CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Obra jurídica oferece perspectivas da magistratura ao CPC

Artigo por artigo do novo Código de Processo Civil são comentados por Juízes, desembargadores e ministros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Obra jurídica oferece perspectivas da magistratura ao CPC
Dr. Silas Silva Santos na noite de autógrafos na Casa da Advocacia

Produção da publicação “Comentários ao Código de Processo Civil – perspectivas da Magistratura” apresenta ampla abordagem de interesse da magistratura, dos operadores e estudantes do Direito. Artigo por artigo é comentado por renomados membros da magistratura, representada por 84 profissionais juízes, desembargadores e ministros; entre eles o juiz Dr. Silas Silva Santos, que leciona em cursos de graduação e pós-graduação na Unoeste, na condição de um dos organizadores e também autor.

A obra pela Editora Revista dos Tribunais teve seu lançamento em Presidente Prudente na noite de sexta-feira (29), na Casa da Advocacia, sede da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A noite de autógrafos foi precedida por aula proferida pelo Dr. Silas, ao final de quatro dias do curso institucional para debater a prática do Código de Processo Civil de 2015, que entrou em vigor em 2016. A solenidade envolveu quatro autores.

Além do Dr. Silas, estiveram presentes: o juiz Dr. Paulo Gimenes Alonso e os desembargadores doutores Antonio Maia da Cunha (também um dos autores e organizadores) e Spencer Almeida Ferreira (autor) que já lecionou na Unoeste, ambos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. “É uma obra importante, que traz o conhecimento dos magistrados para nós operadores do Direito”, diz o presidente da OAB, Dr. Wesley Cardoso Cotini, egresso da Unoeste.

A visão da magistratura sobre o código foi trabalhada mediante a escolha do assunto de maior afinidade de cada autor, cujo conteúdo não se restringe ao uso dos magistrados (juízes, desembargadores e ministros), pois contempla também todos os operadores do direito, assim como a classe estudantil. Para o diretor do curso de Direito da Unoeste, Dr. Sérgio Ronchi, trata-se de uma obra de projeção nacional e a participação do Dr. Silas valoriza ainda mais o qualificado corpo docente.

A coordenadora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, comenta que o envolvimento do Dr. Silas na organização e produção da obra é um orgulho para os demais professores e alunos dos cursos de mestrado e doutorado. Conta que a participação do professor nessa publicação está inserida no rol de produções que contribuem para o processo de consolidação do programa de caráter multiprofissional, no qual leciona Direito Ambiental.

A atuação do Dr. Silas no livro é bem vista também pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Na manhã desta segunda-feira (1º), o Dr. Silas manifesta gratidão a todos os colegas da Unoeste e aos que prestigiaram o lançamento feito em Prudente, que culminou com a venda dos últimos exemplares da primeira tiragem, desde o lançamento realizado em São Paulo, em dezembro do ano passado.

O fato de a tiragem ter se esgotado em apenas três meses demonstra a grande aceitação pela obra de produção coletiva e que apresenta como uma das características fundamentais a participação exclusiva de magistrados de diferentes segmentos do Poder Judiciário em vários estados brasileiros. O Dr. Silas admite a possibilidade de uma segunda edição num futuro próximo, mas diz que ainda não há um cronograma específico sobre o assunto.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem