CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aluno e professora de Química farão intercâmbio na Espanha

Com bolsa do banco Santander as férias de julho serão ocupadas com intercâmbio na Universidade de Salamanca


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Aluno e professora de Química farão intercâmbio na Espanha
Jhonatan Ricardo de Souza Santos e Jaqueline Nascimento da Silva

Aula de língua espanhola e imersão cultural estão no plano do Top Espanha, programa de mobilidade internacional do banco Santander com oferta de bolsas para 50 alunos e 50 professores de instituições de ensino superior do Brasil. As inscrições foram para alunos e coube a cada selecionado indicar o seu professor.
 
Pela Unoeste foram 960 inscritos. O selecionado foi Jhonatan Ricardo de Souza Santos, do curso de Química na Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). Ele escolheu a professora Jaqueline Nascimento da Silva. Ambos passarão as férias de julho na Universidade de Salamanca.
 
A viagem será dia 28 de junho e a hospedagem na própria universidade. Além de aprender outra língua e de buscar absorver a cultura, Santos pretende abrir as portas para intercâmbio de pós-graduação, em nível de especialização (lato sensu) ou de mestrado e doutorado (stricto sensu). 
 
Egressa da graduação em Química e do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, Jaqueline está fazendo doutorado na Unesp em Prudente e pretende, além de aproveitar o que o Top Espanha oferece, viabilizar a  oportunidade de fazer doutorado-sanduíche.
 
Santos e Jaqueline assinaram o termo de compromisso na tarde de quinta-feira (16) desta semana, juntamente com o Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste. A solenidade ocorreu na Reitoria.
 
Também participaram a assessora de relações interinstitucionais da universidade Adiane Meditiero e a secretária Muryel Acco.  Adiane disse que a Unoeste está participando pela primeira vez do Top Espanha, mas que tem participado de outros programas de mobilidade internacional, proporcionados pelo Santander.
 
O processo de seleção entre os inscritos pela Unoeste mobilizou o maior número de cursos possíveis. Os 960 inscritos responderam a um questionário, para selecionar os que mais pontuaram. Os principais critérios de desempate foram quantas vezes o aluno tentou uma bolsa e que tivesse algo atrelado à Espanha.
 
Santos já havia tentado outras bolsas, pelo interesse de ver outra parte do mundo e ver a bolsa de intercâmbio como oportunidade única, já que o custo é altíssimo para a maioria dos estudantes dos cursos de ciências exatas. Escolheu a professora Jaqueline para que ela tenha oportunidade de tentar fazer parte do doutorado no exterior.
 
Muryel contou que o Santander promoverá uma cerimonia no embarque para a Espanha, no final deste mês no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os dois bolsistas pela Unoeste entendem que será a primeira oportunidade de ampliar network, junto a alunos e professores de outras instituições brasileiras.

Para Lima, o intercâmbio na Espanha é realmente ganho que representa diferencial na formação profissional. Como já esteve na Espanha, em um encontro de quase três centenas de reitores de universidades pelo mundo afora, conhece a Universidade de Salamanca e falou sobre ela.
 
É uma das instituições mais antigas do mundo, ao que Santos citou ser a primeira instituição a receber o título de universidade, fundada em 1218. Como os bolsistas estão pesquisando sobre a Espanha e Lima já esteve lá, foram trocar informações na solenidade na Reitoria.
 
Lima ofereceu orientações sobre gastronomia e cultura, dizendo que manter convênio com o Santander e enviar estudantes para o exterior é algo que responde aos sonhos dos seus pais, o professor Agripino Lima e a professora Ana Cardoso, quando fundaram a Apec em 1972.
 
“Seguimos os sonhos e os compromissos de nossos pais, pautando nossas ações para excelência em todos os cursos, com recursos humanos de qualidade e tecnologia de ponta. Intercâmbios, como esse do Santander, permitem levar o nome da Unoeste para o exterior”; disse no sentido de que toda a comunidade acadêmica ganha com isso.
Foto: João Paulo Barbosa Muryel, Adiane, Lima, Santos e Jaqueline
Muryel, Adiane, Lima, Santos e Jaqueline

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem