CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto ensina melhor idade a usar redes sociais no celular

Iniciativa vai ao encontro da necessidade do grupo de maior crescimento de navegação na internet no Brasil


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto ensina melhor idade a usar redes sociais no celular
Sampaio ensinando dona Maria Lourdes a usar as redes sociais


Pessoas da melhor idade estão sendo atendidas na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste para aprender ou aprimorar o uso das redes sociais pelo celular. O resultado principal tem ocorrido nas relações familiares, com mais tempo para conversar com filhos e netos, especialmente os que moram em outras cidades.

São pessoas que estão entrando para o grupo de maior crescimento de navegação pela internet no Brasil. Evolução proporcional ao número de idosos, estimado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cerca de 31,8 milhões até 2025, sendo a sexta maior população dessa faixa etária no mundo.

Sobre o uso da internet na melhor idade, levantamento do instituto mostrou o primeiro grande saldo de 2008 para 2013, quando o percentual de navegadores saltou de 5,7% para 12,6%.  No ano passado, somente em perfis no Facebook, 7,4 milhões de brasileiros com idade de 60 anos ou mais, de acordo com a consultoria SeniorLab.

Os atendidos no Projeto Arte com Tecnologia para a Terceira Idade têm gosto por essa rede social, mas estão mais interessados no WhatsApp, por acharem ser a plataforma mais fácil de enviar e receber textos e imagens no telefone celular.

A confeiteira aposentada Maria Lourdes Venturini, de 73 anos, está encantada. Viúva e com dois filhos, noras e cinco netos que moram em Cuiabá (MT) e Araucária (PR), ela está feliz com a possibilidade de falar mais com todos eles.  Zueli Ferreira Prado, de 70 anos, também quer falar mais com sua filha e dois netos que moram em Sorocaba, no interior paulista.

“Minha filha caçula e dois netos moram aqui em Presidente Prudente. Estão perto da minha casa e a gente pode se ver todos os dias, mas nada impede de enviar mensagens para eles também: um bom dia ou alguma informação que seja do interesse deles”, disse Zueli.

Foto: João Paulo Barbosa Atendidas pelo projeto, alunos da Fipp e o professor Pantaleão
Atendidas pelo projeto, alunos da Fipp e o professor Pantaleão

Na tarde desta quinta-feira (9) foram atendidas seis pessoas de um grupo de cerca de 20 inscritos no Programa Unoeste + Terceira Idade, mantido pelo curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp).

Pelo curso de Artes Visuais, os atendidos trabalham com a pintura de quadros. Pela graduação em Sistemas de Informação, estão aprendendo a usar as redes sociais. Pelo curso de Estética e Cosmética, são atendidos com higienização facial e maquiagem. Toda semana tem uma atividade diferente, de acordo com o professor e artista plástico Josué Pantaleão.

O programa foi implantado em 2014 e existe rotatividade em participação, por conta da saúde e de outros problemas próprios da idade. Estudantes universitários são envolvidos nos atendimentos, como são os casos de Caio Cardoso Sampaio e Alecsander Silva Gomes, do curso de Sistemas de Informação.

Para eles é gratificante poder contribuir com a inclusão de idosos nas redes sociais, principalmente quando eles enviam vídeos para a família ou mesmo conversam em chamada de vídeo. “O interesse maior é pelo WhatsApp”, contou Gomes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem