CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Comepp aborda importância do médico junto à comunidade

Congresso Médico Estudantil da Unoeste reúne alunos, professores e profissionais da área para refletir sobre o papel do médico na ciência, saúde e comunidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Comepp aborda importância do médico junto à comunidade
Abertura da 30ª edição do Comepp da Unoeste

Organizado pelo Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste, o Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (Comepp) foi aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (5), em solenidade realizada no Teatro César Cava, campus 1 da universidade. Com o tema “Ser médico: o desafio de integrar ciência, saúde e comunidade”, a edição deste ano aborda a atuação do médico nesses diversos âmbitos, e a importância da formação para um olhar clínico diferenciado. Na noite de abertura, as primeiras palestras foram proferidas por dois convidados de renome: o médico cardiologista Guilherme Neif Vieira Musse e o cirurgião plástico Dênis Calazans.

Dr. Guilherme abriu o evento abordando o tema principal. Em sua fala, ele destacou a missão que o médico tem na sociedade. “É importante pensarmos que como doutrinadores da saúde, nós a levamos para a população. Falar para essa nova geração [futuros médicos] é transmitir consciência para que também desempenhem seu papel na sociedade da melhor maneira”, frisou. O cardiologista que é professor e coordenador da Escola de Aperfeiçoamento Médico Dr. Neif Musse também ficou surpreso em conhecer a universidade. “Quando fui convidado e vi que nas redes sociais teve um monte de comentários sobre a minha participação no evento, fiquei impressionado. E quando cheguei aqui ainda mais pela quantidade de alunos e tamanho da instituição”.

No segundo momento da noite, Dr. Dênis Calazans discutiu questões acerca do futuro da medicina. “Falar para jovens estudantes, jovens futuros médicos a respeito do cenário que os aguarda no futuro é essencial. Acredito que hoje o grande desafio das faculdades de medicina é justamente formar médicos para enfrentarem um cenário futuro, totalmente diverso do que estamos preparando no atual momento. Essa é a logística por que a medicina avançou mais nos últimos 50 anos do que em toda a história da humanidade. Então é muito oportuno que a gente aborde a visão um pouco mais filosófica e não técnica a respeito do que estamos vivendo hoje e o que nos aguarda no futuro”.

Composição

Antes das palestras, também houve a solenidade de abertura do Comepp. E entre as autoridades que compuseram a mesa principal, o diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, falou da importância do Congresso Médico Estudantil. “Essa noite me traz o sentimento de muita felicidade. Quando entrei no teatro e vi ele lotado, meu coração se encheu de alegria. Quero agradecer a todos pela participação e dizer que espero que aproveitem ao máximo toda a programação e as palestras com a presença de ótimos profissionais que podem acrescentar muito na vida acadêmica e pessoal de cada um”, sugeriu, elogiando a organização do evento pelo empenho na realização do evento. 

Os pró-reitores Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, e de Pesquisa, Pós e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, destacaram a qualidade do evento para a instituição. “O Comepp tem pontos muitos positivos. É o próprio aluno que realiza o evento e isso dá uma experiência de networking, desenvolvimento e organização. Faz ele refletir sobre temas relevantes para a carreira de forma geral e não só com os temas da área específica”, lembrou Creste, enaltecendo ainda o número de participantes inscritos, bem como a qualidade dos temas abordados e o know-how dos palestrantes. 

Dr. Adilson chancelou as palavras do Dr. Creste e acrescentou que “a 30ª edição do Comepp é de longe muito bem organizada, reunindo ótimos trabalhos científicos”. “O tema é pertinente com a realidade e aborda ciência, saúde e comunidade. Discutir o impacto que causamos na comunidade é fundamental, dado o valor que geramos na comunidade pelo nosso serviço. É perceptível que a cada ano o Comepp se supera e com essa edição será da mesma maneira”.

Foto: João Paulo Barbosa Mesa principal do evento na noite de quarta-feira (5)
Mesa principal do evento na noite de quarta-feira (5)

Em sua fala, a presidente do Diretório Acadêmico e aluna do 8º termo do curso, Mariana Moraes Barbosa, buscou agradecer a participação e a colaboração de toda equipe organizadora. “Começamos com muita antecedência a organização do Comepp 2022. Essa é a primeira edição presencial depois da pandemia e em 30 anos de evento, o momento representa uma comemoração de tudo que passamos. Nossa equipe conta com 50 pessoas, além de todo apoio da universidade. O Comepp é um congresso inteiramente feito por alunos da Medicina Unoeste para alunos do curso”.

O coordenador do Internato Médico da Unoeste, Dr. Fernando Mourão Valejo, relembrou edições anteriores e enfatizou a grandiosidade do evento. “Sem menosprezar o que foi feito antes, hoje a gente olha e vê o que foi regado lá no passado, cresceu com força. Hoje os membros do diretório acadêmico, a organização e os palestrantes não estão apenas oferecendo aulas aos participantes, mas sim contribuindo com a qualidade da formação dos alunos no crescimento, na capacidade organizacional e administrativa de todos”. 

Professores Preceptores 

Para os professores preceptores do evento, Dr. Crystian Bittencourt, Dr. Rafael de Sá e Dra. Mariana Semedo Bibanco, o congresso é essencial para discutir e adquirir conhecimentos. “É bonito de ver esse teatro cheio de gente, emocionante. Isso só é possível por causa de uma reitoria, de uma coordenação de Medicina presente, e de um diretório acadêmico forte igual ao nosso. O comepp é de impressionar pela organização, pelos conselheiros, por tudo. Agradeço o empenho de todos”, disse Dr. Crystian.

Para o Dr. Rafael, o tempo passa rápido demais e é preciso aproveitar todas as oportunidades. “A medicina evoluí muito rápido, então é importante que a gente aproveite esse momento para aprimorar os conhecimentos e adquirir novas experiências”. Já Dr. Mariana fez questão de relembrar sua participação no evento enquanto aluna, e destacou a importância do médico pensar para além de sua especialidade. “Como professora falo para vocês buscarem conhecimentos e oportunidades, para assim conquistarem o sucesso. Para chegar ao topo só depende de vocês [acadêmicos de Medicina]. E tenho certeza que todos irão conseguir almejar o que sonham”, motivou ela. 

Programação

A 30ª edição do Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente segue até a próxima sexta-feira (7) com atividades que incluem workshops e simpósios presenciais e on-line. O encerramento está previsto para a noite de sexta-feira (7), também no Teatro César Cava. A primeira palestra da noite será com a médica psiquiatra e psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, Dra. Iara Czeresnia. No segundo momento, o evento contará com a presença da médica ginecologista, apresentadora da GNT e digital influencer, Marcela Olmedo Mc Gowan, ex-aluna da universidade. Confira a programação completa neste link

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem