CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Técnico em Farmácia é opção para ingresso rápido no mercado

Com preço acessível e de curta duração, modalidade de ensino é alternativa para estudantes obterem o ensino de excelência da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Bianca Santos/ AI Hospital Regional Técnico em Farmácia é opção para ingresso rápido no mercado
“Após 1 mês de formado, fui promovido para trabalhar na Central de Abastecimento Farmacêutico do HR”, diz João Victor

“A pandemia da Covid-19 evidenciou a importância dos profissionais da área da saúde, entre eles, a do técnico em farmácia. Esse novo olhar refletiu no mercado de trabalho, onde a busca por essa mão-de-obra qualificada cresceu mais”, a afirmação é da coordenadora do curso técnico em Farmácia da Unoeste, Celi Cristina Calamita Quiroga.

Para aqueles que desejam aproveitar o bom momento da profissão, a universidade oferece uma formação diferenciada. A professora comenta que os alunos têm acesso a todos os espaços da instituição. “Eles podem utilizar ambientes que também são ferramentas de ensino da graduação como a Farmácia Escola [Unofarma] e o Laboratório de Habilidades e Simulação [LHabSim]”.

Os estudantes do técnico estão inseridos em outras importantes ações. “Eles são envolvidos em atividades de extensão como as Ligas e contam com um corpo docente qualificado. Além disso, estimulamos para que eles deem continuidade com a formação por meio do ingresso no ensino superior”.

Essa projeção positiva do mercado foi constatada pelo ex-aluno do técnico em Farmácia João Victor de Souza. Após um mês de formado, ele conquistou uma promoção interna no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente e passou a trabalhar na Central de Abastecimento Farmacêutico, também conhecida por Farmácia CAF. “Tudo começou quando eu fui contratado como aprendiz pelo hospital e passei a atuar na farmácia central. Essa experiência despertou o meu interesse pela área e, por isso, busquei me qualificar”.

Como não tinha condições de pagar uma faculdade, ele optou pelo técnico, que é mais acessível e de curta duração. Conta que após o término do contrato de aprendiz foi efetivado, mas transferido para o setor da lavanderia. “Não desanimei! Continuei a trabalhar para pagar os meus estudos na Unoeste, pois sabia que aquela qualificação seria importante”.

Após um mês de formado, João Victor foi promovido para a Farmácia CAF. “Passei por um processo de seleção interna e fui promovido. Hoje auxilio no armazenamento e na distribuição dos medicamentos para o hospital. Para mim, o técnico na universidade abriu muitas portas e me ajudou a conquistar esse emprego. Sou muito grato”.

Foto: Cedida Beatriz está no módulo 1 e já sabe o que deseja para o futuro: atuar na área de manipulação dos fármacos
Beatriz está no módulo 1 e já sabe o que deseja para o futuro: atuar na área de manipulação dos fármacos

Beatriz Grigoleto, 24, mora em Indiana e está no módulo 3 do técnico em Farmácia. “Há cinco anos eu fazia Biomedicina na Unoeste, mas no final do 2º termo fui diagnosticada com um tumor no ventrículo direito do meu cérebro e passei por dez cirurgias. Esses procedimentos deixaram sequelas: uma hemiparesia e a perda de memória recente”, conta.

A jovem relata que tentou retomar a graduação, mas não conseguiu. “A universidade atua com excelência em todas as modalidades de ensino, optei pelo técnico em Farmácia e estou conseguindo estudar de forma satisfatória”.

Sobre as expectativas pelo que vem pela frente, ela se mostra otimista. “Eu desejo um futuro cada vez melhor. Pretendo atuar na área de manipulação dos fármacos. Acredito que os avanços tecnológicos nesse segmento podem possibilitar grandes progressos à saúde brasileira”.

O técnico em Farmácia da Unoeste também é sinônimo de boas expectativas para Estella Maria Albertoni, 23. “Cada dia que passa o mercado de trabalho exige mais do empregado em questão de conhecimento e atitudes. Sempre enxerguei a necessidade de um curso específico, seja técnico ou graduação, mas também sei como é difícil não ter muito recurso financeiro e estar indecisa”. Relata que até o ano passado não tinha a certeza do que queria estudar. “Fiz muitas pesquisas e mesmo assim a dúvida permanecia. O técnico em Farmácia também veio como uma forma de conhecer uma área e ver se é o que eu realmente quero”.

Estudante do módulo 3, ela diz que o curso está sendo de grande utilidade. “Estou gostando muito mesmo com as aulas de forma remota. Eu tenho paixão pelo conhecimento, por estar sempre em contato com algo novo e obtendo informações. Por exemplo, os ensinamentos que tive na matéria de Biossegurança e Primeiros Socorros foram essenciais em um momento da minha vida: meu avô que faleceu em julho deste ano sofreu um acidente doméstico e utilizei o embasamento dessa disciplina para tentar ajudá-lo”.

Estella declara também que nessa pandemia existem muitas notícias falsas sobre o que é bom ou não para combater o vírus da Covid-19. “Aqui em casa não foi diferente, minha avó iria começar a se automedicar com medicamento suspeito. Como eu estava estudando alguns assuntos relacionados, consegui orientá-la e impedir esse uso. Enfim, são coisas que normalmente não damos uma atenção e que hoje em dia, graças ao curso, eu tenho conhecimento para ajudar e auxiliar o próximo”.

A aluna já faz planos para um futuro próximo. “O técnico em Farmácia da Unoeste é mais do que a aquisição de conhecimento, é um meio de socialização e ampliação da minha rede de contato. O mais importante também é conseguir um estágio na área que eu penso em seguir carreira. Se for efetivada ou conseguir um emprego na área, pretendo também pagar a graduação”, conclui.

Saiba Mais

Se é uma inserção rápida no mercado que você procura, o técnico em Farmácia é uma excelente opção. Com a duração de apenas 2 anos, é possível obter uma formação de excelência na melhor universidade particular do oeste paulista.

As matrículas para essa modalidade de ensino estão abertas e ainda tem promoção! Indique amigos e ganhe até 40% de desconto na mensalidade em qualquer curso técnico da Unoeste (são 10% de desconto por amigo indicado e matriculado com limite de 4 indicações por pessoa). Clique aqui para saber mais!

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem