CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

TV Evangelizar transmitirá documentário Estrela da Manhã

Trabalho realizado na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste será exibido em quatro episódios


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida TV Evangelizar transmitirá documentário Estrela da Manhã
Produção do documentário Estrela da Manhã

Documentário realizado na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste será exibido pela TV Evangelizar. A rede de televisão brasileira pertence à Associação Evangelizar é Preciso, mantida pelo Padre Reginaldo Manzotti, com sede em Curitiba (PR). O trabalho realizado pelos jornalistas Marco Vinicius Ropelli, João Lucas Martins, Vinícius Coimbra, Letícia Petile e Victória Domingos conta a trajetória do Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura, que dedicou-se ao catolicismo. Intitulado “Estrela da Manhã” devido à devoção do sacerdote por Nossa Senhora Estrela da Manhã, padroeira do Japão, o documentário será transmitido em quatro episódios aos sábados, a partir do próximo dia 21, às 20h30. 

Para Marco, ex-aluno da universidade, a experiência foi engrandecedora. “É impossível você passar por um ano e meio de pré-produção, produção e pós-produção sem que você reveja seus paradigmas e aprenda muita coisa com outras pessoas e, às vezes, consigo mesmo”, afirma. Para ele que desempenhou as funções de roteirista, diretor e editor do trabalho não se faz um documentário pensando que se encerre no dia da exibição. “Foi muito interessante a surpresa que aconteceu, é muito bom manter-se na posição de relevância, já que as metas são sempre altas”. 

Um dos documentaristas, Vinícius Coimbra, que atuou como repórter, conta que, assim como todo o grupo, está muito feliz com a conquista e com a proporção que o trabalho tomou em seis meses de lançamento. Ele relembra que, durante todo o processo, foi necessário a dedicação máxima de cada envolvido para que desse certo, afinal, desde as imagens à trilha sonora, toda produção é autoral. Para ele, não houve momento fácil. “Parece clichê, mas é verdade. Desde a parte teórica, antes de partirmos para a prática, demandou muito esforço”. Porém, destaca que a sensação de alívio e orgulho ao ver tudo pronto e levar o nome da universidade supera qualquer dificuldade que tiveram durante o processo.

TV Evangelizar

A rede de televisão está presente em 19 capitais de estados e em mais de 1.300 municípios em canal aberto e/ou a cabo. Com mais de 16 milhões de visualizações na TV e Rádio, conta também com 1.600.000 downloads do aplicativo pelo mundo, além de mais de 5 milhões de pessoas que acompanham pelas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube.

Foto: Cedida Jornalistas e ex-alunos da universidade com a orientadora do documentário
Jornalistas e ex-alunos da universidade com a orientadora do documentário

Cida Bacaycôa, coordenadora de jornalismo da TV Evangelizar conta que ficou sabendo do documentário por meio de uma publicação nas redes sociais da Diocese de Presidente Prudente. “Nossa TV possui princípios cristão, educacional e cultural, sempre estamos pesquisando materiais que levem uma mensagem de exemplo relevante, de uma pessoa, de um coletivo que traga uma mensagem construtiva para sociedade. O documentário 'Estrela da Manhã' conta a história de um homem que mudou a vida das pessoas por onde caminhou, levando a mensagem de Jesus Cristo”, explica

Ainda para Cida, o objetivo da TV é levar uma mensagem de altruísmo, de igualdade e caridade. Contar a história do Monsenhor Nakamura traz elementos de persistência, fé, de união. “Sabemos que há uma identificação com nosso público. Portanto, agradecemos demais a Unoeste, ao cineasta diretor e toda a equipe do documentário pelo trabalho primoroso, feito com cuidado e respeito”, conclui a jornalista.

Documentário

Com mais de 600 gigabytes de conteúdo (22 horas de gravação bruta) e 21 entrevistas, o trabalho contou com muita dedicação, tempo e responsabilidade. A professora e orientadora do trabalho, Dra. Thaisa Bacco, destaca que o maior desafio foi o período de pós-produção. “Como a pesquisa foi muito bem realizada, coletamos muitas informações, arquivos e excelentes entrevistas. Organizar tudo isso e cuidar da estética da pós-produção num tempo curto foi bem difícil, mas a ver os orientandos saírem do curso de Jornalismo com um filme pronto para exibir numa emissora tão conceituada é um orgulho para mim”, relata.

Além da transmissão pela emissora religiosa, o documentário "Estrela da Manhã" está inscrito em vários concursos e é finalista do 28º Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação), organizado pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) da região Sudeste. O próximo passo para o grupo será legendar o material para ser exibido em outros países, e de acordo com a professora já foi sugerido a tradução para o japonês e italiano.

Serviço

A exibição do documentário será em quatro episódios à partir das 20h30, nos dias 21 e 28 de maio e 04 e 11 de junho. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem