CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Infectologista explica diferenças entre testes da Covid-19

Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste realiza teste com diagnóstico mais eficaz e valor reduzido para a população


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Infectologista explica diferenças entre testes da Covid-19
Dentre os métodos indiretos, o mais eficaz e seguro é o teste sorológico realizado pela quimioluminescência

Com o objetivo de orientar a população interna e externa sobre os diferentes tipos de exames para o diagnóstico da Covid-19, o médico infectologista e docente do curso de Medicina Alexandre Portelinha explica através de um vídeo disponibilizado pelo canal da Unoeste no Youtube quais são as especificidades de cada teste. 

De acordo com Portelinha, o Brasil, como os demais países, possui métodos diretos e indiretos para a detecção da doença. “O método direto é considerado padrão ouro para o diagnóstico. Consiste na detecção do material genético do Sars-CoV-2. Esta metodologia é conhecida como RT-PCR ou popularmente conhecida como Swab. Este é o teste que deve ser realizado em pessoas que estão sintomáticas e preferencialmente entre o 3º e 7º dia de sintomas”, explica.

Já em relação aos métodos indiretos, possuem o objetivo de detectar a presença de anticorpos em pessoas que já foram expostas ao vírus. Dentre estes métodos, o mais eficaz e seguro é o teste sorológico realizado pela quimioluminescência. “Este tipo de teste tem a capacidade de detectar anticorpos de forma separada ou então na sua totalidade. Esses anticorpos são as frações IgA, IgM e IgG. Quando os três são detectados em sua totalidade, a sensibilidade do teste é aumentada porque qualquer anticorpo é pego, independente da fase em que o paciente se encontra”, salienta. 

Sobre o método indireto chamado de teste sorológico rápido, Portelinha argumenta que ele detecta frações separadas, porém, possuem alto índice de falso positivo e falso negativo. “Portanto, a recomendação dentre os testes sorológicos indiretos é que se faça através da metodologia de quimioluminescência, considerado o diagnóstico mais seguro”, diz.

Foto: Erika Foglia Portelinha: “A sensibilidade do teste pela quimioluminescência é aumentada porque qualquer anticorpo é pego”
Portelinha: “A sensibilidade do teste pela quimioluminescência é aumentada porque qualquer anticorpo é pego”

Descontos nos exames

O Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste tem realizado os exames para a Covid-19 com maior sensibilidade e diagnóstico mais eficaz, utilizando a metodologia de quimioluminescência. “O exame é feito por ensaio imunodiagnóstico sorológico para detecção de anticorpos totais da classe (IgA, IgM, IgG) por metodologia de quimioluminescência, com sensibilidade diferenciada, pois utiliza uma reação com a Proteína S1 (Spike) do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19)”, informa a coordenadora administrativa e responsável técnica pelo laboratório, Lígia Maria Delfino Caldeira. 

Para a comodidade e segurança dos pacientes, a equipe adotou o sistema Drive-Thru, com atendimento das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, não sendo necessário jejum. O resultado do exame é liberado em até 24 horas. O exame IgG custa R$ 100,00 e o IgG/IgM/IgA R$ 150,00.

O Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste fica no prolongamento da avenida Comendador Hiroshi Hioshio – via lateral do Hospital Regional (HR). Mais informações pelo (18) 3229-1283. 

Assista ao vídeo do Dr. Portelinha com a explicação dos tipos de testes:

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem