CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Notícias

Docentes apresentam trabalhos em congresso em Portugal

Evento reúne representantes da comunidade científica de vários países


email facebook twitter whatsapp

Foto: Cedida Docentes apresentam trabalhos em congresso em Portugal
Dra. Elisa Tomoe Moriya Schlünzen durante apresentação de painel com tema que ganhará também capítulo de livro internacional

O curso de Pedagogia e o mestrado em Educação da Unoeste têm estudos apresentados no 8º Congresso Ibero-americano em Investigação Qualitativa, que teve início no dia 16 e termina nesta sexta-feira (19), em Lisboa, Portugal. Trata-se de um importante evento anual que reúne representantes da comunidade científica internacional, de diferentes instituições do mundo. Um dos trabalhos da Unoeste também foi selecionado pelo comitê editorial do evento para compor capítulo de livro.
 
A professora doutora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen apresentou nessa quinta-feira (18) o painel “Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa: a investigação qualitativa em Educação Especial e Inclusiva mediada pela espiral da aprendizagem”, trabalho que tem também como autores os doutores Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, da Unoeste, e Klaus Schlünzen Junior, da Unesp.
 
A Dra. Elisa explica que o painel teve o tempo de 1h30 para apresentação e respostas das perguntas, sendo que o tema ganhou capítulo de livro na versão on-line. “A experiência está sendo muito rica, porque o evento é focado nas investigações qualitativas. Participamos de workshops onde as pessoas compartilham como desenvolvem suas pesquisas e como elas trabalham a disciplina e a metodologia. Então, temos informações sobre os tipos de pesquisas e os métodos utilizados para coletar, selecionar e analisar os dados”, diz a docente.
 
Ela conta que o trabalho apresentado é fruto de abordagem que eles trabalham há 22 anos e que se consolidou também com a sua livre-docência, em 2015. “A Danielle sempre foi a coordenadora pedagógica dessa abordagem construcionista, contextualizada e significativa, porque usamos como estratégia o desenvolvimento de projetos. Acreditamos que essa abordagem é uma das únicas formas que podemos trabalhar uma formação socioemocional defendida pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que valoriza as diferenças. Então conseguimos trabalhar a inclusão de forma leve, onde se ressaltam as habilidades e competências dos alunos e não a deficiência”, pontua.
Foto: Cedida Denise Alessi Delfim fez apresentação oral de pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação
Denise Alessi Delfim fez apresentação oral de pesquisa desenvolvida no mestrado em Educação

 
Ainda no evento, a docente Denise Alessi Delfim fez a apresentação oral do estudo “A Tematização da Prática como Metodologia para o Desenvolvimento da Pedagogia de Projetos na Educação Infantil: os significados na organização do espaço escolar”, desenvolvido no mestrado em Educação, sob orientação da Dra. Danielle. O tema foi selecionado como pesquisa com metodologia qualitativa inovadora, comenta a professora Danielle.
 
“Esse estudo busca a proposição de análise das atividades didáticas propostas pelas professoras que participam da pesquisa, buscando confrontá-las com as teorias e perceber as intervenções necessárias ao longo do processo, analisando se confere significado às novas possibilidades de organização do espaço escolar no âmbito da Educação Infantil. Espera-se, como resultados, que as professoras consigam identificar  de  que  maneira  a  pedagogia  de  projetos auxilia  no  desenvolvimento  da criança e na sua própria prática”, resume Denise.
 
Sobre o evento em Lisboa, a professora ressalta a importância: “Está enriquecendo meu conhecimento sobre investigação qualitativa, já que utilizo essa abordagem em minha pesquisa, e conheci softwares para tornar o processo de investigação mais produtivo, destinados a todos os profissionais que realizam investigação qualitativa. Muito bom ouvir e trocar experiências com pessoas de vários países”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem