CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Live para professores da rede estadual tem boa repercussão

Pesquisadora vinculada à Unoeste, Dra. Camélia Murgo atende formação continuada do Programa Conviva-SP, que deverá voltar em breve


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Live para professores da rede estadual tem boa repercussão
Dra. Camélia Murgo, pesquisadora vinculada ao mestrado e doutorado em Educação da Unoeste, ministrou a palestra nessa segunda (14)

Mais de 4 mil professores da rede estadual de ensino atenderam ao chamamento do Centro de Mídias SP e participaram da live “Contribuição da Educação Positiva para a saúde mental dos educadores”. A realização ocorreu na tarde de segunda-feira (14), com a fala da Dra. Camélia Murgo, pesquisadora vinculada ao mestrado e doutorado em Educação da Unoeste. A mediação foi do secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha. O conteúdo foi tão bem aceito que um segundo encontro virtual está cogitado para acontecer em breve.

A abordagem teve como foco a prevenção do adoecimento e sofrimento psíquico dos professores em relação ao enfretamento da síndrome de Burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultado do trabalho que, geralmente, é desgastante. Utilizando de seus estudos e vivências no Brasil e em Portugal, a pesquisadora destacou as contribuições da Psicologia Positiva como prevenção e sua importância ao bem-estar subjetivo, dos afetos positivos, da felicidade e da resiliência.

No decorrer da live, as manifestações no chat foram sucessivas. Ao entrar na reta final da programação, com uma hora de duração, as reações foram de gratidão e de apelo para que outras temáticas dentro da Psicologia Positiva voltem a ser trabalhadas junto ao Centro de Mídias SP, meio pelo qual são feitas as formações do Programa Conviva-SP, implantado após a tragédia de Suzano (13 de maço de 2019) e com o objetivo de contribuir para um clima escolar positivo por meio de ambiente de aprendizagem colaborativo, solidário e acolhedor. 

O tema voltado para a saúde mental dos educadores foi avaliado por professores participantes como excelente, com elogios à palestrante e o apelo para que estivesse presente toda semana, já que ações de formação do Conviva-SP ocorrem toda segunda-feira. “Finalmente estão falando de nós. Temos dores também”, disse uma participante no chat. Outra fez o seguinte comentário: “Parece que está falando de mim. Amei a palestra”. 

O otimismo do trabalho planejado e com perspectiva de dar bons resultados, de acordo com Camélia, que é doutora em psicologia, ciência e profissão, ao abordar a psicologia sobre o aspecto virtuoso do profissional em potencializar o que ele tem de mais importante para oferecer. Logo nos primeiros momentos da live, Rocha disse que o secretário estadual da educação, Rossieli Soares da Silva, tem a ideia de contratar cerca de mil psicólogos para atuar junto à formação de professores. Iniciativa aplaudida pela pesquisadora, que destacou o psicólogo como figura central para trabalhar com formação humana.

O convite para Camélia surgiu de sua atuação no Educa Pontal, programa que a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema mantém em parceria com a Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp); Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, com a oferta de mestrado e doutorado; Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext); Pró-reitoria Acadêmica (Proacad); e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). 

O Educa Pontal tem a coordenação da Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos e está alinhado com o Conviva-SP, Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar. Foi nesta atuação que Camélia foi convidada pela gestora do Conviva-SP Michele Neponuceno, por intermédio do dirigente de ensino, professor Enio Magro e da coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria com sede em Mirante, professora Ivani Aparecida Souza Pereira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem