CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Oficinas impactam visitantes da Feira de Profissões Unoeste

Participantes classificam como importante contribuição a oportunidade de aproximação à realidade profissional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Oficinas impactam visitantes da Feira de Profissões Unoeste
Beatriz Ataliba, da escola Sarrion, durante oficina da Biologia

As mais de 50 oficinas ofertadas por cursos de graduação da Unoeste estão entre os atrativos da Feira de Profissões que está sendo realizada esta semana no campus 2, em Presidente Prudente. Visitantes, que são estudantes do ensino médio, manifestam encantamento com todas as ações, a ampla área verde, a estrutura de laboratórios e outros espaços, além da recepção feita por professores e monitores em todas as ações.

Especificamente sobre as oficinas, entendem que têm o impacto de aproximar à realidade de cada profissão. O que representa importante contribuição a todos, seja os que já decidiram sobre a formação no ensino superior, os que ainda estão em dúvida e os que ainda não têm clareza sobre o horizonte profissional. Nessa multidão de 10 mil visitas agendadas para cinco dias, tem monitor que fez sua escolha justamente em uma oficina.

Testemunho 

Com atuação no estande do curso de Direito, o monitor Mateus Antônio de Jesus esteve na feira de 2017. Sua decisão foi tomada ao participar da oficina na sala do Tribunal do Júri. “Eu tinha uma ideia do queria fazer, mas quando fiz a oficina tudo ficou mais real. No mesmo ano fiz o vestibular em duas instituições e escolhi a Unoeste, onde hoje curso o 9º termo e faço estágio no Fórum de Presidente Prudente”, conta.

Sua atuação prática acontece na 5ª Vara Civil, pela qual responde o juiz Dr. Sérgio Erloza Barbosa de Moraes. Quando tomou a decisão pelo curso de Direito estava no 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora Maria Luiza Formozinho Ribeiro, na vila Charlotte. Tradicional escola na qual o fundador da Unoeste, professor Agripino Lima, foi diretor quando da inauguração do prédio no final dos anos 1960.

Mateus pretendia obter bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), mas acabou estudando pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Prestes a terminar o curso de 10 termos, planeja passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogar na área civil e fazer concursos públicos para oficial de justiça ou escrivão judicial.

“Hoje, atuando na Feira de Profissões da Unoeste como monitor, na minha cabeça passa o filme da feira que foi decisiva para mim. Da recepção pelo Dr. Ronchi [Sérgio Ricardo Ronchi, coordenador do curso de Direito] e das vezes que estive em festas na universidade e nas visitas em finais de semana para ver os animais, quando acompanhava meu tio que é fotógrafo”, conta.

Estrutura que impressiona 

Rafael dos Santos Nunes, que faz o 2º ano do ensino médio na Escola Sesi Darcy Zacharias, no Parque Furquim, em Prudente, esteve nesta terça-feira (20) nos laboratórios das Engenharias. “Embora complexo, achei bastante interessante”, disse ao participar da oficina no Laboratório de Instrumentação Eletrônica. Sua intenção é fazer mecatrônica. 

Beatriz Vitória Ataliba Nogueira da Cunha, aluna do 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Monsenhor Sarrion, na vila Paulo Roberto, em Prudente, está entre fazer Biologia ou Direito. Entende que após ter participado das oficinas, ampliou a sua condição de decidir melhor qual curso irá fazer na Unoeste, instituição que lhe é familiar, onde seu irmão Pedro Ataliba faz Publicidade e Propaganda, na Escola de Comunicação e Estratégias Digitais.

Sonhos 

Aluno do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Ferdinando Ienny, na cidade de Ouro Verde que fica na região da Nova Alta Paulista, Andrey Cristyan dos Santos Gonçalves tem o sonho de ser jogador de futebol, e por isso pretende fazer o curso de Educação Física. Ele participou da oficina “Slakline: vivências esportivas de aventura na Unoeste”. Andrey quer fazer teste no Grêmio Prudente, como atacante.

Camila Vitória Lira Ramos, aluna da Escola Estadual Dr. Moacyr Teixeira, de Estrela do Norte, tomou três decisões que espera ser definitivas: cursar Direito, ser estudante na Unoeste e ser delegada de polícia. Esteve na Feira de Profissões com estes pensamentos. Ao participar da oficina do curso pretendido, saiu convicta de que o Direito é uma forma de ajudar as pessoas que precisam de justiça. 

Foto: Homéro Ferreira Giovani Zaffani, do Colégio Champagnat, na oficina de Medicina
Giovani Zaffani, do Colégio Champagnat, na oficina de Medicina

Medicina 

Larissa Marioto Barbosa, do Colégio Cristo Rei, e Giovani Aparecido Pavanello Zaffani, do Colégio Champagnat, ambos de Prudente e do3º ano do ensino médio, têm como meta cursar Medicina. Na oficina, em momentos diferentes, participaram de procedimentos de sutura, intubação, aferição de pressão arterial e ressuscitação. Larissa também fez oficina na Gastronomia e admitiu a possibilidade de um dia fazer o curso. 

Organizada pelo Departamento de Marketing da Unoeste, juntamente com as coordenadores e professores dos cursos de graduação e superior de tecnologia, a Feira de Profissões, com o tema Experimente seu Futuro, tem o patrocínio de importantes empresas e instituições: Viação Motta; Sucos Life; TravelMate Intecâmbio; a startup da edução  Happy; KNN Idiomas; inFlux inglês e espanhol; e Prudenshopping.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem