CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

HR é único 100% SUS com selo em programa de qualidade

De 300 participantes em 28 anos, Hospital Regional de Presidente Prudente é um dos 11 que possuem hoje o Selo de Conformidade do Programa CQH, mantido pela Associação Paulista de Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria de Imprensa/HR HR é único 100% SUS com selo em programa de qualidade
Hospital Regional de Presidente Prudente recebe o Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar


Atualizada em 22/05/2019, às 14h45

O Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente tem mais um capítulo marcante em sua trajetória: a conquista, na última sexta-feira (17), do Selo de Conformidade do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) da Associação Paulista de Medicina (APM). É um programa de adesão voluntária que estimula a participação e a autoavaliação, incentivando o trabalho coletivo – principalmente em grupos multidisciplinares – no aprimoramento dos processos de atendimento e na mudança de atitudes.

Conforme a APM, hoje, 11 hospitais mantém o selo de conformidade e, em 28 anos do Programa CQH, 39 hospitais foram selados, com menção a 300 hospitais participantes. No caso de Prudente, em 1999, o então HU (Hospital Universitário, atual HR), aderiu ao programa para implantar um modelo de gestão para a qualidade, porém, o processo se iniciou em 2012, quando a instituição fundou seu Serviço Integrado de Qualidade em Saúde (SIQS). O presidente-nato e fundador da Associação Lar São Francisco de Assis (ALSF), gestora do HR desde 2009, o frei Francisco Belotti, destaca a missão de atender a todos com dignidade e amor. “Exercemos nossos atendimentos num equilíbrio entre a ciência e a fé, para atender cada vez mais e melhor”.

O diretor administrativo do hospital, frei Tarcísio Marchini, ressalta o cumprimento gradual de um rigoroso processo. “Não é algo novo. Nós implantamos essa cultura de qualidade, para que o atendimento seja realizado de maneira segura, eficaz e eficiente, oferecendo aos nossos pacientes o que há de melhor”.

Para o diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, e diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, a conquista é fruto da dedicação da gestão da unidade, juntamente com o corpo clínico, técnico e administrativo, além disso, destaca-se o fato de ser um hospital de ensino, com uma parceria de 22 anos com a maior universidade do oeste paulista, a Unoeste. “Essa integração proporciona várias frentes de trabalho, seja em ensino, pesquisa e extensão, na qualificação profissional, com os programas de residência médica e multiprofissional, ou ainda no dia a dia, fortalecendo laços de atendimento humanizado aos pacientes”, reforça.

Representando a universidade na entrega do selo, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, diz que essa conquista atesta a universidade como uma parceira integrante deste importante trabalho de gestão e melhoria nos serviços prestados à população. “Com um trabalho árduo, os colaboradores da Unoeste se comprometeram em também estabelecer esses processos em suas rotinas”. Pela APM esteve presente o vice-presidente, Roberto Lotfi Jr, que lembrou ter visto o hospital ser inaugurado e mostrou sua satisfação pela entrega do selo.
 
Área da Saúde e HR
A inserção dos futuros profissionais da saúde no ambiente hospitalar promove inúmeros benefícios. "Para a formação em saúde, o modelo mais efetivo é associar teoria, com aproximações às práticas sistematizadas,  incluindo momentos de observações, treinamentos  simulados e o grande momento de atuação  no mundo real, com  apoio e supervisão tanto de docentes quanto da equipe de campo. Esse é o modelo que desenvolvemos nos cursos de saúde da Unoeste, na graduação e nos programas de residência, onde atuamos tanto para o aprendizado do aluno quanto na melhoria da assistência aos pacientes que procuram o HR. Nesse sentido, participamos das estratégias que levaram o hospital ao alcance do selo no programa de qualidade, com as ações de docentes e alunos, em diferentes cenários e processos", informa a coordenadora do curso de Enfermagem da Unoeste,  Maria Nilda Camargo de Barros Barreto.

Entre os destaques está a graduação em Enfermagem, cujos alunos e docentes, a cada semestre, desenvolvem projetos visando a melhoria da qualidade, com atuação em treinamentos da equipes de enfermagem, participação no Grupos de Humanização com o projeto “Posso Ajudar”,  apoio na implantação de protocolos assistenciais; atuação no gerenciamento de recurso materiais e colaboração na implantação das medidas de segurança do paciente, entre outros.  "Também vale ressaltar a participação do curso de Nutrição, que atuou com seus docentes e alunos nos trabalhos de diminuição do desperdício alimentar, outro item avaliado", acrescenta Maria Nilda.

Faculdade de Medicina
A Faculdade de Medicina da Unoeste, por exemplo, tem ampla atuação no hospital. Aliás, as atividades práticas estão inseridas desde o ingresso do estudante na universidade. Primeiramente nos ambientes de simulação e nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs); e depois no HR, aprofundando as relações de ensino-aprendizagem com a atuação das diferentes especialidades médicas, tendo ainda como missão a formação crítica, reflexiva e humanizada desses futuros profissionais.

O diretor clínico do HR e professor da Faculdade de Medicina da Unoeste, Dr. José Antonio Nascimento Bressa, completa apontando os benefícios mútuos dessa relação hospital-universidade. “Para ambos os lados é positiva. Para as equipes médicas e profissionais do hospital, porque mantêm um contato vivo com a academia, com atualização e em aperfeiçoamento constante. São estabelecidos contatos com novas tecnologias, estratégias, estudos recentes e um acesso à biblioteca e às bases de dados de pesquisas riquíssimos. Em relação ao aluno, ele está inserido em um hospital de referência, que atende também casos mais raros e doenças de menor incidência, possibilitando um aprendizado diversificado. Ter este contato com a estrutura hospitalar é fundamental na formação médica”.

Sobre a avaliação
Conforme informações do HR, feita em 28 de março, a avaliação conferiu ao HR a nota de 79,96 de um total de 100 pontos, habilitando a unidade a receber o Selo de Conformidade. São 389 apontamentos para que um hospital seja considerado referência em qualidade no atendimento.
 
Histórico do hospital
O então HU, Hospital Universitário da Unoeste, hoje HR, foi construído pelo professor Agripino de Oliveira Lima Filho e inaugurado em fevereiro de 1997. Foi estadualizado em outubro de 2009 sempre mantendo a integração com o ensino, a pesquisa e a extensão, principalmente com a participação efetiva de alunos e professores da área da saúde no contexto hospitalar, proporcionando troca de experiências, ampliando as perspectivas profissionais e de qualificação técnica e clínica, além de contribuir para o fortalecimento da relação com o paciente, no sentido de colaborar cada vez mais na qualidade do atendimento e na promoção de hábitos de vida saudável à comunidade, trabalhando no tratamento, mas também na prevenção.
 
Com a colaboração da Assessoria de Imprensa do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente e da Assessoria de Imprensa da Associação Paulista de Medicina (APM).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem