CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Vestibulares da Unoeste Jaú reafirmam busca pela qualidade

Candidatos para Medicina e Enfermagem têm como principais atrativos o ensino de alto nível e a estrutura


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Vestibulares da Unoeste Jaú reafirmam busca pela qualidade
Lucas Ramos da Silva, filho de médicos, em busca de vaga na Medicina Unoeste

 

Em dois anos e meio da Faculdade de Medicina de Jaú, é realizado na tarde deste sábado (28) o vestibular para a sexta turma e a Unoeste realiza também o exame para a primeira turma do curso de Enfermagem. Os candidatos atuais reafirmam o histórico da própria instituição de 48 anos e do campus de Jaú que recebeu a escola médica em agosto de 2018. A disputa por cada vaga é motivada pela qualidade e os principais atrativos em busca de excelente formação profissional estão no ensino de alto nível e na estrutura que inclui laboratórios de ponta e as novas tecnologias.

O vestibular presencial é realizado com a aplicação dos protocolos sanitários nacional, estadual e municipal relacionados à prevenção à Covid-19. São obedecidos critérios de distanciamento, uso de álcool em gel e de máscara, aferição de temperatura e higienização dos ambientes de aplicação dos exames: salão social do Hospital Thereza Perlatti e salas de aula do campus. Tudo muito bem organizado, com a espera nas áreas de estacionamentos da universidade e do hospital e na arborizada praça Dr. Adolfo Bezerra de Menezes; abertura dos portões às 12h, início dos exames às 13h e término às 17h.

Histórias e sonhos

Lívia Rinaldi, aos 17 anos está concluindo o ensino médio e mora em Barra Bonita, a apenas 20 Km de Jaú. Apesar da opção de não precisar viajar ou até mudar da cidade, leva em consideração o ensino de qualidade da Unoeste. É uma jovem que sabe o que quer, por ser filha da técnica de enfermagem Aline Rinaldi, que trabalha no Hospital São José, em Barra Bonita, cidade onde seu pai, Roberval, é mecânico. Sua irmã, Laís, é fonoaudióloga e trabalha no Hospital de Barretos. 

Outro candidato que vem de família da área de saúde é Lucas Ramos da Silva, 19. Nascido em São Francisco do Guaporé, no interior de Rondônia, Lucas se mostra mais maduro, por dois motivos: a vivência com diferentes culturas e o interesse pela literatura médica desde que foi alfabetizado. Seus pais são médicos: Geisel Rodrigues da Silva, natural do Espírito Santo, é gastroenterologista e atua como clínico geral; e Joscelia Ramos de Oliveira, de Rondônia. Devido às mudanças da família, o jovem que pretende ser neurologista fez o ensino básico em três estados: Rondônia, na cidade onde nasceu, Campo Grande (MS) e Valentim Gentil (SP).

A família que estava no Amapá, na capital Macapá, mudou-se para Itaí (SP), na região de Avaré. Foi lá que uma moça conhecida de sua mãe, que ingressou recentemente na Faculdade de Medicina de Jaú, recomendou o curso, pela qualidade no ensino que mantém a Unoeste entre as melhores universidades particulares do estado de São Paulo. Lucas faz o vestibular esperançoso de poder ingressar na Unoeste Jaú, a 156 Km de Itaí, onde mora. 

Foto: João Paulo Barbosa Lívia Rinaldi, mãe e irmãs da área de saúde e em busca de vaga na Enfermagem Unoeste
Lívia Rinaldi, mãe e irmãs da área de saúde e em busca de vaga na Enfermagem Unoeste

Em casa e fora de casa –  Raquel Ribeiro e Henrique Octaviano são naturais de Jaú, estão finalizando o ensino médio. O sonho em serem médicos vem da infância e entendem ser muito bom poderem se formar na cidade onde nasceram e vivem. Raquel é filha de bancário e não sabe dizer o motivo de sua vocação, mas tem a certeza de querer ser médica desde muito cedo. Henrique tem a vocação alimentada pelos laços de família: pai cirurgião dentista, mãe protética, tio e três primos médicos que atuam em Jaú, São Paulo, Sorocaba e Rio de Janeiro.

Giovanna Sanches Carvalho, de 17 anos e que vem da escola pública e com finalização do ensino básico fazendo os dois últimos anos em escola particular, já está aprovada em vestibular para medicina em uma instituição do interior paulista. Porém, o seu interesse e de seus pais é que estude na Faculdade de Medicina de Jaú. Conforme sua mãe, Mara Regina Carvalho, além da qualidade do ensino e da excelente estrutura, a Unoeste oferece ótimo acolhimento, que pode ser sentido nos contatos antes e neste dia de vestibular. Suas duas outras filhas são formadas em biomedicina e nutrição.

Esposa de militar, a vendedora de semijoias Mara comenta que suas outras filhas pensaram em outros cursos até se decidirem pelo que realmente iriam fazer; que Giovanna nunca pensou em outro curso que não fosse medicina e que levanta às 3h da madrugada para estudar, de tal forma que a família está muito empenhada sobre o curso de medicina. Moram em Marília, a 170 Km de Jaú, praticamente a mesma distância de Presidente Prudente, onde nasceu a Unoeste que também tem campus em Guarujá, no litoral paulista. 

Abrangência e resultados

A coordenadora administrativa da Faculdade de Medicina de Jaú e do curso de Enfermagem, Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso, conta que o campus da Unoeste em Jaú tem alunos do Maranhão à Santa Catarina, mas predominantemente de São Paulo e do Paraná. O que volta a ocorrer em relação à procedência dos que estão fazendo o vestibular neste sábado. Em termos de Brasil, tem alunos de Brasília, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Bahia, entre outros estados. Em termos da região de Jaú, existem alunos de Dois Córregos, Bocaina, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, entre outras cidades.

Os gabaritos dos vestibulares, sendo que no do curso de Enfermagem está incluso o concurso de bolsas, serão divulgados ainda neste sábado. Conforme os editais, os resultados estão previstos para serem divulgado no dia 1º de dezembro ou até o término das correções das redações, disponíveis no site da Unoeste, na área do candidato.

 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem