Apresentação

O século XIX foi um período de grandes descobertas no campo das Ciências Naturais. A era do aço e da publicação de “A Origem das Espécies” marcou a consolidação e o prestígio das ciências em diversas esferas, da educação à política. No entanto, há pouco destaque para o fato de que esse mesmo século também testemunhou um avanço significativo nas humanidades: a Filosofia, a História e a Sociologia, entre outras disciplinas, atingiram um nível de complexidade e sofisticação até então inédito.
Esse cenário deu origem a questões que permanecem atuais e ainda não foram plenamente esclarecidas: qual é o limite entre a filosofia e a fisiologia? O comportamento humano é fruto da liberdade ou está social e biologicamente determinado? Perguntas como essas evidenciam uma cisão entre duas formas distintas de compreender a racionalidade humana, que resultou na separação do conhecimento em duas grandes culturas: de um lado, as ciências naturais; de outro, as humanidades.
O objetivo desta aula é explorar o contexto histórico e filosófico dessa divisão, fornecendo subsídios para uma compreensão mais clara sobre a origem e as implicações dessa separação.
Impressão do Certificado
Caro participante, por favor, clique aqui e informe o CPF para emitir e imprimir seu certificado de PARTICIPAÇÃO.
Programação
Valores
Contato
joycesouza@unoeste.br
Profa. Joyce Marinho