CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa com planta medicinal obtém bolsa auxílio da Fapesp

A intenção é potencializar a produção de óleo essencial da erva-baleeira, usado em pomada anti-inflamatória


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Pesquisa com planta medicinal obtém bolsa auxílio da Fapesp
Dra. Ana Cláudia e a orientanda Elisa: experimento em ambiente controlado, em casa de vegetação

 

Otimizar a produção de óleo essencial da planta medicinal Varronia curassavica, conhecida como erva-baleeira por ser nativa da mata atlântica, é o objetivo de pesquisa em desenvolvimento no Centro de Estudos em Ecofisiologia Vegetal do Oeste Paulista (Cevop), no campus 2 da Unoeste. Estão sendo testadas substâncias para potencializar o crescimento da planta e a consequente produção de óleo essencial, um composto ativo de ação anti-inflamatória. A importância do estudo é reconhecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) mediante a concessão de bolsa.

A pesquisadora Dra. Ana Cláudia Pacheco conta que as substâncias utilizadas são produtos biológicos. Portanto, elicitores obtidos a partir de plantas naturais que têm ação sobre o crescimento da planta e produção de óleo essencial utilizado pela indústria farmacêutica, com o qual o Aché Laboratórios produziu o primeiro medicamento 100% brasileiro, com o nome comercial Acheflan. O anti-inflamatório foi desenvolvido pela Universidade de Campinas (Unicamp), a partir do princípio ativo descoberto em 2001 no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA).

O medicamento é indicado para o tratamento de processos inflamatórios de músculos e tendões. O estudo na Unoeste acontece na linha de pesquisa manejo de plantas medicinais, junto ao Cevop que é vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e atende a produção científica do Programa de Pós-gradução Stricto Sensu em Agronomia, com oferta de mestrado e doutorado, e que abriga projetos de iniciação científica da graduação na mesma área.

A pesquisa com a erva-baleeira, orientada pela Dra. Ana, é realizada pela estudante da graduação Elisa Patrícia Ramos de Melo, moradora de Sandovalina, na região do Pontal do Paranapanema. Em estágio no Cevop desde agosto do ano passado, a estudante bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni) iniciou em março deste ano o experimento em casa de vegetação, antes mesmo de obter a bolsa auxílio. A proposta é gerar informações para produtores de plantas medicinais sobre os tipos de compostos (substâncias), número de pulverizações e dose para obter a otimização da produção.

Serviço – O mestrado e o doutorado em Agronomia possuem nota 4 atribuída pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação.  A graduação em Agronomia tem conceito 4 do MEC, está entre os cinco melhores no último Ranking Universitário Folha (RUF) e possui 4 estrelas no Guia da Faculdade 2020, do jornal O Estado de S. Paulo. As inscrições para o vestibular de meio do ano já estão abertas neste link.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem