária para a depressão e a ansiedade na população de idosos), pesquisa executada em parceria com a Prefeitura Municipal de Presidente Prudente; e “Evaluation of alcohol and other drug dependency in hypertension and diabetes with primary care” (Avaliação do álcool e outras dependências de drogas em hipertensão e diabetes na atenção primária em saúde), produzido em parceria com a Prefeitura de Álvares Machado nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) Panorama e Bela Vista.
 
De acordo com a professora, participar do congresso foi de grande relevância para denotar a qualidade do curso de Enfermagem da Unoeste a nível internacional e o que é produzido em pesquisas dentro da universidade.
 
“Conhecer outras culturas, realidades e as produções recentes na área de psiquiatria e saúde mental colaboram para o aprimoramento dos nossos futuros profissionais. Ressalto que a participação de parcerias com os diferentes serviços dos municípios são de extrema importância para a contribuição científica e a implementação de medidas que possam modificar de forma satisfatória a qualidade de vida e realidade de uma determinada comunidade”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem