CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Treinamento Funcional foi um dos cursos do Enaf em Prudente

Unoeste foi um dos locais que recebeu o maior evento voltado ao esporte das Américas; grandes nomes da área estiveram na cidade no fim de semana


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Treinamento Funcional foi um dos cursos do Enaf em Prudente
Marcelo Capella, criador de metodologias para treinamento funcional, esteve na Unoeste pelo Enaf 2019

Profissionais e estudantes de diferentes cidades brasileiros estiveram em Presidente Prudente, no último fim de semana, para participar do maior evento voltado ao mundo esportivo das Américas. É que Prudente foi, pela primeira vez, uma das sedes do Enaf, o Congresso e Feira de Sport, Fitness e Saúde, que em 2019 promove atividades em nove municípios. Grande parte da programação ocorreu no Centro Esportivo do campus II da Unoeste, universidade parceira do Enaf junto com outros apoiadores: Ipiranga Fitness, prefeitura, Associação Brasileira de Academias e academia Templo.
 
No sábado (6), nos períodos da manhã e da tarde, o professor e preparador físico Marcelo Capella, criador das metodologias Gracie Functional e Mar Funcional, esteve na universidade para ministrar o curso sobre treinamento funcional, onde apresentou técnicas que utiliza há mais de 25 anos. “O treinamento funcional é uma paixão para mim. Eu gosto de gerar resultado e minha metodologia é baseada em quatro pilares: treinamento funcional, que estimula as sete capacidades físicas; pilates, que trabalha respiração e postura; lutas, promovendo autossegurança, autodefesa, autoestima e disciplina; e o Mar7, que é o alongamento através de flexibilidade, mobilidade, liberação miofascial e técnicas de massagem”, ressaltou, destacando que essa metodologia estará exposta em um livro.
 
O preparador, que já foi campeão no Corinthians com basquete e futebol e tem atletas em diversas modalidades, como na maratona, skate, surf, escalada e piloto de stock car, afirma que o treinamento funcional é para todos. “Trabalho com síndrome de down, autista, deficientes físicos, crianças, idosos, atletas, enfim... O curso é para mostrar um pouco da minha forma de trabalho, mas cada um precisa ter a sua própria metodologia. Não adianta copiar, o profissional pode aprender comigo e dentro disso criar suas técnicas”, frisou.
 
De acordo com Capella, seu objetivo com o treino funcional é promover saúde, qualidade de vida e bem-estar ao indivíduo, a estética é apenas uma consequência. “Quero proporcionar mais equilíbrio, coordenação, resistência, flexibilidade, mobilidade, agilidade, gerando assim independência física. Por exemplo, quero que o idoso consiga fazer suas atividades do dia a dia sem sofrimento, e quero que o atleta tenha um rendimento melhor em sua modalidade”, pontuou.
 
Marcelo Bott, da empresa Ipiranga Fitness e um dos organizadores do Enaf em Prudente, lembra que a ideia de trazer o evento para a cidade surgiu numa feira de esportes, quando ele conversou com um dos organizadores gerais do congresso. “Então comecei a buscar parceiros aqui no município, como a Unoeste, pois sei que temos potencial para receber um congresso desse porte. A experiência está sendo ótima, a programação foi muito bem aceita. Estamos numa região estratégica, por isso recebemos pessoas do Paraná, Mato Grosso do Sul e de várias cidades de São Paulo”, comenta, destacando que o Enaf em Prudente é também uma das ações em comemoração aos 50 anos da Ipiranga Fitness.
 
Para o coordenador dos cursos de Educação Física da Unoeste, Dr. Marcelo Crepaldi, a realização do Enaf em Prudente é de extrema relevância. “Trata-se de um evento consolidado no Brasil, que ocorre há mais de 30 anos. A programação é feita com base na necessidade do mercado e traz profissionais que estão se destacando no país, os quais contribuem tanto para os educadores físicos que já estão no mercado, como para os estudantes que estão construindo uma cultura de cursos e profissionalização”. Sobre a parceria com a Unoeste, Crepaldi salienta que a universidade ficou honrada com o convite e acredita que terá continuidade nos próximos anos. “A ideia da organização é realmente expandir para outras regiões do país. Somente nove cidades do Brasil recebem esse evento”, finalizou.
 
Enaf 2019 em Prudente – O evento começou na sexta-feira (5), com o curso “Gestão de academias e marketing digital para academias e personal trainer”, com os professores Monica Marques e Tarcísio Coelho, no Inova Prudente. No sábado, além do curso na Unoeste, no período da noite Capello abordou o tema “Manipulação e liberação Miofascial”, na academia Templo. Já no domingo (7), foram dois cursos na Unoeste: “HIIT – Prática para utilização em academias e personal”, com Capella; e “Musculação – Métodos Avançados para Hipertrofia”, com Leonardo Lima.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem