CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos da Unoeste obtêm conceitos de excelência no Enade

Sistemas de Informação foi um dos poucos do Brasil que garantiu conceito máximo na avaliação; Ciência da Computação e Ciências Biológicas também se destacaram


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Cursos da Unoeste obtêm conceitos de excelência no Enade
De 403 cursos de Sistemas de Informação submetidos à avaliação em todo o País, o da Unoeste está entre os 10 que obteve conceito de excelência

Mais uma vez a Unoeste se destaca pelo poder de conhecimento de seus alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A universidade teve cursos que se sobressaíram na edição 2021 com os mais altos conceitos de excelência, 4 e 5. Os resultados foram divulgados esta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). 

O ciclo avaliativo desta vez contemplou cursos de graduação (bacharelados e licenciaturas) e superiores de tecnologia. O Enade é um dos componentes que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para a composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que só será divulgado em dezembro pelo Inep juntamente com o Índice Geral de Cursos (IGC) da instituição. 

De acordo com o relatório do Inep, o curso de Sistemas de Informação da Unoeste está entre os poucos do Brasil que teve conceito 5. Dos 403 submetidos à avaliação em todo o País, apenas 10 alcançaram a nota máxima.  E destes, apenas quatro são de instituições privadas. Entre eles, Sistemas de Informação da Unoeste, sendo considerado portanto o melhor da região.

Para além da estrutura da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Haroldo César Alessi, também enfatizou o comprometimento do corpo docente, dos funcionários envolvidos na formação acadêmica e da dedicação e empenho dos alunos submetidos ao Enade. “Significa que a escola tem uma excelente qualidade, o curso vem mantendo a trajetória histórica dessas notas, não é um acaso, já é uma tradição a gente obter essas notas elevadas. Estamos mantendo a qualidade do curso”, ressaltou.

Repercussão

A egressa do curso de Sistemas de Informação da Unoeste, Nathalia Rodrigues de Almeida, participou da avaliação do Enade no ano passado. Ela se formou em dezembro de 2021 e já saiu da faculdade empregada. Recentemente chegou a participar até de um processo seletivo no Google. Ela ficou feliz em saber que a faculdade onde se formou foi avaliada com o conceito máximo pelo MEC.

“Realmente não é uma prova fácil, envolve conteúdo dos quatro anos de faculdade. Acredito que termos conseguido essa nota diz muito sobre a faculdade em si, porque é muito difícil alcançar o conceito 5. Os professores e o coordenador do curso sempre nos falavam que não havia pressão nenhuma pra alcançar esse resultado, mas demos nosso melhor na prova como forma de agradecimento pela nossa formação. Eu super indico essa faculdade para quem tem interesse na área, mesmo porque não tem como olhar essa nota 5 e não ter a certeza de que realmente é uma faculdade boa. Prova de que a Fipp é muito forte”, ressaltou.

Foto: Cedida Nathalia: “Termos conseguido essa nota diz muito sobre a faculdade em si, porque é muito difícil alcançar o conceito 5”
Nathalia: “Termos conseguido essa nota diz muito sobre a faculdade em si, porque é muito difícil alcançar o conceito 5”

Formado em julho deste ano na mesma faculdade, o também egresso Pedro Belato compartilha da mesma opinião. "O curso de Sistemas de Informação da Unoeste merece todos os parabéns. Tenho orgulho de ter sido aluno da Fipp nesse período. Merece os méritos pela grande capacidade de formar profissionais altamente capacitados e humanizados. E o mais importante, de maneira que transforma o mundo em que vivemos que é ensinar”, elogiou.

Outros destaques no Enade

Também no bacharelado destaque para Ciência da Computação. Em todo o Brasil, 393 cursos foram avaliados, sendo que apenas 16% deles tiveram conceito 4 que também é considerado de excelência pelo MEC. Dos 64 cursos com esse conceito, 15 são de instituições privadas, sendo um deles o curso da Unoeste. Agora se levado em consideração o Enade continuo entre 4 e 5, a Ciência da Computação da Unoeste tem a 3ª melhor nota das particulares. O coordenador do curso de Ciência da Computação, Emerson Silas Dória, destacou a importância do resultado dessa avaliação para a universidade e principalmente para a comunidade acadêmica.

“Desde 2005 a Fipp vem alcançando resultados de excelência no Brasil se comparado a outros cursos. O de Ciência da Computação mais uma vez também teve destaque, ficando classificado no índice específico que trata da questão do aluno, entre os 20 principais cursos de Ciência da Computação do país num universo de quase 400 cursos. Essa é uma característica nossa: formar alunos pensando no futuro profissional deles, pensando como eles vão atuar profissionalmente e o reflexo disso acaba acontecendo no Enade de forma positiva”, lembrou.

Ele diz que agora a expectativa gira em torno do CPC, um outro conceito de peso que leva em conta quatro dimensões: a nota do Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), além do perfil dos professores (regime de trabalho e a titulação acadêmica de cada um) e o olhar do estudante sobre seu aprendizado na faculdade por meio do questionário do Enade.

“Esse exame tem vários índices diferentes. O MEC vai divulgar ao final o CPC que envolve várias outras coisas, como a disponibilidade de professores com formação stricto sensu [professor com mestrado e doutorado]. Avalia-se a questão da infraestrutura física, laboratórios, biblioteca. Estas informações todas compõem o CPC, e a nossa expectativa é mais uma vez que os cursos figurem entre os principais do país”.

Também com conceito 4 aparece o curso de Ciências Biológicas na modalidade licenciatura. Dos 453 cursos analisados em todo o País, apenas 22% tiveram esse conceito. Destes, 36 foram de instituições privadas, sendo a Unoeste uma delas. A coordenadora do curso, professora doutora Valéria Cataneli Pereira, fez questão de lembrar que mesmo frente ao pior cenário da pandemia, enquanto a maioria das instituições de ensino estavam se adaptando ao ensino remoto, a Unoeste já se destacava na qualidade de ensino. Por isso ela também acredita que o conceito de excelência obtido é resultado do empenho dos alunos e professores.

“A nota do Enade representa que nossos alunos adquiriram as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício da profissão. Além disso, nosso estudante terá seu histórico acadêmico vinculado a um curso com uma excelente nota, que poderá refletir de forma positiva em sua vida profissional”. 

Ela ainda acrescentou que o resultado muito se deve a qualidade do curso que hoje conta com um excelente corpo docente, sendo a maioria doutores. “Além disso, a infraestrutura oferecida pela instituição proporciona aulas teóricas e práticas de qualidade para a formação dos futuros biólogos”, finalizou.

IDD

O Inep e o MEC também divulgaram nessa segunda (12) o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Neste indicador de processo, mede-se o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. De forma geral, é uma métrica para avaliar o quanto o ensino superior acrescenta ao conhecimento do estudante. 

Na Unoeste, todos os cursos bem avaliados no Enade tiveram IDD dentro das exigências de qualidade do órgão federal, entre eles os cursos de licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia. E os de bacharelado em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Química e Sistemas de Informação.

Importante destacar que as notas do Enade e IDD integram a somatória que gera o CPC, e os conceitos variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados. Acesse este link para conhecer melhor cada conceito do MEC. As notas do Enade 2021 podem ser conferidas no site do Inep.

Importância do Enade

Conforme o Inep, o Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos “conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação”. Além disso, avalia também habilidades dos estudantes “para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento”. 

Os cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) são avaliados trienalmente, de acordo com o cronograma por área de conhecimento do ciclo avaliativo do ano. Ou seja, o exame é aplicado para o mesmo curso a cada três anos, e a nota obtida vale por esse período. Desta vez, o atual ciclo avaliativo abrangeu 7.997 cursos em 30 áreas de conhecimento. E lembrando que esta foi a primeira avaliação do Enade após a adoção de medidas de combate à pandemia de covid-19.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem