CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina realiza atividades do Setembro Amarelo em Guarujá

Ação extensiva mobiliza os estudantes como orientadores para usuários de rede pública de saúde e escolares


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Medicina realiza atividades do Setembro Amarelo em Guarujá
Palestra para usuários da Usafa do jardim Conceiçãozinha

A campanha Setembro Amarelo mobiliza a comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina de Guarujá em mais uma ação extensiva de atendimento à comunidade realizada pela Unoeste. A comissão executiva das atividades tem o envolvimento de mais de 50 estudantes, com a organização do professor da disciplina de Saúde Coletiva, o fisioterapeuta Everton Lopes Rodrigues.

Orientações aos usuários da rede pública de saúde já ocorreram em duas Unidades de Saúde da Família. Foram nos jardins Brasil e Conceiçãozinha, respectivamente sobre os seguintes temas: bullying para adolescentes e sala de espera - a importância no falar e no ouvir. Em escolas da rede pública o tema foi Setembro Amarelo e bullying. Todas atividades com grande impacto junto à população.

Para a quinta-feira (26) da próxima semana está programada palestra sobre o risco da automedicação pelos profissionais de saúde, ministrada pelo Dr. Fellipe Miranda Leal. Será na faculdade, instalada em anexo ao Hospital Santo Amaro, das 18h às 19h. Evento aberto aos profissionais de saúde da rede de serviços de Guarujá, conforme anuncia o professor Rodrigues.

As atividades realizadas com o envolvimento dos alunos estão comprometidas com a proposta de que a educação e a conversa aberta são meios eficazes para prevenir suicídios, considerando que nove em cada dez mortes poderiam ser evitadas, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o suicídio é a segunda maior casa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Situação que motivou a Unoeste a abraçar esta campanha iniciada em 2014 pela Federação Nacional dos Médicos (Fenan), Centro de Valorização da Vida (CVV) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). No Guarujá a opção foi por desenvolver as atividades por meio da educação em saúde, buscando desmistificar informações distorcidas, combater o estigma e reforçar a maneira correta de buscar ajuda.

A metodologia utilizada pelos alunos compreendeu palestras em vivências em grupo. Com o que já foi feito e a palestra no dia 26, a expectativa é ampliar o saber das pessoas acerca do comportamento suicida, de como buscar ajuda correta e de combater o estigma das pessoas portadoras de transtorno mental, aproximando os serviços de saúde da população.

O que já foi feito e o que ainda consta da programação do Setembro Amarelo nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá fazem parte do Mês da Responsabilidade Social, iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), da qual a Unoeste faz parte através de sua mantenedora, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem