CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote Sustentável arrecada alimentos para entidade de Jaú

Em ação solidária, estudantes da Medicina Unoeste doam aproximadamente uma tonelada de alimentos para o Associação Hospitalar Thereza Perlatti


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Thais Gonçalves Trote Sustentável arrecada alimentos para entidade de Jaú
Professores José e Rafaela com as alunas Camila e Maitê, durante entrega dos alimentos aos representantes do Hospital, Ana Caroline, Gustavo e Sidney

Como forma de combater os trotes violentos, a Unoeste Jaú mantém o acolhimento humanizado e estimula ações sociais com o Trote Sustentável. Implantado desde 2018, o projeto ocorre a cada início de semestre letivo. No de agora, além dos calouros, participaram também os veteranos do curso de Medicina, por meio de uma gincana entre os termos. Em uma das ações solidárias estava a arrecadação de alimentos não perecíveis. Juntos, os estudantes conseguiram aproximadamente uma tonelada de alimentos (838 kg). 

Na manhã desta terça-feira (19), os itens foram entregues para os representantes da entidade assistencial de Jaú: Associação Hospitalar Thereza Perlatti, que presta atendimento multidisciplinar especializado e humanizado aos portadores de transtornos mentais, síndromes neurológicas e geriátricas, visando o restabelecimento biopsicossocial e a garantia de seus direitos.

De acordo com o diretor vice-presidente da Associação, Gustavo Henrique Dantas de Miranda, a iniciativa do Trote Sustentável da Unoeste é fantástica, tanto para os alunos que são estimulados na questão da solidariedade, como também para as entidades beneficiadas. “Sem dúvidas, essa doação vai ajudar muito o Hospital, que está passando por uma reestruturação e vem buscando esse tipo de parceria com as iniciativas privadas, em especial com a Unoeste, que está conosco desde quando iniciou as atividades na cidade”.

Gustavo acrescenta que a universidade cumpre com o seu papel social junto à entidade e tem ajudado em muitos aspectos, inclusive na área médica. “Nós temos vários projetos de parceria com a Unoeste que vão muito além do Trote Sustentável, mas evidentemente essa ação é de extrema importância para o Hospital, principalmente nesse momento, que necessitamos tanto desse apoio. Saber que os alunos se mobilizaram para isso é melhor ainda, os nossos laços se estreitam cada vez mais”, afirma. 

O coordenador do curso de Medicina, Dr. José Oliveira Filho, destaca que o propósito das ações é integrar os novos alunos com toda a comunidade acadêmica de forma sustentável, sem impor nenhum tipo de humilhação e constrangimento e ainda contribuir com o meio ambiente e a sociedade. “A arrecadação de alimentos aconteceu como uma das ações dessa edição do Trote Sustentável e que, desta vez, direcionamos para o Hospital Tereza Perlatti. Os estudantes, ao ficarem sabendo da necessidade do Hospital, empenharam-se ainda mais nas arrecadações, resultando neste excelente resultado", relata.

Dr. José é só elogios aos acadêmicos que abraçaram o projeto e se empenharam no propósito de contribuir com a sociedade e o meio ambiente. "Parabenizo e agradeço a turma 6, que neste semestre está cursando o 2º termo do curso, pela vitória na Gincana do Trote Sustentável, pela dedicação ao projeto e pela responsabilidade social e ambiental, além do belo exemplo que estão dando".

Para as estudantes e representantes da turma do 2º termo da Medicina Jaú, Camila Pereira Schiavo, 23, e Maitê Bughi Paredes, 28, participar do trote se tornou uma forma divertida e muito gratificante de ajudar o próximo e contribuir de alguma forma com a sociedade. “Nossa turma nem é mais caloura, mas como nós gostamos tanto de fazer parte da ação no semestre passado e vimos a importância do projeto, nos engajamos neste semestre também, que foi aberto para todos os termos, onde felizmente nossa turma foi a campeã em arrecadação. Com certeza, é uma grande alegria saber que nossa contribuição fará a diferença para muitas pessoas”, finalizam.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem