CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Engenharia Civil | Pesquisa Científica

Engenharia Civil

Bacharelado | 8 semestres letivos (Integral) - 10 semestres letivos (Noturno) | Integral e Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
As fundações, também conhecidas como alicerces, são estruturas realizadas em obras cuja aplicação é transmitir os esforços ou as cargas provenientes da edificação para uma área mais resistente do solo. As patologias presentes nas fundações podem ter origem em qualquer momento da vida útil da estrutura e em muitos casos, são causadas por um conjunto de fatores. A utilização de procedimentos corretos pode diminuir e extinguir as patologias, aumentando o desempenho e a segurança das fundações. Ao se notar as inúmeras causas de patologia das fundações, bem como os seus diferentes comportamentos, observa-se a viabilidade de elaborar um projeto de pesquisa com ênfase na disseminação do conhecimento sobre essa peça da estrutura, que tem como função, receber todas as cargas provenientes da edificação e transmitir ao solo.

Protocolo: 5672 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS DE SANTI PHELIPPE NUNES
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
A geração de resíduos nas indústrias vem preocupando e des¬pertando a conscientização da necessidade de estudos para melhorar o ciclo de produção e adequar a destinação final dos resíduos gerados. O tratamento dos efluentes e resíduos provenientes das indústrias de carnes tem sido uma das grandes preocupações do setor agroindustrial. Na saída do tratamento físico-químico do efluente frigorífico pode-se obter cerca de 20 de lodo, que é um importante resíduo sólido orgânico. A aplicação do lodo sem tratamento prévio às práticas agrícolas pode ocasionar problemas ambientais e, atualmente, a reduzida área destinada a aterros sanitários e o transporte encarece a sua disposição. Este projeto busca avaliar o potencial de utilização do lodo gerado no tratamento primário de efluentes de um frigorífico como substituição parcial do agregado miúdo na fabricação de concreto para funções não estruturais, compreendendo a caracterização dos materiais empregados no experimento e o estudo do efeito das substituições de 5, 10 e 15 de lodo nas propriedades fundamentais dos concretos, tanto no estado fresco quanto no endurecido. A análise da viabilidade da utilização do lodo como agregado será realizada com base nos ensaios de compressão axial e compressão diametral.

Protocolo: 5479 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 5/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TAYNARA ASSUNCAO DE SOUSA
STEFANY CAMARGO MIRANDA
RUTH MELLO DA SILVA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
Com o uso diário de milhares de pneus na indústria automotiva para o transporte tanto de cargas quanto de pessoas, o Brasil manufaturou 67,3 milhões de pneus, todavia, sobre este dado, nosso país dispôs-se em nível crítico na questão de descarte dos mesmos, perante a Resolução CONAMA (Conselho Nacional De Meio Ambiente) n°.416/2009 (ANIP, 2010). Há falta de legislação específica que possa controlar esse descarte e dificuldade em acomodá-los em aterros sanitários, em função do grande volume. Na engenharia civil, o pneu usado é reutilizado como material para construção de muros de arrimo ou também chamados de contenção, do tipo solo pneu. O seguinte trabalho consiste em comparar o muro de arrimo de gravidade padrão, que é o tipo gabião, com o constituído de solo e pneu, através de revisão bibliográfica e dimensionamento de um muro de arrimo solo pneu onde já existe um do tipo gabião, a fim de exibir os cálculos para um caso real, almejando resistência e custo satisfatórios ao atual. Portanto, espera-se que mesmo sendo um material reciclado que não possui função estrutural, possa suprir as necessidades de conter o aterro.

Protocolo: 5267 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 2/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAURA FELICIO GONCALO
FERNANDA DOMINGOS
HEYTOR HENRIQUE LOURENCO SILVA
JAIR PREVIATO JUNIOR
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Um dos matérias utilizados na construção civil é a madeira, devido a sua reutilização em formas. Tem em sua composição fibras de celulose e hemicelulose. Desde o inicio da humanidade já se usa madeira como ferramenta e material de construção, e, devido a sua versatilidade, vem ganhando campo nas estruturas novamente com as madeiras laminada colada e laminada cruzada, chamadas madeiras engenheiradas. A madeira laminada cruzada, ou CLT (cross laminated timber) é um novo sistema de construção relativamente novo no Brasil que define uma nova classe de produtos conhecidos como massivo ou madeira massiva. O CLT potencial no quesito custo beneficio e compete diretamente com o aço e concreto armado. O presente trabalho objetiva o estudo do CLT quanto a sua propriedade mecânica de resistência a flexão, utilizando-se diferentes tipos de colas entre as laminas da madeira, afim de melhorar propriedades resistivas.

Protocolo: 4928 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 7/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MURILO YUJI KOYAMA
Professor(es): BRUNA BESSA ROCHA YANO

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo matemático e experimental da flambagem dinâmica de estruturas esbeltas devido ao seu peso próprio. Elementos compridos e esbeltos quando sujeitos a uma força axial de compressão são propensos a problemas de instabilidade lateral, fenômeno esse que é chamada de flambagem e pode levar a estrutura a uma falha repentina da estrutura. Devido a grande demanda por elementos estruturais que suportam uma infinidade de inovações tecnológicas e edificações, tais como torres de telecomunicação, turbinas eólicas, torres de transmissão de energia, prédios em estrutura metálica e demais estruturas cada vez mais esbeltas, se faz necessário o estudo e o entendimento de novos parâmetros de cálculo para o dimensionamento de tais elementos. Uma vez que com os novos programas computacionais de cálculo estrutural, novos materiais utilizados na manufatura de perfis de aço, novos métodos de dobra e corte e novos métodos construtivos cada vez mais ousados, os modelos matemáticos estudados e disseminados tendem a ficar obsoletos, culminando em um dimensionamento equivocado das estruturas esbeltas. Para estudar esse comportamento na estrutura, primeiro apresentamos um modelo matemático simples de um grau de liberdade derivado do método de Rayleigh, adotando um polinômio cúbico como função de forma. Posterior à análise matemática será executada uma análise experimental que será composta por uma barra de alumínio verticalmente fixada à uma morsa de bancada, objetivando assim em um elemento com um grau de liberdade, e de comprimento variável. Feitas as análises e coletados os dados serão feitas comparativos entre os resultados obtidos.

Protocolo: 4922 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO CESAR DE CASTRO CARDOSO
LUCAS MASSON PIACENTE
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Os conceitos de meio ambiente e sustentabilidade é hoje bastante evidente, o que reforça a necessidade de integração das ações do setor da construção civil para o desenvolvimento de novos materiais que possuam maior resistência, durabilidade e melhor ciclo de vida. O número de construções aumenta progressivamente a cada ano, causando redução da disponibilidade de materiais naturais. Assim, engenheiros e pesquisadores buscam materiais que possam desenvolver boa performance com custo relativamente baixo e que acarretem benefícios a natureza. Dentro desta busca de materiais novos e ecologicamente corretos para a construção, tem se destacado a utilização de diferentes resíduos sólidos como agregados para concretos e argamassas. Neste trabalho, pretende-se analisar misturas de concreto com adição dos seguintes materiais reciclados: polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno tereftalato (PET) e fibras de pneus inservíveis, em diferentes porcentagens, em substituição parcial do agregado miúdo, visando um material para uso não estrutural. Estas misturas serão comparadas com um concreto sem adições considerado o concreto de referência (CR). Os concretos com adição de materiais reciclados e o CR serão analisados em laboratório quanto às suas propriedades mecânicas de resistência à compressão, tração por compressão diametral e aderência.

Protocolo: 4767 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 7/2019 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIA DE GALLES
VITORIA CRISTINA NONATO DA SILVA
BRUNA PEREIRA DA SILVA E SILVA
BARBARA GARRIDO
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
O contínuo aumento da presença de compostos farmacológicos no meio ambiente vem comprometendo a qualidade das águas destinadas ao consumo humano. Um grande número desses compostos tem sido detectado em efluentes de tratamento de esgotos (ETEs) municipais, águas superficiais e água potável. Ainda não se sabe quais são os efeitos que esses compostos podem causar no meio ambiente e na saúde humana. Atualmente, o principal meio de contaminação do meio ambiente por esses compostos se dá através das ETEs. Portanto, o descarte desses resíduos deve ser minimizado o máximo possível. O objetivo desse artigo é avaliar a eficiência de remoção de fármacos em estações de tratamento de esgoto convencionais (lagoa de estabilização). As amostras para a pesquisa serão extraídas da estação de tratamento de esgoto (ETE). As coletas das amostras serão pontuais, com ausência de monitoramento. As amostras serão submetidas ao processo de extração em fase sólida e analisadas por cromatografia líquida de alta eficiência.

Protocolo: 4759 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ DAL POZ JORDAO
MARIANE VICENTIN COSTA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa possui o objetivo de apresentar um estudo sobre a construção de uma sonda capaz de enviar, via wireless, uma série de informações sobre as mais diversas situações ocorridas em aterros sanitários, bem como realizar um controle de temperatura da camada aterrada, de maneira a identificar o estágio de maturação dos materiais dispostos no aterro sanitário. Este projeto é possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, em especial, a automação wireless, que torna possível monitorar e intervir em uma grande gama de índices físicos, fundamentais por exemplo, para o controle sanitário de uma área de aterro. Discutir aspectos viáveis da automação de aterros sanitários, e seu custo benefício tornam-se ações interessantes no cenário global de manejo de resíduos sólidos. Com a utilização de um equipamento de baixo custo, composto por uma placa micro controladora e sensores acoplados, é possível construir uma sonda capaz de enviar informações sobre uma série de ocorrências físico-químicas, como a presença de pessoas e animais no aterro sanitário; o monitoramento do gás gerado e seu volume; volumetria do chorume gerado, suas características físicas, e teores de pH e o acompanhamento de temperatura do material aterrado. No que diz respeito à metodologia, este trabalho está dentro das tipologias específicas de pesquisa, identificado como pesquisa aplicada, por seu interesse prático, pois fica clara a aplicabilidade de seus resultados na resolução do problema de recuperação de áreas degradadas pelo depósito de resíduos sólidos urbanos.

Protocolo: 4782 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2018 - 7/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): ROBERTO KIYOSHI ITO
Professor(es): DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
O solo é um material indispensável em grande parte dos projetos de Engenharia Civil e estuda-lo é essencial para melhor estabilidade e durabilidade do seu emprego como material de construção ou como suporte de fundações. Existem vários tipos de solos, cada um com suas características físicas e mecânicas que se relacionam diretamente com a resistência desse solo. Alternativas para reduzir a extração desses recursos naturais, é dar uso adequado a materiais que aparentam não ter mais utilidade após ter feito sua função. Na construção civil, são produzidas volumosas quantidades de resíduos de construção e demolição (RCD), que são dispostos de maneira imprópria, afetando diretamente o meio ambiente e também o meio social. Diante de tamanha preocupação e necessidade, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), estabeleceu em 2002 normas de reciclagem e utilização desses resíduos, determinando aos responsáveis pelos mesmos dar um final apropriado a eles e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou em 2004, normas referentes ao gerenciamento desses resíduos sólidos, sua classificação, seus perigos ao meio ambiente e a sua aplicação. Além de beneficiar o meio ambiente e o meio social, a reciclagem é capaz também de trazer vantagens econômicas, substituindo materiais caros por materiais recicláveis em diversas áreas, inclusive no mercado da Construção Civil, pois é a partir do reciclar que esses resíduos podem ser novamente colocados em um ciclo produtivo, ou seja, terem novamente uma utilidade. Neste trabalho, serão realizados estudos desses resíduos reciclados e de acordo com suas características físicas, químicas e mecânicas, separá-los e misturá-los um de cada vez com o solo, chegando assim, na melhor junção para ter um solo mais resistente, durável e econômico.

Protocolo: 4605 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 5/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MURILLO PEREIRA DE OLIVEIRA
RENAN FERREIRA PINHAL
BRUNA ALMEIDA DE BRITO
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo realizar a modelagem teórica e computacional de vigas engastada livre e bi-engastada, mostrando de forma objetiva seus modos de vibrações e suas frequências naturais. O estudo da dinâmica de estruturas rígidas ou flexíveis, sob a ação de forças externas, tais como, ondas regulares marítimas, ventos, vibrações mecânicas externas de qualquer ordem, é de extrema importância para a prevenção de possíveis problemas estruturais, sendo, por exemplo, trincas, deslocamentos, rupturas parciais ou totais dessas estruturas. Todo o estudo realizado foi utilizando os métodos de Análise Computacional dos Modos e Frequências Naturais de Vibração de uma Viga Engastada-Livre Sujeita a Oscilações Livres e do Cálculo Computacional dos Modos e das Frequências Naturais de Vibração de uma Viga Bi engastadas pelo Método dos Modos Assumidos. Os recursos computacionais utilizados para fazer o remodelamento teórico das vigas e suas funções foram Matlab e Maple. Empregados para implementar os modos de vibração tridimensionalmente e desenvolvimento de novos estudos com diferentes vigas e propriedades físicas. Este trabalho comparativo das vigas proporcionou o conhecimento matematicamente e dinâmico de modelagem das estruturas, sendo eles, habilidades de modelos através de programações

Protocolo: 4290 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSE WILSON CARDOSO JUNIOR
GUSTAVO FIGUEIREDO FORMAGIO
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN
GUILHERME CREPALDI CAMARINI

Resumo:
A nanotecnologia oferece uma rota para desenvolver técnicas utilizando o concreto para aplicações específicas, reduzindo custos e aumentando o seu desempenho. Inteiramente novas aplicações para o concreto também são possíveis. O nanomaterial será suscetível à utilização em aplicações de nicho, em que os requisitos para ultraelevada tenacidade e resistência compensem o custo de nanotubos, como pontes, barragens e edificações de maiores complexidades. O desafio é testá-los para obter resistência, rigidez e propriedades de estabilidade. Considerando que o foco deste projeto frisa descobrir as propriedades físicas e mecânicas do concreto da nanotecnologia na Engenharia Civil, além de, não menos necessário, aborda o parâmetro sustentável e econômico da incorporação de resíduos sólidos de cerâmica vermelha em processos construtivos na execução de elementos estruturais, com suas devidas resistências.

Protocolo: 4167 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MURILO HENRIQUE FREIRE DE CASTRO
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
MAIZA DA SILVA OZORIO

Resumo:
AVALIAÇÃO DE DESEMPRENHO DO COAGULANTE ORGÂNICO TANFLOC PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA BRUTA DO RIO SANTO ANASTÁCIO. As águas naturais são indispensáveis à vida e contém uma série de substancias indispensáveis à saúde, no entanto, também pode conter uma série de elementos e microrganismos que representam riscos. Afim de se adequar aos padrões de potabilidade exigido, as águas de abastecimento devem passar por tratamentos onde serão adequados seus parâmetros físicos, químicos e biológicos. Dentre as etapas de tratamento, temos a coagulação e floculação, fases onde são utilizados coagulantes químicos que adequarão os parâmetros da água. Muito se tem abordado sobre a substituição dos coagulantes químicos por coagulantes de origem natural, mais ambientalmente compatíveis e que não gerem resíduos de metais no final do processo, como os químicos. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência do coagulante natural TANFLOC SG na remoção de impurezas e adequação dos parâmetros da água bruta do Rio Santo Anastácio.

Protocolo: 4225 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANELISE TOLEDO EGEA
TIAGO PASSOS BRAGA
RAFAEL HENRIQUE GARCEZ NICOLAU
DANIELLE ELIS GARCIA FURUYA
Professor(es): LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA
GILBERTO JOSÉ DA PAZ JÚNIOR

Resumo:
O presente trabalho tem por finalidade, fazer um estudo de caso da revitalização da Estrada de Ferro Sorocabana. Para que o leitor adentre sobre o assunto de estrada de ferro, utilizamos os métodos utilizados pelo autor Helvécio Lapertosa Brina, onde é mostrado a história das construções das primeiras estradas de ferro no mundo e a sua chegada ao Brasil. Como justificativa da escolha do trabalho, escritores da região são abortados, como os autores José Carlos Daltozo e Dióres Santos Abreu, que falam sobre a chegada da estrada de ferro no interior do Oeste Paulista, contando a sua importância na criação de novas cidades na região. Após uma apresentação clara sobre a importância da Estrada de Ferro Sorocabana para a região de Presidente Prudente, inserimos o leitor no dimensionamento de uma estrada de ferro, tendo como referencial bibliográfico o autor Helvécio Lapertosa Brina. Seguindo o presente trabalho, um comparativo entre os meios de transportes terrestres da região e uma pesquisa no interesse de empresas em sua utilização. Após demonstrarmos a importância histórica das ferrovias, seu dimensionamento, seus custos e um comparativo entre modais, será possível chegar a uma conclusão.

Protocolo: 4104 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO DOS SANTOS ALEXANDRE
JONATHAN TADEU BRITO KISSELEFF
VITOR HUGO SANTANA DA SILVA QUATROQUE
DOUGLAS HENRIQUE DE OLIVEIRA TRAVA
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
O aproveitamento de madeiras de crescimento rápido, habitualmente utilizadas para produção de papel e celulose, em estruturas de madeira é de necessidade eminente. Visando maiores quantidades de material em menor tempo sem perdas em suas propriedades resistivas, as madeiras de reflorestamento buscam o título de material de construção do futuro. Este trabalho consiste na comparação do comportamento de peças estruturais in natura com peças estruturais tratadas com resina poliuretana à base de mamona em relação à resistência à compressão. O tratamento dado as peças estruturais visam melhorar o comportamento mecânico das mesmas, para tal serão comparadas duas espécies de madeira, Pinus e Eucalipto. A resina poliuretana, fabricada pela empresa Imperveg, será utilizada no tratamento das peças. Serão realizadas avaliações segundo a NBR7190 visando caracterizar as propriedades físicas e mecânicas das peças de madeira e os resultados obtidos serão submetidos à análise estatística pelos métodos Anova e Regressão Linear.

Protocolo: 4098 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADRIANO SEIDI DEMARCHI MIKAMI
CAIQUE RAFAEL DE MACENA OLIVEIRA
Professor(es): BRUNA BESSA ROCHA YANO
LARISSA QUEIROZ MINILLO
LEANDRO MARINO TAKAZONO ORBOLATO

Resumo:
O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, com base nisso são pesquisada inúmeras alternativas para proporcionar uma melhor qualidade nas suas propriedades. Este projeto consiste no estudo das propriedades do concreto leve com a utilização de agregados de poliestireno expandidoEPS através de estudo teórico e metodologia experimental, tendo como objetivo analisar o desempenho físico e mecânico de blocos de concreto com a substituição parcial do agregado graúdo por EPS. Primeiramente, serão produzidos corpos-de-prova cilíndricos com a substituição parcial, em volume, de 5, 10 e 15 do agregado graúdo natural (brita) por agregado leve de EPS, por não ser solúvel em água e não liberar substâncias ao meio ambiente. Em seguida, os blocos serão produzidos utilizando o melhor traço encontrado. Serão realizados ensaios com os agregados, tais como, análise granulométrica e massa específica, e para o concreto, tais como, ensaios de resistência à compressão, absorção de água e massa específica dos corpos-de-prova cilíndricos e dos blocos. Espera-se que o bloco de concreto leve com adição de EPS atinja as recomendações exigidas pela norma, e ao atingir será classificado de acordo com a resistência encontrada como vedação ou estrutural.

Protocolo: 4081 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KELVIN ALEXANDRE FERREIRA DE SOUSA
JOSIELE APARECIDA DE ARAUJO SILVA
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
A ancoragem da armadura no concreto é fundamental para que os elementos trabalhem em conjunto, possibilitando a transferência integral dos esforços solicitantes, o que significa que não deve ocorrer escorregamento relativo entre o concreto e sua respectiva armação. Este estudo visa aplicar um método eficiente de ancoragem entre bambu e concreto, a fim de dar continuidade na pesquisa científica de análises das propriedades físicas e mecânicas da laje maciça com adição de PET e bambu, na qual este é baseado em um conceito de laje de concreto armado já existente, porém sendo acrescentada uma estrutura inspirada no modelo construtivo Bubbledeck. A garrafa PET seria o elemento inerte, plástico e de maior volume que é envolta por uma gaiola fabricada com o bambu. Entretanto, constatou-se a ineficácia da aderência do bambu no concreto em seu estado natural, portanto busca-se aplicar a melhor técnica de ancoragem entre os elementos, para a correta progressão no estudo comparativo entre as lajes convencional e protótipo.

Protocolo: 4079 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 4/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA ROCHA SILVEIRA
WILLYAM ANDRADE VIEIRA
VINICIUS DA FONSECA
Professor(es): LARISSA QUEIROZ MINILLO

Resumo:
No mundo todo é antigo o interesse por substituir a madeira nativa por madeira de reflorestamento de crescimento rápido, visando maiores quantidades de material em menor tempo sem perdas em suas propriedades resistivas. Este trabalho consiste na comparação do comportamento de peças estruturais in natura com peças estruturais tratadas com resina poliuretana à base de mamona em relação à resistência à tração. O tratamento dado as peças estruturais visam melhorar o comportamento mecânico das mesmas, para tal serão comparadas duas espécies de madeira, Pinus e Eucalipto. A resina poliuretana, fabricada pela empresa Imperveg, será utilizada no tratamento das peças. Serão realizadas avaliações segundo a NBR7190 visando caracterizar as propriedades físicas e mecânicas das peças de madeira e os resultados obtidos serão submetidos à análise estatística pelos métodos Anova e Regressão Linear.

Protocolo: 4097 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PAULO MATIUSO MOCO
JARDEL VICTOR RAMINELLI
Professor(es): BRUNA BESSA ROCHA YANO

Resumo:
A área da construção vem avançando juntamente com a tecnologia, sendo hoje conside-ra uma das áreas que tem o maior movimento econômico, maior usuário de matéria prima, e infelizmente um dos maiores poluidores, devido à extração do material, e ao despejo do mesmo em lugares inapropriado. A construção civil gera de algum modo certa poluição ao meio ambiente, devido ao entulho que sobra de demolições ou até mesmo, materiais da própria construção, materiais esses que não tem um destino correto, não se tem um lugar eficaz para destinar esse material que acaba indo para lugares inapropriados e gerando problemas para a população, no caso do Brasil seu maior polu-ente dentro da área da construção civil é o concreto entre outros materiais que sobram das obras e não é reutilizado levando o fim para lugares inadequados, provocando assim o aumento da poluição, todo o estudo proposto aqui será sempre visando à área da eco-nomia e do meio ambiente para trazer nas duas questões uma solução. A metodologia a ser utilizada deste trabalho é a introdução do método de incorporar os resíduos de cons-trução e demolição (RCD, RCC), na massa cerâmica, para obter a partir disto blocos de calçamento ou tijolo maciço, durante a fabricação dos blocos e tijolos, iremos imple-mentar Eletrofiação de Polímero, com um sistema de captação e transformação da ener-gia solar para a energia elétrica. Por ser um material sintético e de fácil passagem de energia, será adicionado na fabricação dos blocos feitos de RCD e RCC. A metodologia experimental proposta baseia-se no aproveitamento do RCD como material não plástico. Será realizado diversos ensaios descritos no corpo decorrer do desenvolvimento do tra-balho, dentre eles análise química, caracterização dos agregados, análise térmica, poro-sidade (absorção e inchamento), ensaio do comportamento do material submetido à ra-diação, além de ensaios mecânicos de resistências à tração e compressão. As análises irão ajudar a determinar as propriedades do material cerâmico, para cada composição e definir sua melhor aplicação

Protocolo: 4078 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAQUEL VIRGINIA BOSCOLI BATISTA SILVA
IGOR RAFAEL TADASHI WATANABE
WILLIAM GOMES BARBOSA
Professor(es): ERICKSON DE LIMA ARVING

Resumo:
A pavimentação é uma das áreas que tem maior aplicabilidade na construção civil, visto isso tornou-se de extrema importância a busca pela utilização de novos métodos e materiais mais sustentáveis, visando a diminuição de descartes industriais no meio ambiente. A proposta de pesquisa vigente tem por objetivo incorporar o auxílio para a resolução de problemas voltados ao descarte de resíduos industriais, tendo como foco deste estudo a reutilização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar, onde, por intermédio da substituição de agregados miúdos no concreto que compõe peças de pavimentação intertravada, esperando-se que essas atendam as normas vigentes e correspondam as características propostas, como resistência característica à compressão mínima de 35MPa e enquadramento nos parâmetros de absorção de água, avaliação dimensional e inspeção visual. A substituição da areia pelo bagaço da cana-de-açúcar será realizada de forma percentual e gradativa e os ensaios nesta etapa serão realizados em corpos de prova cilíndricos, até o teor de substituição 30, com o objetivo de se encontrar qual o teor ótimo de substituição a fim de que, a partir deste modo seja realizada a moldagem de corpos prova intertravados e assim posteriormente se realize a avaliação de critérios conforme a norma que se aplica a blocos pré-moldados de concreto para pavimentação.

Protocolo: 4018 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 3/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA APARECIDA MENDES MARTINS
GUILHERME SOUZA RODRIGUES
YANN CARVALHO BONILHA
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Com a crescente demanda por habitações gerada pelo grande crescimento populacional nos últimos anos, faz se necessário a busca por novos sistemas construtivos para suprir essa necessidade com rapidez e eficiência. O Steel Frame vem sendo constantemente utilizado nas obras pelo mundo como alternativa para sanar o problema, sendo que o sistema light steel framing se adequa facilmente ao ambiente aplicado, sendo conhecido por ser uma construção sustentável e de baixo custo. Utiliza em sua composição o aço como matéria prima, produto totalmente reciclável e acessível, no qual em conjunto com a madeira, membrana impermeabilizante e placa de cimento, constituem a base desse sistema, que além de inovador também é pratico, pois é totalmente pré-moldado, trazendo rapidez na montagem e facilidade no acabamento. No Brasil a utilização do perfil dobrado a frio esta em fase inicial, pois o país utiliza se da alvenaria convencional como principal método construtivo, sendo assim as construções em aço sofrem com a descriminação por parte da população, boa parte pela falta de conhecimento em relação às estruturas em aço. Diante desta situação, esta pesquisa consiste em um estudo aprofundado do sistema construtivo light steel framing, onde a partir de uma revisão bibliográfica utilizando como base artigos, livros, normas, publicações e bibliografias diversas da área de conhecimento. Tem como objetivo atingir o conhecimento detalhado sobre cada etapa da fabricação, aplicação e finalização de projetos desenvolvidos com o sistema Light Steel Framing, bem como suas vantagens e desvantagens.

Protocolo: 3999 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 2/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO CESAR DE CASTRO CARDOSO
LUCAS MASSON PIACENTE
Professor(es): ERICKSON DE LIMA ARVING
LEANDRO MARINO TAKAZONO ORBOLATO

Resumo:
Segundo Gold e Wright (s.d.), os acidentes de trânsito são responsáveis por aproximadamente 100.000 mortes e perdas econômicas de US$ 30 bilhões por ano na América Latina e no Caribe, onde entre 30 e 70 das vitimas fatais são pedestres atropelados, atingidos ao atravessar vias em condições perigosas. Para estes locais com alta periculosidade se faz necessário à implantação de medidas de intervenção a fim de reduzir tragédias e consequentemente os gastos. Na cidade de Presidente Prudente, pontos do trecho urbano da rodovia Raposo Tavares se encaixam nesta situação, como por exemplo, o local de acesso a Universidade do Oeste Paulista, onde em diversos momentos do dia, os alunos atravessam a rodovia, colocando em risco suas vidas e a dos motoristas. Diante disto, esta pesquisa consiste em uma analise das necessidades e melhorias obtidas com a implantação de uma passarela metálica sobre a rodovia, além de seu dimensionamento detalhado, com especificações para prazos e custos.

Protocolo: 4049 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2017 - 12/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR ROGERIO FARIAS BRESSAN
VICTOR URDIALI SOUZA
ANA BEATRIZ BACURAU MARTINS
Professor(es): LEANDRO MARINO TAKAZONO ORBOLATO

Resumo:
Apesar do acelerado crescimento urbano que se tem atualmente, a falta de qualidade na infraestrutura ainda continua sendo um problema. A deficiência na estruturação urbana tem por consequência transtornos no meio social, econômico e ambiental. A grande demanda de fluxo de veículos automotores exige cada vez mais a construção de novos pavimentos. Porém as características locais do terreno nem sempre favorecem a construção das camadas do pavimento, muitas vezes por conta da falta de qualidade do solo existente, tornando necessário a importação de materiais de outros locais e exploração de pedreiras, o que gera maior custo e danos ao meio ambiente. Para possibilitar a utilização de solos, muitas vezes considerados de má qualidade, nas últimas décadas, foram desenvolvidos aditivos estabilizantes. O intuito era permitir o aproveitamento do solo local, dotando-o das características necessárias para a constituição da camada do pavimento. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a melhoria nas características dos solos para pavimentação com a utilização do aditivo DS-328, também conhecido como "baba de cupim sintético". Este estudo foi realizado por meio da execução de ensaios laboratoriais, com amostras de solo arenoso fino laterítico, coletadas na região de Presidente Prudente (SP), e amostras de solo fino laterítico, coletadas na região de Londrina (PR), com e sem a aplicação do aditivo. Foram realizados ensaios de caracterização para a classificação das amostras e em seguida os ensaios de CBR para permitir o levantamento de dados referentes à eficácia do aditivo, possibilitando uma análise comparativa e, por fim, discutição da viabilidade do aditivo DS-328 no tratamento de solos para pavimentação.

Protocolo: 3934 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FRANCISCO RABELO DOS SANTOS
JOAO VITOR BARBOSA DA SILVA
CLAYTON TSUYOSHI MIAZAKI
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA
GUILHERME CREPALDI CAMARINI

Resumo:
Em vista dos diversos problemas patológicos que acontecem em obras de contenção,o estudo apresentado destacará a relevância da análise do entorno da obra, do solo, do fator pluviométrico, além da importância da execução conforme os memoriais descritivos e as especificações do projeto. O estudo será realizado com base em um muro de contenção que sofreu recalque e devido ao comprometimento da estrutura, está sendo reconstruído na cidade de Presidente Bernardes - SP. O trabalho tem como objetivo estudar o comportamento deste muro de contenção após ter sofrido recalque. Será examinado os danos causados na estrutura e o motivo deles terem se manifestado. Como resultado, espera-se verificar a causa do esgotamento na capacidade de contenção dessa estrutura, como poderia ter sido prevenida e, após o ocorrido, quais as melhores soluções a serem implantadas.

Protocolo: 3862 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA CLARA GOMES DIAS MUNHOZ
THAIS PUGLIESI HUSS
CAMILA DELFAVERO BATISTA
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
As estacas são os elementos principais da estrutura de contenção periférica de solos do tipo cortinas de estacas em concreto armado. Esse tipo de contenção de solos vem ganhando o mercado atualmente devido à rapidez e facilidade de execução quando comparada aos demais métodos. As cortinas de estacas são utilizadas principalmente em construções subterrâneas, no apoio à construção de túneis, e como contenção de taludes verticais. O objetivo do trabalho é aumentar o conhecimento na área de fundações, solos e estruturas de contenção, tendo como base cortinas de estacas para contenção de solos.

Protocolo: 3719 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JHENIFER KAROLINE DOS SANTOS VINTURA
CAROLINE SIQUEIRA GERVAZONI
VICTORIA KAROLINA DE ARAUJO BARBOZA
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Segundo Miyazaki (2014), a cidade de Presidente Prudente encontra-se sobre relevo formado por colinas amplas, como exemplo temos o Jardim Itacaré, bairro situado na Zona Leste da cidade, este, assim como demonstrado na Figura 3, possui diversas ruas e lotes inclinados. Este tipo de relevo associado à necessidade de aproveitamento do terreno implica em diversas situações onde se faz necessário a execução de corte ou aterro, onde para ambos é preciso à implantação de muros de arrimo para contenção de solo. Esta pesquisa consiste em uma análise das solicitações provocadas pelo solo sobre um muro de flexão, sendo este o tipo de muro mais apropriado e utilizado na região, além de seu comportamento estrutural frente às solicitações exercidas sobre este. De acordo com Gerscovich (2010), para o muro de flexão pode-se utilizar métodos para melhorar a condição de estabilidade contra o tombamento, como por exemplo, contrafortes e chumbadores atirantados, escolhidos a partir do conhecimento da altura necessária para o muro de flexão.

Protocolo: 3683 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAURO XAVIER DE OLIVEIRA NETO
VICTOR ROGERIO FARIAS BRESSAN
ANA BEATRIZ BACURAU MARTINS
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO
BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Segundo Fioriti e Akasaki, 2004, hoje no Brasil são descartados aproximadamente 17 milhões de pneus por dia, um dado alarmante para o meio ambiente, pois na maioria das vezes esses resíduos sólidos são armazenados em depósito e os que não forem reaproveitados para recauchutagem são depositados em lixões, ocasionando muitas vezes a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para que este problema seja reduzido os pneus começaram a serem utilizados na engenharia civil com a finalidade de construção de muros de contenção por gravidade de solo pneu, sendo estes capazes de se oporem aos golpes horizontais pela ação da gravidade (próprio peso). Para a construção destes muros deve-se utilizar cordas de polipropileno para fazer a amarração dos pneus e dentro dos mesmos colocar solo compactado, a introdução das camadas horizontais deve ser descasada para que não haja espaços vazios entre os pneus. Sua base deve conter uma largura de 40 a 60 da altura total do muro que não pode exceder 5 (cinco) metros.

Protocolo: 3635 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GLEICY LOANY DE ALENCAR CARDOSO
CARLOS PATRICK ROCHA RODRIGUES
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO
BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo determinar computacionalmente as frequências de vibração para os quatro primeiros modos de uma viga bi-engastada empregando o métodos dos modos assumidos. O estudo da dinâmica de estruturas sejam elas rígidas ou flexíveis é de grande importância para a engenharia civil como método de prevenção de possíveis problemas estruturais, tais como trincas, deslocamentos, rupturas parciais ou totais dessas estruturas estimulados por processos vibracionais. A viga proposta será modelada através das equações de Lagrange onde a flexibilidade, como uma coordenada generalizada, será estudada a partir do método dos modos assumidos. Espera-se encontrar nesta pesquisa as frequências de vibração de uma viga bi engastada hipotética usando conceitos da Mecânica Analítica descrevendo os movimentos da estrutura e sua flexibilidade

Protocolo: 3508 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO FIGUEIREDO FORMAGIO
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
O setor industrial que atua na fabricação de produtos a partir de PET (Polietileno Tereftalato) tem gerado um volume crescente de resíduos sólidos. Atualmente, cerca de 58,9 de todo PET descartado é reciclado e um percentual ainda menor desse material é aproveitado após o processo de reciclagem. Os setores que mais absorvem os materiais plásticos reciclados são as próprias indústrias de embalagens, indústria têxtil e automotiva. Dessa maneira, um volume considerável de PET reciclado permanece sem perspectiva de aplicação, sendo assim são necessárias novas alternativas para a sua utilização. O presente projeto de pesquisa propõe o estudo da utilização de PET como agregado miúdo na produção de concreto com aplicação de aditivo plastificante redutor de água. A substituição do agregado natural pelo reciclado será gradual, na escala de 10 em 10 e visa reduzir o impacto dos altos índices de descarte de PET, utilizado em garrafas plásticas e embalagens de produtos de diversos segmentos, por meio de sua reutilização no setor da construção civil. As propriedades do concreto produzido com agregado reciclado a serem analisadas incluem resistência à compressão, trabalhabilidade, massa específica, absorção de água e índice de vazios. Espera-se por meio da realização de ensaios de acordo com procedimentos padronizados pelas normas NBR 5738 e NBR 5739, indicar o concreto com a proporção ideal de agregado reciclado apto a ser empregado em estruturas de concreto armado, como pilares e vigas de edificações.

Protocolo: 3484 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME NOBORU SASSAKI FIDELIS
TIAGO SOUZA LOPES
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
A urbanização desordenada, a industrialização, o desenvolvimento da agricultura intensiva, o aumento do consumo juntamente com o populacional, ampliaram as demandas de extração dos recursos naturais e intensificaram os descartes no meio ambiente tornando complexos, onerosos e difíceis os meios de proteção e recuperação do nosso habitat. A indústria da construção civil utiliza em abundância matéria-prima não renovável, consome grande quantidade de energia na extração de insumos, na produção de materiais e no transporte de ambos. Este projeto visa fabricar protótipos de placas pré-moldadas composta com o reuso de concreto de obras da construção civil de Presidente Prudente. A metodologia envolve o estudo sistemático de referenciais teóricos e a estimativa da situação dos resíduos sólidos de concreto descartados no perímetro urbano de Presidente Prudente e o estudo da fabricação dos protótipos. Os estudos dos protótipos compreendem análises: a caracterização da matéria prima, das proporções em massa dos constituintes (concreto de reúso, concentro virgem, vinhaça e água), da caracterização física (microscópica e macroscópica) dos protótipos fabricados e a avaliação de acordo com as normas da ABNT. Os resultados serão disponibilizados a toda comunidade visando à conscientização sobre a questão dos resíduos sólidos da construção civil e as possibilidades de minimização dos impactos ambientais, através da reutilização dos mesmos dentro no ciclo da construção civil.

Protocolo: 3405 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 2/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITORIA DOMINGUES GALANTE
JACQUELINE ROBERTA TAMASHIRO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
O Brasil lidera hoje como o maior produtor de etanol e açúcar no mundo, sendo consequentemente o maior produtor de cana-de-açúcar. Com isso, para tamanha produção, é gerado grandes volumes de resíduos que buscamos empregá-los para a redução do volume de descarte no meio ambiente. O bagaço é o resíduo da produção de etanol e açúcar, em que é empregado para a cogeração de energia elétrica. Essa energia é obtida através da queima do bagaço em caldeiras resultando em um resíduo final: as cinzas. As mesmas são descartadas em aterros ocupando um grande volume e gerando um maior impacto ambiental. Este projeto tem por objetivo destinar as cinzas na substituição parcial da areia, à razão de 10, no concreto, a fim de analisar sua resistência à compressão e absorção de água. E ao final verificar a classificação estrutural dos corpos de prova dos traços que utilizam o resíduo.

Protocolo: 3389 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAIS SANT' ANA BRAGA
MARIA VICTORIA BELLO PADOVAM DOS SANTOS
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
A produção diária de resíduos sólidos de construção e demolição (RCD) é enorme, gerando preocupação em relação às questões ambientais, econômicas e sociais a partir de sua disposição inadequada, falta de gestão e manejo. Pesquisas vêm demonstrando que há algumas alternativas interessantes para a reutilização de RCD, como o emprego de agregados reciclados desses resíduos em camadas de pavimentação. Este trabalho consiste na análise de agregados reciclados de resíduos de construção e demolição visando sua aplicação em diferentes camadas de pavimentação, como base, sub-base e reforço do subleito. O material, após coleta e trituração, será preparado e separado em amostras com diferentes proporções de mistura com solo. A partir de uma série de ensaios laboratoriais, será realizada a caracterização física do agregado reciclado e a verificação do Índice de Suporte Califórnia das diferentes misturas, analisando a possibilidade de aplicação nas camadas de pavimentação, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela norma técnica brasileira.

Protocolo: 3379 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WILLIAN FAKHOURI
LEONARDO HIDEKI NAGATA
CARLOS VINICIUS SANTOS
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo analisar através de ensaios laboratoriais normatizados o comportamento mecânico de estruturas de concreto com a substituição parcial do agregado miúdo (areia) por cerâmica vermelha de RCD (Residuo de Construção Civil). Esse material é facilmente encontrado em obras de demolição e em olarias, e se triturado apresenta uma granulometria próxima ao do agregado miúdo que se deseja substituir. Os resíduos gerados pela construção civil chegam a ser de 50 a 60 do lixo produzido por uma cidade e em sua grande parte são jogados de maneira inadequada no meio ambiente, podendo gerar enchentes, prejuízos à paisagem, obstrução de logradouros públicos, proliferação de doenças, transformação de áreas agrícolas em estéreis, além de impactar significativamente no custo de coleta e das áreas de descarte. Caso o concreto com a substituição parcial de cerâmica vermelha apresente um comportamento mecânico satisfatório aos parâmetros das normas será uma opção valida para a diminuição da extração da matéria prima utilizada e uma destinação para os resíduos gerados na construção civil.

Protocolo: 3265 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 11/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FRANCIANE NEGRAO DOMINGOS
JULIANA APARECIDA COSTA
LUCAS NEVES BOTOSSO
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
Apesar do grande desenvolvimento constatado nos últimos tempos, ainda existem deficiências na estruturação urbana brasileira que acarretam diversos outros problemas de cunho estrutural, logístico e também social. A falta de pavimentação das vias urbanas é um problema que, ainda hoje, acomete muitas localidades do país, gerando declínio de desenvolvimento e consequências prejudiciais em vários âmbitos. Utilizar-se de pavimentação intertravada composta por blocos pré-moldados de concreto significa dinamizar o desenvolvimento de áreas que não dispõem de tal estrutura, visto que, essa tipologia possui uma execução mais simples e rápida, matéria prima mais acessível e benefícios ligados à sua fácil manutenção e capacidade de melhoramento e contribuição para a drenagem urbana. Outro problema que acomete a sociedade está ligado ao descarte incorreto de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), cujo volume é extremamente significativo e a possibilidade de reciclagem (não muito explorada, apesar de políticas regentes que a solicitam) é viável, quando pautada por estudos e análises que a embasam de maneira correta. A presente proposta de pesquisa tem por objetivo associar a contribuição para a resolução dos dois problemas acima citados, em que, por meio da substituição de agregados miúdos no concreto que compõe peças de pavimentação intertravada, estima-se que essas atendam as normas vigentes e correspondam as características propostas, como resistência característica à compressão mínima de 35Mpa e enquadramento nos parâmetros de absorção de água, avaliação dimensional e inspeção visual. A substituição dos agregados por RCD ocorrerá de forma percentual e gradativa e os ensaios nesta etapa serão realizados em corpos de prova cilíndricos, com o propósito de se encontrar qual o teor ótimo de substituiçãopara que, a partir deste se realize a moldagem de corpos prova sextavados e se faça a avalição de critérios de acordo com a norma que se aplica a blocos pré-moldados de concreto para pavimentação. Como instrumento de comparação será utilizado um traço padrão e com isso se verificará qual a dimensão da influência que a incorporação de tais resíduos causará nas peças do ponto de vista técnico.

Protocolo: 3198 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2016 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDREZA BALSANI DIAS
JOSE AUGUSTO JUNIOR
JOYCE TATIANI MASSELANI FRANCISCO
ISADORA BUCHALLA GARIB GONCALVES
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
O impacto ambiental causado pelo desenvolvimento humano deve ser entendido como o efeito significativo no meio. É o desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", resultante da ação do homem sobre o ambiente. O problema de impacto ambiental dos resíduos sólidos gerados pelo consumo é de responsabilidade de todo o cidadão. O respeito à legislação e à proteção do meio ambiente faz parte do processo de gestão ambiental em benefício da sociedade e das futuras gerações. Neste contexto deve-se buscar alternativas de resolução e/ou minimização deste problema. Este projeto em nível de iniciação científica visa complementar os resultados obtidos anteriormente em outro estudo onde foi encontrado a proporção adequada de materiais recicláveis em um tijolo ecológico do tipo "adobe" a partir de um conjunto aditivo/aglomerante, com solo local, reboco oriundo de restos da construção civil e a garrafa pet e o isopor que são materiais poliméricos oriundos da coleta seletiva da COOPERLIX como aglomerantes. Como aditivo utilizou-se a vinhaça que é um resíduo das usinas de açúcar e álcool da região. Além da revisão bibliográfica que acompanhará todo o desenvolvimento deste projeto, destaca-se a metodologia a ser empregada para o estudo da dispersão dos materiais que integram o bloco ecológico. Os tijolos serão novamente produzidos, curados e separados em lotes. Posteriormente, serão levados aos laboratórios da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUNESPCampus Presidente Prudente para serem feitas análises de caracterização em termos estruturais desses tijolos. Os métodos utilizados serão espalhamento micro-Raman e espectroscopia de absorção no Infravermelho com transformada de Fourier (FTIR). Espera-se que os resultados apresentados e disponibilizados à Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE após a implementação deste projeto sirvam de auxílio para outras pesquisas subsequentes e que tais resultados possam contribuir para um desenvolvimento sustentável.

Protocolo: 3187 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JADER GEA GARCIA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO

Resumo:
Esta pesquisa consiste no estudo das propriedades e aplicação do concreto leve com a utilização de agregados de poliestireno expandidoEPS. Tem como objetivo analisar o emprego do concreto leve com a substituição do agregado graúdo pelo EPS, por não ser solúvel em água e não liberar substâncias ao meio ambiente, pode se tornar um agregado alternativo e a solução para a redução de impactos ambientais. Os traços utilizados para a análise do EPS na mistura, sendo estes identificados por porcentagem, serão aumentados gradativamente a cada 5. O piloto (0), traço 5, traço 10 e traço 15. Serão realizados no total 16 amostras de corpos de provas para cada traço, submetidos a ensaios de compressão a 7 dias, 14 dias, 21 dias e 28 dias. As características do traço são descritas por (SILVA, 1975), para a obtenção de uma resistência de 25 Mpa, que serão verificadas através do ensaio de compressão, baseado na NBR 5739 (ABNT, 1994), realizado na prensa universal, localizada no laboratório da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE. Com base nos resultados será formulada a conclusão

Protocolo: 3128 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2016 - 10/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BARBARA FLORRANCE DE MELO ROCHA
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
É notória a quantidade de desperdício que é gerado em todas as esferas da sociedade, em especial na construção civil. Os resíduos de construção civil (RCC) apresentam uma grande parcela dos entulhos nos lixões, encostas de morro e beiras de estrada, já que muitas cidades estão despreparadas para lidar com eles. Em decorrência da quantidade de RCC gerado atualmente e da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é que o presente trabalho pretende verificar a possibilidade de substituir os agregados graúdos pelos reciclados obtidos a partir da trituração de RCC, a fim de serem aplicados na confecção de blocos de concreto estruturais, através da análise das propriedades mecânicas e físicas dos mesmos. Baseando-se nas normas NBR 15961/2011, que prescreve os requisitos a serem executados em laboratório. Para tal, serão utilizados materiais provenientes da construção civil de origem inerte, ou seja, que não contenham impurezas ou contaminantes, o que poderão afetar as características físico-mecânicas dos blocos a serem produzidos. Tais blocos vazados serão então confeccionados de acordo com normas da ABNT, e observados fatores como resistência e uso, além da análise de absorção dos blocos. Espera-se que o material apresente resultados compatíveis com padrões mínimos necessários para tornar a permuta possível. Assim, o estudo poderá contribuir com o cumprimento de um dos principais pontos da Resolução 307/2002 da CONAMA, que atribui responsabilidades compartilhadas aos geradores, transportadores e gestores municipais quanto ao gerenciamento destes resíduos, assim como reduzir a extração de matérias primas, evitando assim a degradação do meio ambiente.

Protocolo: 3206 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME CAOBIANCO BENTO SILVA
LEANDRO MIRANDA DOS SANTOS
EDIVAM JOSE DOS SANTOS
Professor(es): LARISSA QUEIROZ MINILLO

Resumo:
Este estudo visa utilizar um conceito de laje de concreto armado já existente, porém sendo acrescentada uma estrutura baseada em um novo modelo construtivo, o Bubbledeck. Este modelo utiliza esferas plásticas envoltas por uma malha de aço para preencher uma região da laje onde o concreto não possuiria função estrutural, deixando assim a construção mais leve e econômica. Baseado nesse conceito e adequando-o as possíveis substituições, optou-se por estudar a utilização de garrafas do tipo PET e bambu com o mesmo objetivo. A garrafa PET seria o elemento inerte, plástico e de maior volume que será envolto por uma gaiola fabricada com o bambu adequadamente aderido ao concreto. Os resultados obtidos serão comparados com os de lajes já existentes no mercado, como a laje Bubbledeck e a laje maciça.

Protocolo: 3093 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA ROCHA SILVEIRA
WILLYAM ANDRADE VIEIRA
VINICIUS DA FONSECA
Professor(es): AMARO DOS SANTOS
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
As indústrias cimenteiras são responsáveis pelo lançamento total de 5 do CO2 da atmosfera, sendo este um setor industrial extremamente nocivo ao meio ambiente. Esse material produzido é utilizado abundantemente na produção do concreto, o qual é um dos materiais mais utilizados no mundo todo, sendo o símbolo do desenvolvimento. Entretanto, se faz necessário medidas que proporcionem a sustentabilidade na utilização do concreto, que possa diminuir e/ou mitigar os danos do mesmo causados ao meio ambiente. A cinza do bagaço da cana de açúcar é um material oriundo das usinas sucroalcooleiras gerada em larga escala, que vem sendo utilizada como adubo em lavouras, mas estudos indicam que esse uso não é o mais adequado para se atingir o objetivo necessário e esperado nas plantações, mostrando que seu uso no concreto pode se tornar viável trazendo benefícios econômicos e principalmente ambientais. O presente trabalho apresenta uma alternativa na preparação do concreto, tendo como objetivo estudar a diminuição e substituição parcial do cimento utilizado no mesmo, pelas cinzas do bagaço da cana de açúcar, o qual vem sendo objeto de estudo e sendo indicada na otimização desse e outros materiais por conta de suas caraterísticas. Esse estudo se utiliza de metodologias essenciais para a construção desse projeto, como a caracterização dos materiais utilizados, produção de concreto otimizado com proporções de 10, 25 e 40 de CBCA e a realização de testes fundamentais seguindo normas legais que garantam a eficiência do novo material, além de uma discussão dos resultados obtidos considerando questões ambientais e econômicas.

Protocolo: 3061 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GLEICY FERNANDA ALVES DA SILVA
Professor(es): ALEXANDRE TEIXEIRA DE SOUZA

Resumo:
Uma ponte pode ser definida como uma construção que tem a finalidade de transpor um obstáculo, tais como rios, braços de mar, vales profundos, entre outras vias. Por terem grande valia na área de transportes, é de grande importância que seu projeto, sua execução e manutenção sejam realizados da maneira mais adequada possível. Para tal situação, vê-se a necessidade da utilização de parâmetros normativos para que todos os detalhes sejam incluídos nesta obra de arte. O surgimento de patologias nesta área coloca em risco a saúde da obra e de seus usuários, as patologias estruturais podem variar em intensidade e incidência, sua correção acarreta custos elevados em relação às medidas iniciais que deveriam ter sido tomadas na execução da obra. Observando na região de Presidente Prudente constatou-se a existência de diversas pontes com problemas patológicos, motivando assim esta pesquisa sobre o assunto. As pontes tem extrema importância para o desenvolvimento econômico e social do país, pois liga lugares permitindo o tráfego de pessoas, veículos, mercadorias e matérias primas. Sendo assim, as consequências das patologias nessas estruturas prejudicam o transporte geral da região, tendo efeito negativo em diversas áreas.

Protocolo: 2991 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA KLEM MILIATI
BIANCA CAMPANHARO RODRIGUES
THAMIRIS SENA LOPES BONATO
Professor(es): JOÃO MARIA DOS SANTOS SANTIAGO
BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Os conhecimentos transmitidos durante a graduação são fundamentais para a formação do profissional, e analisar estudo de casos reais exemplifica tais conhecimentos. Dessa forma participar de pesquisa durante a graduação, torna-se bastante interessante. Assim, esta iniciação científica tem como estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental E.M. Deputado Carlos Castilho Cabral, na cidade de Presidente Prudente-SP, focando no processo construtivo, sistema estrutural e patologias existentes. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2944 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NICOLLE BRENDA SIMEONI
ANDERSON BORGES TOMAZ
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
A crescente densidade demográfica e o aumento de atividades antrópicas em consideráveis partes das bacias hidrográficas têm afetado diretamente na qualidade da água, recurso indispensável à vida e centro de muitos debates em tópicos de sustentabilidade. A Água em seu estado bruto contém não apenas substancias essenciais à vida, mas também diversos elementos químicos e microrganismos que em concentrações elevadas podem apresentar sérios riscos ao consumidor. Meios de tratamentos de água eficientes estão cada vez mais dispendiosos, uma vez que precisam atender às regulamentações e exigências do Ministério da Saúde. Portanto, o presente estudo tem como objetivo a comparação de eficiência no processo de coagulação dos três produtos mais usados sendo eles: Sulfato de Alumínio, Policloreto de Alumínio e Cloreto Férrico no tratamento de água bruta retirada do Rio Santo Anastácio, buscando avaliar os parâmetros químicos, físicos e biológicos da água.

Protocolo: 2902 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSE AUGUSTO ALVES PIMENTA
JOSE WILSON DOS SANTOS FERREIRA
RAFAEL HENRIQUE GARCEZ NICOLAU
DANIELLE ELIS GARCIA FURUYA
Professor(es): LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA
GILBERTO JOSÉ DA PAZ JÚNIOR

Resumo:
O estudante de Engenharia Civil precisa ter conhecimentos aprofundados de sistemas e processos construtivos, sistemas estruturais e patologias das edificações, visando a ampliar seus conhecimentos técnicos e reduzir futuros problemas na execução de novas edificações de sua responsabilidade profissional. Ao mesmo tempo, os processos construtivos deveriam ser resultantes de propostas adequadas aos projetos arquitetônicos e às condições de custos e mão de obra, que, entretanto, muitas vezes são resultado exclusivo da falta de novas opções tecnológicas, ou devido a diretrizes definidas em políticas públicas. Assim sendo, neste projeto de pesquisa busca-se discutir tais questões tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental E.M. Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues, na cidade de Presidente Prudente-SP. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2863 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2015 - 10/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCEL TSUBASA SAITO
MATEUS DE BARROS MANHANI
JOSE WILSON DOS SANTOS FERREIRA
NICOLAS ALVES BARCELOS
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
A escolha adequada do sistema construtivo na execução de determinada edificação é de grande importância para um uso adequado da obra e redução de problemas patológicos, e o conhecimento mais aprofundado de tais sistemas se torna relevante na formação do engenheiro civil. Dessa forma, torna-se bastante importante aprofundamento e análise de edificações existentes durante a formação acadêmica, exemplificando a realidade profissional. A partir disso, esta pesquisa visa a identificar e analisar questões sobre sistemas estruturais e construtivos executados, tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental E.M. Rosy Odetty Roriz Brandão, na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2862 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDUARDO FERNANDES DA SILVA
THIAGO OLIVEIRA RIBEIRO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR
BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
O concreto é material de construção altamente utilizado em nossos dias. Foi descoberto em 27 A.C. pelo romanos. Apresenta grande maleabilidade, o que proporciona possibilidades amplas em projetos de arquitetura. O concreto armado resulta do uso do concreto com estrutura interna, podendo ser ferragem ou outros materiais que ampliem a resistência do material à deformação. Muito ainda se estuda sobre o uso de novos materiais na estruturação do concreto armado. Ao mesmo tempo, as garrafas PET têm apresentado crescimento constante de seu uso, com problemas de descarte. A partir disso, esta pesquisa visa a analisar o aproveitamento das garrafas PET na moldagem de lajes nervuradas de concreto. A metodologia a ser seguida está baseada em moldagem de protótipos e verificação da resistência dos mesmos.

Protocolo: 2856 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 1/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA ALVES DE LIMA CARDOSO
LORENA OLIVEIRA BEGALI
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
IVAIR SALOMÃO LIBONI

Resumo:
A modernidade pode ser atrelada a globalização, que hoje chega nos lugares mais distantes e remotos do mundo. Esse desenvolvimento vem por meio das diversas novas tecnologias e não se pode falar em desenvolvimento sem falar locomoção. No Brasil, a principal via de transporte para produtos continua sendo as rodovias. Insumos, recursos, tecnologia, medicamento e profissionais utilizam estas vias pavimentadas todos os dias. Portanto, o desenvolvimento destas estradas, por conta de novas tecnologias, trazem conforto e agilidade para os usuários. Um fator muito importante para os pavimentos são os serviços de conserva e manutenção, sem uma boa manutenção todo trabalho feito em projetos, levantamentos, estudos de viabilidade, execução e controle, em pouco tempo poderá se desintegrar, pois é na manutenção que realiza os reparos e cuidados necessários para a conservação destas vias. As patologias nos pavimentos ou defeitos são decorrentes de situações que vão desde a escolha do material até a execução de manutenções preventivas e corretivas. Este trabalho tem como objetivo buscar através de estudos e análises das patologias encontradas no Bairro Jardim do Sol, no município de Presidente Prudente, SP, as possíveis causas de origem das mesmas. Com as análises o esperado é que as manutenções e reparos com bases nos estudos possam minimizar a sua frequência e que as vias públicas atendam ao seu real propósito: conforto, segurança e agilidade a seus usuários.

Protocolo: 2881 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SHEILA SOUZA BARRETO
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Com o aumento populacional dos últimos tempos, houve escassez e custo elevado de espaço em centros urbanos, tornando comum se ver edifícios cada vez mais altos e esbeltos, a fim de se obter um aproveitamento melhor das áreas disponíveis. Por isso, alguns aspectos começaram a ser considerados no dimensionamento da estrutura, como sua estabilidade, diante da combinação das ações verticais e horizontais. Este trabalho apresentará por meio de analise numérica, auxilio do software Ftool, e instruções da NBR 6118 (ABNT, 2014) a estabilidade global de um edifício, proporcionado pela avaliação dos parâmetros de instabilidade α e o coeficiente γz. As analises serão feitas e comparadas, verificando-se a deslocabilidade da estrutura quanto aos nós, e desta forma, será possível determinar se a estrutura necessita levar em consideração os efeitos globais de segunda ordem, causados principalmente pelos deslocamentos horizontais e também pela falta de linearidade da estrutura.

Protocolo: 2826 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATHALIA LEITE BITTENCOURT FIGUEIREDO
SIMONE PYSKLEVITZ
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
No Brasil, mais da metade do consumo de energia é proveniente das edificações (Brasil, 2007) e com o crescimento populacional, econômico e avanço tecnológico, torna cada vez mais necessária a discussão sobre o quanto o meio ambiente é capaz de suportar a exploração humana e os seus impactos. A eficiência energética no contexto da sustentabilidade é cada vez mais demandada nos processos produtivos. Desta forma, projetos energeticamente eficientes precisam de um conhecimento sobre a transferência de calor proveniente do ambiente externo, assim, o objetivo deste trabalho é analisar a possibilidade da implantação do Software ENERGY3D no ensino da disciplina de Fenômenos dos Transportes no Curso da Faculdade da Engenharia da Unoeste como facilitador do aprendizado. Para tanto, será projetado uma edificação hipotética, neste caso um escritório, a fim de estudar o fluxo de calor, o ganho e a perda de calor durante um ano bem como consumo de energia durante esse período.

Protocolo: 2782 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 4/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELLY THIEMY MATSUMOTO
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
MARIA ALESSANDRA BACARO BOSCOLI

Resumo:
Muros de contenção são obras de engenharia civil que servem de escoramentos e proteção contra deslizamentos. O muro é projetado para conter aterros e cortes no solo, onde se faz necessário o ajuste do nível do terreno para uma obra. Quando requisitados são de extrema importância e devem ser dimensionados corretamente para garantir a segurança da construção ou do que estiver abaixo dele. Ao analisar uma estrutura de contenção, devem-se levar em consideração uma análise geotécnica prévia, as forças atuantes provenientes do peso próprio da estrutura e do solo. Conhecer o funcionamento e a dimensão necessária de qualquer estrutura é primordial, ainda mais quando se trata de muro de arrimo. Este tem grande responsabilidade na estabilidade de uma construção. Como não se encontram facilmente documentos que forneçam as verificações de solicitações encontradas no muro de arrimo mão-francesa, este trabalho visa atender essa necessidade, servindo de orientação em projetos futuros.

Protocolo: 2815 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 2/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAIRA FERREIRA LIMA BRAGHIN
LUCILENE BONIOLO DA CRUZ
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
O solo é de extrema importância na Engenharia Civil, pois o mesmo garante a estabilidade das fundações. As características físicas e mecânicas do solo estão relacionadas à sua resistência, de modo que as características deste influenciam diretamente na estabilidade das obras a serem executadas. Quando o mesmo não se encontra em condições hábeis para o uso seguro, há a necessidade de um estudo para o melhoramento do solo. O solo encontrado na cidade de Presidente Prudente possui características arenosas. Tais características geram grandes dificuldades de se trabalhar sobre o mesmo devido à falta de estabilidade e resistência adequada, sendo necessário serem feitas intervenções para sanar estes problemas. Hoje em dia, com as novas tecnologias empregadas nos ensaios geotécnicos, é permitido observar e estudar as camadas de solo em qualquer condição, assim obtendo-se subsídios para determinar quais melhorias devem ser feitas e de que maneira aquele solo pode suportar às cargas daquela edificação a ser construída. Este trabalho visa realizar um estudo da ação dos agentes cimentantes, cal e cimento, interagindo com o solo da região de Presidente Prudente e procura a melhoria deste solo em relação ao aumento da resistência mecânica, e também visa à comparação entre os métodos adotados, atestando assim seu grau de eficiência e eficácia.

Protocolo: 2774 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA VIEIRA VOMS STEIN
LEANDRO DE SOUZA SERVINO
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Durante o processo projetual, deve-se verificar as características mínimas construtivas e estruturais, definindo-se e projetando-se adequadamente cada aspecto da edificação, resultando em economia na execução de obra. Ao contrário, um sistema mal definido e/ou mal executado pode resultar em patologias da edificação. Focando nesse assunto, este iniciação científica busca analisar questões tipologia construtiva e patologias, tendo como estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental I Giseli Dalefi, na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2644 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 3/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS HENRIQUE ZANELATO
DIEGO FELIPE DE OLIVEIRA MORCELI
MARAIZA JOSEPHA PROENCA LIFANTE
SUZANA APARECIDA FERREIRA DE OLIVEIRA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
A definição adequada do sistema construtivo pode ser determinante no processo de economia na obra. Ao contrário, uma má escolha pode resultar em problemas estruturais e até inviabilidade do projeto. No entanto, sua escolha pode acontecer pela ausência de outras opções, seja pela mão de obra disponível como diretrizes definidas em políticas públicas. Dessa forma, a análise de estruturas torna-se relevante. Neste projeto de pesquisa busca-se discutir as questões sobre sistemas estruturais executados tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental I Cel. Joé Soares Marcondes, na cidade de Presidente Prudente-SP. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2642 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA GIROTTO LEITE
GIOVANA CALDEIRA LUCIO
RENAN MARTARELLI DA COSTA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
A adequada escolha de sistema construtivo pode resultar em economia na obra, assim como uma má escolha pode causar problemas estruturais e até inviabilidade do projeto. No entanto, algumas vezes, sua escolha ocorre pela falta de novas opções devido à mão de obra disponível e questões de custos da obra, e outras, devido a diretrizes definidas em políticas públicas. Dessa forma, a análise de estruturas torna-se relevante. Neste projeto de pesquisa busca-se discutir as questões sobre sistemas estruturais executados tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental I João Sebastião Lisboa, na cidade de Presidente Prudente-SP. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2645 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLEVERSON LUCAS SANTOS GOMES
BRUNA CAROLINE DO CARMO CAVALHEIRO
AILTON LUIS GARCIA DA SILVA
WILLIAM MARCOS NAKANO LIGABO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
A adequada definição do sistema construtivo para execução de uma obra é fundamental, pois um sistema mal definido, assim como mal executado, pode resultar em patologias na edificação, inclusive, comprometendo-a. Dessa forma, o conhecimento e a análise desses sistemas torna-se primordial na formação do engenheiro civil. Focando nesse assunto, este projeto de pesquisa busca analisar questões sobre esse assunto, tendo como estudo de caso a EM Rui Carlos Vieira Berbert, na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2648 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADRIANO SEIDI DEMARCHI MIKAMI
FELIPE HENRIQUE BENTO MEDINA
KETTILLEN ANGELICA LISBOA
BRUNA AUGUSTO DE OLIVEIRA
LEONAN PADILHA PEREIRA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
O estudo da bacia hidrográfica do alto curso do rio Santo Anastácio foi motivado por sua importância no abastecimento da cidade de Presidente Prudente, pólo regional do oeste paulista. O alto da Bacia Hidrográfica do rio Santo Anastácio localiza-se a oeste do Estado de São Paulo, compreendendo uma área total de aproximadamente 197,70 km2, abarcando, em sua extensão territorial, parte dos municípios de Álvares Machado, Anhumas, Pirapozinho, Presidente Prudente e Regente Feijó (DIBIESO, 2013). Surge, portanto, a necessidade de se realizar estudos na região desta bacia hidrográfica com a finalidade de levantar aspectos relacionados a distribuição hídrica local, identificando os corpos e cursos d´água. Para a realização deste estudo, têm-se como objetivo fundamental a utilização de técnicas cartográficas como ferramenta para o seu desenvolvimento, uma vez que esta ciência é uma forma eficiente para a transmissão de informações, tornando-se essencial no processo de planejamento ambiental e apoio à tomada de decisões. Deste modo, o propósito deste trabalho será realizar o mapeamento cartográfico e produzir cartas temáticas, relacionadas aos recursos hídricos, da região do alto da bacia hidrográfica do rio Santo Anastácio. Como subsídio para a elaboração dessas cartas serão utilizadas fotografias aéreas disponibilizadas pela EMPLASA (2010, 2011) e programas de geoprocessamento. A partir dos resultados obtidos, dever-se-á apresentar a análise quantitativa das classes temáticas definidas no projeto cartográfico, evidenciando as condições a que essa bacia hidrográfica se encontra em termos de proteção de seus mananciais

Protocolo: 2612 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 5/2017 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): JOSE GUILHERME MARQUES CHITERO
RODRIGO BERNARDO SOLDA
CAROLINA MORENA DUARTE BARBOSA
GERALDO AUGUSTO MAXIMIANO FERDIN
NORTON DE BIASI SANTOS
LUCAS PRADO OSCO
BRUNO MAGRO RODRIGUES
LETICIA APARECIDA COSTA
CINTIA RAMOS LOPES EVANGELISTA
NANGLY XAVIER RIBEIRO
MATEUS EDERLI
MARIA CLARA PISSOLATO
ALESSANDRA SANTOS
LUCELIA MARIA CASA GRANDE
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
MUNIR JORGE FELICIO
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Os sistemas construtivos das edificações deveriam ser resultantes de propostas adequadas aos projetos arquitetônicos e às condições de custos e mão de obra; no entanto, muitas vezes são resultado exclusivo da falta de outras opções. Assim sendo, a análise de estruturas torna-se relevante, e nessa iniciação científica se busca discutir as questões sobre sistemas estruturais executados tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental I - E.M. Maria do Socorro Brito de Almeida, na cidade de Presidente Prudente-SP. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2605 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL SILVA PALACIO
FELIPE PEREIRA MARINHO DAS CHAGAS
GUILHERME CALDERAN CORDOBE
MATHEUS MOZETIC ROMERO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
Durante o projeto estrutural e a execução de obra, a adequada definição do sistema construtivo é fundamental, e como um sistema mal definido e/ou mal executado pode resultar em patologias da edificação, assim como, o conhecimento e a análise desses sistemas torna-se primordial na formação do engenheiro civil. Focando nesse assunto, este projeto de pesquisa busca analisar questões sobre esse assunto, tendo como estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental I Profa. Juraci Menezes Peralta, na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2586 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LARISSA CAMPOS ACOSTA
MURILO HENRIQUE FREIRE DE CASTRO
VITORIA YONAHA ZAMBRANO
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
Durante o projeto estrutural e a execução de obra, a adequada definição do sistema construtivo é fundamental, e como um sistema mal definido e/ou mal executado pode resultar em patologias da edificação, assim como, o conhecimento e a análise desses sistemas torna-se primordial na formação do engenheiro civil. Focando nesse assunto, este projeto de pesquisa busca analisar questões sobre esse assunto, tendo como estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental I Ivo Garrido, na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2577 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANE ANDRADE XAVIER
WILLIAM GOMES BARBOSA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
Os cursos universitários buscam capacitar o aluno de forma que o mesmo, assim que formado, possa ingressar no mercado de trabalho com conhecimentos compatíveis às suas atribuições. Para isso, os conhecimentos teóricos precisam estar associados aos conhecimentos práticos. Vários laboratórios precisam ser disponibilizados para cursos universitários, inclusive para cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. No entanto, um ambiente não tem sido implantado com frequência: o canteiro de obras experimental. Desse modo, este projeto visa a analisar sua importância e o projeto para sua execução. A metodologia de pesquisa está baseada em análises documentais e projetuais.

Protocolo: 2562 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO MATIAS SEMENCIO
CAROLINE BEVILACQUA GHEDINI
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
Nos processos de projetação de edificação e de execução de obra, torna-se fundamental uma adequada definição dos sistemas construtivo e estrutural para um bom resultado da mesma. Assim sendo, a análise desses sistemas torna-se relevante na formação do engenheiro civil. Focando nesse assunto, este projeto de pesquisa busca analisar questões sobre tais sistemas executados, tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental I Profa. Francisca de Almeida Goés Brandão, na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2572 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GLEICIANE BATISTA RABELLO
MARCO ANTONIO FERNANDES JUNIOR
RAFAELA BRESQUI ALESSI
NOEMI BLAYA DOS SANTOS
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
Neste presente trabalho pretende-se produzir concreto com resíduo industrial de couro como substituto parcial da areia. Tal substituição visa diminuir a extração de areia do meio ambiente e diminuir o resíduo sólido contendo cromo presente nos curtumes, além de desenvolver um novo material para a construção civil. Para tanto, serão produzidos corpos de prova cilíndricos, substituindo parcialmente à areia e testada sua resistência segundo as normas NBR 5738 [ ] e NBR 5739 [ ]. Almeja-se ao fim desde estudo que os resultados obtidos em relação às propriedades mecânicas sejam adequados, de forma que o concreto produzido possa ser usado para a fabricação de mobiliários urbanos, como por exemplo, calçadas, divisores, guias e balizadores (fradinhos, pilones, etc), postes de iluminação e rede elétrica, lixeiras, vasos, abrigos e pontos de ônibus, bancos e degraus, etc

Protocolo: 2551 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAEL BENVENUTO GUIMARAES
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
REBECA DELATORE SIMOES
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo pelo pó de resíduo borracha vulcanizada, proveniente de pneus inservíveis na mistura do concreto. A utilização deste resíduo seria reduzir a quantidade de pneus inservíveis que são um dos mais preocupantes passivos ambientais da atualidade, sendo um local favorável para a proliferação de insetos nocivos à saúde humana, e a queima do mesmo gera uma fumaça de difícil aspersão e tóxica. Para tanto, serão produzidos corpos de prova cilíndricos, substituindo parcialmente à areia e testada sua resistência segundo as normas NBR 5738 [ ] e NBR 5739 [ ], além de fazer uma análise do comportamento morfológico através da microscopia eletrônica de varredura. Almeja-se ao fim desde estudo que os resultados obtidos em relação às propriedades mecânicas sejam adequados, de forma que o concreto produzido possa ser usado para a fabricação de pavimento de concreto, mobiliários urbanos, calçadas, divisores, guias, paredes e coberturas, telhas de concreto, blocos de alvenaria e painéis para fins de isolamento térmico e acústico, e locais onde são exigidas maior resistência ao impacto e alta absorção de energia

Protocolo: 2537 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 7/2016 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO CARLOS DOS SANTOS CANHADA
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
O crescimento das áreas urbanas e a valorização do custo por metro quadrado dos terrenos faz com que construir em regiões onde a topografia é acidentada seja a melhor alternativa, de forma que o uso de muro de contenções se torne indispensável. Pelos diversos problemas patológicos verificados em obras de contenção devido à má execução e por deficiência nas especificações dos projetos, destaca-se no presente trabalho a importância desta execução conforme os memoriais descritivos e especificações dos projetos, além de verificar a incidência do fator pluviométrico como um agravante no dimensionamento dos muros de contenção. O estudo será realizado com base em dois casos onde os muros de contenção entraram em colapso nas cidades de Adamantina e Rancharia - SP. A abordagem será feita em relação ao que casou esse esgotamento na capacidade de contenção dessa estrutura, como poderia ter sido prevenida e, após o causo, quais as melhores soluções a serem implantadas.

Protocolo: 2559 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 8/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILENA BARBOSA PAULINO DA SILVA
ANDRESSA DOS SANTOS
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Os sistemas construtivos e estruturais são fundamentais para um positivo resultado na execução de uma edificação. Ao mesmo tempo, podem vir a encarecer ou baratear uma obra. Dessa forma, a análise desses sistemas torna-se relevante na formação do engenheiro civil. Neste projeto de pesquisa busca-se discutir as questões sobre sistemas estruturais e construtivos executados, tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental E.M. Profa. Domingos Ferreira de Medeiros, na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2511 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO DUARTE PEREIRA
FERNANDO HENRIQUE DOMINGUES DOS SANTOS
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
Os sistemas construtivos das edificações deveriam ser resultantes de propostas adequadas aos projetos arquitetônicos e às condições de custos e mão de obra. No entanto, muitas vezes são resultado exclusivo da falta de novas opções devido à mão de obra disponível e questões de custos da obra, e outras, devido a diretrizes definidas em políticas públicas. Dessa forma, a análise de estruturas torna-se relevante. Neste projeto de pesquisa busca-se discutir as questões sobre sistemas estruturais executados tendo estudo de caso o edifício da escola pública municipal de ensino fundamental E.M. Profa. Catarina Martins Artero, na cidade de Presidente Prudente-SP. A metodologia a ser seguida é qualitativa, e está baseada em aprofundamento teórico e conceitual dos temas abordados, levantamentos físicos e projetuais, além de outros aspectos pertinentes.

Protocolo: 2499 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 5/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO CESAR DE CASTRO CARDOSO
VITORIA DOMINGUES GALANTE
RENAN FERREIRA PINHAL
ISABELA COUTINHO MARCHIORI
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
DANIELE ARAUJO ALTRAN
ADAUTO BIBIANO DA SILVA JÚNIOR

Resumo:
O acúmulo de pneus no ambiente constitui grave ameaça à saúde pública devido à sua relação direta com a propagação de doenças, atualmente são grandes os esforços dos pesquisadores por mais informações e conhecimento sobre como reutilizar esses materiais de maneira benéfica em sua área de estudo. Este projeto é o resultado de um estudo sobre a utilização do pó da borracha de pneumáticos inservíveis triturados na argamassa como agregado miúdo, produzida com cimento Portland, cal hidratada e areia, no traço 1: 2: 8, com a adição de pó de borracha moída, nas proporções 5, 10, 15 e 100 no volume da areia. Serão avaliadas as possíveis alterações físicas (índice de consistência, absorção de água, índice de vazios e massa específica seca, saturada e real) e mecânicas (compressão) dessa argamassa. Posteriormente serão comparados os resultados com os da argamassa convencional (referência) avaliando a viabilidade e as vantagens de cada método apresentado. Por fim, serão discutidas as perspectivas futuras para este tipo de aplicação, contribuindo para uma fabricação alternativa e mantendo sua viabilidade na construção civil, além de contribuir com a diminuição de pneus depositados no meio ambiente.

Protocolo: 2548 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 11/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULA LETICIA FERRE
NATALIA TOMIAZZI FOGACA
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
A grande maioria da população está concentrada nas áreas urbanas, ocasionando dentre outros, problemas no tráfego e veículos e na circulação de pedestres. Uma das soluções propostas para estes problemas é o incentivo ao Transporte Público Urbano. Os estudos relativos aos projetos de sistemas de Transportes, tanto na Infraestrutura quanto no Planejamento são geralmente feitos visando resolver problemas imediatos, sem uma visão sistêmica dos mesmos. Este trabalho tem por objetivo investigar como devem ser abordada a avaliação dos sistemas de Transportes e elaborar um estudo de caso para a avaliação da demanda por Transporte Público no município de Presidente Prudente, pretendendo-se ter ferramentas que ajudem a solucionar questões relativas à circulação de pessoas e bens nos centros urbanos.

Protocolo: 2543 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FLAVIO MILHORANCA GIL
EDISON RAFAEL JUNIOR
ADOLPHO HOMERO NUNES DA SILVA
Professor(es): ELIANA EDERLE DIAS CHAVES
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo estudar as propriedades de resistência à compressão e absorção de água entre o material bloco cerâmico e bloco solo-cimento, além do custo entre ambos. Para a realização deste trabalho, será feita uma análise de resistência à compressão e absorção de água dos dois materiais em laboratório, e um comparativo dimensionando do custo e material empregado de bloco cerâmico e bloco ecológico (solo-cimento). Espera-se que o projeto ao ser realizado com blocos ecológicos seja mais viável, e uma conscientização do produto para profissionais e usuários do mesmo, se tornam parte do projeto.

Protocolo: 2482 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 11/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANNA SISCOUTO FILAZ
FERNANDA DA SILVA VASCONCELLOS
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
O processo de projeto de uma edificação deve incluir todos os aspectos almejados. O projeto estrutural precisa ser específico para cada edificação projetada, incluindo no cálculo esses aspectos. Um deles pode ser uma cobertura verde, que apresenta um peso bastante significativo sobre a estrutura. Com isso, este projeto objetiva a identificar o peso dessa cobertura. A metodologia tem como base uma investigação teórica sobre telhado verde e sua composição, e o cálculo de seu peso.

Protocolo: 2450 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 6/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): IGOR RAFAEL TADASHI WATANABE
CLEBSON DE OLIVEIRA
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
IVAIR SALOMÃO LIBONI

Resumo:
Os estudos na área geotécnica tem a função de desenvolver soluções para problemas práticos do dia a dia na Engenharia Civil. Estes envolvem desde a identificação e caracterização de maciços e rochas até a verificação e dimensionamento da estabilidade de taludes, estruturas de fundação e suporte de terras, obras subterrâneas, aterros e barragens, entre outros. A história da geotecnia acompanha a evolução humana, o que nos traduz em uma riqueza de conhecimento e transmite uma motivação para o aprimoramento constante das técnicas de construção. Porém este conhecimento é pouco abordado nos cursos de engenharia e, para suprir esta deficiência, este projeto irá elaborar uma linha histórica da evolução da engenharia geotécnica e estudar novas técnicas de obras de terra.

Protocolo: 2461 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2015 - 7/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA PESSUTTI FRANCA
FLAVIO MILHORANCA GIL
CAMILA DA COSTA MARCELINO
ADRIEL NONATO MARQUES
Professor(es): BEATRIZ DE MELLO MASSIMINO ROTTA

Resumo:
Os materiais construtivos utilizados como cobertura têm grande influência no aumento da temperatura do ambiente urbano, tanto em grande escala na formação de ilhas de calor, quanto em menores, como na temperatura interna dos ambientes construídos, que afeta diretamente o conforto térmico de seus usuários. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é comparar três diferentes tipos de coberturas, sendo elas: fibra de celulose e betume, fibrocimento e cerâmica, a fim de verificar qual destes apresenta um melhor desempenho térmico. Para realização de medição será utilizado o Confortímetro Sensu, que efetua leituras e registros de temperatura e velocidade do ar, temperatura radiante média e transmitância de calor. Com base nos resultados obtidos será feita a análise e exposição do melhor material em função de suas características térmicas.

Protocolo: 2449 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCEL TSUBASA SAITO
JOSE AUGUSTO ALVES PIMENTA
Professor(es): LEILA MARIA SOTOCORNO E SILVA
MARIA ALESSANDRA BACARO BOSCOLI
RENIVALDO JOSE DOS SANTOS
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
A construção civil é um dos setores que provoca maior impacto ambiental, devido ao elevado consumo de matéria-prima. A utilização de saibro (uma mistura de areia e argila) pode ser uma alternativa viável para substituição da cal na produção de argamassas para assentamentos de alvenarias. Este trabalho tem como objetivo comparar o desempenho da argamassa de cimento, cal e areia com uma argamassa que substitui completa e gradativamente a cal por saibro em quantidades crescentes, comparando-as através de ensaios caracterizados quanto aos requisitos da norma NBR 13281 (ABNT, 2005). Espera-se determinar um traço de argamassa com saibro que apresente desempenho semelhante ou melhor ao traço comum de argamassa feito com cal.

Protocolo: 2481 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 11/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO LUIS SITOLINO
LEANDRO PIMENTEL DO PRADO SILVA
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
Neste Projeto objetivamos realizar uma revisão sobre as pesquisas e soluções tecnológicas para a fabricação de tijolos de solo-cimento com o emprego de aglomerantes e de aditivos, como materiais alternativos para a aplicação em construção civil. A metodologia empregada consiste no levantamento das bibliografias, dos artigos e das pesquisas existentes sobre o assunto, mencionando aqueles em que o tijolo produzido segue as normas da NBR 10834/1994 e NBR 8491/1984. Os dados e informações serão analisados e sistematizados em forma de artigo com os resultados dos diferentes solos e materiais empregados com aglomerantes e aditivos e suas vantagens. O artigo fornecerá uma base atualizada sobre o assunto, disponibilizará informações científicas que envolvam o desenvolvimento de materiais alternativos e sustentáveis para a construção civil local e regional. Nesse contexto, este trabalho tem como foco contribuir com informações para a pesquisa sobre tijolo ecológico na região de Presidente Prudente, visando sua aplicação na construção civil local, notadamente na construção de habitações sustentáveis. Dessa forma, este estudo poderá fornecer conhecimento para utilizar novos materiais como aditivos e aglomerantes na fabricação dos tijolos de solo-cimento e diminuir a quantidade de produtos descartados, contribuindo para o desenvolvimento da região do oeste paulista.

Protocolo: 2337 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 10/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALQUIRIA PEREIRA BASTOS
VALQUIRIA PATRICIA FELIX
Professor(es): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
A crescente preocupação com a escassez de recursos naturais, adjunta do desperdício de matéria prima, torna a sustentabilidade a via única a ser percorrida por toda a esfera social. Sendo a construção civil uma das principais responsáveis por essas situações, é imprescindível que o próprio setor busque mecanismos a fim de minimizar o gasto excessivo e promover a eficiência de sua produção. Em virtude do montante de resíduos de construção e de demolição (RCD) gerados e da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, o presente trabalho busca analisar a viabilidade de se substituir os agregados miúdos comuns pelos reciclados, a partir do beneficiamento da cerâmica vermelha, a fim de serem aplicados nas camadas de pavimentação flexíveis, dando enfoque a de sub-base. Subsidiado pela Norma Brasileira NBR 15116, que prescreve os requisitos técnicos a serem realizadas em laboratório, com a análise granulométrica e o Índice de Suporte Califórnia, espera-se que o material apresente resultados compatíveis com os padrões mínimos necessários a tornar a substituição possível e economicamente viável. Assim, o estudo poderá contribuir com o cumprimento de um dos principais pontos da Lei Federal 12305/10, referente ao descarte em aterros sanitários apenas dos resíduos que não puderem ser reutilizados ou reciclados, como também primar pela conscientização ambiental na Engenharia Civil.

Protocolo: 2237 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSE WILSON DOS SANTOS FERREIRA
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN
FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO

Resumo:
Neste Projeto de Pesquisa em nível de mestrado objetivamos realizar um estudo que enfoque a fabricação e caracterização estrutural de tijolos ecológicos utilizando o solo local, os materiais provenientes dos resíduos sólidos urbanos coletados da construção civil e da coleta seletiva da COOPERLIX como aglomerantes; e o resíduo das destilarias de álcool da região, o vinhoto, como aditivo, visando aplicação em habitação sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico sustentável da região. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica, colóquios com o orientador, trabalhos de campo; experimentos com o solo local; realização de diagnóstico da situação dos resíduos sólidos coletados, no que diz respeito à variedade; analises das hipóteses de misturas quanto à proporção de aglomerante/aditivo para a produção do adobe; realização de ensaios de retração, resistência à compressão, isolamento térmico e acústico. Os dados e informações serão analisados e sistematizados para compor a dissertação de mestrado da candidata. Os resultados serão disponibilizados à comunidade científica e acadêmica bem como ao Poder Público Municipal e à comunidade civil visando conscientizar sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos e as possibilidades de minimizar seus impactos ambientais através da aplicação dos mesmos na construção civil.

Protocolo: 2189 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 7/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
Professor(es): REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
O impacto ambiental causado pelo desenvolvimento humano deve ser entendido como o efeito significativo no meio. É o desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", resultante da ação do homem sobre o ambiente. O problema de impacto ambiental dos resíduos sólidos gerados pelo consumo é de responsabilidade de todo o cidadão. O respeito à legislação e à proteção do meio ambiente faz parte do processo de gestão ambiental em benefício da sociedade e das futuras gerações. Neste contexto deve-se buscar alternativas de resolução e/ou minimização deste problema. Neste projeto em nível de iniciação científica pretende-se investigar três proporções viáveis de aditivo/aglomerante visando à fabricação de um tijolo ecológico do tipo adobe. Como agente aglomerante pretende-se utilizar o solo local, o reboco oriundo de restos da construção civil e a garrafa pet e o isopor ambos provenientes da coleta seletiva da COOPERLIX. Como aditivo será utilizado o vinhoto que é um resíduo das usinas de açúcar e álcool da região. Além da revisão bibliográfica que acompanhará todo o desenvolvimento deste projeto, destaca-se a metodologia a ser empregada para o estudo das proporções dos materiais que integram o bloco ecológico. Os materiais sólidos serão particulados e mesclados ao vinhoto em diferentes proporções. A produção do adobe se dará através da elaboração de corpos de prova prensados em uma prensa hidráulica e em seguida secados ao sol. A avaliação das proporções empregadas na fabricação do adobe bem como os parâmetros utilizados na prensagem e o tempo e a temperatura de secagem ao sol se dará através dos resultados apresentados pelas medidas mecânicas destes materiais. Espera-se que os resultados apresentados após a implementação deste projeto sirvam de auxílio para outras pesquisas subsequentes e que tais resultados possam contribuir para um desenvolvimento sustentável Os resultados serão disponibilizados a Universidade do Oeste Paulista, buscando soluções para o acúmulo dos resíduos sólidos na área urbana das cidades e também para a conscientização ambiental da população, visando melhorias na qualidade de vida.

Protocolo: 2063 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 7/2015 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JADER GEA GARCIA
Professor(es): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
Atualmente são grandes os esforços dos pesquisadores por mais informações e conhecimento sobre como reduzir a massa especifica de materiais que são empregados em grande porte na construção civil, a fim de diminuir os esforços nas estruturas e os custos com transporte e montagem. O concreto de cimento Portland é o material mais utilizado na construção e seu peso próprio comparado às cargas aplicadas é elevado. Por este motivo a redução de seu peso, por meio de agregados leves, vem tornando-se alvo de várias pesquisas visando à produção de concretos leves, conhecidos pelo reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico. Neste contexto, o presente projeto tem por objetivo estudar a viabilidade do poliestireno expandido (EPS) para a produção de concreto estrutural leve com alta resistência, permitindo assim uma análise comparativa de suas propriedades físicas e mecânicas com o concreto produzido normalmente. Será analisado o comportamento de diferentes traços no concreto com a substituição dos agregados naturais pelo EPS, avaliando as possíveis alterações físicas (absorção, índice de vazios e massa específica seca) e mecânicas (compressão) desse concreto. Espera-se que os resultados apontem a possibilidade de tal prática na produção de concreto contribuindo para diminuição da massa especifica, mantida a alta resistência.

Protocolo: 1751 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 8/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO PERUQUI GUIDIO
PALOMA MONTECINO NUNES
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN

Resumo:
A Física, como uma ciência fundamental, tem por objetivo o estudo dos fenômenos naturais de nosso universo. Quando se trata desses fenômenos geralmente vêm à mente aqueles que estão ligados diretamente com a natureza macroscópica de nosso cotidiano, deixando-se de considerar, por diversas situações, aqueles fenômenos naturais microscópicos observados exteriormente a nosso organismo, assim como em seu interior. Dessa forma, a proposta desse projeto é desenvolver uma pesquisa minuciosa a respeito, inicialmente, dos conceitos da Física que são mais úteis no entendimento das ciências médicas e biomédicas e, posteriormente, da aplicação desses conceitos sobre as diversas situações envolvendo o contexto, mais especificamente, da biomedicina. Para tal, serão investigados, de início, as áreas da biomedicina que envolvem, em seu fundamento, conceitos físicos (básicos e/ou avançados), como por exemplo o diagnóstico por imagem envolvendo o uso de radiação ionizante ou não ionizante, ou até mesmo fenômenos da biofísica tais como o transporte de substâncias através da membrana celular. Finalmente, toda essa pesquisa de caráter preferencialmente teórico dar-se-á por um processo investigativo que será baseado nas referências, nacionais e internacionais, já existentes a respeito desses assuntos, assim como aquelas adquiridas em possíveis congressos, colóquios, encontros, workshops e afins. Sendo assim, o maior interesse desse projeto é, com o produto obtido em função de seu desenvolvimento, fornecer um material que sirva também de referência para os cursos da área médica que envolvem estudos de biofísica, física das radiações ou qualquer outra área correlata.

Protocolo: 1669 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2014 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): RAFAEL HENRIQUE RIBEIRO DE OLIVEIRA
PRISCILA SILVA FIABANI
VITOR AFONSO PIRES DA SILVA
Professor(es): JOÃO LUCAS CORREIA SILVA

Resumo:
Os processos de urbanização e de industrialização no Brasil proporcionaram cidades carentes de infraestrutura, de habitação digna e serviços públicos, demonstrando séria segregação socioespacial. A falta de políticas públicas de habitação e de execução de conjuntos habitacionais adequados geraram cidades com áreas ilegais e expansão descontrolada. Ao mesmo tempo, o descaso com a legislação ambiental na elaboração de habitação social tem gerado problemas aos seus moradores, assim como para o próprio ambiente natural; ou seja, a aprovação e a implantação de conjuntos sem a correta análise ambiental reforça espaços inadequados e/ou fortemente impactantes no ambiente natural e construído, reforçando situações de segregação socioespacial e degradação do ambiente. Esta pesquisa busca analisar o conjunto habitacional executado para retirar a população residente em ocupação de espaço público, conhecida como Favela Casquinha, verificando sua localização na estrutura urbana e analisando as características ambientais originais do sítio, a fim de relacionar possíveis melhoras ou pioras para a população beneficiada. Base documental, de evolução urbana, de caracterização ambiental e de levantamentos de campo embasarão o estudo.

Protocolo: 1452 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAELA MUSSOLINI CELESTINO DE OLIVEIRA
MAYARA MOTA CORDEIRO SOUZA
Professor(es): SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
MARCELA DO CARMO VIEIRA

Resumo:
No Brasil a indústria produtora de garrafas PET é nova, e cresce de maneira exorbitante, vendo que a cada dia são desenvolvidas novas tecnologias e mais utilidades para este material, além da grande aceitação do mercado por sua versatilidade. As consequências disso são os problemas ambientais que tais materiais causam em lixões com descartes inadequados. É preocupante a forma com que o PET é descartado e a falta de ações que impeça os seus malefícios ao meio ambiente. O PET mais utilizado (polietileno tereftalato), encontrado em garrafas de refrigerante, materiais de limpeza, higiene, é justamente o de maior incidência de descarte pela população e o foco da pesquisa. Por outro lado, a construção civil cresce a cada ano retirando do meio ambiente materiais como a areia fina para a fabricação de concreto. Este estudo objetiva analisar a substituição parcial da areia pelo PET triturado na produção de concreto. Tal substituição visa diminuir a extração de areia do meio ambiente e diminuir o resíduo sólido e desenvolver um novo material para a construção civil. Para tanto, serão produzidos corpos de prova cilíndricos, substituindo parcialmente a areia e testada sua resistência segundo as normas NBR 5738 e NBR 5739. Almeja-se ao fim desde estudo que os resultados sejam satisfatórios, de forma que o concreto produzido possa ser usado para a fabricação de mobiliários urbanos, como por exemplo, calçadas, sarjetas, bancos, degraus, etc.

Protocolo: 1289 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 8/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO BORGES DE OLIVEIRA
GUILHERME NOBORU SASSAKI FIDELIS
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo realizar a modelagem teórica e computacional de uma viga engastada-livre, descrevendo o movimento de corpo rígido e flexível para esta estrutura. O estudo da dinâmica de estruturas sejam elas rígidas ou flexíveis, sob a ação de forças externas, tais como, ondas regulares marítimas, ventos, vibrações mecânicas externas de qualquer ordem, é de vital importância para a prevenção de possíveis problemas estruturais, tais como trincas, deslocamentos, rupturas parciais ou totais dessas estruturas. A dinâmica de corpo rígido da estrutura será modelada através da abordagem Lagrangeana e a flexibilidade será estudada a partir do método dos modos assumidos. Espera-se apresentar nesta pesquisa a dinâmica de corpo rígido e flexível de uma viga engastada-livre utilizando conceitos da Mecânica Analítica a fim de descrever os movimentos da estrutura e sua flexibilidade.

Protocolo: 1265 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 8/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FILIPE BITTENCOURT FIGUEIREDO
GUILHERME CREPALDI CAMARINI
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS
DANIELE ARAUJO ALTRAN

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é a análise de um edifício da cidade de Presidente Prudente numa perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a arquitetura, além de analisá-lo com referência à tecnologia construtiva utilizada: concreto armado. O edifício escolhidoTENIS CLUBE de Presidente Prudente compartilha da linguagem construtiva do concreto armado, linguagem comumente usada na solução de edifícios vinculados ao discurso moderno de arquitetura. Uma apresentação da obra e posteriormente uma análise crítica da solução estrutural será feita, situando-a no contexto histórico-arquitetônico, além de procurar entender algumas conseqüentes inter-relações com a solução espacial da arquitetura, possibilitando assim o entendimento das possíveis igualdades ou desigualdades da solução ao discurso moderno. Para as considerações, será apresentado um olhar crítico descrito por meio de elementos de composição da arquitetura; lugar, forma, espaço, e da estrutura. Essas análises encerram a pesquisa e as observações.

Protocolo: 1004 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MURIEL VIRGINIA SILVA GUIRRO
ANA PAULA CASSARO FAVARIM
Professor(es): AMARO DOS SANTOS
CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é a análise de um edifício da cidade de Presidente Prudente numa perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a arquitetura, além de analisá-lo com referência à tecnologia construtiva utilizada: concreto armado. O edifício escolhidoSENAC de Presidente Prudente compartilha da linguagem construtiva do concreto armado, linguagem comumente usada na solução de edifícios vinculados ao discurso moderno de arquitetura. Uma apresentação da obra e posteriormente uma análise crítica da solução estrutural será feita, situando-a no contexto histórico-arquitetônico, além de procurar entender algumas conseqüentes inter-relações com a solução espacial da arquitetura, possibilitando assim o entendimento das possíveis igualdades ou desigualdades da solução ao discurso moderno. Para as considerações, será apresentado um olhar crítico descrito por meio de elementos de composição da arquitetura; lugar, forma, espaço, e da estrutura. Essas análises encerram a pesquisa e as observações.

Protocolo: 1007 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO VITIRITTI FERREIRA ALBERTINI
RAFAEL FERNANDES COVRE
LUIZ EDUARDO DE CASTRO SILVA
Professor(es): AMARO DOS SANTOS
CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é a análise de três edifícios da cidade de Santiago no Chile, numa perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a arquitetura produzida em regiões fora do Brasil, além de analisá-los com referência à tecnologia construtiva utilizada, comparando-as com tecnologia construtiva usualmente empregada no Brasil. Os edifícios escolhidos são a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, a Faculdade de Matemática e as Torres Siamesas, obras instaladas no campus da Universidade Católica do Chile em Santiago. Elas compartilham da mesma linguagem construtiva e foram projetadas pelo mesmo arquiteto - Alejandro Aravena, arquiteto chileno com obras e projetos no mundo todo. Uma apresentação das obras e posteriormente uma análise crítica da obra será feita, situando-as no contexto de formação e desenvolvimento da cidade de Santiago, além de procurar entender algumas conseqüentes inter-relações com algumas obras no mesmo período feitas no Brasil, possibilitando assim o entendimento das possíveis igualdades ou desigualdades do emprego da tecnologia da construção civil nos dois países. Para as considerações, será apresentado um olhar crítico descrito por meio de elementos de composição da arquitetura; lugar, forma, espaço e estrutura. Essas análises encerram a pesquisa e as observações.

Protocolo: 1005 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME AUGUSTO DA SILVA NETO
GIOVANE BOZETTE MAZINI
Professor(es): IVAM SALOMAO LIBONI
AMARO DOS SANTOS
CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI

Resumo:
A cerâmica vem sendo utilizada desde 24.500 a.C sempre com papel de grande importância na melhoria de vida de todas as civilizações, ela pode ser obtida através de três principais matérias matérias-primas (feldspato, sílicia, argila) todas elas abundantes na natureza e com custo. De fácil modelagem após ser misturadas em proporções adequadas de água e de endurecer após a queima levou-a a um grande leque de utilidades, desde utensílios domésticos passando pela produção artística e até mesmo na confecção de abrigos rudimentares, porém durantes todos esses anos nunca houve 100 de eficiência durante seu processo de fabricação, neste processo são gerados resíduos em virtude da queima, constituídos por peças defeituosas que não podem ser comercializadas e são descartadas sem uma destinação definida. São geradas também muitas perdas na sua utilização devido a ruptura do material, que acaba sendo descartado no ambiente acarretando problemas ambientais. O presente projeto tem por objetivo reutilizar esse material, descartado, como agregado graúdo na produção de concreto permitindo assim uma análise comparativa de suas propriedades físicas e mecânicas com o concreto produzido normalmente. Para realização dessa análise serão analisados o comportamento de diferentes traços no concreto com a substituição dos agregados naturais pelos agregados reciclados da cerâmica, avaliando as possíveis alterações físicas (absorção, índice de vazios e massa específica seca) e mecânica (compressão) desse concreto. Espera-se que os resultados apontem a possibilidade de tal prática na produção de concreto contribuindo para diminuição de entulho de construção civil e industrial bem como para o desenvolvimento de novos materiais para indústria da construção.

Protocolo: 718 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2011 - 6/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME AUGUSTO DA SILVA NETO
GIOVANE BOZETTE MAZINI
Professor(es): CASSIO FABIAN SARQUIS DE CAMPOS

Resumo:
A Engenharia de Estruturas é uma área de grande importância na construção civil, uma vez que busca otimização de projetos. Diante desse fato, a alvenaria estrutural é um sistema que satisfaz essa procura por projetos otimizados, devido à agilidade na construção, com projetos modulados, equipe e equipamentos especializados, que garantem rapidez e diminuição de custos. Neste cenário, o estudo da influência das juntas de argamassa na alvenaria estrutural é muito importante, pois as características das mesmas podem ser fator determinante na resistência do sistema. Desse modo, é pretendido apresentar com este trabalho um estudo da influência da junta de argamassa no comportamento estrutural de painéis de alvenaria, submetidos a esforços externos. Este estudo será complementado com análises das tensões em painéis desenvolvidos em um programa estrutural existente no mercado.

Protocolo: 719 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 8/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FLAVIA APARECIDA CATUCHI
LUCAS HENRIQUE PEREIRA SILVA
Professor(es): DANIELE ARAUJO ALTRAN

Resumo:
O TRABALHO PROPOSTO TRATA DO ESTUDO TEÓRICO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL E DOS PROCEDIMENTOS DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS NÃO USUAIS DE CONCRETO ARMADO. ENTRE AS ESTRUTURAS ESPECIAIS ESTUDADAS, PODEM-SE DESTACAR OS CONSOLOS, VIGAS SUBMETIDAS AO ESFORÇO DE TORÇÃO, MARQUISES E VIGAS-PAREDES. INICIALMENTE, CADA SISTEMA ESTRUTURAL SERÁ ESTUDADO EM RELAÇÃO AO SEU COMPORTAMENTO ESTRUTURAL SUBMETIDO AOS ESFORÇOS PREPONDERANTES ATUANTES. CONHECENDO-SE AS PREMISSAS QUE REGEM O COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DO ELEMENTO, ABORDA-SE, ENTÃO, OS PROCEDIMENTOS DE DIMENSIONAMENTO PROCONIZADOS PELAS NORMAS TÉCNICAS. EXEMPLOS DE DIMENSIONAMENTO DAS ESTRUTURAS ILUSTRAM O TRABALHO PARA SUA MELHOR COMPREENSÃO. POR FIM, O PRODUTO FINAL DESTE TRABALHO SERÁ UMA APOSTILA DIDÁTICA SOBRE O ASSUNTO QUE PODERÁ VIR A SER UTILIZADA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): JOSE JULIO DE CERQUEIRA PITUBA

Resumo:
Neste trabalho serão feitas análises não-lineares de treliças espaciais considerando-se não-linearidades física e geométrica. As análises numéricas serão feitas utilizando-se um programa baseado no Método dos Deslocamentos e desenvolvido através da análise matricial de estruturas. Os resultados numéricos serão comparados com resultados existentes na literatura ou obtidos a partir de um software comercial. Nessas análises deverá ser verificada a importância da consideração das não-linearidades física e geométrica na avaliação do comportamento da estrutura desde a fase elástica até o colapso da mesma. Além do estudo teórico sobre o modelo elasto-plástico uniaxial com encruamento misto, que será o modelo constitutivo a ser adotado para o material, deverá ser estudado também o comportamento não-linear geométrico de estruturas. Deverão ser vistos também os conceitos necessários sobre análise não-linear para que o aluno esteja apto a usar o programa computacional.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 10/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Professor(es): GABRIELA REZENDE FERNANDES

Resumo:
Neste trabalho serão estudados o comportamento mecânico do concreto observado experimentalmente e a sua modelagem através da Mecânica do Dano Contínuo, onde será visto o modelo de dano de Mazars. Trata-se de um modelo constitutivo que considera variáveis escalares de dano e o meio como elástico e isótropo, sendo, portanto, interessante para uma introdução à Mecânica do Dano. Então, adotando-se para o concreto esse modelo, serão feitas análises numéricas de placas e/ou vigas de concreto armado utilizando-se um programa baseado no Método dos Elementos de Contorno (MEC) desenvolvido no trabalho de mestrado da orientadora do projeto. Os resultados numéricos serão comparados com resultados analíticos e experimentais existentes na literatura. A fim de compreender o modelo adotado no programa para a armadura, deverá ser estudado também o modelo elasto-plástico com encruamento isótropo aplicado ao caso uniaxial. A nível microscópico serão estudados os mecanismos básicos de microfissuração no concreto e então será analisado o comportamento macromecânico do material sob solicitações uniaxiais e multiaxiais. Serão vistos ainda os conceitos necessários sobre análise não-linear e método dos elementos de contorno, para que a aluna esteja apta a usar o programa.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2006 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELE ARAUJO
Professor(es): GABRIELA REZENDE FERNANDES

Resumo:
Neste trabalho serão desenvolvidos modelos numéricos, utilizando-se o método dos elementos de contorno, para análise de pavimentos em concreto armado. Propõe-se inicialmente a inclusão de pontos do domínio com carregamentos ou deslocamentos prescritos, na formulação proposta em [98], a fim de analisar placas com condições de vinculação em seu domínio. A seguir a formulação seria modificada a fim de ser possível incluir o efeito da deformação por cortante e adotar diferentes coeficientes de Poisson e módulos de elasticidade nas lajes e vigas. Então, seria desenvolvida a análise não-linear de pavimentos em concreto armado, onde poderiam ser considerados vários modelos de dano para representar o concreto. O modelo constitutivo adotado seria verificado em pontos de integração (Gauss) definidos ao longo da espessura e as armaduras seriam tratadas individualmente com critérios próprios. Seriam estudados inicialmente modelos locais e a seguir modelos não-locais, que possibilitassem a localização da zona de dissipação.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2008 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): GABRIELA REZENDE FERNANDES
Alguma mensagem