CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Agronomia Unoeste é ofertado na Unilasalle/Lucas

Oferecimento interinstitucional contempla papel de responsabilidade social e está com as inscrições abertas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Mestrado em Agronomia Unoeste é ofertado na Unilasalle/Lucas
Visita da comitiva da Unilasalle/Lucas e recepção na Fazenda Experimental da Unoeste: o início de tudo

Através de Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI), em parceria inédita entre a Unoeste e a Unilasalle/Lucas, o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia oferta o curso de Mestrado em Lucas do Rio Verde, um dos principais centros de produção agrícola do Mato Grosso, o maior estado produtor de soja do Brasil. O edital do processo seletivo para o preenchimento de 23 vagas já foi publicado e as inscrições já estão abertas.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que assina o edital juntamente com o coordenador do programa Dr. Fábio Rafael Echer, diz que o objetivo é atender a demanda de formação visando a atuação na docência ou na pesquisa. Oportunidade também voltada à qualificação de recursos humanos para o mercado de trabalho em uma região próspera, que é a do norte mato-grossense; cuja economia é sustentada pelo agronegócio. 

Impacto social e econômico

Conforme o pró-reitor, com essa parceria o programa cumpre uma de suas metas: a de levar desenvolvimento e inovação, promovendo impacto social e econômico na cidade e região da instituição receptora. Dr. Adilson conta que o convênio entre Unoeste e a Unilasalle/Lucas nasceu das boas relações do Dr. Fábio enquanto pesquisador com atuação também no estado do Mato Grosso, como no caso de estudos científicos em conjunto com o Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMAmt), visando o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias.

No caso específico da Unilasalle/Lucas, a então coordenadora do curso de Agronomia Dra. Camila de Aquino Tomaz (a atual é a Dra. Indiamara Marasca), contemporânea do Dr. Fábio no doutorado no campus da Unesp em Botucatu, no final do ano passado contribuiu na aproximação das duas instituições de ensino superior, quando de visita à Unoeste em Presidente Prudente, acompanhada de equipe com as presenças da Dra. Queli Ruchel, professora do curso de Agronomia, e do coordenador de infraestrutura Fábio Romio. Oportunidade em que conheceram a estrutura das ciências agrárias no campus II.

Tratativas com bom resultado

Elas também estiveram na Fazenda Experimental da Unoeste, no vizinho município de Presidente Bernardes, acompanhados pelo Dr. Fábio, e pelo diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e coordenador do curso de Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan. Diante da manifestação de interesse do Mestrado fora da sede, então foram iniciadas as tratativas com o pró-reitor administrativo da Unilasalle/Lucas, o professor mestre Paulo Renato Foletto. Em fevereiro tiveram início as reuniões remotas com o Dr. Adilson. 

O Dr. Fábio conta que o convênio foi construído entre as duas partes, que foi enviado o rol de disciplinas do Mestrado em Prudente e eles elencaram as que julgaram mais importantes para o contexto regional do Mato Grosso. Então, em julho foi protocolado o pedido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. “No começo de agosto teve a reposta positiva e  começamos a elaborar o calendário com o oferecimento das disciplinas e o edital do processo seletivo que já está disponível na página da Unilasalle/Lucas”, anuncia.

Entrelaçados por ricas histórias

Unoeste, Unilasalle e Lucas do Rio Verde se entrelaçam a partir de agora por suas ricas histórias. A Unoeste está prestes a completar 50 anos em outubro, com sua origem em 1972 em Presidente Prudente, como fruto do sonho dos professores Agripino Lima (1931-2018) e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. Hoje é a 2ª Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo em avaliação do Ministério da Educação e também possui campi em Jaú e Guarujá, além de ensino a distância no Brasil e Japão. A Unilasalle é de origem francesa, que remonta ao século 17 pelo sacerdote e educador São João Batista de La Salle.

Foi ele o criador da Congregação das Escolas Cristãs, também conhecida como Irmãos Lassalistas e a primeira masculina exclusivamente de religiosos leigos; portanto, não sacerdotes. Doze deles chegaram ao Brasil em 1907, convidados pela Diocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No ano seguinte inauguram o Colégio La Salle Dores. Passados 30 anos, começaram a se espalhar pelo Brasil e atualmente possuem 65 unidades em diferentes estados. 

Prosperidade em pouco tempo

A Unilasalle/Lucas tem origem na Univerde, a Faculdade de Lucas do Rio Verde, criada em 1999, quando a cidade tinha apenas 16 anos. Atualmente está com 39, fundada em agosto de 1983, fruto do assentamento de 203 famílias de produtores rurais gaúchos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 1981. Os primeiros colonizadores chegaram na segunda metade da década de 1970, depois de aberta a BR 163 pelo 9º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC), do Exército Brasileiro.

A 334 km da capital Cuiabá, fazendo limites com o Rio Verde e os municípios de Nova Mutum, Sorriso e Tapurah, Lucas do Rio Verde tem uma população de 69,6 mil habitantes, em estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021). Seu Produto Interno Produto (PIB) per capita é de R$ 68,1 mil, ficando na posição 179 entre os 5.570 municípios brasileiros, 17 entre os 141 municípios do Mato Grosso e 6 na região geográfica imediata; sendo o 5º maior produtor de soja do estado.

Alta tecnologia e produtividade

Em publicação no site do município, consta que Lucas do Rio Verde se sobressai pela agriculta como sua base de sustentação. As produções em maior escala são de soja, milho e algodão, mediante o emprego de alta tecnologia e com altos índices de produtividade. Sua agricultura desponta como uma das mais eficientes e tem sido fundamental para estar entre os mais importantes polos do agronegócio do Mato Grosso e do Brasil. Seu nome tem origem no desbravador Francisco Lucas de Barros e no rio profundo, de águas verdes.

O Mestrado em Agronomia da Unoeste chega à Unilasalle/Lucas compromissado com o desenvolvimento regional e inovação tecnológica no norte do Mato Grosso, com estudos científicos em três linhas de pesquisas: 1 – Fisiologia e Tecnologia da Produção Vegetal; 2 – Genética e Biotecnologia; e 3 – Solo e Nutrição de Plantas. As inscrições para o processo seletivo seguem até 23 de novembro, com as três etapas de novembro a dezembro, além da divulgação dos resultados e das matrículas para as aulas presenciais e assíncronas a partir de 3 de março de 2023.

Serviço 

Edital no site da Unilasalle/Lucas. Inscrições unicamente por e-mail caa@unilasallelucas.edu.br 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem