CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Orientação psicopedagógica é oferecida a alunos da Unoeste

Todos os campi da universidade, incluindo Jaú e Guarujá, possuem psicólogas para aconselhar os estudantes sobre problemas de aprendizagem


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Orientação psicopedagógica é oferecida a alunos da Unoeste
Acadêmicos podem fazer o próprio agendamento pelo site da Unoeste


Acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. Este é o principal objetivo do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) da Unoeste. São três psicólogas nos campi I e II, em Presidente Prudente, e uma em cada campus fora de sede, em Jaú e Guarujá, disponíveis para atender todos os alunos da universidade em relação a problemas psicopedagógicos.
 
De acordo com a psicóloga Ana Paula Fabrin, que atua nas sedes do Suapp dos dois campi de Prudente, durante os encontros com os estudantes não é feita uma avaliação psicológica, já que o objetivo do serviço não é fazer um tratamento clínico. “O apoio psicopedagógico consiste em ouvir este aluno de maneira sigilosa e individualizada. Queremos que ele nos fale sobre todas as dificuldades que está enfrentando em várias áreas da sua vida e que possam atrapalhar seu desempenho acadêmico. São vários os fatores que podem gerar um problema de adaptação ou desempenho escolar: pode ser dificuldade em se adaptar à cidade, problemas financeiros, de ordem familiar, afetiva, saúde, lazer e até mesmo religião”, esclarece.
 
Ela conta ainda que os problemas dos estudantes podem ser puramente pedagógicos, como em hábitos de estudo, no método de ensino de um professor ou um problema envolvendo uma questão interna de sala de aula.
 
“Se o que o estudante necessita é algo de ordem pessoal ou emocional, fazemos o encaminhamento para o tratamento psicológico. Se o que precisa ser feito é sobre uma questão da universidade, então acionamos as partes competentes. Por exemplo, se é um problema de bullying, o SUAPp pode fazer uma intervenção junto à sala do acadêmico. Inclusive esta é uma maneira de orientar a todos para minimizar esses problemas sociais. Já se é alguma dificuldade com um professor ou na metodologia de ensino, encaminhamos esse docente ao Serviço de Apoio Pedagógico ao Professor [SAPP] para serem feitas as devidas orientações a ele. Porém, se o caso for de falta de hábitos de estudo, conseguimos também orientar esse aluno em como melhorar sua forma de estudar, aprender e de se posicionar nas provas”, completa.
 
Cecília Emília de Oliveira Creste, psicóloga que atende no SUAPp do campus I, também em Presidente Prudente, explica que o ingresso na universidade é caracterizado por mudanças significativas e complexas, o qual requer adaptação do estudante à nova realidade educativa, tendo que acessar um universo com normas, metodologias, grupos e pessoas diferentes. “É um grande desafio para cada um desses alunos que se diferenciam em suas expectativas, níveis de autonomia, habilidades cognitivas, motivações, desempenho acadêmico e desenvolvimento biopsicossocial, aumentando as chances de quadros psicossomáticos e consequentes dificuldades no desenvolvimento acadêmico”, diz.
 
A psicóloga que atende exclusivamente no campus II, Dra. Carmen Lúcia Dias, conta que o SUAPp mantém-se sob constante articulação com outros serviços da Unoeste, com o objetivo de atender o aluno na sua totalidade e concluir em êxito suas orientações psicopedagógicas, bem como dar continuidade aos serviços prestados pela universidade. “Dentre os setores envolvidos, convém destacar o Núcleo de Apoio ao Estudante [NAE], Núcleo de Acessibilidade e Inclusão [NAI], Serviço de Apoio Pedagógico ao Professor [SAPP] e Setor de Atendimento ao Aluno [SAA]. Essa parceria com outros serviços garante a manutenção da qualidade no atendimento do SUAPp, e vice-versa. Esses serviços, trabalhando em conjunto, possibilitam que o SUAPp seja um grande diferencial da Unoeste, pois procura oferecer condições que favoreçam o bem-estar biopsicossocial do alunado para o processo de ensino e de aprendizagem”, acrescenta.
 
Jaú e Guarujá – Acadêmicos do curso de Medicina dos dois campi fora de sede da Unoeste também já estão recebendo os serviços do SUAPp em suas cidades. Jhenifer Prescilla Dias, psicóloga responsável pelo serviço em Jaú, fala que além de fazer as orientações psicopedagógicas individuais aos alunos, às famílias e aos docentes da graduação, realiza também triagens, palestras socioeducativas, propõe intervenções em sala de aula, realiza dinâmicas específicas à demanda dos estudantes, entre diversas outras ações. “Participamos também das atividades acadêmicas extracurriculares do curso, que constantemente oferece extensões universitárias, em parceria com os docentes. Eu recebo, inclusive, todo o apoio e amparo necessários dos gestores e de toda a equipe do campus de Jaú”, conta.
 
A psicóloga responsável pelo serviço no Guarujá, Aline Cacozzi, explica que a graduação em Medicina naquele campus é muito recente, já que a aula inaugural da primeira turma aconteceu na última semana. Por isso, ela fará um trabalho de apresentação em sala de aula informando aos acadêmicos sobre o serviço e de que maneira eles podem fazer os agendamentos no próprio site da Unoeste. “A importância deste serviço é imensa, já que o aluno que chega à universidade possui histórias de vida únicas e a demanda acadêmica pode ajudar nas suas potencialidades ou podem despertar sentimentos confusos e desorientação. Ter o SUAPp disponível para os acadêmicos só demonstra todo o cuidado que a instituição tem com o seu corpo discente”, salienta.
 
Serviço – Os agendamentos com as psicólogas podem ser feitos no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp. Há um local personalizado para que ele escolha a profissional e o horário para atendimento através do sistema de agendamento. Nesta página são disponibilizados quatro vídeos para orientar o acadêmico neste aspecto.
 
A sala do SUAPp no campus I, em Presidente Prudente, fica no Bloco H, no subsolo, abaixo do piso das catracas. No campus II está no bloco B3, no piso 2, na sala 200H. Em Jaú a sala fica localizada no corredor das tutorias. Já em Guarujá, o Suapp fica em frente à sala de videoconferência, ao final do corredor da secretaria.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem