CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Abertura do Enepe faz jus à comemoração do jubileu de prata

Branca Barão encantou o público ao abordar o tema do evento: “Inteligência emocional e autodesenvolvimento”


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Reprodução Abertura do Enepe faz jus à comemoração do jubileu de prata
Branca Barão: o mundo pertence a quem pensa positivamente

A conferência on-line de abertura da 25ª edição do Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) fez jus à comemoração do jubileu de prata.  A conferencista especialista em novas estratégias de pensamento Branca Audrá Barão encantou e prendeu a atenção de mais de 700 pessoas que acompanhavam ao vivo: recorde de público das aberturas deste evento, que neste ano tem cerca de 4 mil inscritos de 15 estados brasileiros. Até a manhã desta terça-feira (20) os acessos já ultrapassavam os 2,8 mil cliques. 

A abordagem seguiu o tema central “Inteligência emocional e autodesenvolvimento” e a primeira fala foi em referência à superação das dificuldades resultantes da pandemia do coronavírus para afirmar que neste quase final de 2020 ninguém estaria em pé e nem em ação se não fosse a inteligência emocional. O ponto de partida para tratar do tema foi a inteligência intrapessoal.

Felicidade e sucesso 

O tomar consciência pessoal sobre o processo de pensar, sentir e agir está mais voltado para compreender os sentimentos do que para controlar a busca do bem estar, sendo que a felicidade e o sucesso têm significados que são próprios de cada pessoa em sua individualidade. Sobre a inteligência interpessoal, a conferencista chamou a atenção sobre o reconhecer que a forma de enxergar o mundo também é individual.

“Um dos grandes desafios é reconhecer que outra pessoa pode enxergar o mundo da forma que eu não enxergo”, disse para comentar que assumir a postura do não sei é começar a aprender mais com quem está a sua volta. Para falar sobre o uso da inteligência emocional, citou o Ph.d Daniel Goleman, autor de livro com o mesmo nome, para formular dois pontos de vista.

Intensidade da emoção 

O primeiro ponto de vista é o de se assumir como indivíduo e entender que a inteligência mais racional é menor quando não se está bem. O segundo: a inteligência humana é emocional, pois o pensar e o sentir acontecem no mesmo cérebro, sendo a pessoa o seu próprio estímulo e tudo que recebe do mundo é também estímulo que vem como emoção. Assim, todo ser humano é emocional e o que muda em cada um é a intensidade da emoção.

Sobre os níveis de motivação, citou Daniel Pink, autor de livros sobre gestão e ciência comportamental, para quem o futuro pertence a um tipo muito diferente de pessoa. O que para Branca se trata de frase atemporal, pois valia antes, vale agora e valerá depois da pandemia, de tal forma que o mundo tem cara de mistério e pertence, a seu ver, para quem pensa positivamente.

Psicologia positiva 

Ao dizer que as pessoas se dão melhor no mercado de trabalho não apenas por suas capacidades técnicas, mas principalmente em razão de como se relacionam, fez referência a Martin Sleigman, o criador da psicologia positiva, que tem norteado várias ações da Unoeste, especialmente nestes tempos de pandemia, com a Dra. Camélia Murgo atuando em lives para professores de Prudente, região e do estado.

Branca disse que pensar, sentir e agir devem estar alinhados na busca de resultados. A energia negativa reduz o foco de influência ao reduzir a habilidade para resolver problema. O foco proativo está sustentado no bom humor, pontuou a palestrante logo após aconselhar “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey, como livro de cabeceira e da mesa de trabalho.

Produção e foco 

Em síntese, a mensagem de Covey é de que as pessoas não nascem eficazes, mas desenvolvem hábitos que as tornam produtivas e focadas. O foco exige vontade e sobre isso Branca referenciou o livro “Sem tesão não há solução”, de Roberto Freire, para dizer que todo ser humano sempre faz a melhor escolha que tem naquele momento, dentro do contexto que está inserido.

Em seu amplo repertório, ofertado com falas rápidas e bem articuladas, Branca reforçou o seu pensar com citações e a última delas foi a seguinte frase de Carl Jung: “Você acende a luz intrapessoal para construir a inteligência emocional. Até você se tornar consciente, o inconsciente vai dirigir a sua vida e você vai chamá-lo de destino”. Ao final, foram formulados pelo público alguns questionamentos.

Conteúdo mais leve

Entre as perguntas, o docente da Unoeste Wilson Lussari quis saber como o professor pode contaminar o aluno em tempos de pandemia. A resposta foi a de que deve ter entrega de forma mais leve, brincando com a vida, para deixar o conteúdo também mais leve. As reações à qualidade da conferência se deram com manifestações positivas no chat, como a de Gislaine Sambinelli: “a palestra foi contagiante”.

Doralice Moraes deu parabéns aos organizadores do Enepe. Ana Cláudia Ferrari disse que a conferência proporcionou ótimas reflexões. O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, na abertura, afirmou que a temática foi muito bem escolhida, plenamente inserida no conceito de universidade para onde as pessoas se dirigem com o sonho de se tornarem melhores e que a Unoeste tem dado direção ao sonho de cada um.

Melhor formação 

Ao avaliar o tema como muito pertinente para o momento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, também na abertura, comentou que a combinação da inteligência emocional com a lógica racional contribui para a melhor formação na graduação e pós-graduação, inclusive neste momento de grande dinâmica, com mudanças muito rápidas. 

O Enepe 2020 foi aberto na noite dessa segunda-feira (19) e prossegue com ampla programação em três períodos até sexta-feira (23), envolvendo as realizações do 25º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), o 18º Encontro Anual de Extensão (Enaext) e o 17º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens). Pela primeira vez o Enepe está sendo totalmente remoto.

Para assistir a palestra completa e toda a conferência de abertura, através do Youtube da Unoeste. Para acessar a programação do Enepe, pela página do evento, no site da universidade.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem