CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biblioteca Virtual agrega novos títulos em seu catálogo

Nova aquisição beneficia acadêmicos de vários cursos e incluí catálogo do grupo GEN com mais de 420 títulos de editoras conceituadas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Biblioteca Virtual agrega novos títulos em seu catálogo
Todas unidades de informação da Rede de Bibliotecas Unoeste atendem estudantes que podem consultar e realizar empréstimos de obras bibliográficas

A Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari”, que é uma referência no ensino superior, seja por meio de sua estrutura física tradicional, ou pela versão digital que pode ser facilmente acessada pelos acadêmicos de qualquer lugar do planeta, reforçou a partir de junho deste ano a quantidade de títulos no catálogo da biblioteca virtual “Minha Biblioteca”. A incorporação dessa nova aquisição incluí agora o catálogo do grupo GEN com mais de 420 títulos de editoras conceituadas, entre elas a Guanabara Koogan, LTC, Atlas, entre outras. Grande parte desses títulos recém-adquiridos está disponível também no formato impresso nas seis unidades da rede, distribuídas nas unidades de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.

Entre os novos títulos, aparecem o Atlas Colorido de Anatomia Humana, de Peter H. Abrahams, o Atlas de Anatomia Humana (Ed.7), do autor Frank H. Netter, e Guyton & Hall – Tratado de Fisiologia Médica, de John E. Hall e Michael E. Hall. São três obras muito utilizadas pelos alunos de todos os cursos da área da saúde, inclusive Medicina. Na relação, aparecem ainda títulos como Diagnóstico de Radiologia Veterinária, do autor Donald Thrall e disponível aos estudantes de Medicina Veterinária, e Sims Sintomas da Mente – Introdução à Psicopatologia Descritiva, de Femi Oyebode, disponível para estudantes de Psicologia.

De acordo com a coordenadora da Rede de Bibliotecas Unoeste, Regina Rita Liberati Silingovschi, essa nova aquisição é uma grande conquista da rede que sempre “se dedica a buscar soluções para que o discente e o docente tenham sempre a sua disposição informações relevantes para sua formação”. “A preocupação dos dirigentes de nossa instituição em oferecer o que há de melhor para os discentes é um fator perceptível a todos nós, e alinhado a isso está no documento ‘Política de Formação e Desenvolvimento de Coleções – Plano de Atualização do Acervo da Rede de Bibliotecas Unoeste’, que considera prioritária, as necessidades informacionais da comunidade acadêmica e trabalha para isso adquirindo mensalmente livros impressos e assinando livros virtuais para atender discentes e docentes da instituição”, explica ela.

O documento mencionado pela coordenadora norteia a aquisição de documentos, bem como avalia e atualiza o acervo existente nas unidades de informação da universidade. “É um processo contínuo e dinâmico, que permite da mesma forma identificar, descartar títulos e exemplares, a fim de possibilitar a formação de coleções de forma eficaz de acordo com os objetivos definidos pela instituição”, completa.

Lembrando que a Rede de Bibliotecas dispõe hoje de grande quantidade de títulos e fascículos de periódicos correntes na área, inclusive na versão online. Estão disponíveis na Internet títulos de periódicos que também constam no acervo da Biblioteca, além de títulos internacionais que constam nas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes, disponibilizadas para a instituição. A magnitude disso é que esse tipo de acesso permite a comunidade acadêmica enriquecer mais as pesquisas científicas, apresentando ótimos resultados na confecção e publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Renovação de acervo

Por ano, a Rede de Bibliotecas Unoeste assina duas bases de dados de livros virtuais. São elas, a “Biblioteca Virtual Universitária Pearson”, que dispõe de 14.172 títulos, e a “Biblioteca Virtual Minha Biblioteca”. Foi nesta última que a renovação do contrato deste ano permitiu entrar na negociação uma listagem com 424 livros novos que hoje já estão entre os 12.931 títulos de livros disponíveis no acervo da base. Importante destacar ainda que muitos títulos dessas duas bases estão nas bibliografias básicas e complementares dos cursos.

“A Rede de Bibliotecas possui uma cota mensal para aquisição de livros impressos para os campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Atende as necessidades informacionais de todos os cursos da Unoeste”, enfatiza Regina, acrescentando que a missão da Rede de Bibliotecas é fornecer suporte informacional de apoio ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Ao fornecer como suporte o material bibliográfico ao cliente, tanto no formato impresso como no virtual, espera-se contribuir para sua formação, e prepará-lo para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Esta é a responsabilidade social dos profissionais da Rede de Bibliotecas Unoeste em relação aos seus clientes, a consciência de sua responsabilidade frente a esse aluno e cidadão, atuando com excelência como profissional na sociedade”, conclui. 

Foto: Ector Gervasoni Bibliotecas da Unoeste dispõem também de espaços para estudo individual e coletivo
Bibliotecas da Unoeste dispõem também de espaços para estudo individual e coletivo

Estrutura e tecnologia

A Rede de Bibliotecas Unoeste “Cecília Guarnieri Denari” dispõe de seis unidades de informação, com mais de 50 mil títulos e quase 245 mil exemplares, entre livros e periódicos, todas com acesso livre aos estudantes. Além da biblioteca virtual que mantém mais de 27 mil títulos e pode ser acessada de qualquer lugar pelo usuário.

Em Presidente Prudente, as unidades estão instaladas nos campi 1 e 2, Hospital Regional “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, e Ambulatório “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”. As outras unidades estão nos campi de Jaú e Guarujá. Em todos os espaços existem salas de estudos individuais e coletivas, além do laboratório de informática que pode ser utilizado para a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. 

Aplicando na prática o conceito de biblioteca de livre acesso, todas elas atendem a comunidade acadêmica que pode consultar e realizar empréstimos com ou sem o auxílio de funcionários do setor. O usuário, ao entrar em uma das unidades, pode se dirigir às prateleiras e escolher o livro que deseja. Após escolher o material ele deve se dirigir ao balcão de empréstimo e realizar virtualmente a ação ou até mesmo solicitar a colaboração de um funcionário que esteja presente no local, para assim ter sua saída liberada com o material. Os espaços contam com sensores instalados nas entradas e saídas.

Outros recursos facilitam ainda mais o acesso livre. Um dos exemplos é o sistema de QRCode de registro de livros virtuais, onde o interessado pode usar a câmera do próprio celular e obter informações sobre a obra. Inclusive, no local existe a possibilidade de empréstimo de tablets que possibilitam um efetivo uso de todo o sistema. 

Acesso virtual

Para que o usuário tenha acesso, basta que ele utilize seu login e senha no site da universidade, pois só assim o conteúdo estará disponível. Aqueles que desejam acessar o Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) devem realizar a mesma ação. Vale lembrar que o acesso ao portal pode ser feito pelo canal do aluno ou pela página da biblioteca, mas o usuário deve estar “logado” na Unoeste, por isso a necessidade de entrar pela página da instituição.

Além disso, o usuário pode solicitar ajuda pelo canal direto “Fale com as bibliotecárias”, que fica disponível no ambiente virtual do aluno e professor. Esse espaço apresenta diversas informações que podem sanar dúvidas em relação às unidades, normas de trabalhos acadêmicos e científicos e muito mais.

Serviço – Clique aqui para acessar as informações das unidades da Rede de Bibliotecas Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem