CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Unoeste inscrevem iniciativa em concurso nacional

Projeto Pense no Coletivo reúne diversas iniciativas promovida pelos alunos da Faculdade de Medicina de Guarujá


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriel Marques Alunos da Unoeste inscrevem iniciativa em concurso nacional
Games, podcasts e muita informação sobre a Covid-19 você encontra no site Pense no Coletivo desenvolvido pelos alunos da Medicina Unoeste

O curso de Medicina da Unoeste de Guarujá desenvolveu o projeto “Pense no Coletivo que traz diversas iniciativas acadêmicas com o foco no combate à pandemia da Covid-19. Isso inclui desde campanhas feitas através do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) até jogos e podcasts desenvolvidos pelas ligas acadêmicas. Todas as ações estão reunidas em um site que foi criado especialmente para o projeto. Inclusive, essa ideia foi inscrita no 1º Concurso Nacional de Projetos Digitais na categoria “Educação e orientação para população e profissionais de saúde”. 

O 1º Concurso Nacional de Projetos Digitais: Uso da Tecnologia na Luta Contra a Covid-19 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), que visa incentivar a inovação na sociedade por meio de projetos digitais dedicados à pandemia de covid-19. Além da participação do Diretório Acadêmico “Agripino de Oliveira Lima Filho”, nove ligas acadêmicas da Faculdade de Medicina de Guarujá também estão desenvolvendo conteúdos informativos relacionados aos temas de abrangência do grupo de alunos.

Na página eletrônico do Pense no Coletivo também tem jogos educativos que foram criados pelos acadêmicos, onde a população pode acessar e se divertir, enquanto aprende informações importantes sobre o novo coronavírus. Além disso, os conteúdos podem ser compartilhados nas redes sociais com a hashtag #PenseNoColetivoUnoeste. O site conta ainda com podcasts, em que os alunos abordam e discutem sobre a pandemia, alertando a comunidade com informações importantes. Desde o início da pandemia, esse projeto já acontecia por meio de várias iniciativas como a distribuição de panfletos, o concurso sobre o uso de máscaras e a campanha da importância da vacinação.

O acadêmico Lucas de Faro Braghetta Soares destacou a importância em atingir o maior número possível de pessoas com o projeto. “Como aluno de Medicina e principalmente como cidadão, tenho tido uma oportunidade incrível de ajudar quem precisa nesse momento tão difícil que enfrentamos. E representar a Unoeste neste concurso é um grande orgulho, promovendo saúde, informação e solidariedade”, aponta. 

A presidente do diretório acadêmico, Paola Rodrigues Figueiredo Anastácio, ressaltou a importância da informação no combate à pandemia da Covid-19. “O projeto contribui para que a população tenha acesso à informações atualizadas e corretas sobre o novo coronavírus, por meio de uma linguagem acessível e, consequentemente, desmistificando as fake news sobre o tema. Acredito que essa pandemia será vencida com a ciência e muita informação”, conta.

Para o docente Everton Lopes Rodrigues, a pandemia alterou a dinâmica e a rotina de aprendizagem dos alunos e a relação deles com a comunidade. “Fomentados pelos projetos de extensão, os alunos passaram a usar ainda mais os meios digitais, como uma tentativa de se manter ativo e atualizado sobre assuntos acadêmicos, mitigando assim as possíveis perdas”, relata.

Faça a sua parte colaborando com o projeto!

O Projeto Pense no Coletivo vai além do mundo virtual. Sob a bandeira da iniciativa, o diretório acadêmico também está arrecadando alimentos para a população em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia. As doações podem ser feitas até o dia 28 deste mês. Foram disponibilizados pontos de coleta no campus de Guarujá da Unoeste, em Vicente de Carvalho e em Santos.

O campus da Unoeste Guarujá está localizado à rua Quinto Bertoldi, 40 - Vila Maia. Já em Santos as doações podem ser entregues na avenida Vicente de Carvalho, 26, Apartamento 1402 – Boqueirão. Em Vicente de Carvalho o ponto de coleta encontra-se na rua Iporanga, 184 – Sítio Paecara. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem