CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professor de ADM coleciona experiências internacionais

Marco Antonio Catussi Paschoalotto, do curso de Administração, voltou recentemente de um período na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Professor de ADM coleciona experiências internacionais
Professor esteve por cinco meses estudando e desenvolvendo pesquisas na área de gestão pública na Universidade de Indiana

O professor do curso de Administração da Unoeste Marco Antonio Catussi Paschoalotto esteve entre os meses de janeiro e maio deste ano na O’Neill School of Public and Environmental Affairs (Escola de Assuntos Públicos e Ambientais), na Universidade de Indiana, nos Estrados Unidos, estudando e desenvolvendo pesquisas na área de gestão pública. A oportunidade surgiu através de um convite da professora Claudia Avellaneda, da instituição americana.
 
O professor, que realiza pesquisas em administração pública no doutorado, na Universidade de São Paulo (USP), conta que a professora Claudia analisou seu currículo e o convidou para ficar um semestre pesquisando junto a sua equipe. “A Universidade de Indiana é considerada a melhor escola de Public Affair (Assuntos Públicos) nos Estados Unidos. Foi um período de grande desenvolvimento profissional como pesquisador, em que desenvolvi três papers (artigo) que devem ser publicados nos próximos dois anos, além de continuar com a parceria com a professora Claudia”, explica.
 
De acordo com ele, a Unoeste vem ganhando nome no mundo com eventos e participações de docentes e acadêmicos, colocando-a entre as melhores universidades do país em pesquisas na área de administração. “Além disso, esses trabalhos têm trazido parcerias científicas internacionais para a nossa instituição. Como pesquisador, estar entre os melhores eventos do mundo, assim como ser selecionado para esses meses em Indiana, traz uma noção de pertencimento e de estar no caminho certo. Ao final, isso faz com que eu esteja pesquisando as temáticas mais importantes do mundo e isso é benéfico tanto para mim, enquanto profissional, quanto para a Unoeste, instituição que faço parte”, salienta.
 
Sobre o nível de pesquisa científica que o curso de Administração tem desenvolvido, o professor é enfático ao afirmar que há um crescimento significativo. “Podemos ver essa autonomia até mesmo através do último Encontro Científico de Ciências Administrativas (Eccad). Além disso, em todo momento em sala de aula tenho trazido exemplos de fora do país para discussão com os estudantes, o que gera grande interesse deles pela área”, afirma.
 
Próximas participações
Já no próximo mês, entre os dias 17 e 27 de junho, o professor Marco Antonio estará em Bergen, na Noruega, para participar da Bergen Summer Research School (BSRS). Ele conta que foi selecionado junto a outros 99 estudantes PhD de todo o mundo para fazer parte dessa escola de verão, que tratará a temática “Desafios Globais”, baseada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “Fui selecionado devido a um estudo desenvolvido que analisa a relação entre recursos, eficiência, eficácia e efetividade na saúde dos municípios do estado de São Paulo”.
 
Também em junho, entre os dias 26 e 28, o docente participará do European Academy of Management 2019 (Euram), em Lisboa, Portugal. “Este evento é considerado o mais importante na área de administração da Europa e foi aprovado um trabalho que fiz em parceria com a USP, Universidade Nova de Lisboa e Università Degli Studi di Roma. Se trata de uma comparação da inovação em saúde entre Brasil, Itália e Portugal”, conta.

Nos dias 15 e 16 de julho Marco Antonio participará ainda do 2º Congresso Internacional "Políticas públicas em defesa de la inclusión, la diversidad y el género", que será realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha. "Estaremos apresentando um trabalho produzido em parceria com o professor de Administração da Unoeste Gustavo Endo e com o aluno Udson Keitt, pesquisa desenvolvida dentro da graduação". 

Por fim, entre 22 e 25 de julho, também em Lisboa, o professor já confirmou participação na International Association of Schools and Institutes of Administration Conference 2019 (Conferência da Associação Internacional de Escolas e Institutos de Administração). “Neste evento aprovei um artigo desenvolvido em parceria com a USP, Università Degli Studi di Roma e Università di Bologna. Fui selecionado entre estudantes PhD de todo o mundo para apresentar minha tese frente a especialistas da área”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem