CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Dia da Beleza transforma autoestima de pacientes da GO

Ação, realizada por estudantes de Fisioterapia, ofereceu cabelo, maquiagem e massagem para cerca de 30 mulheres


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Dia da Beleza transforma autoestima de pacientes da GO
Estagiários se dividiram nas atividades de acordo com suas habilidades

Humanizar os tratamentos de fisioterapia, transformar a autoestima das pacientes e receber em troca sorrisos. Esses foram os principais objetivos de uma ação que envolveu alunos do estágio em Ginecologia e Obstetrícia (GO), do curso de Fisioterapia da Unoeste, que ofereceu um dia de beleza às mulheres atendidas por eles na tarde dessa segunda-feira (6). Cerca de 30 mulheres compareceram à atividade, que foi organizada pela professora Amanda Feba Tetila, e ofereceu além de cabelo e maquiagem, sessões de massagem às presentes.
 
De acordo com a docente, a ideia surgiu quando uma estudante estava atendendo uma paciente que havia feito mastectomia e perguntou se podia maquiá-la. “Era uma mulher que estava com a autoestima muito baixa, nunca tinha nem ao menos passado um batom. Depois da experiência, ela ficou tão deslumbrada com o resultado, que em todas as sessões de fisioterapia aparecia maquiada e bem mais confiante. Isso nos fez refletir e ter a ideia de oferecer isso para todas as outras pacientes da GO”, explica.
 
Foi assim que surgiu o Dia da Beleza, segundo a professora, que salienta ainda que os alunos envolvidos no setor são os mesmos que realizaram as atividades deste dia especial. “Oferecemos lavagem de cabelo, escova, chapinha, maquiagem e massagem. Os próprios estagiários se dividiram de acordo com suas habilidades”.
 
Humanizar o tratamento dessas pacientes e mostrar aos alunos a importância desse carinho para o bem-estar delas é o principal benefício dessa atividade. “Esta ação agrega no sentido de humanizar o aprendizado desses futuros fisioterapeutas. Serve para eles verem que não temos que tratar somente a doença do paciente, precisamos enxergar o ser humano como um todo, por inteiro. Tentamos fazer de tudo para aumentar a autoestima dessas mulheres e fazer com que elas se sintam mais bonitas e mais amadas.  Isso também faz parte do tratamento. Com certeza essa será a primeira de várias ações, pois a cada mês e meio trocamos de turma de estagiários da GO, então, a expectativa é que seja possível oferecer esta atividade com todos os estudantes”, revela Amanda.
 
Para a aposentada de 48 anos, Marisa Maniezo, que vem de Rancharia duas vezes por semana para o tratamento de hidroterapia, a atenção que tem recebido de toda a equipe envolvida do setor de GO a deixa muito emocionada. “Estou me segurando para não chorar para não estragar minha maquiagem. Estou muito feliz, achei uma ação muito bonita desenvolvida por esses estudantes que sempre estão fazendo o possível para nos ver bem. Fiz de tudo: cabelo, maquiagem e massagem. Nunca tinha feito massagem na minha vida, foi muito gostoso. Valeu muito a pena participar”, conta.
 
Isabela Peruque está no 9º termo de Fisioterapia e participou do Dia da Beleza fazendo escova e chapinha nas mulheres presentes. De acordo com ela, esse foi um presente antecipado de Dia das Mães para as pacientes, já que muitas delas são mães. “É muito gratificante ver a emoção e o sorriso de alegria nos rostinhos delas. Esse retorno é muito importante porque nos faz perceber que estamos no caminho certo. Acredito que se conseguirmos transformar o Dia da Beleza em uma atividade contínua, isso se tornará uma motivação a mais para elas não faltarem às sessões de fisioterapia e se cuidarem cada vez mais”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem