CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste integra principal evento da fisioterapia mundial

Instituição esteve representada pelo curso de Fisioterapia, por meio do professor Marcelo Amaral; evento ocorreu na última semana em Genebra, na Suíça


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste integra principal evento da fisioterapia mundial
Durante o evento na Suíça, o professor Marcelo Amaral apresentou dois trabalhos em forma de pôster

Mais uma vez, a Unoeste demonstra o seu envolvimento em eventos de relevância para a comunidade científica. Dessa vez, foi o curso de Fisioterapia, por meio do professor Marcelo Amaral, que integrou o Congresso 2019 da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), realizado na última semana, em Genebra, na Suíça.
 
O docente explica que esse evento reuniu milhares de profissionais da área de todo o mundo. Na ocasião foram apresentadas, em forma de pôster, as pesquisas “Adaptation and transcultural validation of the brazilian version of the back pain functional scale” (Adaptação e validação transcultural da versão brasileira da escala funcional da dor nas costas), “Mental well-being of individuals undergoing physical therapy treatment in a brazilian clinical university facility” (Bem-estar mental de indivíduos em tratamento fisioterapêutico em uma clínica universitária brasileira). Expõe que elas foram desenvolvidas pelo curso de Fisioterapia da Unoeste em parceria com a graduação da Universidade Paranaense (Unipar), por meio do professor doutor Jefferson Santos.
 
Amaral comenta que o primeiro estudo possui relação com a Escala Funcional de Dor nas Costas (BPFS) que foi desenvolvida para avaliar o estado funcional dos indivíduos com esse problema. “O objetivo deste estudo foi traduzir culturalmente e adaptar o BPFS para português do Brasil, examinando a sua validade e confiabilidade. Convém dizer que o processo de validação foi desenvolvido conforme o protocolo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”.
 
O docente acrescenta que a versão brasileira do BPFS mostrou-se de fácil aplicação e compreensão, apresentando alta consistência interna e validade similar de constructo ao instrumento original. “Esta versão brasileira melhorará a avaliação de pacientes com dor nas costas e permitirá a padronização da realização de dados em estudos clínicos ou de pesquisa. Poderá também ser utilizado no ambiente de trabalho por profissionais do Brasil”.
 
Sobre a segunda pesquisa, o fisioterapeuta argumenta que a saúde mental é caracterizada como um estado de bem-estar onde um indivíduo reconhece as suas próprias capacidades e, portanto, sabe lidar com as diferentes situações, trabalhar produtivamente e contribuir com a comunidade. “O tratamento fisioterapêutico pode ser um instrumento para melhorar o bem-estar mental de um indivíduo e poucos estudos analisam esse tópico. Nesse sentido, tentamos identificar diferenças nos níveis de bem-estar mental em indivíduos submetidos à fisioterapia em uma instituição universitária brasileira independente da área de atuação e a sua correlação entre os desfechos clínicos”.
 
Ele destaca que os pacientes que foram submetidos ao tratamento fisioterapêutico apresentaram diminuição dos níveis de dor, sendo que o aumento do desempenho das atividades diárias está relacionado, pois aperfeiçoaram os resultados do bem-estar mental. “Esse estudo demonstrou que o tratamento com fisioterapia pode contribuir com a saúde e não apenas ser benéfica nos aspectos locomotor, neurológico e de condicionamento físico”, conclui.

Foto: Divulgação WCPT Evento reuniu milhares de profissionais da área de todo o mundo
Evento reuniu milhares de profissionais da área de todo o mundo
 
Para o docente do curso de Fisioterapia da Unoeste, a participação nesse importante evento trouxe experiência e desenvolvimento profissional. “Esse tipo de iniciativa permite atualizar os nossos conhecimentos e acompanhar o desenvolvimento tecnológico da profissão. Representar a graduação e a Unoeste em um congresso mundial nos coloca em evidência e mostra que estamos no caminho da internacionalização”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem