CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Colóquio trabalha as relações durante projetos de pesquisas

Evento do programa com mestrado e doutorado em Educação é aberto com gratidão à pesquisadora Zizi Trevizan


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Colóquio trabalha as relações durante projetos de pesquisas
Abertura do Colóquio de Pesquisa do programa que oferece mestrado e doutorado em Educação

A abertura do Colóquio de Pesquisa 2022 do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Unoeste, ocorre com dupla finalidade: a de oferecer subsídios à relação entre orientados e orientadores no mestrado e doutorado; e a de reconhecer o mérito da trajetória da pesquisadora Dra. Zizi Trevizan que contribui na obtenção de excelência do programa ao alcançar nota cinco em avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Iniciado na quarta-feira (5) e com término nesta quinta-feira (6), o colóquio foi aberto com palestra da Dra. Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez que discorreu sobre o seguinte tema: As relações intertextuais e interpessoais nos processos de interações entre orientandos e orientadores. Além de sua atuação como professora no ensino básico, no superior foi docente pesquisadora e extencionista na Unesp em Assis e na Unoeste em Presidente Prudente, onde ocupou os cargos de pró-reitora de pesquisa e pró-reitora de extensão e ação comunitária.

“A professora Zizi fez parte de [praticamente] toda história do programa, desde a sua origem. Então, foi convidada de forma simbólica como homenagem do corpo docente e da coordenação, tendo em vista a sua contribuição inenarrável para que o programa pudesse chegar ao conceito de excelência”, diz a vice-coordenadora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento Santos.

Expressiva contribuição

“A palestra proferida pela Dra. Zizi favoreceu a reflexão sobre o percurso da carreira de um pesquisador. Com uma fala sensível e alicerçada em robustos referenciais teóricos, apontou os desafios e os encantos da carreira acadêmica. As relações interpessoais nessa trajetória foram destacadas. A palestra contribui grandemente para o processo formativo de mestrandos e doutorandos que puderam aprofundar seus conhecimentos teóricos e também despertarem para a relevância do papel ímpar da pesquisa no desenvolvimento da área da educação no Brasil”, afirma a coordenadora do programa Dra. Camélia Santina Murgo e dos demais professores pesquisadores.

Em sua fala, a Dra. Zizi discorreu sobre os dilemas éticos das relações entre orientadores e orientados, que se constituem a partir do momento em que cada projeto de pesquisa começa a ser trabalhado, seja no mestrado ou no doutorado. O colóquio é vinculado à disciplina Seminário de Pesquisa II e envolve os alunos que passaram pela imersão no I, quando reorganizaram e aprimoraram os projetos que apresentaram nos processos de seleção. Agora, neste segundo momento ocorre a submissão para validação perante pré-bancas. 

O fechamento do colóquio, no final dos dois dias, ocorre com o Encontro de Egressos, sendo convidados os que seguiram carreira acadêmica e que têm boas experiências para compartilhar. As convidadas deste ano são as doutorandas Tatiane Oliveira Santos Nascimento e Carmem Silvia Lima Fluminhan, cujo encontro tem a mediação da pós-doutoranda Raquel Tiemi Massuda Mareco. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem