CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Congresso gera documento inédito de oftalmologia veterinária

Elaboração tem a ajuda de pesquisadora vinculada à Unoeste, orientadora de pôster premiado no mesmo evento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Congresso gera documento inédito de oftalmologia veterinária
Dra. Silvia ao apresentar o pôster premiado pelo congresso

Documento inédito gerado pelo Colégio Brasileiro de Oftalmologistas Veterinários (CBOV), como espécie de guia para orientar os médicos veterinários de todo país, tem a participação da pesquisadora vinculada à Unoeste, Dra. Silvia Maria Caldeira Franco de Andrade. Entre seis autores, sua contribuição é sobre farmacologia e terapêutica de antibióticos, prestada em palestra no 17º Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária, realizado em Foz do Iguaçu (PR) e com a participação de 300 profissionais. Evento em que a apresentação de trabalho científico produzido na Unoeste, em forma de pôster, foi premiado em 1º lugar.

Realizado pelo CBOV de 17 a 19 deste mês, o congresso reuniu importantes parceiros e entre os apoiadores esteve o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A programação constou de palestras, debates, apresentações de trabalhos e feira de produtos da oftalmologia veterinária. A comissão organizadora envolveu pesquisadores de universidades públicas estaduais e federais do Paraná, São Paulo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Foram 16 palestrantes, incluindo cinco pesquisadores de instituições de ensino superior internacionais, da Escócia e dos Estados Unidos. A Dra. Silvia fez parte desse seleto grupo.

Pela primeira vez em gatos 

A palestra da pesquisadora que atua no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal e na graduação em Medicina Veterinária da Unoeste foi sobre a disponibilidade de antibióticos no tratamento de úlceras de córnea. Também apresentou o pôster do estudo científico que pela primeira vez testou os principais tonômetros em gatos, produzido durante o doutorado da médica veterinária Cláudia Lizandra Ricci. Conforme o resumo de artigo que envolveu outros participantes, a tonometria é um exame importante para medir a pressão intraocular (PIO), que pode detectar doenças oculares como glaucoma e uveíte. 

Ainda conforme o resumo, o objetivo foi comparar a precisão de quatro tonômetros com diferentes metodologias de medição da pressão intraocular (PIO): Tonovet e Tonovet Plus (rebote), Tono-Pen Avia Vet (aplanação) e Kowa HA-2 (Aplanação de Goldmann).  “Nosso estudo é inédito na espécie felina e foi um desafio em relação ao ‘recrutamento’ de animais para a participação. Visto que o número de gatos atendidos ainda é bem menor em relação aos atendimentos de cães na Clínica Médica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário da Unoeste”, conta Cláudia Lizandra que defendeu a sua tese em outubro.

Premiada com lupa cirúrgica

Diz ainda que para atingir o tamanho amostral foram realizadas campanhas nas redes sociais, para o diagnóstico de doenças oculares gratuitos em gatos. A pesquisa foi realizada durante dois anos de análise e comparação da tonometria com quatro diferentes tonômetros; uma importante ferramenta para o diagnóstico de doenças que podem levar à cegueira. “Fiquei muito feliz pela nossa pesquisa ter conquistado o 1º lugar no maior congresso de oftalmologia veterinária do país e espero que esta contribua para o diagnóstico de doenças oftálmicas em gatos por clínicos e oftalmologistas veterinários”, estima.

A Dra. Cláudia Lizandra é natural de Presidente Prudente e concluiu a graduação em Medicina Veterinária em 2011, o mestrado em Ciência Animal em 2015 e o doutorado no mesmo programa agora em 2021; todos na Unoeste. A especialização em Oftalmologia Veterinária foi na Anclivepa-SP, em 2019. Atualmente, além de trabalhar com clínica e cirurgia de cães e gatos, estuda na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), no 2º ano. Seu prêmio do Congresso, no qual esteve representada pela Dra. Silvia, foi uma lupa cirúrgica.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem