CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Transforma: 1,8 mil atendimentos em Narandiba

Na edição 2019, em relação ao ano passado, ocorreu um crescimento de 18,7%, com foco na prevenção à saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste Transforma: 1,8 mil atendimentos em Narandiba
O curso de Odontologia fez um dos atendimentos na área de saúde

Pelo terceiro ano consecutivo, moradores de Narandiba foram comtemplados com 51 serviços de prevenção à saúde e outros pela Unoeste em parceria com a prefeitura.  Das 9h às 12h do último sábado (13) foram 1.876 atendimentos, prestados na Escola Estadual Professora Takako Suzuki.

Em relação à primeira edição do Unoeste Transforma na cidade, houve aumento de 18,7% de atendimentos, considerando que em abril do ano passado foram 1.580.  Em relação à Caravana da Saúde em 2017, em parceria com a Associação Comercial de Presidente Prudente e que teve 705 atendimentos, o crescimento foi de 166%.

Conforme o gestor municipal de saúde, Fernando Cesar Carvalho, a maior diversidade de serviços ampliou o número de atendimentos. Pensamento compartilhado pela vereadora Ivani Aparecida de Souza Pereira sobre as ações que envolveram 137 estudantes, acompanhados por 26 professores.

O prefeito Itamar dos Santos Silva falou das parcerias com a Unoeste, com a preocupação de colocar o ser humano em 1º lugar. “O slogan da universidade ‘O Conhecimento te Transforma’ é o que queremos para a cidade”, comentou ao citar que são oito ônibus transportando estudantes para Prudente todos os dias.

O ex-prefeito de Narandiba e dirigente regional de ensino, Enio Magro, citou que as parcerias com a universidade têm acontecido ao longo dos últimos dez anos e que mais recentemente foram ampliadas junto com a Diretoria de Mirante do Paranapanema que em 30 escolas atende mais de 8,5 mil alunos de oito municípios.

Carvalho contou que pelo cadastro único do governo federal o número de pessoas cadastradas em Narandiba saltou de 4 mil para 7 mil, por conta da expansão da indústria sucroalcooleira ocorrida gradativamente desde 2008 quando foi instalada no município a segunda unidade da usina Cocal, sendo a primeira em Paraguaçu Paulista. 
 
Com o crescimento da população, aumentaram os atendimentos na área de saúde e a gestão pública ampliou a prevenção para poder suprir a demanda financeira dos serviços neste setor.  A dona de casa Dejaine Aparecida Justino da Silva avaliou como bons os serviços e elogiou a parceria com a Unoeste, por ajudar a população.
 
Maria Aparecida Fernandes Torres, que há nove anos trocou o interior de Alagoas por Narandiba, afirmou que as pessoas são tratadas muito melhor aqui do que lá, que não tem nem comparação. Participou pela segunda vez do Unoeste Transforma e comentou que os serviços foram tão bons que espera pelo evento outras vezes em sua cidade.
Foto: João Paulo Barbosa Produção artesanal de sabão foi ensinada pelo curso de Química
Produção artesanal de sabão foi ensinada pelo curso de Química

 
Além dos serviços essenciais de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, acuidade visual e avaliação do índice de massa corporal, dentre vários outros serviços, foram feitas algumas ações complementares e dentre as novidades constaram música, fabricação de sabão artesanal e doação de mudas de árvores.
 
Música ao vivo teve na abertura com apresentações do polo local do Projeto Guri e por professores e alunos do curso de Música da Unoeste, com estímulo à educação musical na escola para trabalhar questões como percepção auditiva, sensibilidade corporal, oralidade e manejo de instrumentos musicais.
 
Mudas de árvores nativas foram doadas pela Unoeste e plantadas por equipe do curso de Agronomia na escola que sediou o evento e também em área verde do Parque dos Ingás. No mesmo local já existiam árvores formadas de mudas obtidas pela prefeitura junto à universidade.
 
A produção de sabão com o aproveitamento de óleo usado, contemplando o meio ambiente e economia. Naiara Pavan, do curso de Química, esteve entre os estudantes que mobilizaram as pessoas na prática da fórmula com óleo, água com aromatizante e soda cáustica, todos misturados e chacoalhados em garrafa pet.
 
São novidades que despertaram interesse em outras parcerias, como a discutida pelo dirigente Magro com o professor do curso de Artes Josué Pantaleão, juntamente com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, para levar às escolas a utilização de lixo eletrônico em produção de trabalhos de artes.
 
Cursos - Os cursos de graduação envolvidos foram os seguintes: Música, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Publicidade e Propaganda, Medicina, Educação Física, Fotografia, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Pedagogia presencial e a distância, Fonoaudiologia, Química, Estética e Cosmética, Artes Visuais, Agronomia, Odontologia, Jornalismo, Ciências Biológicas, Radiologia, Design de Interiores, Design Gráfico, Medicina Veterinária, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira e Processos Gerenciais (sendo os três a distância); e ainda o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia que oferece mestrado e doutorado.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem