Apresentação

Diante da importância do papel do biólogo para a sociedade, da diversidade de áreas de atuação desse profissional e da existência de um dia específico para celebrar seu ofício, a coordenação dos cursos de Ciências Biológicas, juntamente com uma comissão de representantes docentes e discentes, propõem a realização da XII Semana da Biologia e XI Encontro de Egressos do curso de Ciências Biológicas da Unoeste.
Objetivos gerais:
- Promover a integração entre estudantes, egressos, professores e profissionais da área de Ciências Biológicas e afins;
- Colaborar com a formação científica e profissional dos estudantes;
- Auxiliar os estudantes em seu direcionamento profissional através da reflexão sobre os diferentes campos de atuação do biólogo.
Objetivos específicos:
- Valorizar o papel do Biólogo através da comemoração do dia dedicado a esse profissional;
- Possibilitar o contato dos estudantes com pesquisadores e profissionais de diferentes áreas e instituições;
- Ampliar o embasamento teórico dos estudantes acerca de assuntos relevantes em diferentes campos das Ciências Biológicas.
EMISSÃO DE CERTIFICADO - R$
VALOR DE INSCRIÇÃO – R$
INSTRUCÕES PARA INSCRIÇÃO:
1º. Passo – Preencher o formulário de inscrição na página do evento no site da UNOESTE.
2º. Passo – Após a inscrição, imprimir o formulário e efetuar o pagamento na tesouraria dos campi ou por boleto bancário ou cartão.
------------------------------------------------- I Simpósio de Iniciação Científica - Biologia --------------------------------------------------
Link do simpósio: https://meet.google.com/sue-qwau-gpe
Normas - Trabalhos Científicos
• A apresentação de trabalho está aberta a estudantes, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão.
• O prazo limite para o envio do trabalho é 09/08/2023.
• Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e poderão receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (nesse caso, o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 2 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO.
• No caso de o trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não haverá devolução do pagamento da inscrição para nenhum dos autores e coautores.
• O autor que encaminhar trabalho para apresentação no Simpósio automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical.
• Em caso de aprovação para apresentação e publicação nos Anais do evento, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo.
• O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. O número de cadastro deverá ser inserido na inscrição do trabalho e na descrição do item relacionado à metodologia do trabalho.
• Trabalhos na forma de Projetos, ainda sem resultados, e que envolvam animais ou seres humanos devem obrigatoriamente ter o número de protocolo de cadastro do projeto no CPDI.
• TODOS os autores e coautores devem efetuar o pagamento para garantir o certificado de apresentação de trabalho.
• O recebimento do certificado de apresentação do trabalho está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO virtual no dia e horário determinados pela comissão organizadora. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
• O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 09/08/2023.
• As apresentações virtuais acontecerão em formato apresentação ao vivo pela plataforma Google Meet.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
As apresentações orais estão organizadas por área de conhecimento e serão realizadas no dia 02/09/2023 com início às 08h00min em sessões coordenadas de apresentação organizadas por área. As sessões serão realizadas pelo Google Meet, com os respectivos links a serem divulgados em breve por e-mail e também pelo site do evento.
É aconselhável a conferência dos títulos dos trabalhos e respectivos autores na lista das salas e qualquer problema com relação a isso, por favor, entrem em contato.
• O tempo da apresentação é de no máximo 5 minutos.
• Dúvidas e solicitações devem ser encaminhadas unicamente pelo e-mail: semanadabio@unoeste.br
O (a) coordenador (a) de cada sessão estará à disposição dos autores dos trabalhos a partir das 07h45min do dia 02/09/2023 para recepcionar os autores e os demais interessados nas apresentações. Cada sessão será conduzida pelo (a) coordenador (a), que receberá uma ordem prévia das apresentações que poderão ou não serem modificadas, caso haja necessidade. É importante ressaltar que o (a) responsável principal pela apresentação do trabalho (definido no momento do envio do trabalho) deverá permanecer na sala virtual até o final das apresentações.
É importante também se atentar para outras observações:
• Está sendo disponibilizado o modelo sugestivo de apresentação em power point, no qual deverá conter os itens do trabalho aprovado pelo evento. Sugere-se, também, salvar a apresentação no formato PDF para que este possa ser usado no caso de problemas corriqueiros com versões diferentes do power point.
• O (a) apresentador (a) deverá providenciar microfone e câmera que deverão permanecer ligados durante o momento de arguição final.
• (Ver modelo)
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO, já com resultados e conclusão, em parágrafo único, devendo conter até 2500 caracteres com espaços.
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar no texto, no item METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (nome da revista, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, ano) ou (nome da revista. Ano;Vol(núm.):págs).
ATENÇÃO: leia atentamente abaixo qual é o tipo de resumo que pretende enviar. NÃO haverá mudança de tipo de resumo.
Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES
Resumo de trabalho que já foi realizado (ao menos parcialmente), pois deve obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura). O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, contendo até 2500 caracteres com espaços. Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o RESUMO deverá ser apresentado na forma de comunicação oral on-line.
O texto do resumo de trabalho de pesquisa deverá conter os itens abaixo:
• Título do trabalho (com até 20 palavras)
• Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição na Jornada para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
• Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
• Introdução e objetivo
• Metodologia (neste item incluir aprovação ética, quando houver)
• Resultados (breve discussão é opcional)
• Conclusões
Resumo de RELATO DE EXPERIÊNCIA de extensão e ensino
O relato de experiência de uma atividade prática de ensino ou extensão já desenvolvida (realizada) caracteriza-se como uma descrição (em primeira pessoa do singular ou plural) da atividade prática realizada pelo autor. Não devem ser apresentados dados/informações de eventuais participantes. NÃO devem ser informações de revisão de literatura. NÃO são aceitos “projetos ou propostas” de experiências (ainda NÃO realizadas). O relato deve ser apresentado em parágrafo único, contendo até 2500 caracteres com espaços. Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o relato de experiência deve ser apresentado na forma de comunicação oral on-line.
O texto do relato de experiência deverá conter os itens abaixo:
• Título da atividade
• Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição na Jornada de Educação para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
• Instituição de fomento da atividade (se houver)
• Introdução
• Objetivo da atividade
• Descrição da atividade
• Conclusões
Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico de seres humanos ou animais caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 2500 caracteres com espaços. Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados). Após a avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o relato de caso clínico deve ser apresentado na forma de comunicação oral on-line.
ATENÇÃO: para este tipo de trabalho, a descrição do caso clínico com seres humanos deve ter sido PREVIAMENTE avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seja qual for a área de estudo. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
O texto do relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:
• Título do caso clínico
• Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição na Jornada de Educação para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho
• Instituição de fomento do trabalho (se houver)
• Introdução e objetivo
• Descrição do caso (mencionar que foi aprovado pelo CEP e incluir o número CAAE, as características, os resultados de avaliações e exames, a evolução)
• Observações ou conclusões
Em caso de aprovação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do resumo para os Anais do evento, as quais seguem a política de livre acesso ao conteúdo, sob licença Creative Commons CC BY.
Dúvidas em relação aos trabalhos?
Contato:
E-mail: semanadabio@unoeste.br
Impressão do Certificado
Caro participante, por favor, clique aqui e informe o CPF para emitir e imprimir seu certificado de PARTICIPAÇÃO.
Programação
Valores
Categoria de Participante | 01/07 - 09/08 |
---|---|
Egresso | R$ 80,00 |
Estudante, Professor, Profissional, Alunos da Unoeste, Acadêmicos de outras Instituições | R$ 80,00 |
Participante externo | R$ 80,00 |
Categoria de Participante | 01/07 - 22/08 |
---|---|
Egresso | R$ 80,00 |
Estudante, Professor, Profissional, Alunos da Unoeste, Acadêmicos de outras Instituições | R$ 80,00 |
Participante externo | R$ 80,00 |
Contato
valeriapereira@unoeste.br
Profa. Dra. Valeria Cataneli Pereira - Coordenadora do curso de Ciências Biológicas - UNOESTE (Licenciatura/Bacharelado)