CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadora é indicada ao ‘Oscar’ da Medicina Veterinária

A exemplo da indicação, votação é exclusiva para médicos veterinários e vencedor deverá ser anunciado em maio


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Pesquisadora é indicada ao ‘Oscar’ da Medicina Veterinária
Professora doutora Silvia Franco Andrade concorre ao prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2020

 

Dentre os 18 renomados médicos veterinários indicados por colegas de todo Brasil para o Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2020, o “Oscar” dos profissionais deste segmento, está a professora pesquisadora com 32 anos de vínculo com a Unoeste, Dra. Silvia Franco Andrade. A votação on-line irá até o fim de março. Podem votar profissionais devidamente cadastrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado. O resultado será conhecido na abertura do 41º Congresso Brasileiro da Anclivepa (Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) previsto para o período de 12 a 14 de maio deste ano em Maceió (AL) e quando será entregue o prêmio.

A concessão da honraria de melhor médico veterinário do ano foi instituída em 2012 pela Vetnil Indústria e Comércio de Produtos Veterinários, que tem 27 anos de atuação no Brasil e exportação para mais de 15 países de diferentes continentes, em parceria com a Anclivepa, associação que tem mais de 60 anos; criada em 1957 no Rio de Janeiro.  A indicação para o prêmio leva em consideração que o médico veterinário seja atuante ou já tenha atuado em clínica médica de pequenos animais, que não tenha nada que desabone a sua conduta, e que seus serviços sejam relevantes para o engrandecimento da profissão.

Além de estar devidamente cadastrado no CRMV, outro requisito é o de atuar ou que tenha atuado na difusão de seus conhecimentos aos colegas de profissão. Silvia preenche todas essas condições. Leciona no curso de Medicina Veterinária da Unoeste desde o seu início há mais de 30 anos; é responsável pelo atendimento oftalmológico do setor da Clínica Médica de Pequenos Animais junto ao Hospital Veterinário; é professora orientadora de mestrado em Ciência Animal, no programa mantido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; é autora de livros e de ampla produção de artigos publicados em periódicos científicos do Brasil e exterior.

Elogiada pelo ‘papa”

Foto: Cedida Dra. Silvia Franco Andrade: produção e difusão de conhecimento no Brasil e no exterior
Dra. Silvia Franco Andrade: produção e difusão de conhecimento no Brasil e no exterior

Médica veterinária pela Universidade de Alfenas (Unifenas), Silvia fez duas especializações, sendo a de oftalmologia veterinária pela Anclivepa-SP e a de clínica médica de pequenos animais pela Unoeste. Fez mestrado e doutorado pela Unesp em Botucatu, e pós-doutorado pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp).  Dentre suas incursões pelo exterior teve produção científica, sobre validação de metodologia para mensuração de pressão intraocular em cães, apresentada em evento nos Estados Unidos e elogiada pelo “papa” da oftalmologia, o professor emérito da Universidade da Flórida, PhD Kirk Gelatt.

A indicação de Silvia para o “Oscar” da medicina veterinária brasileira é recebida com satisfação na comunidade acadêmica da Unoeste. Especialmente por ser professora e pesquisadora atuante e detentora de profundo conhecimento, mas sempre disposta a aprender mais e compartilhar seu aprendizado com alunos da graduação e pós-graduação, além dos seus colegas de profissão dentro e fora da instituição. A Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira que foi sua aluna e hoje é sua colega no curso de Medicina Veterinária, do qual é coordenadora, e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, comenta que Silvia se tornou referência como especialista em oftalmologia veterinária.

Mobilização para votar 

Para Rosa, a professora Silvia eleva o nome da Unoeste e tem grande apreço por parte dos colegas e alunos. Há toda uma mobilização e apelo para que os médicos veterinários de Presidente Prudente e região votem nela, além dos egressos da graduação e pós-graduação espalhados por todo Brasil. Silvia concorre ao prêmio com os demais indicados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás e Distrito Federal; dos quais nove deles apontaram atuações em ensino, pesquisa e extensão. Destes, Silvia é a única com atuação em instituição de ensino superior particular. Os demais são de universidades federais e estaduais.

São situações que reafirmam a condição de a Unoeste ser referência na graduação em Medicina Veterinária, cujo curso tem a direção da médica veterinária Glaucia Prada Kanashiro; e na pós-graduação stricto sensu em Ciência Animal, coordenada pelo Dr. Anthony César de Souza Castilho. No painel de votação do Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2020 os nomes dos candidatos estão disponibilizados por ordem alfabética, de tal forma que a Dra. Silvia Franco Andrade é a última da lista. 

Serviço - Para votar, acesse este link

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem