CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mulheres são encorajadas a buscarem carreira científica

Comemoração ao dia delas e das meninas que produzem conhecimento foi celebrado em evento inspirador na Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mulheres são encorajadas a buscarem carreira científica
Público no auditório Azaleia, local de centralização do evento

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi comemorado na noite desta terça-feira (11) na Unoeste. No evento de extensão, de caráter internacional e interinstitucional, estiveram envolvidos cerca de 500 estudantes. Eles assistiram palestra e ouviram mensagem de pesquisadoras representantes da ciência de ponta desenvolvida no Brasil e no mundo. A iniciativa foi do “Meninas na Stem”, sigla de Science, Technology, Engineering and Mathematics; programa mantido na universidade e que tem promovido várias atividades.
 
A comemoração reuniu os estudantes em dois ambientes: no auditório Azaleia, no campus II, de onde ocorreu a transmissão para o Teatro César Cava, no campus I. As palestras foram proferidas por cientistas que superaram desafios e dilemas para ocuparem destacadas posições nas comunidades cientificas nacional e internacional, nas quais as mulheres ainda são minorias. A Dra. Cibely da Silva Martin Sonvesso, da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT), campus da Unesp em Presidente Prudente, proferiu a palestra no auditório.
 
Já a Dra. Bruna Brasil Brandão do Joslin Diabetes Center, vinculada à Harvard Medical School, fez a sua palestra por webconferência, diretamente de Boston (EUA). Marisa Clementina Rodrigues, da  Unesp, campus de Jaboticabal (SP) e que atualmente está em Angola, diante da impossibilidade de conexão, enviou mensagem lida durante o evento avaliado pela proponente da ação extensiva Dra. Patrícia Alexandre Antunes, como um sucesso proporcionado por cientistas maravilhosas e pelo envolvimento de estudantes de diferentes cursos.
 
Compareceram alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Pedagogia, História, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Estética e Cosmética, Fonoaudiologia, Enfermagem, Biomedicina e Gastronomia. A coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Dra. Bruna Corral Garcia de Araújo, disse que os acadêmicos saíram motivados e acreditando na possibilidade de produzir ciência no Brasil. Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Nilda Camargo de Barros Barreto, foram falas inspiradoras, mostrando que as mulheres são capazes de grandes desafios.
 
“Queremos agradecer a todos, mas especialmente aos profissionais do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da universidade pelo eficiente trabalho de conectar pontos distintos com qualidade de transmissão em som e imagem”, disse Patrícia e Bruna citou também o eficiente apoio da equipe técnica e a administração do teatro. “Não teria dado certo se não tivéssemos o apoio desses profissionais”, pontuou a proponente da ação cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem