Presidente Prudente, 30 de Mar�o de 2020
   

   

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Laboratrio 3 Setor Facopp
  • Agncia Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como pgina inicial
  •  
  •  
Home    Notcias    Ver notcia

Notcias

Trabalho voluntrio tema de palestra na Facopp

20/08/2019 s 16:22 - Atualizado em: 02/09/2019 s 10:08
Daniel Alvarez

Marlene Reverte

Imagem Notcia

Daniela Loureno conta que a formao em Jornalismo a auxilia no voluntariado


Jornalista de formação, voluntária por opção, altruísta de vocação. É assim que Daniela Lourenção, filantropa e ex-facoppiana, se define. Na noite de 19 de agosto, Daniela esteve no auditório Buriti para ministrar uma palestra que abordou como tema o voluntariado.

Para abrir a discussão, a coordenadora dos cursos de Fotografia e Publicidade e Propaganda, Larissa Trindade, introduziu e reforçou a importância do tema na sociedade atual, em que a sensibilização é afetada pela tecnologia. Após isso, foi chamada à frente Daniela, que revelou se sentir emocionada por retornar à Facopp.

Durante a palestra diversas histórias foram contadas pela voluntária, com o intuito de mostrar aos estudantes que há várias maneiras de se ajudar ao próximo, seja de forma direta ou indireta. Dentre as histórias, ela contou como iniciou no voluntariado e que se dedica desde seus 14 anos, auxiliando ONGs como o Núcleo Ttere e a APPA (Associação Prudentina de Prevenção à Aids).

Além de comover os estudantes, Daniela também tinha um objetivo ao vir até a Facopp. Recentemente, ela foi presenteada com um site e um instagram, esses que necessitam de mantimento com postagens, produção de fotos, entre outros. Sendo assim, durante a conversa, ela fez um convite aos facoppianos que se interessem pelo voluntariado e sintam vontade de ajudá-la nesse trabalho.

“Meu objetivo é que os alunos me procurem e me auxiliem, pois hoje eu vim aqui fazer um pedido de ajuda. Para que eu consiga alimentar o site e o Instagram eu preciso de trabalho manual, pois se eu parar para fazer isso quem vai arrecadar doações?”, explica.

ACOLHIMENTO

Interesse por parte dos facoppianos foi o que não faltou, todos estavam atentos à palestra e ao recado dado por Daniela. Ela elogia a Facopp e explica que não é em todo lugar que é bem recebida como foi aqui. “Eu amei estar com vocês, não estou falando por educação. Eu sou uma pessoa educada, mas eu não sou fingida. Eu vi que não estavam olhando com raiva, tem lugares que vou palestrar e me olham com desdém.”

Durante as discussões surgiu também como sugestão de Larissa Trindade, a ideia de usar o projeto Vira-galo, que já trabalhou com ONGs como a Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, Lar Santa Filomena e Lar dos Meninos, como forma de auxílio. A sugestão foi bem aceita pela professora Mariangela Fazano, uma das responsáveis pelo projeto, e já ficou pré-programada para a próxima turma do 7º termo de Publicidade e Propaganda.

Segundo a estudante do 4º termo de Publicidade e Propaganda, Fernanda Simões, a palestra foi importante para mostrar aos alunos a realidade. Ela destaca o voluntariado como uma forma de pensar mais no próximo e revela que pratica o trabalho voluntário “Eu vou numa igreja e geralmente nós fazemos campanhas de páscoa e natal junto com a instituição Make a Smile”, explica.
 
VOLUNTARIADO x MERCADO DE TRABALHO

Não é novidade para ninguém que o trabalho voluntário, além de ajudar, é claro, pessoas que necessitam, auxilia também em nosso crescimento pessoal e profissional. O voluntariado serviu como um diferencial para a palestrante. Ela relata que para conseguir seu primeiro emprego na Globo Sat, do Rio de Janeiro, passou por uma grande seleção e na etapa final o que a diferenciou de sua concorrente foi o fato de ser voluntária.

Larissa Trindade explica que trabalhos de extensão voltados para a sociedade têm sido cada vez mais valorizados. “Se um aluno que começa a fazer um portfólio de trabalho por meio de ações sociais, ele vai fazer duas coisas positivas, uma ajudando a sociedade e a outra criando seu próprio portfólio”, conclui.

E aí, se interessou pelo trabalho realizado por Daniela e acha que pode ajudá-la de alguma forma? Para entrar em contato com ela e obter mais informações de como a auxiliar basta enviar uma mensagem em seu instagram pessoal. 



Compartilhe:
Compartilhar |
Contedo RSS
 

Notcias anteriores

[Anterior] [Prxima] [ Pesquisar ]


Identidade Cientfica  |  Vagas de Estgio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicao Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente