CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rally dos Sertões deixa legado de provável parceria em saúde

Entendimentos iniciais são mantidos entre Unoeste e SAS Brasil para ações no rally e serviços de telemedicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Rally dos Sertões deixa legado de provável parceria em saúde
Etapa final dos atendimentos, com o profissional médico oftalmologista

Nos 10 anos de expedições da SAS Brasil levando serviços de saúde para cidades onde passa o Rally dos Sertões, foram poucas vezes que teve o suporte da extensão universitária como ocorreu agora em Presidente Prudente com a Unoeste. Fato que motivou entendimentos preliminares com a idealizadora, co-fundadora e diretora executiva da startup Saúde e Alegria nos Sertões (SAS), a médica Dra. Adriana Mallet, para estabelecer parceria em ações presenciais futuras no próprio rally e serviços de telemedicina.

Por meio de parceira com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e juntamente com a Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp), além do apoio nos dois dias de serviços de saúde, sábado (27) e domingo (28), a universidade levou para o Centro Cultural Matarazzo o Programa Unoeste Transforma que tem um rico histórico regional de atuação na mesma área de atenção comunitária. O atendimento pelo programa foi no sábado, das 8h às 12h.

Pelo Unoeste Transforma foram prestados serviços de prevenção à saúde, bem-estar e atividades lúdicas para crianças, com a atuação de estudantes orientados e acompanhados por professores dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Pedagogia presencial e a distância. Em duas carretas equipadas com consultórios e em salas do Matarazzo, a SAS ofereceu serviços de oftalmologia, ginecologia, endocrinologia, cardiologia, dermatologia e nutrição para moradores de Presidente Prudente e região.

A maioria dos atendimentos foi para crianças do ensino fundamental, com o maior volume em oftalmologia. A Unoeste atuou no apoio, com estudantes e professores. Além de Prudente, estiveram envolvidas nas ações as cidades de Anhumas, Caiuá, Estrela do Norte, João Ramalho, Narandiba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Sandovalina, Taciba e Teodoro Sampaio. Os moradores dessas cidades tiveram atendimentos agendados junto aos gestores municipais de saúde, através da colaboração do Programa Educa Pontal, mantido pela Unoeste em parceria com a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema.

Foto: Homéro Ferreira Dra. Adriana Mallet e Dr. Murilo: provável parceria SAS Brasil e Unoeste
Dra. Adriana Mallet e Dr. Murilo: provável parceria SAS Brasil e Unoeste

Contato com a realidade

A participação universitária em ações sociais é vista pela Dra. Adriana como oportunidade para “furar a bolha” e ter contato com a realidade. Sobre a provável parceria entre a Unoeste e a SAS, as conversas foram com o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão universitária Dr. Adilson Eduardo Guelfi, o diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carabepa, e o diretor executivo do Departamento de Marketing, Bruno Dias. Assunto que será tratado em detalhes, possivelmente, ainda no próximo mês; dias após o encerramento da 30ª edição do Rally dos Sertões, no dia 10 de setembro.

Para a Dra. Adriana foi entregue exemplar do livro dos 50 anos da Unoeste, que folheou assim que recebeu e se encantou com o conteúdo; kit de brindes e quadro pintado durante o evento pelo artista plástico e professor universitário Josué Pantaleão. Obra de arte com o U da Unoeste simbolizando o portal do Rally dos Sertões e com as marcas da SAS Brasil, da administração municipal, da Prefeitura de Prudente e da própria universidade. A Dra. Adriana recebeu o quadro juntamente com a diretora da SAS Brasil, Sabine Zink.

Presente na expedição em Prudente o empresário André Toueg, pai da Dra. Adriana, disse que a filha teve a ideia de prestar serviços móveis e comunitários de saúde em suas viagens pelo exterior, especialmente na Inglaterra e na Holanda. Inicialmente fez dois caminhões pequenos, com duas salas médicas em cada um. Mas foi avançando e teve a sua ajuda para chegar nos melhores fabricantes especializados em carroçarias adaptadas, inclusive por ter atuado como empresário do setor rodoviário. Para levar saúde de graça em várias regiões do Brasil, a SAS tem obtido apoio de segmentos como os da indústria automobilística e indústria farmacêutica.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem