CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Atenção básica de saúde em Prudente é destaque nacional

Cursos da Unoeste contribuem com ótimas avaliações do Ministério da Saúde


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Atenção básica de saúde em Prudente é destaque nacional
Atividade desenvolvida em ESF pelos alunos do curso de Medicina

Presidente Prudente se mantém em destaque nacional quando o assunto é saúde. Recentemente, o município recebeu visita in loco de representantes do Ministério da Saúde para avaliar equipes de 18 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e duas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O resultado foi: 99% receberam a avaliação máxima, sendo reconhecidas pelo órgão como ótimas, e uma atingiu a segunda melhor posição, ou seja ‘muito bom’. No Brasil, somente 5% alcançaram a maior nota. Em quase 46 anos de história em Prudente, a Unoeste tem importante contribuição neste cenário por meio de seus cursos na área da saúde, os quais estão inseridos diariamente em ações nas unidades de atendimento primário.
 
Para se ter ideia, em 22 anos de atividades nas ESF, a Unoeste já contribuiu com mais de 1 milhão de atendimentos. A avaliação do Ministério da Saúde integra o Programa Nacional e Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), e dentre os requisitos apurados estão: processo de trabalho, infraestrutura e a satisfação dos usuários através de entrevistas individuais, assim como indicadores de saúde informados pelo sistema e-SUS. Ao todo, o programa analisou 42.975 equipes, sendo que somente 2.209 obtiveram a nota máxima, ou seja, 5%. Conforme informação da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), em razão dessa conquista será gerado recurso financeiro para o município de R$ 202.682,66 ao mês para a melhoria da qualidade na atenção básica.
 
A parceria academia-serviço entre Unoeste e prefeitura existe há décadas, e a supervisora das ESFs de Prudente, Adriana Gomes Vitorio Santos, ressalta que sempre foi importante para as equipes. “Este novo modelo de ensino aprendizagem, crítico e reflexivo, possibilita ao aluno compreender e participar da realidade do SUS, e através do estágio construir o conhecimento a partir da articulação entre teoria e prática, aprimorando sua experiência e ampliando sua visão como profissional, uma vez que nas equipes de ESF do nosso município é muito fortalecido e estimulado a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe”.
 
Quanto aos excelentes resultados na avaliação do Ministério da Saúde, Adriana pontua que a academia tem significativa participação. “Os alunos estão inseridos nas equipes e acompanham as diversas atividades diárias e programadas, bem como desenvolvem suas próprias ações previstas pelos professores, como nas escolas do território (PSE), reuniões com a população, participação nos mutirões de saúde, visitas domiciliares, entre outras. Ampliando assim o nosso alcance nas atividades desenvolvidas, atingindo um número maior de pessoas com qualidade e satisfação do usuário contemplado”.
 
O curso de Medicina, por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), utiliza a metodologia ativa de ensino e aprendizagem denominada Problematização nas ESFs, onde os alunos atuam desde o 1º termo da graduação. “Nos ciclos pedagógicos, os estudantes refletem a respeito da epidemiologia encontrada em cada território de saúde ligado à unidade. Os acadêmicos se inserem como membros das equipes interdisciplinares, capturam as necessidades de saúde das comunidades e desenvolvem planos de ação visando ambientes saudáveis para a população que reside naquela área de abrangência”, explica a professora Neide Maria de Castilho, coordenadora do Papp juntamente com o Dr. Alex Wander Nenartavis. Conforme Neide, a parceria tem produzido bons frutos. “A Educação em Saúde tem sido muito valorizada nos Grupos de Promoção à Saúde conduzidos pelos estudantes com supervisão dos facilitadores nas unidades”, frisa.
Foto: Cedida Enfermagem durante ação em uma das ESFs que os estudantes atuam
Enfermagem durante ação em uma das ESFs que os estudantes atuam

 
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria Nilda Camargo Barreto, os alunos dos 4º e 7º termos atuam na maioria das ESFs. “Realizam visitas domiciliares, participam de grupos de pacientes e colaboram com trabalhos diários das unidades em ações de acolhimento e cuidados de enfermagem. Desenvolvem projetos de Educação em Saúde e participam de propostas de melhoria do processo de trabalho das equipes por meio dos encontros de Educação Permanente com profissionais das unidades. Dessa forma contribuem para que a assistência tenha o melhor resultado”, comenta a coordenadora, ressaltando, ainda, que a parceria é fundamental para o ensino. “Os estudantes da Unoeste têm como diferencial a possiblidade de participar do trabalho que é desenvolvido pelo município nas ESFs, contribuindo nos atendimentos e proporcionado uma formação de qualidade aos acadêmicos”.
 
A Nutrição também está constantemente presente na atenção básica de saúde. “Há uma elevada prevalência de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, cujo cuidado com a alimentação é indispensável. Nesse sentido, contribuímos a partir das ações de promoção de saúde e nutrição desenvolvidas nas unidades em que possuímos estágio, dentre elas a ESF João Domingos Netto”, conta a professora doutora Sabrina Alves Lenquiste. Lá, os estagiários realizam atendimentos individuais, atuam com atividades de educação nutricional, realizam visitas domiciliares aos pacientes acamados ou com mobilidade reduzida e desenvolvem atividades do Programa Saúde na Escola. “Todos os trabalhos desenvolvidos prezam pela multi e interdisciplinariedade, atuando em conjunto com todos os profissionais da equipe e com os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Odontologia, atuantes nessa unidade”.
 
O curso de Farmácia desenvolve atividade voltada à assistência farmacêutica na rede pública de saúde, fortalecendo nos futuros profissionais o contato com a atenção básica. Dentre as ações estão orientações sobre o uso racional de medicamentos, em especial aos usuários com doenças crônicas, explica o coordenador desta graduação, professor Luis do Nascimento Ortega.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem