CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste integra evento de gestão de tecnologias em saúde

Representantes de cursos de graduação e pós-graduação da Unoeste estiveram em São Paulo esta semana, em evento Nats-HC-FMUSP


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste integra evento de gestão de tecnologias em saúde
Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro

A 1ª Jornada de Gestão de Tecnologias em Saúde e Segurança do Paciente, promovida pela Secretaria do Núcleo (Nats) do Hospital das Clínicas e Universidade de São Paulo, ocorreu de 9 a 11 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças (HC-FMUSP). O evento teve a participação de representantes da Unoeste e destacou principalmente as apresentações de resumos, protocolos e pesquisas completas relevantes para a assistência à saúde, com mais de 1,2 mil inscritos.

O evento promoveu o diálogo entre profissionais e gestores da saúde, bem como interessados, iniciando uma série anual de trocas de conhecimentos com temas voltados à Gestão de Tecnologias e suas interfaces em Saúde e Segurança do Paciente.

De acordo com uma das participantes, a professora doutora Édima de Souza Mattos o objetivo foi documentar e celebrar a experiência de dois membros da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias do Ministério da Saúde (Rebrats): os 10 anos do Núcleo de Avaliação de Tecnologias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Nats/HC-FMUSP) e os 7 anos de evolução da Rede Paulista de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (Repats/CCTIES/SES-SP).
 
“Teve como proposta central a criação de um programa abrangente e inovador, que contemple veteranos e jovens profissionais, priorizando a aplicação das evidências científicas na prática clínica”, destacou a docente.

Édima reforçou que este diálogo contou com a participação de autoridades, gestores, formadores de opinião e pesquisadores brasileiros no intuito de atualizar os participantes e disseminar conhecimentos técnico-científicos e legais para construir as melhores práticas assistenciais e de gestão, assim como estimular a expansão de pesquisas multicêntricas de qualidade e relevância para o sistema de saúde, sobretudo, no âmbito público do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
“A Unoeste, mais uma vez foi à única universidade particular a marcar presença em tão importante evento. Apresentar trabalhos e pesquisas do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Unoeste reafirma os valores e a missão da instituição em prol da saúde de vulneráveis de suma importância não só para a instituição, mas também, para docentes e graduandos pertencerem a uma unidade de ensino reconhecida como expoente no ensino superior”, completou.
Participaram ainda o professor doutor Luiz Euribel Prestes Carneiro e Adriano Messias de Souza, farmacêutico do Hospital Regional (HR), além de membro do Nats da Faculdade de Medicina da Unoeste.
Foto: Cedida Adriano (HRPP/Unoeste), Dra. Édima Souza Mattos e Ligia Soares (SES/SP)
Adriano (HRPP/Unoeste), Dra. Édima Souza Mattos e Ligia Soares (SES/SP)

Euribel considerou a participação enriquecedora pela oportunidade de renovar e incorporar novos conceitos, interação com outros pesquisadores e outras universidades, mostrar a pesquisa científica que é feita no âmbito da Unoeste e principalmente pela possibilidade de encontrar novos parceiros. “O evento discutiu a segurança do paciente em seus diferentes aspectos como diagnóstico, internação, tratamento, exames complementares, pré-internação e pós-internação hospitalar. Um dos aspectos mais relevantes foi a participação de alunos de iniciação científica que tiveram a oportunidade de apresentação oral de seus trabalhos. Foram 3 trabalhos de projetos cadastrados na pós-graduação versando sobre temas como leishmaniose visceral, hepatite C e imunodeficiências primárias. Um deles vinculado à Unoeste e ao HR com uma proposta sobre revisão sistemática de uma droga de grande uso em crianças, mas que ainda não foi incorporada pelo SUS, sendo motivo de judicialização”.
 
Contribuições
Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro – Paralela 17 - ATS, AdTS e o Uso de Evidências para a Gestão de Tecnologias e Boas Práticas de Segurança. Apresentou o tema: A investigação de imunodeficiências primárias em um serviço público de uma região assimétrica do estado de São Paulo. “Relatei a importância e o perfil dos pacientes atendidos no ambulatório de imunodeficiências, que funciona desde 2014 no HR que é referência para esse tipo de doença rara, para os 45 municípios da Rede Regional de Assistência à Saúde 11 (RRAS11)”. Na mesa estavam presentes pesquisadores da Unesp de Botucatu, Anvisa/Ministério da Saúde/Conitec.
 
Dra. Édima de Souza Mattos – Destaques da Produção dos Nats – Expôs sobre Políticas Públicas de Saúde e Responsabilidade Social: Linha de Cuidado à Saúde em Doença Falciforme. Plenária 4 – Atuação de profissionais de saúde com foco na segurança do paciente em EAS. Moderou a mesa composta por representantes do Coren/SP, Aanvisa, MS, Incor e Boston Medical. Paralela 16 – Programas de Formação e Capacitação em Gestão de Tecnologias e Segurança do Paciente. Apresentou o tema Caminhos para oportunidades de formação: Experiência de multiplicação, expondo as experiências, objetivos, estrutura, parcerias e atividades do Nats/Famepp/Unoeste. Plenária 9 – Mesa-Redonda: Síntese do Dia e Debate. Relatou os temas principais da plenária 4.
 
Adriano Messias de Souza – Paralela 16 – Programas de Formação e Capacitação em Gestão de Tecnologias e Segurança do Paciente.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem