CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Presidente do TRE aborda fake news em palestra na Unoeste

Desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior palestrou para um público de quase mil pessoas na noite dessa segunda-feira (9), no campus II


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Presidente do TRE aborda fake news em palestra na Unoeste
Presidente do TRE durante palestra para comunidade acadêmica e público externo no Salão do Limoeiro

O curso de Direito da Unoeste mais uma vez mostra sua credibilidade ao receber mais uma autoridade para palestrar aos estudantes e comunidade externa dentro das dependências da universidade. Na noite dessa segunda-feira (9), quase mil pessoas estiveram no Salão Do Limoeiro, no campus II, para ouvir o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, que falou sobre  “Eleições 2020: Democracia e enfrentamento à desinformação, uma abordagem do Direito Eleitoral”.
 
De acordo com o desembargador, que afirmou ser um prazer voltar a Presidente Prudente, já que iniciou sua carreira nesta cidade como juiz em 1983, a conversa com o público prudentino é a sequência de um trabalho que ele começou na Corregedoria (cargo que exerceu entre 2018 e 2019) e tem dado continuidade na presidência do TRE. “É importante conversar com a sociedade sobre essa nova realidade, que são as fake news, que preferimos chamar de desinformação, pois elas podem ser um elemento de distorção do processo político eleitoral. É importante que a sociedade possa ter instrumentos para fazer a gestão dessa nova realidade”, explica.
 
Sobre ter a oportunidade de disseminar essas informações para um público majoritariamente acadêmico, o presidente se revelou bastante animado e disse, inclusive, que se preparou para falar com uma linguagem mais acessível e próxima deles. “Fico muito feliz de estar aqui na Unoeste, uma instituição tão importante na região, e que pelo público presente, vai me dar a possibilidade de ter muitos multiplicadores para as informações que arrebanhamos ao longo do tempo para transmitir para a sociedade. O enfrentamento da desinformação é plural, não é só da Justiça Eleitoral, não é só do TSE [Tribunal Superior Eleitoral], é de todas as instituições públicas e privadas, de todos aqueles que estejam interessados e possam estudar o assunto e dar instrumentos para o eleitor fazer a escolha certa no momento de votar”, salienta.
 
Para o coordenador do curso de Direito, professor Sérgio Ricardo Ronchi, a oportunidade de trazer o desembargador Waldir para a Unoeste, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep) e o TRE-SP, só mostra a credibilidade e o respeito da universidade. “Tivemos pouco tempo de organização e divulgação, mas as vagas se esgotaram rapidamente. A repercussão foi muito bacana e isso é muito importante para a graduação também, pois percebemos a credibilidade da nossa instituição ao sermos lembrados para sediar palestras de grandes autoridades do Judiciário, como foi o caso do ministro do Supremo Tribunal Federal [STF], Luís Roberto Barroso, em novembro do ano passado, e agora, com o presidente do TRE, o desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior”, diz.
Foto: Ector Gervasoni Quase mil pessoas compareceram no campus II da Unoeste na noite dessa segunda-feira (9)
Quase mil pessoas compareceram no campus II da Unoeste na noite dessa segunda-feira (9)
 

A analista do Judiciário Magda Mage esteve presente na palestra na noite dessa segunda-feira no campus II. De acordo com ela, que faz parte do quadro de funcionários do Cartório da 101ª Zona Eleitoral, em Presidente Prudente, conhecer um pouco mais sobre a desinformação e as fake news, principalmente em ano eleitoral, só agregará em seu trabalho. “É um tema muito em alta e tenho certeza que será muito útil para todo o público presente. Ter o presidente do TRE aqui e ter a oportunidade de ter acesso a ele, já que o evento foi aberto e gratuito, é realmente imperdível. Tenho certeza que esses acadêmicos da Unoeste também aproveitarão bastante todo o conhecimento dessa noite. Ainda na graduação ter a familiarização de um assunto tão atual é um privilégio”, finaliza.
 
Composição da Mesa
 
Além do desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior e do coordenador do curso de Direto da Unoeste Sérgio Ricardo Ronchi, compuseram a mesa principal do evento o juiz assessor da presidência do TRE-SP e diretor executivo da Ejep, José Welington; o advogado e chefe do Departamento Jurídico da Unoeste, Marcelo Farina de Medeiros; o juiz de Direito Silas Silva Santos; e o advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Presidente Prudente, Wesley Cardoso Cotini.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem