CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Edição do Jubileu de Prata do Enepe começa a ser organizada

Discussões começaram sete meses antes da realização, que será em outubro, e o tema para 2020 será conhecido em 30 dias


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Edição do Jubileu de Prata do Enepe começa a ser organizada
Realização da primeira reunião do Enepe 2020, no campus II da Unoeste

Teve início na manhã desta terça-feira (10) a organização do Enepe 2020, o Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. O encontro de envolvidos na organização serviu para a apresentação do balanço dos dados do ano passado e da avaliação, além de reflexões sobre o tema do evento que acontecerá em outubro, em sua 25ª edição, a do Jubileu de Prata.

Em 2019, o Enepe teve 4.063 inscritos, dos quais 1.889 com trabalhos para serem submetidos às comissões avaliadoras e 1.617 foram aprovados para serem apresentados, sendo 1.362 pela comunidade acadêmica da Unoeste e 255 produzidos junto a outras instituições. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) recebeu 637 respostas ao questionário disponibilizado online, ou seja, 20% do universo de inscritos.

Foram colocadas em avaliação as sessões de abertura; minicursos, oficinas, palestras e mesas-redondas; o evento de forma geral; e a participação individual. Em todos os quesitos predominaram os conceitos ótimo e bom, acima de 70%. O quesito contribuição para a formação ou atividade profissional atingiu 95%. As sugestões resultaram em menções positivas e negativas.
Foto: João Paulo Barbosa Participantes da reunião para começar a organizar o Enepe deste ano
Participantes da reunião para começar a organizar o Enepe deste ano


O que ficou de positivo serviu para os organizadores se empenharem na continuidade, sempre com a preocupação em qualidade. Os pontos negativos, em sua maioria resultantes de pensamentos individuais, foram discutidos na busca de repensar algumas ações e sanar possíveis problemas. A maioria tomou conhecimento do evento pelo site da Unoeste (30%), seguindo de informações de coordenadores e corpo docente (26%).

Os dados foram expostos pelo coordenador executivo do Enepe, Dr. Jair Rodrigues Garcia Junior, que, na sequência, abriu a discussão para sugestão de temas, cuja definição deverá ocorrer no próximo encontro, no dia 7 de abril. A coordenadora pedagógica da Unoeste, professora Darcy Alessi Delfim, sugeriu repensar o formato para integrar ainda mais a tríade ensino, pesquisa e extensão.

Os três grandes encontros que compõem o Enepe 2020 e suas respectivas edições são: 25º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi), o 18º Encontro Anual de Extensão (Enaext) e o 17º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens). Cada um tem a sua comissão, as quais deverão estar atualizadas até o começo de abril e já com encaminhamento da programação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem