CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Novos hábitos e conceitos trazem oportunidades de mercado

Formação superior é o primeiro passo para atender demandas; Unoeste oferece cursos com fortes tendências de crescimento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Novos hábitos e conceitos trazem oportunidades de mercado
Novas possibilidades no mercado de trabalho: qualificação profissional torna-se essencial para as demandas atuais

O mundo está em constante evolução. Inovações tecnológicas e novos hábitos da sociedade levam à necessidade de reinvenções nas diversas áreas do conhecimento. Então, surgem também outras oportunidades de mercado... Mas não basta ter uma nova demanda, é essencial ter qualificação para atendê-la com eficiência. Por isso, seguir uma carreira, mesmo que seja relativamente recente, requer formação superior de excelência. Atenta e atualizada ao cenário global, a Unoeste oferece cursos com fortes tendências de crescimento. 

Algumas áreas em destaque são: Marketing Digital, Engenharia da Complexidade, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Artes Cênicas, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Estatística, Agrocomputação, Design, Design de Moda, Geoprocessamento, Marketing e Produção Multimídia. Todos esses cursos são oferecidos no Vestibular Unoeste 2020, que traz o maior concurso de bolsas do oeste paulista, com possibilidade de até 80% de desconto. Acesse o site e garanta a sua participação. 

O professor do curso de Psicologia da Unoeste Vinicius dos Santos Oliveira, que tem atuação também com foco em carreiras, pontua que após a pandemia o mercado de trabalho estará mais exigente, principalmente em relação à qualificação daqueles que buscam uma oportunidade de emprego. “Na minha opinião, os empregadores buscarão repor as vagas em aberto com pessoas que tenham qualificação profissional superior aos que ocupavam a vaga antes da pandemia”, relata o docente, o qual acredita ser fundamental iniciar essa jornada no ensino superior. 

Já para quem está na fase de escolher a carreira, o professor orienta buscar um curso que satisfaça pessoalmente, mas que também tenha um espaço no mercado de trabalho na atualidade. “Depois, que busquem qualificação e planejamento desde cedo na faculdade, pois será o diferencial daqui pra frente. É muito importante conhecer o mercado que pretende atuar e as exigências de cada cargo para se preparar. Atividades de extensão, participação em ligas acadêmicas e pesquisas fazem muita diferença no currículo, na aquisição de experiência profissional e na hora de participar de uma entrevista de emprego. Por isso, a principal dica é: participem de todos os projetos que a faculdade oferecer”, encerra.

Profissões em alta

Muitas das áreas promissoras estão ligadas à tecnologia, e não é para menos! Sabe-se que no mundo dos negócios, por exemplo, as organizações estão ampliando cada vez mais seus atendimentos para plataformas digitais, e ai entram os profissionais de marketing digital, aqueles que promovem empresas, serviços ou produtos.  Por outro lado, com a variedade de novos produtos e inovações, o mercado também demanda profissionais que cuidam das divulgações, estudos de mercado, pesquisas e análises estratégicas dos negócios. Tarefas do marketing!

Ainda com foco na tecnologia, o engenheiro de complexidade estuda os diversos ramos da engenharia de forma integrada, visando a aplicação na análise e desenvolvimento de sistemas complexos. E para permanecer com as máquinas contribuindo nos diferentes setores da economia, não pode faltar os seus grandes criadores, e o engenheiro mecatrônico é quem desafia a criatividade, integrando as tecnologias de mecânica, eletrônica e da computação, buscando a automação de equipamentos e de processos manufaturados.

Seguindo os mesmos passos de inovação e expansão, o mercado da tecnologia da informação não para de crescer. Dentre as pessoas capacitadas para contribuir neste aspecto está o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas (ADS), responsável por desenvolver programas e aplicativos para celular e outros dispositivos, atendendo diversas áreas do conhecimento. 

Na comunicação, em seus variados meios disponíveis hoje, a tecnologia também é primordial! E o tecnólogo em produção multimídia está preparado para atender as demandas destes perfis. Ele projeta, elabora, implanta e avalia conteúdos multimídias em todas as plataformas, com produção e gerenciamento dos recursos de texto, imagem e som para relações interativas, dentre outras atividades.

Também ligada à tecnologia, a agrocumputação está voltada à projeção do futuro no campo. O profissional da área projeta e aplica soluções de problemas do campo, principalmente no que se refere à operacionalização de máquinas e equipamentos, análise de dados, tratamento das informações e subsídios para tomada de decisão. Auxiliando neste setor e implementando ainda em outras áreas, o profissional em geoprocessamento utiliza a geotecnologia em benefício de áreas rurais e urbanas. Essa formação possibilita supervisionar, coordenar, orientar e executar trabalhos que exigem o uso dessas tecnologias nas decisões e planejamentos no campo e na cidade. 

E para orientar muitas dessas áreas em expansão, entra também a estatística. Inclusive, trata-se da segunda carreira mais buscada conforme o Glassdoor, um dos maiores sites de emprego e recrutamento do mundo. A estatística está presente em diversos fenômenos e fatos do dia a dia, como o crescimento populacional, os índices de inflação, as taxas de desemprego, as pesquisas eleitorais, os índices de desenvolvimento humano e os dados meteorológicos. Além disso, muitas decisões são tomadas a partir de análises estatísticas, desde o valor do seguro do carro ou disponível para um empréstimo, a liberação de novos medicamentos, a disposição de produtos em supermercados até a compra e venda de ações.

bacharelado em Design também é uma das áreas com maior expectativa de crescimento, principalmente com a demanda por melhorias nas interações dos objetos, em especial dos ambientes virtuais. E são muitas as oportunidades. O designer pode trabalhar na criação de novos produtos e também customizar os já existentes para acompanhar a evolução social e tecnológica; tem ainda forte atuação em gráficas e editoras, escritório de Design, nos diversos ramos de vestuário, além de empresas de comunicação visual e de publicidade. Em caminho parecido está o designer de moda, profissional que analisa e aplica fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, socioculturais e produtivos no mundo da moda. Trata-se de uma área muito voltada aos avanços tecnológicos, onde se emprega a robótica em diferentes segmentos, no entanto está centrada na criatividade e resolução de problemas.

Em outra vertente, agora para quem gosta de experimentos científicos e inovação em produtos que podem solucionar diferentes problemas, a engenharia química é uma boa opção. As indústrias são as maiores empregadoras deste setor, porém, uma área que tem crescido bastante para este profissional é a ambiental. As maiores oportunidades estão no tratamento de resíduos, no reaproveitamento de matérias-primas e geração de energia e fontes renováveis. 

Em alta também está a carreira do bacharel em artes cênicas, pois além de se formar ator, é um profissional que sai da graduação entendendo sobre a área artística e de espetáculo de uma maneira geral. Assim, pode atuar montando espetáculos para eventos corporativos em empresas, dar aulas de atuação em diferentes cenários, pode trabalhar como crítico de artes e até mesmo atuar em dublagem, encenando a voz de personagens em filmes, seriados, games, animações, entre outros. 

Clique nos links abaixo e confira um pouco mais das áreas mencionadas: 

Marketing Digital

Engenharia da Complexidade

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Artes Cênicas

Engenharia Mecatrônica

Engenharia Química

Estatística

Agrocomputação

Design

Design de Moda

Geoprocessamento

Marketing 

Produção Multimídia 

 

Vestibular 2021

Faça parte da Unoeste! São mais de 70 cursos presenciais ou EaD com vagas ofertadas neste vestibular. Acesse este link e confira as condições especiais, com descontos nas mensalidades durante todo o curso. 

Na graduação presencial, é possível ingressar por meio da nota do Enem, como portador de diploma superior e a partir de 2 de dezembro também estarão abertas as inscrições para a prova agendada on-line (para a graduação presencial). O interessado no processo seletivo para portadores de diploma precisa fazer a inscrição na secretaria da universidade, localizada no campus 1, na rua José Bongiovani, nº 700, Cidade Universitária, em Presidente Prudente. Mais informações pelo e-mail secretaria@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-1020.

Para a graduação EaD, a inscrição é gratuita e o candidato também pode optar pelo ingresso com nota do Enem, prova on-line ou como portador de diploma de ensino superior.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem