CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Setor da tecnologia é um dos que mais demandam profissionais

32ª Semana de Computação e Informática traz novidades do mercado com palestrantes de renome nacional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Setor da tecnologia é um dos que mais demandam profissionais
Palestra de abertura da Infoeste com o gerente de Inovação da Samsung América Latina, Luís Guilherme Barbosa Costa e Selber


Atualizada em 16/05/2019

A tecnologia está em todos os lugares! Está na agricultura, na saúde, na indústria, nas ações mais simples do dia a dia, enfim, basta olhar ao seu redor que é possível notar a transformação digital... Realidade que coloca o setor de tecnologia como um dos poucos que não faltam vagas de emprego; pelo contrário, necessita-se de pessoas qualificadas para atender a demanda do mercado nos próximos seis anos. A estimativa, segundo levantamento da Associação Brasileira da Tecnologia da Informação e Comunicação, é contratar 420 mil profissionais até 2024. Para isso, seriam necessários 70 mil formandos na área por ano, no entanto, as universidades formam apenas 46 mil. Para quem está nessa área, o futuro é promissor!

Esse cenário foi exaltado pelo diretor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), Moacir Del Trejo, e pelo coordenador de cursos da Fipp Emerson Silas Dória, durante a abertura da 32ª Semana de Computação e Informática. O evento ocorre durante esta semana, com mais de 100 atividades, entre cursos, palestras, workshops, além da tradicional Festa Linux, Encontro de Alunos e Egressos, Maratona de Programação, FippEtec e Hackaton Fipp.

O ciclo de palestras teve início com o gerente de Inovação da Samsung América Latina, Luís Guilherme Barbosa Costa e Selber, que abordou o tema “Tecnologia & Empreendedorismo”. Ele falou do mercado e sobre a tecnologia que está revolucionando o cenário atual, abordou as tendências e casos reais de uso dessas tecnologias e, depois, falou sobre empreendedorismo, startups, inovação e quais são os caminhos para quem quer empreender. “O primeiro passo é questionar o contexto da sua realidade, porque o empreendedor é aquela pessoa incomodada com alguma coisa, então, ele quer mudar algo. Depois, é ter uma ideia legal e desenvolvê-la, aí entra a parte da realização. Startup é uma empresa nascente com base tecnológica, e todos os segmentos de mercado precisam da engenharia da informática, então, esses futuros profissionais estão no melhor lugar que poderiam estar”, afirma.

Para ele, a principal revolução tecnológica atual é a inteligência artificial, isso porque, segundo ele, veio para ficar. “Primeiro porque vem sendo desenvolvida há muito tempo, tem aplicação prática em vários setores e gera um resultado financeiro muito bom”, frisa. Quanto a empreender ou seguir na carreira corporativa, Selber destaca que depende muito do perfil da pessoa, do que ela espera para a vida dela, se gosta de arriscar ou se é mais conservadora.

O gerente de Inovação também é responsável por uma parte da Sansumg de captação tecnológica para a comunidade. “Oferecemos cursos para alunos e pessoas que tenham interesse em conhecer a tecnologia. São jovens que querem aprender um pouco para ver como podem atuar no mercado; e até pessoas com vasta experiência e querem mudar sua carreira. É muito bacana lidar com inovação porque é uma forma de mudar de vida”, frisa o palestrante, que esteve em Presidente Prudente pela primeira vez e que ficou impressionado com a estrutura do campus I da Unoeste.

Abertura

Na abertura do evento, durante o show da Banda Média7, o professor Josué Pantaleão e o aluno de Artes Visuais Ailton Rodrigues Senna Silva reproduziram em telas de pintura a arte da 32ª Semana de Computação e Informática, utilizando até materiais de lixo eletrônico. Após as manifestações artísticas, a mesa principal foi composta por Del Trejo, Dória, Selber e o professor Luiz Leandro de Almeida, que esteve representando também a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento ainda conta com o apoio da Associação das Empresas de Software do Oeste Paulista (Poloin), Empresa Júnior de Informática da Unoeste (Uninfo Jr.), Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e Diretório Acadêmico e Atlética da Fipp.

Nesta quarta-feira (15), A Infoeste receberá Eduardo L'Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, o maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil. Ele irá ministrar a palestra no Teatro César Cava, a partir das 19h, com o tema “Da ideia a R$47MM em investimento – História de como o GetNinjas surgiu e se tornou líder na contratação de serviços”. Dentre outros assuntos, o palestrante irá compartilhar como foi sua trajetória para tirar a ideia do GetNinjas do papel e a transformar no que é hoje.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem