Normas Gerais para Trabalhos

1. NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS
Para submeter resumos de trabalhos ao II Congresso Médico Estudantil do Guarujá, é necessário fazê-lo até o dia 09/10/2023, às 23h59min (horário de Brasília), exclusivamente pelo site do evento. O número máximo de autores será de até seis em relatos de caso clínico e de até dez nos demais tipos de trabalhos aceitos. Antes de enviar o trabalhotodos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição, na modalidade de inscrição ‘com apresentação de trabalho’. O pagamento deve ser realizado por, pelo menos, um dos autores do trabalho. A ausência do pagamento até o prazo o prazo limite da submissão (09/10) implicará na não avaliação do trabalho. Não haverá prorrogação do prazo. A modalidade de apresentação (oral ou pôster) dos trabalhos aprovados será determinada pela avaliação da comissão científica e enviada ao autor que realizou a submissão do trabalho por e-mail no dia 25/10/24.

2. INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DOS RESUMOS

Resumos que não estejam em concordância com as normas abaixo descritas serão automaticamente rejeitados, sem direito à reformulação.
Delineamentos de trabalhos aceitos

(1) Resumo de relato de experiência em ensino e extensão
(2) Resumo de relato de caso clínico
(3) Resumo de série de casos
(4) Resumo de estudo ecológico
(5) Resumo de estudo transversal
(6) Resumo de estudo caso controle
(7) Resumo de estudo de coorte 
(8) Resumo de estudo de intervenção
(9) Resumo de revisão integrativa
(10) Resumo de revisão sistemática
Estrutura do trabalho
Título
Deve ser objetivo, conciso e informativo, contendo até 20 palavras.
Autores
No momento da submissão do resumo, os autores serão incluídos por meio da busca no sistema a partir de seu número de CPF.
Conteúdo do trabalho
No campo ‘resumo’, devem constar os seguintes conteúdos:
- Para relatos de experiência em ensino e extensão: Introdução/Justificativa, Objetivos, Descrição da atividade e Conclusão.
- Para resumo de relato de caso clínico: Introdução/Justificativa, Objetivos, Método, Relato e Conclusão.
- Para demais delineamentos de estudo: Introdução/Justificativa, Objetivos, Método, Resultados e Conclusão.

O resumo do trabalho, independentemente de seu delineamento, deve ser objetivo e conciso. Sua extensão deve ser de até 2500 caracteres, com espaços. Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Unidades de forma a evitar abreviações que não sejam universalmente conhecidas. Não são permitidas figuras, tabelas ou referências bibliográficas no resumo.

3. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO ou REPROVADO.
APROVADO: o trabalho com este parecer poderá ser apresentado no evento. O tipo de apresentação (pôster ou oral) será definido pela Comissão Científica.
REFORMULAÇÃO: o trabalho com este parecer deverá ser adequado pelo seu responsável no prazo máximo de 5 dias, sendo então submetido para nova avaliação. Será permitida apenas uma reformulação. Caso a reformulação não seja realizada dentro do prazo, o trabalho será automaticamente reprovado.
REPROVADO: O trabalho com este parecer não terá a possibilidade de reformulação e não será aceito para apresentação no evento. Não haverá restituição dos custos de inscrição em nenhuma hipótese.

4. APRESENTAÇÕES
4.1. As apresentações ocorrerão em formato expositivo/presencial, nas modalidades pôster ou oral.
4.2. As apresentações orais terão duração máxima de 10 minutos (sem limite máximo de slides), seguidas por cinco minutos de arguição. Deverão seguir o modelo power point em anexo. Os horários serão posteriormente divulgados. Os autores deverão enviar a apresentação em Power Point, renomeada com o título do trabalho, à Comissão Organizadora (e-mail: pe.guaruja@unoeste.br)  até o dia 06 de novembro de 2024, às 23:59h.
4.3. As apresentações em pôster ocorrerão em horários posteriormente divulgados. Devem ser preparadas seguindo o modelo do poster em anexo. Sua impressão deve ser realizada nas dimensões 90 (largura) x 120 (altura) cm.
4.4. A disponibilização do certificado de apresentação está CONDICIONADA À EFETIVA APRESENTAÇÃO do trabalho no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
4.5. Caso o autor não realize a apresentação do trabalho, conforme data e horário definidos, não será emitido certificado de apresentação do trabalho. Porém, o trabalho será publicado nos Anais do evento.