CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ética e humanização: é tema abordado com os futuros médicos

Palestra conduzida pelo Dr. Dênis Calazans da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica foi realizada nesta sexta-feira (20)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Ética e humanização: é tema abordado com os futuros médicos
“É importante que esses futuros profissionais tenham um olhar humanizado e, sobretudo, ético”, diz Calazans

“Estamos em um momento de transição comportamental e geracional que impactam fortemente nas relações humanas. Compreende-se que a relação médico-paciente é a primazia da medicina e, por isso, é preciso despertar a percepção e o senso de responsabilidade nos jovens médicos”. A afirmação foi feita pelo médico Dr. Dênis Calazans, durante a palestra “Ética e humanização: base para uma carreira de sucesso”, ministrada nesta sexta-feira (20), para os acadêmicos do 6º termo do curso de Medicina da Unoeste.

Recentemente, o cirurgião plástico foi eleito presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para o biênio de 2020-2021. Além de ter sido indicado, na última semana, para assumir uma cadeira na Academia Latino-americana de Ciências Humanas (Alach). Ele considera que é sempre muito oportuno conversar com pessoas que estão em formação e na construção da carreira profissional.

“Estamos vivendo um mundo extremamente acelerado em função da velocidade da comunicação e informação. A medicina não foge disso e, por isso, é relevante que a gente tenha uma mentalidade formatada para esses acadêmicos, para que eles tenham consciência do mercado de trabalho e da realidade da medicina brasileira”, pontua Calazans.
Foto: Gabriela Oliveira “Iniciativa propiciou um relevante momento de reflexão”, considera a professora Maria Rita
“Iniciativa propiciou um relevante momento de reflexão”, considera a professora Maria Rita


Ele destaca a importância de que esses futuros profissionais tenham um olhar humanizado e, sobretudo, ético.  “Eu acho que hoje nós estamos vivendo uma ditadura das mídias sociais e isso tem corrompido um pouco a ética. Precisamos blindar essa jovem geração, para que se conscientizem desse panorama e se preparem para a futura atuação”.

De acordo com a docente do curso de Medicina, Maria Rita Guimarães Maia a palestra integra a programação da 1ª Semana Integradora da graduação, que envolve os alunos do 3º ao 7º termos. “Os acadêmicos participam de atividades como oficinas e conferências. Pensando nisso, articulei com o Calazans à sua vinda para um momento em que propiciou uma reflexão sobre a ética, bioética e a relação médico-paciente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem