CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jornada da Ambiental destaca Inovação, Mercado e Carreira

Programação on-line discute perspectivas do futuro profissional do engenheiro ambiental


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Jornada da Ambiental destaca Inovação, Mercado e Carreira
Palestrante Luigi Longo conduziu a primeira palestra da jornada

Com o tema “Inovação, Mercado e Carreira”, a 7º Jornada Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste teve a sua abertura realizada na noite dessa quinta-feira (3). Totalmente on-line, o evento teve a programação composta por duas palestras e três minicursos com temas voltados a apresentar as vertentes da profissão, a fim de incentivar o aumento das perspectivas de carreira para o futuro profissional do aluno. 

A primeira palestra apresentada na iniciativa intitulada “Economia Circular, Formato de Cidades Inteligentes e Saneamento Básico” foi ministrada pelo o presidente do Instituto Cidades Inteligentes, Luigi Longo. Ele falou sobre a sua experiência profissional, a relação entre o sistema de economia circular e um novo formato de cidades inteligentes, alertando também sobre as questões voltadas ao saneamento básico. 

Para Luigi, a dignidade humana depende do básico e a sociedade é uma junção de todas as classes, sendo que, quando uma fica doente, a sociedade também fica. “A premência do saneamento básico é por ser um dos itens de maior geração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Já as cidades inteligentes são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para incentivar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Por fim, a economia circular é tudo aquilo que viabiliza que nós repensemos as engrenagens, exige que a gente repense modelos de pensamentos, execuções de tarefas”, explica o palestrante.

Para a professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unoeste, Dra. Leila Maria Sotocorno e Silva, a jornada é um momento de formação acadêmica que proporciona a discussão de assuntos que fazem parte do cotidiano. “O profissional dessa área está muito acostumado a enxergar o meio ambiente, as pessoas e o quanto a atitude individual provoca reações adversas ou benéficas ao meio. Acredito que nenhuma pessoa que não seja o engenheiro ambiental esteja tão preparado para contribuir com ações que ajudem a minimizar o impacto ambiental”, fala.

Ela ainda agradece aos professores e alunos que colaboraram para a realização das atividades propostas pela graduação da Unoeste. “Obrigada à todos que se fizeram presentes nesse evento. Na vida a gente veio para competir ou para cooperar com as pessoas. Acredito que escolhemos o caminho da cooperação”, encerra.

Programação 

Ontem também foi realizado o primeiro minicurso da jornada com o tema Mapeamento da Fragilidade Ambiental de Bacias Hidrográficas por SIG Descrição, apresentado pelo egresso do curso Dr. Lucas Prado Osco.  Nesta sexta-feira (5), a programação continua com os minicursos de Marketing Pessoal (Profissional Online/Offline) e LinkedIn (Construção de Carreira), conduzidos respectivamente por Cristiane Antunes Bilhão Creste e Mayra Ribeiro. Haverá também uma palestra com outro egresso do curso, o engenheiro ambiental Rodrigo Coladello de Oliveira que abordará o tema “Licenciamento Ambiental e as novas perspectivas do mercado de trabalho”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem