CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa cria rede de apoio em solidariedade ao próximo

Anjos da Unoeste: comunidade universitária pode se tornar voluntária e entidades podem solicitar apoio de membros do programa para projetos sociais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Programa cria rede de apoio em solidariedade ao próximo
Dr. Gabriel Carapeba, idealizador do programa Anjos da Unoeste

São muitos os relatos de pessoas que encontraram a cura de uma doença emocional por meio do trabalho voluntário, pois está comprovado que servir ao próximo promove o bem-estar. Principalmente em época que muito se discute os malefícios do uso excessivo da tecnologia, causando confrontos pessoais, sociais e políticos, além do menor contato afetivo, torna-se fundamental formar pessoas mais humanas, que se preocupam com quem precisa. E esse é um dos objetivos do programa Anjos da Unoeste, lançado oficialmente nessa quinta-feira (4), no Teatro César Cava, com a presença de alunos, docentes, autoridades públicas e representantes de empresas e instituições de Presidente Prudente.
 
O programa visa criar uma rede de apoio e autoconhecimento por meio do trabalho voluntário, onde a própria comunidade acadêmica será capacitada a realizar atendimentos humanizados, seja dentro ou fora da universidade. Por meio do sistema on-line, alunos e funcionários podem se inscrever como voluntários, de acordo com a área de maior afinidade; e as entidades que necessitam de pessoas para ajudar em seus projetos sociais, também podem fazer a solicitação pelo mesmo site.
 
O Anjos da Unoeste foi apresentado pelo seu idealizador, o diretor das faculdades de Medicina, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba. Ele lembrou que a ideia surgiu no ano passado, após um evento que mudou a sua vida. “Foi quando pensei em fazer algo pelo próximo. Talvez seja o projeto mais importante que eu ajudei a criar”, relatou, destacando o apoio recebido pelos vários colaboradores. Destacou que o programa traz a opção por afinidade, em qualquer tipo de trabalho voluntário. “E é por isso que faz todo o sentido estar aqui hoje pessoas dos mais diversos grupos, representantes da cidade inteira, pois a partir desta quinta-feira eles podem fazer a solicitação de voluntários para que integrem os projetos deles”, destacou.
 
Durante a apresentação, o diretor da Medicina reforçou a importância do programa, no sentido de contribuir também com quem passa por doenças emocionais, sendo essa uma das ações em busca da prevenção ao suicídio. “Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Vamos combater o suicídio, vamos falar mais sobre isso, vamos combater as tristezas, a falta de contato interpessoal, o excesso de tecnologia. O Anjos é um programa de trabalho voluntário, de acolhimento e humanização. Traz o enfrentamento de problemáticas presentes na sociedade e também no contexto universitário”, frisou.
 
Vilcio Caetano de Lima, presidente do Rotary Clube de Presidente Prudente Leste, afirmou que a iniciativa vem ao encontro daquilo que todas as organizações não governamentais precisa: trabalho voluntário. “A criação de verdadeiros voluntários só se faz através de organizações muito bem constituídas e universidades que formam líderes para servir a quem precisa. Fico muito feliz com esse programa e com certeza vamos utilizar desse banco para termos mais pessoas à disposição das comunidades”.
 
Inscrição garantida da aluna do curso de Medicina Giovana Yamashita, de 26 anos. “Achei muito interessante. Ano passado eu participei de uma palestra que o Dr. Gabriel havia falado do programa, então, eu já estava aguardando pelo lançamento. Na Unoeste, desde o 1º termo, temos contato com a população carente, por meio das Unidades Básicas de Saúde, e percebemos o quanto uma simples conversa faz bem para o próximo. Já fiz trabalho voluntário em uma creche e a experiência foi incrível. Com certeza, vou fazer minha inscrição para ser voluntária”.
 
A cerimônia de lançamento do Anjos da Unoeste contou com a apresentação musical do grupo Unocordas, formado por professores e alunos do curso de Música. O evento contou também com transmissão ao vivo para os campi de Jaú e Guarujá, além do canal da universidade no YouTube.
Foto: Ector Gervasoni Dr. Gabriel com os colaboradores diretos do programa
Dr. Gabriel com os colaboradores diretos do programa

 
Entenda o Programa
O Anjos da Unoeste está dividido em etapas, sendo a primeira delas a elaboração de um sistema on-line para recrutamento de voluntários interessados em participar. Depois serão realizadas capacitações a partir da demanda de atendimentos que surgirem e temáticas consideradas importantes para o bem-estar subjetivo e boa qualidade de vida, além de orientar os voluntários de como eles devem agir e proceder em cada situação.
 
A terceira etapa será a identificação e pesquisa de ações, recursos e serviços que poderão posteriormente ser indicados para as pessoas atendidas pelo programa, pois os Anjos da Unoeste também serão vetores de informações para quem precisar de ajuda nos espaços de convivência em que estiver presente. O projeto promoverá, dentre outras atividades, ações socializadoras com discussões de forma livre.
 
Os Anjos da Unoeste cadastrados serão identificados por meio de bottons nominais. O voluntário receberá certificado de participação em cada ação que se fizer presente e, ao final de um ano, poderá receber Certificado de Responsabilidade Social como mérito.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem