CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Zootecnia | Pesquisa Científica

Zootecnia

Bacharelado | 8 semestres letivos (Integral) - 10 semestres letivos (Noturno) | Integral e Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
O sistema de criação correlacionado com o tipo de alimentação influência diretamente na qualidade da carne, provocando alterações na composição físico química das mesmas. Dessa maneira objetiva-se investigar a influência do nível nutricional sobre desempenho produtivo, composição tecidual, química e qualitativa da carne de borregas mestiças, sendo alimentadas e manejadas em três diferentes sistemas de produção. Foram utilizadas 24 borregas (7/8 Dorper), com idades entre 6 e 7 meses, provenientes do primeiro projeto experimental, cadastrado e aprovado pelo CEUA, com protocolo 4393. Os animais foram aleatoriamente distribuídas em 1 de 3 grupos alimentares: G1 (70-80 da exigência do National Research Council [NRC]), G2 (100-110 [NRC]) e G3 (140 [NRC]). As borregas do G-1 (n=8) e G-2 (n=8) mantidas em pastagem de Panicum maximum cv. Tanzânia tiveram acesso a água e sal mineral ad libitum e apenas as do grupo G-2 receberam 1,5 do peso vivo de ração comercial 2 x ao dia. As borregas do G3 (n=8) ficaram confinadas durante todo o período experimental, recebendo dieta total, na proporção volumoso: concentrado de 20:80, contendo 16 de PB e 72 de NDT, visando ganho de peso diário de 200d/dia. Após o abate, os músculos (Triceps brachii) foram armazenados (em freezer) para posterior analise dos dados. Serão avaliadas as análises físico-químicas da carne (proteína bruta, extrato etéreo, porcentagem total de matéria mineral, umidade), perda de água por pressão (PAP), pH da carne, oxidação lipídica, determinação dos indices de peróxido, colesterol, cor da carne e da gordura subjetivamente e a taxa de marmoreio. O experimento inicial foi composto de 3 tratamentos, inteiramente casualizado, com 8 repetições. A homogeneidade das variâncias será testada pelo teste de Bartlett (P>0,05) e a normalidade dos resíduos será verificada pelo teste de Shapiro-Wilk. Os dados serão submetidos à análise de variância e quando significativos submetidas ao teste de Tuckey, a nível de 5. Todas as avaliações estatísticas serão executadas com auxílio do Software R.

Protocolo: 5667 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 6/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VERIDIANA FERREIRA PAIANO
GABRIELLA CAPITANE SENA
Professor(es): CALIE CASTILHO SILVESTRE
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
SABRINA ALVES LENQUISTE

Resumo:
Desde os primórdios o cão tem sido utilizado para as atividades do campo, e ao longo do tempo, como uma opção para animal de companhia, o que deu início a processos de cruzamentos e seleção artificial que originou uma grande variedade de raças e conseqüentemente, o surgimento de problemas resultantes desses cruzamentos conduzidos de maneira inadequada. O objetivo deste trabalho consiste em delinear o perfil socioeconômico através dos dados do questionário, relacionando com as características que levaram em consideração para aquisição do cão, comparar com os dados coletados dos prontuários de algumas clínicas do Oeste Paulista e utilizar a literatura para discutir sobre os problemas associados a essas raças correlacionando com os problemas mencionados através do questionário. A pesquisa será realizada através do questionário elaborado com questões associadas ao perfil do proprietário, identificação da raça dos animais que o proprietário possui, identificar quais são os critérios que as pessoas utilizaram para escolha do cão e as condições que o animal tem em sua criação. O questionário será aplicado por meio da internet, através da plataforma Survio e atingir a amostragem de 500 pessoas do estado de São Paulo. As informações serão submetidas à análise estatística descritiva. As associações entre variáveis serão realizadas por meio dos testes G, qui-quadrado e exato de Fisher utilizando nível de significância de 5 (p<0,05). As análises serão realizadas no programa Bioestat 5.3.

Protocolo: 5621 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 6/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HELOISA ALVES PIRES PEREIRA
WELLINGTON RIBEIRO MARTINS
ANDRESA APARECIDA DE OLIVEIRA CARDOSO
Professor(es): ADRIANA FALCO DE BRITO
LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA

Resumo:
A alimentação do rebanho e qualidade do leite está inteiramente ligada a heterogeneidade dos sistemas de produção. O objetivo deste projeto será avaliar o comportamento ingestivo de vacas leiterias em função da produção leiteira (lotes de produção) e raça do animal (tipo biológico) em sistema semi intensivo de produção. Serão utilizados para o experimento, 24 animais de em média 3 crias, em 3 diferentes lotes de produção (tratamentos), três raças (Holandesa, Girolanda e Mestiça). Serão considerados para situação de coleta, os animais em lactação manejados diariamente no setor. Não será alterado nenhum manejo diário. Para tanto, considera-se para esta avaliação, animais que estão se alimentando diariamente de pastagem (12 de Proteína) e suplementados com ração, em média de 3 a 6 kg de ração por animal por dia (18 de Proteína Bruta), dado já obtido pelo decorrer do manejo do setor. Os animais serão observados, visualmente, para avaliação do comportamento ingestivo, durante 3 dias de observação (repetições para suprimir o efeito do dia). Para o comportamento ingestivo, os animais terão seu comportamento registrado a cada cinco minutos, por um período de 5 horas, período este subdividido em 4 horas iniciais de pastejo (a partir do momento de entrada no piquete) e 1 hora no cocho de suplementação (momento a partir do fornecimento do concentrado no cocho). Durante as observações serão coletados dados para se determinar o tempo (somatório do tempo anotado para cada parâmetro) despendido em alimentação, ruminação e ócio expressos em minutos e número de idas ao bebedouro (quantidade). Os dois experimento irão acontecer simultaneamente, onde todos os animais serão avaliados o comportamento e computados os tempos para cada parâmetro. Após feito, os animais serão agrupados em planilhas separando-os para cada tratamento (8 animais cada) e avaliados como efeito de tratamento. Sendo assim o mesmo animal poderá compor tratamento ao mesmo tempo, porém reagrupados em planilhas e avaliados estatisticamente. O delineamento experimental adotado será o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial (3 tratamentos x 2 (raças e lotes de produção) com 8 repetições24 animais) pelo teste F e as médias avaliadas pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5.

Protocolo: 5520 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 5/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS SARDETTE DE OLIVEIRA
EWERTON BARROS PALMIRO
MARIELLY THAYNARA AVELINO CORREA
Professor(es): MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
O desenvolvimento de alternativas para otimizar a produtividade do rebanho é o desafio atual dos pesquisadores. A produção in vitro de embriões surge como uma principal ferramenta que necessita de gametas viáveis e de qualidade para que se tenha sucesso. Diante disso, esta proposta tem como objetivo estudar a qualidade de maturação in vitro de oócitos com diferentes fontes de suplementação proteica, através da progressão na maturação nuclear, de oócitos oriundos de ovários de fêmeas de abatedouro, e determinar a fonte de suplementação que indica maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro. As fontes de suplementação para a maturação in vitro dos oócitos serão o soro fetal bovino (SFB), que será o tratamento 1 (T1 ou controle), e as fontes alternativas compostas pela albumina sérica bovina (BSA) (T2) e a glicoproteína 1 de oviduto (OVGP1) (T3), compondo os grupos experimentais, com cinco repetições com 30 oócitos em cada repetição, totalizando 180 oócitos avaliados por grupo. Serão utilizados ovários de fêmeas bovinas, com idades indefinidas, proveniente do abatedouro Bom Mart. Os folículos serão aspirados e os oócitos selecionados em Grau I e II. Em cada repetição, do total de oócitos recuperados uma amostra será avaliada antes da maturação e o restante serão submetidos à maturação in vitro de acordo com os grupos experimentais. Para a avalição da progressão nuclear, os oócitos serão desnudados, corados com HOECHST (33342, Sigma Co., St. Louis, EUA) e avaliados individualmente em microscópio de epifluorescência, onde será analisado a progressão nuclear em cada oócito. Os dados serão submetidos ao teste de normalidade Shapiro-Wilk para verificar a distribuição normal dos dados e o efeito da suplementação da maturação sobre a qualidade de maturação por meio do teste ANOVA seguida pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5, caso contrário, será usado o teste não-paramétrico Qui-quadrado (X²), com 5 de nível de significância e as comparações múltiplas serão feitas pelo teste exato de Fisher, e para todas as análises o programa computacional utilizado será o Statistical Analysis System for Windows (SAS Inst., Inc., Cary, NC).

Protocolo: 5429 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 4/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILA CHRISTEEN BARBOSA DE LIMA
WELLINGTON RIBEIRO MARTINS
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Na produção in vitro de embriões, vários fatores podem afetar a aquisição da competência oocitária, que se refere a capacidade de um oócito ser fecundado e formar um embrião viável, e afetar também o sucesso da maturação do oócito. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é estudar a qualidade de maturação in vitro de oócitos com diferentes fontes de suplementação proteica, através da avaliação mitocondrial, de oócitos oriundos de ovários de fêmeas de abatedouro, e determinar a fonte de suplementação que indica maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro. As fontes de suplementação para a maturação in vitro dos oócitos serão o soro fetal bovino (SFB), que será o tratamento 1 (T1 ou controle), e as fontes alternativas compostas pela albumina sérica bovina (BSA) (T2) e a glicoproteína 1 de oviduto (OVGP1) (T3), compondo os grupos experimentais, com seis repetições com 30 oócitos em cada repetição, totalizando 180 oócitos avaliados por grupo. Serão utilizados ovários de fêmeas bovinas, com idades indefinidas, proveniente do abatedouro Bom Mart. Os folículos serão aspirados e os oócitos selecionados em Grau I e II. Em cada repetição, do total de oócitos recuperados uma amostra será avaliada antes da maturação e o restante serão submetidos à maturação in vitro de acordo com os grupos experimentais. Para a avaliação mitocondrial, os oócitos serão desnudados, corados com a sonda fluorescente JC-1 (Molecular Probes, Inc.; Eugene, OR, USA) e analisados em microscópio equipado com epifluorescência (IX51, Olympus, Tókio, Japão), onde será analisado o potencial de membrana em cada oócito. Os dados serão submetidos ao teste de normalidade Shapiro-Wilk para verificar a distribuição normal dos dados e o efeito da suplementação da maturação sobre a qualidade de maturação por meio do teste ANOVA seguida pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5, caso contrário, será usado o teste não-paramétrico Qui-quadrado (X²), com 5 de nível de significância e as comparações múltiplas serão feitas pelo teste exato de Fisher, e para todas as análises o programa computacional utilizado será o Statistical Analysis System for Windows (SAS Inst., Inc., Cary, NC).

Protocolo: 5430 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 4/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILA CHRISTEEN BARBOSA DE LIMA
WELLINGTON RIBEIRO MARTINS
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Esta proposta tem como objetivo estudar a qualidade de maturação in vitro de oócitos com diferentes fontes de suplementação, através da quantidade de gotas lipídicas, de oócitos oriundos de ovários de fêmeas de abatedouro, e determinar a fonte de suplementação que indica maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro. As fontes de suplementação para a maturação in vitro dos oócitos serão o soro fetal bovino (SFB), que será o tratamento 1 (T1 ou controle), e as fontes alternativas compostas pela albumina sérica bovina (BSA) (T2) e a glicoproteína 1 de oviduto (OVGP1) (T3), compondo os grupos experimentais, com seis repetições com 30 oócitos em cada repetição, totalizando 180 oócitos avaliados por grupo. Serão utilizados ovários de fêmeas bovinas, com idades indefinidas, proveniente do abatedouro Bom Mart. Os folículos serão aspirados e os oócitos selecionados em Grau I e II. Em cada repetição, do total de oócitos recuperados uma amostra será avaliada antes da maturação e o restante serão submetidos à maturação in vitro de acordo com os grupos experimentais. Para avaliação das gotas lipídicas os oócitos serão corados com Sudan Black B 1 (199664, Sigma Co., St. Louis, EUA) e avaliados individualmente em microscópio de luz (DMLS; Leica), onde será analisado a quantidade de gotas de lipídeo em cada oócito. Os dados serão submetidos ao teste de normalidade Shapiro-Wilk para verificar a distribuição normal dos dados e o efeito da suplementação da maturação sobre a qualidade de maturação por meio do teste ANOVA seguida pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5, caso contrário, será usado o teste não-paramétrico Qui-quadrado (X²), com 5 de nível de significância e as comparações múltiplas serão feitas pelo teste exato de Fisher, e para todas as análises o programa computacional utilizado será o Statistical Analysis System for Windows (SAS Inst., Inc., Cary, NC).

Protocolo: 5431 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2019 - 4/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILA CHRISTEEN BARBOSA DE LIMA
WELLINGTON RIBEIRO MARTINS
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Nos últimos anos, a atividade leiteira tem crescido de forma contínua, tornando o país um dos principais produtores do mundo. O objetivo deste projeto será avaliar o comportamento ingestivo de vacas leiterias em função do seu estádio de lactação, em sistema semi-intensivo de produção (pastagem e suplementação). O trabalho será conduzido na chácara experimental da Universidade do Oeste Paulista (setor de leiteria). Serão utilizados 24 animais de raças, Holandesas e Girolanda e mestiços em 3 diferentes estádios de lactação (tratamentos). Serão 3 grupos de animais (com 8 animais cada), onde serão avaliados os comportamentos animal em função destes estádios de lactação (Tratamentos), considerando, Tratamento 1: animais recém paridos (1 a 3 meses de lactação); Tratamento 2: animais de média lactação (4 a 7 meses de lactação) e animais tardios, acima de 8 meses de lactação. Serão considerados para número amostral, os animais em lactação manejados diariamente no setor não sendo alterados nenhum manejo diário. Para tanto, considera-se para esta avaliação, animais que estão se alimentando diariamente de pastagem (12 de Proteína) e suplementados com ração, em média de 3 a 6 kg por animal por dia (18 de Proteína Bruta). Os animais serão ordenhados duas vezes ao dia para os animais mais produtivos e uma vez ao dia para os animais menos produtivos (menos que 10 litros dia). Os animais serão observados, visualmente, para avaliação do comportamento ingestivo, durante 3 dias de observação (repetições para suprimir o efeito do dia, principalmente com relação ao clima). Para avaliação do comportamento ingestivo, os animais terão seu comportamento registrado a cada cinco minutos, por um período de 5 horas, período este subdividido em 4 horas iniciais de pastejo (a partir do momento de entrada no piquete) e 1 hora no cocho de suplementação (momento a partir do fornecimento do concentrado no cocho). Os animais serão devidamente identificados para mensuração individual. Durante as observações serão coletados dados para se determinar o tempo (somatório do tempo para cada parâmetro) despendido em alimentação, ruminação e ócio expressos em minutos e número de idas ao bebedouro. O delineamento experimental adotado será o delineamento inteiramente casualizados com médias avaliadas pelo teste de Tukey a 5.

Protocolo: 5229 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 1/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLEBER AUGUSTO DE MACEDO
GLAUCIA FERNANDES DE MELO
Professor(es): MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
O objetivo deste trabalho será avaliar o efeito de duas temperaturas de armazenamento sobre o desempenho da incubação de ovos de galinhas caipira. Serão utilizadas duas temperaturas de armazenamento (Geladeira e temperatura ambiente) durante 5 dias (período de armazenamento). Serão utilizados 60 ovos provenientes de aves caipiras, coletados durante 4 dias consecutivos. Os ovos serão distribuídos em delineamento casualizado nos dois tratamentos, totalizando 30 ovos em cada. Durante o período de armazenamento e incubação, temperatura e umidade serão monitorados diariamente. Serão avaliados a fertilidade, eclosão, eclodibilidade, embriodiagnóstico, qualidade do pinto, peso dos ovos, peso dos pintos, perda de peso dos ovos durante o armazenamento e incubação e rendimento de peso do pinto. Os dados qualitativos serão submetidos ao teste do qui-quadrado e os quantitativos ao teste t de Student, utilizando nível de significância de 5 (p<0,05).

Protocolo: 5240 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2019 - 7/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GLAUCIA FERNANDES DE MELO
KAREN CRISTINA ARAUJO SANTOS
VERONICA LETICIA DA SILVA
Professor(es): LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA

Resumo:
Alguns estudos tem demonstrado relação positiva entre a contagem de folículos antrais (CFA) e parâmetros de fertilidade do rebanho bovino e apontam essa característica como uma importante e confiável ferramenta. Os lipídeos são essenciais para as células, no entanto podem ser prejudiciais quando em excesso. Portanto, o presente projeto tem como objetivo avaliar a quantidade e diâmetro das gotas lipídicas em oócitos imaturos obtidos de ovários de abatedouro com baixa ou alta contagem de folículos antrais (CFA). Para tanto, serão utilizados ovários de fêmeas zebuínas obtidas de abatedouro. Os ovários serão transportados ao laboratório em garrafa térmica contendo solução salina a 0,9 de NaCl, a uma temperatura de 37ºC. Serão realizadas cinco repetições, sendo que em cada repetição os ovários serão separados em dois grupos: grupo1- com alta CFA, grupo 2- com baixa CFA. A CFA visual deve incluir todos os folículos visíveis, &#8805;3 milímetros de diâmetro e os limites numéricos serão definidos de acordo com a distribuição de dados após realização de ensaio estatístico. Em seguida esses ovários serão limpos com gaze estéril, os folículos visíveis serão aspirados, e os oócitos selecionados e classificados de acordo com o aspecto morfológico dos CCO´s, segundo Lonergan et al. (2003), em 5 grupos de qualidade: Grau I, II, III (considerados viáveis) e Desnudo ou Atrésicos (inviáveis). Após classificação, os oócitos serão corados separademente, de acordo com o grupo experimental e grau de classificação, com Sudan Black B 1, e avaliados individualmente em microscópio analisados no microscópio de luz, para avaliação da quantidade de gotas de lipídeo em cada oócito. A análise estatística dos dados será realizada com base na distribuição da normalidade, utilizando o programa computacional Statistical Analysis System for Windows (SAS Inst., Inc., Cary, NC) utilizando nível de significância de 5 (p < 0,05).

Protocolo: 4945 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILA CHRISTEEN BARBOSA DE LIMA
LEANDRO FRANCISCO DA SILVA
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
A criação de ovinos tem ganhado espaço em várias regiões do mundo, devido sua capacidade de adaptação as adversidades climáticas, no entanto quando expostos a temperaturas elevadas, podem ter o comportamento alterado na tentativa de manter-se em homeostase, sendo assim o sombreamento no pastejo tem-se mostrado com alternativa para melhorar a produtividade e reduzir o estresse nos animais. O objetivo da pesquisa será avaliar o comportamento ingestivo das ovelhas mantidas em pastejo com e sem sombreamento, a incidência de carga parasitária e a taxa de prenhez. Serão utilizadas 36 ovelhas mestiças Dorper, as quais serão distribuídas em dois grupos (com sombraCS e sem sombraSS) ao acaso. Durante a estação de monta, as fêmeas permanecerão com 1 reprodutor da raça Dorper, sendo alternado a utilização deste nos 2 lotes. Os dados de temperatura do ar serão coletados três vezes ao dia (pela manhã, meio dia e final da tarde).A temperatura da superfície corporal (TSC) será coletada três vezes ao dia juntamente com a avaliação comportamental dos animais, as 9, 12 e 15h. Serão avaliados, o tempo de pastejo, ócio e ruminação dos animais. As avaliações do comportamento serão feitas mensalmente, bem como a coleta de fezes para exame parasitológico. Após 30 dias da data da retirada do reprodutor, será realizado por ultrassonografia trans-abdominal o diagnostico de gestação. Os dados de variáveis fisiológicas e temperatura ambiental serão expressos em médias e desvio-padrão. O delineamento experimental será inteiramente casualizado. Para verificar o efeito do tratamento (grupo CS e grupo SS) sobre as variáveis fisiológicas e temperatura ambiental, será realizado o teste F (Análise de Variância), com as médias comparadas pelo Teste de Tukey com nível de significância de 5 (p<0,05).

Protocolo: 4917 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESA APARECIDA DE OLIVEIRA CARDOSO
LETICIA ZAMBERLAN PISTILLO
Professor(es): HAROLDO ALBERTI
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
O Brasil ocupa a importante posição na produção, consumo e exportação de carne bovina. Sendo assim, é importante que todo o processo que ocorre até a sangria dos bovinos proporcione o máximo de bem-estar, pois, animais que sofrem estresse antes do abate apresentam esgotamento das reservas de glicogênio e queda lenta de pH 24 horas após o abate, podendo ocasionar a carne DFD (dark, firm e dry). Carnes com o defeito DFD não podem ser exportadas, apresentam menos tempo de prateleira e são menos atrativas ao consumidor. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a influência do transporte e do descanso pré-abate dos animais no pH da carne bovina e comprovar a sua influência na qualidade final da carne. Serão coletados dados do transporte dos animais por meio de planilhas preenchidas pelos motoristas e do descanso pré-abate dos animais por meio da observação e anotação em planilhas do abatedouro frigorífico. Por fim, será feita a aferição do pH, após a lavagem da carcaça. As aferições serão repetidas 24 horas após o abate e antes de as carcaças serem expedidas.

Protocolo: 4658 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA DA SILVA OLIVEIRA
JOAO PEDRO SOUSA DO VALE
Professor(es): JULIANA PAMPANA NICOLAU

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o desempenho e desenvolvimento das matrizes e cordeiros no período de lactação, relacionado com a qualidade do leite até o pico de lactação. Os animais utilizados serão ovelhas mestiças Santa Inês X Dorper, totalizando 9 animais os quais passarão por estação de monta, em pastagens de Coast Cross mais suplementação de concentrado (0,3 do peso vivo). Os animais serão pesados mensalmente por meio de balança eletrônica durante o período de gestação de 5 meses (155 dias). Os cordeiros serão pesados e marcados de acordo com a numeração da matriz e 7 dias após o seus nascimentos se iniciará a coleta de leite, junto com as respectivas pesagens. As coletas serão realizadas aos 7, 14, 21, 28 chegando ao total de 4 ciclos de coleta de leite (100ml/animal/coleta). Os tratamentos utilizados serão os pesos vivos dos animais (3 pesos) em função das coletas de leite realizadas durante o período experimental (3 tratamentos x 4 semanas) com 3 repetições, totalizando 36 dados experimentais. Considera-se que o tempo não entrará como medida repetida e sim estádio de lactação da matriz e por este motivo, assumido como tratamento. As coletas de leite serão realizadas de forma manual com 4 coletas de 7 dias de intervalo, com total de 30 dias de duração. Os parâmetros avaliados serão a porcentagem de Sólidos Totais, Gordura, Proteínas, Lactose, Caseína e Minerais. Serão mensurados os ganhos de peso dos animais durante o período de gestação e coleta de leite associando-se ao desempenho dos cordeiros perante aos momentos analisados (gestação e lactação). O experimento será em Delineamento Inteiramente Casualizados em Esquema Fatorial (3x4), com nível de significância 5.

Protocolo: 4366 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PEDRO SOUSA DO VALE
GABRIELLA ROS MANSANO
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
Os efeitos da nutrição em animais machos, alimentados com dietas hipercalóricas é geralmente relatado em testes de desempenho animal,onde o aumento da ingestão de energia e proteína promove ganho de peso, induzindo a uma elevação na frequência de picos de alguns hormônios, dentro de poucos dias, de forma que os ácidos graxos da dieta são degradados a núcleos de esterol, os quais, servem de base para a síntese da testosterona.Os probióticos são suplementos a base de cultura de microorganismos, que atua de forma benéfica promovendo a microbiota intestinal. A sua utilização na produção animal tem como principal função obter melhores índices de desempenho zootécnico, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção. Sendo assim o objetivo do trabalho será avaliar o nível de testosterona durante o período de confinamento, de cordeiros Texel suplementados com dois diferentes probióticos. As amostras de sangue colhidos, serão analisadas através de kits comercias, em laboratório credenciado conveniado com a Unoeste. Para a comparação das médias entre os diferentes momentos de coletas de dados dos dados relativos à testosterona serão realizadas análises de variância, com posterior comparação de médias pelo teste de Tukey, estabelecendo-se para todos os testes um nível de significância de &#945; = 5. ovinos, hormônio, puberdade, Sacharomyces cerevisae

Protocolo: 4387 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EMERSON FERREIRA DE OLIVEIRA
DANILO PEREIRA DA SILVA
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O cenário da ovinocultura no Brasil ainda se mantém esperançoso e com grandes promessas de evolução, já que a carne é conhecida por possuir diversos benefícios gustativos e para a saúde, por ser uma carne mais magra e por possuir uma boa gordura. No entanto, mesmo com todos os cuidados para a conservação, o processo de oxidação lipídica da carne ocorre naturalmente sem que possua nenhum tipo de processo que retarde a rancificação. O objetivo do estudo será analisar o processo de oxidação lipídica da carne dos cordeiros alimentados com dois diferentes probióticos [YeaSacc (Alltech) e Beef Sacc (Alltech)] terminados em confinamento. Neste experimento, será utilizado o lombo do animal para a avaliação da oxidação lipídica. A análise será realizada pelo Teste das Substâncias Reativas ao Ácido Tiobarbitúrico (TBARS), onde 10 g de amostra previamente homogeneizadas serão pesadas e adicionadas de 40 ml de ácido tricloroacético (TCA) 5. Os valores de TBARS serão determinados em triplicata para cada amostra em 360 dias de armazenagens a -18º C e os resultados serão expressos em mg de malonaldeído por Kg de amostra.

Protocolo: 4420 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LILIAN FELIX DA CRUZ
DEBORA LUIZA DE CARVALHO
LUCAS FERREIRA SANTIAGO
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
JULIANA PAMPANA NICOLAU

Resumo:
Um sistema que esta sendo muito utilizado como estratégia é a integração pecuária e floresta, chamada também como sistema silvipastoril. Sendo assim, os objetivos propostos para este estudo serão avaliar a composição estrutural da pastagem, ganho de peso, comportamento animal, incidência de endo e ecto parasitas e a avaliação da carcaça por meio de ultrassonografia de bovinos da raça nelore no sistema silvipastoril e convencional (com e sem sombra), suplementados ou não. O experimento será realizado em fazenda Particular situada no Município de Itatinga/SP. Para desenvolvimento do projeto será utilizada área de pastagem de Urochloa brizantha cultivar Marandu e área de cultivo de Eucalipto no Sistema Silvipastoril. A área será composta de 3 fileiras de árvores de espaçamento 2x3 m entre árvores e linhas, respectivamente e de 20 m entre as linhas triplas, disponibilizando esta distância para uso para pastejo. Serão divididos 4 piquetes de aproximadamente 0,5 hectare, totalizando 2 hectares por tratamento. Para tanto, serão feitas duas áreas a cada sistema com e sem sombra (solteiro e silvipastoril) que irão compor os tratamentos com e sem suplementação (concentrado 1 do peso vivo). Desta forma, os quatro tratamentos avaliados serão: animais com sombra com suplementação; animais com sombra sem suplementação; animais sem sombra com suplementação; animais sem sombra sem suplementação. Serão utilizados 28 animais da raça nelore com peso vivo médio de 310 kg. A pastagem de Urochloa brizantha cultivar Marandu será avaliada no sistema de lotação rotacionada. Serão avaliados no segundo ciclo de pastejo a produtividade e a composição estrutural da pastagem e suas relação de folha:colmo:material:morto. Nos animais serão avaliados e mensurados os endo e ectoparasitas, escore de condição corporal e avaliação por escore de condição corporal para mensurar o possível efeito dos tratamentos sobre as carcaças dos animais. No pastejo, serão feitas avaliações comportamentais de 12 horas. Será utilizando o delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos (com e sem sombra, suplementados ou não). Nas avaliações da pastagem serão 4 repetições (piquetes) e em relação aos animais, 7 repetições (animais). As médias serão avaliadas pelo teste de Tukey a 5.

Protocolo: 4203 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA APARECIDA ROCHA GAUDIO
GABRIEL SPESSOTTO MATOS
BRUNO DE BARROS DA SILVA CARDOSO
JOAO PEDRO LUPERINI
Professor(es): MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
A alta pressão dos países da União Européia sobre a utilização de antibióticos como promotores de crescimento fez com que a busca por aditivos alternativos se tornasse cada vez mais constante. Dentre esses aditivos, destacam-se as leveduras, que atuam como um probióticos na ração animal, favorecendo o desempenho animal, o bem estar e as características da carcaça. Assim, o objetivo desta pesquisa, será o de avaliar a composição química, tecidual, oxidação lipídica e qualidade da carne de cordeiros terminados em confinamento recebendo diferentes probióticos. Serão utilizados 24 cordeiros machos, inteiros da raça Texel divididos em três grupos experimentais, sendo que cada lote terá 8 animais homogêneos denominados: controle (sem adição de probióticos), G1 (constituído pela levedura Sacharomyces cerevisiae) e G2 (constituído pela levedura Sacharomyces cerevisiae + Selênio orgânico+ microminerais). Os animais permanecerão em baias de concreto, coletivas, com cochos individuais, água e sal ad libitum. Serão pesados individualmente a cada 15 dias, até o final do período experimental, para avaliação do ganho de peso e do consumo da dieta. A analise do bem estar será mediante as respostas fisiológicas: temperatura retal, frequência respiratória, frequência cardíaca, aliada a temperatura ambiental. A qualidade da carne será avaliada quanto à: coloração da carne e da gordura, perda de peso no cozimento, força de cisalhamento e área de olho de lombo.

Protocolo: 4217 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 12/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LILIAN FELIX DA CRUZ
DEBORA LUIZA DE CARVALHO
LUCAS FERREIRA SANTIAGO
Professor(es): CALIE CASTILHO SILVESTRE
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
Nutricionistas de todo o mundo, procuram estabelecer novos parâmetros para avaliar a qualidade de forragens principalmente a de milho destinada para ensilagem. Sendo assim, o objetivo do presente estudo será avaliar a composição das partes da planta de milho em função do teor de matéria seca e produtividade com relação aos estádios de colheita e altura de corte de um híbrido de milho para silagem na região de Presidente Prudente/SP. O experimento será realizado na chácara experimental da Universidade do Oeste PaulistaPresidente Prudente. Os tratamentos corresponderão a colheita do material nas linhas de plantio (parcelas) em função dos tratamentos em função dos estádios de colheita (1/2 leitoso, ¼ leitoso e Início de camada preta) e altura de corte (0,2 e 0,5 metros). Para as coletas serão estabelecidas as parcelas dentro da cultura, descontando-se as bordaduras nos respectivos estádios de colheita e altura de corte para estes estádios. Após o corte das plantas, todo o material será pesado, para determinação do peso verde da planta inteira e, em seguida, separados com auxilio de uma tesoura de poda, as seguintes partes: folha, colmo + bainha, espiga e grãos. Com a obtenção destes cálculos serão mensuradas as relações das partes da planta em função dos tratamentos (estádios de colheita e alturas de corte), obtendo-se os valores de relação folha (F); colmo (C), espiga (E); grãos (G); brácteas (B); folha e colmo (F/C); folha e espiga (F/E); folha e grãos (F/G); relação da fração volumosa (FV=F, C, E, BG) sobre a fração de G (FV/G). O experimento será realizado em delineamento inteiramente casualisado, em um esquema fatorial 3 x 2 (três estádios de colheita e 2 alturas de corte), com quatro repetições (24 parcelas). As médias serão avaliadas pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5 analisadas pelo pacote estatístico Assistat.

Protocolo: 4062 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 4/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELE APARECIDA CREPALDI DOMINGUES
ANA LIGIA GARCIA NAKAGAKI
Professor(es): ELCIO RICARDO JOSÉ DE SOUSA VICENTE
MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
A canola é reconhecida por apresentar grande importância mundial na produção de óleo comestível e por ser considerada como uma fonte proteica vegetal promissora. O objetivo deste trabalho será avaliar a composição química bromatológica da torta de canola, visando obter a melhor fonte nutricional entre as diferentes épocas de semeadura e os diferentes genótipos. Os genótipos de canola avaliados nesse experimento serão: Hyola 61, Hyola 76, Hyola 401, Hyola 411, Hyola 432, Hyola 433, Q 6501 e Q 6503. Sementes destes genótipos foram obtidas da EMBRAPA Trigo e cultivadas em área experimental agronômica localizada no Campus II da Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente/SP, seguindo-se os mesmos padrões sugeridos nos experimentos desenvolvidos pela EMBRAPA TRIGO quanto a: tamanho de parcela, número de repetições, espaçamento entre fileiras, densidade de semeadura, preparo do solo, tratos culturais, adubação e parâmetros avaliados para comparação dos genótipos. A torta de canola será obtida através da prensagem dos grãos de canola, utilizando-se a Máquina universal para ensaios mecânicos de tração, compressão, flexão, etc; modelo EMIC 23-100, eletromecânica, microprocessada, marca INSTRON/EMIC, com capacidade de 100 toneladas. Após o preparo das amostras, estas serão secas em estufa (65C) e moídas em moinho estacionário tipo Willey em peneira de malha 1 mm. Posteriormente, as amostras serão analisadas em sua composição bromatológica, determinando-se os teores da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), matéria mineral (MM), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e lignina, segundo métodos descritos por SILVA & QUEIROZ (2002). O teor de hemicelulose será estimado pela diferença da porcentagem de FDN e de FDA. Os dados coletados serão submetidos à análise de variância pelo teste F, a comparação das médias pelo de Tukey a 5 de probabilidade e também á análise de regressão polimonial por meio do programa estatístico ASSISTAT

Protocolo: 4056 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TASSIANE SANCHEZ CALLES
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O presente trabalho será realizado na Universidade do Oeste Paulista, com 24 novilhas da raça Nelore divididas em dois lotes de 12 animais, visando correlacionar o grau de marmoreio medido por software (BIA®) de ultrassonografia de carcaça com a qualidade do leite. As novilhas serão avaliadas com 60 dias de gestação através do software para coletar dados de AOL (Área de Olho de Lombo), EGS (Espessura de Gordura Subcutânea), MAR (Marmoreio) e EGSP, (Espessura de Gordura Subcutânea na Picanha). Após o nascimento dos bezerros serão pesados em balança eletrônica esse processo se repetirá na desmama. Após o nascimento serão realizadas coletas do leite para análise dos componentes, ao todo serão efetuadas 4 análises em intervalos de 30 dias após o nascimento dos bezerros, no período de 120 dias haverá. De acordo com Barcellos (2003), fêmeas com maior potencial para marmoreio podem influenciar de forma direta na produção de leite, havendo um aumento no peso ao desmame. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é relacionar a composição do leite e o desenvolvimento da progênie com características de carcaça.

Protocolo: 4178 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 10/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS ANTONIO FERREIRA
CAIO MOUCO ZACARIAS
JOAO PEDRO SOUSA DO VALE
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
Buscando o aumento do rebanho de bovinos a PIV produções in vitro de embriões, é um sistema eficaz usado na atualidade para melhor expressar o potencial do animal, aproveitando para fins comerciais. A PIV depende das etapas de maturação, fertilização e cultivo in vitro, sendo a maturação a etapa decisiva para o oócito atingir o estádio de mórula e blastocisto. O objetivo do presente projeto será avaliar a distribuição mitocondrial de oócitos imaturos, provenientes de ovários de fêmeas de abatedouro, com baixa ou alta população de folículos antrais e identificar o grupo que apresenta maior viabilidade para o procedimento de maturação in vitro. Os ovários serão separados em dois grupos: grupo1- com alta população 2- com baixa população. Os folículos serão aspirados e, os oócitos recuperados, selecionados, classificados de acordo com suas qualidades visuais, Grau I, Grau II, Grau III, Desnudo e Atrésicos. Os oócitos imaturos serão desnudados, corados com MitoTracker Red e fixados em laminas de vidro, para análise da distribuição das mitocondrias. Posteriormente, será avaliado o grupo que apresentou melhor distribuição mitocondrial. A análise estatística dos dados será realizada por testes não-paramétricos, sendo o efeito da presença de baixa ou alta população verificada por meio do teste Qui-quadrado (&#967;2) ao nível de significância de 5 e as comparações múltiplas pelo teste exato de Fisher, mediante software estatístico "R" (R core Team, 2013).

Protocolo: 3957 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JANAINA CRISTINA MEDEIROS FONSECA
LEANDRO FRANCISCO DA SILVA
LETICIA ZAMBERLAN PISTILLO
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Buscando o aumento do rebanho de bovinos a PIVE produções in vitro de embriões, é um sistema eficaz usado na atualidade para melhor expressar o potencial do animal, aproveitando para fins comerciais. A PIVE depende das etapas de maturação, fertilização e cultivo in vitro, sendo a maturação a etapa decisiva para o oócito atingir o estádio de mórula e blastocisto. O objetivo do presente projeto será avaliar a qualidade de maturação in vitro, de acordo com a distribuição mitocondrial de oócitos provenientes de ovários de fêmeas de abatedouro, com baixa ou alta contagem de folículos antrais (CFA) e identificar o grupo que apresenta maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro. Serão realizadas cinco repetições, sendo que em cada repetição os ovários serão separados em dois grupos: grupo1- com alta CFA (n=10) 2- com baixa CFA (n=10). A CFA visual deve incluir todos os folículos visíveis, &#8805;3 milímetros de diâmetro e os limites numéricos serão definidos de acordo com a distribuição de dados após realização de ensaio estatístico. Os folículos serão aspirados e, os oócitos recuperados, selecionados, classificados de acordo com suas qualidades visuais em Grau I, Grau II, Grau III, Desnudo e Atrésicos. Apenas oócitos grau I, II e III serão levados separadamente, de acordo com o grupo, para maturação em estufa durante 24 horas a 39°C em atmosfera de 5 de CO2 em ar. Após a maturação os oócitos serão desnudados, corados com MitoTracker Red e fixados em laminas de vidro, para análise da maturação mitocondrial. Posteriormente, será avaliado o grupo que apresentou melhor maturação mitocondrial. A análise estatística dos dados será realizada por testes não-paramétricos, sendo o efeito da presença de baixa ou alta contagem verificada por meio do teste Qui-quadrado (&#967;2) ao nível de significância de 5 e as comparações múltiplas pelo teste exato de Fisher, mediante software estatístico "R" (R core Team, 2013).

Protocolo: 3952 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JANAINA CRISTINA MEDEIROS FONSECA
LEANDRO FRANCISCO DA SILVA
LETICIA ZAMBERLAN PISTILLO
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
O projeto tem como objetivo avaliar a qualidade de maturação in vitro, de acordo com a quantidade de gotas lipídicas, de oócitos provenientes de ovários de fêmeas de abatedouro, com baixa ou alta contagem de folículos antrais (CFA) e identificar o grupo que apresenta maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro. Serão utilizados ovários de fêmeas bovinas obtidas de abatedouro, com idades indefinidas, provemiente do abatedouro Bom Mart. Os ovários serão transportados ao laboratório em garrafa térmica contendo solução salina a 0,9 de NaCl, a uma temperatura de 37ºC. Serão realizadas cinco repetições, sendo que em cada repetição os ovários serão separados em dois grupos: grupo1- com alta CFA, 2- com baixa CFA. A CFA visual deve incluir todos os folículos visíveis, &#8805;3 milímetros de diâmetro e os limites numéricos serão definidos de acordo com a distribuição de dados após realização de ensaio estatístico. Em seguida esses ovários serão limpos com gaze estéril, aspirados e selecionados em Grau I, Grau II, Grau III e levados separadamente, de acordo com o grupo, para maturação em estufa durante 24 horas a 39°C em atmosfera de 5 de CO2 em ar. Após a maturação, os oócitos serão corados com a sonda fluorescente SUDAN BLACK B (SLS 4333, Sigma Co., St. Louis, EUA), e avaliados individualmente em microscópio de epifluorescência (IX51, Olympus, Tókio, Japão), onde será analisado a quantidade de gotas de lipídeo em cada oócito. A análise estatística dos dados será realizada por testes não-paramétricos, sendo o efeito da presença de baixa ou alta contagem verificada por meio do teste Qui-quadrado (&#967;2) ao nível de significância de 5 e as comparações múltiplas pelo teste exato de Fisher, mediante software estatístico "R" (R core Team, 2013).

Protocolo: 3951 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 3/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JANAINA CRISTINA MEDEIROS FONSECA
LEANDRO FRANCISCO DA SILVA
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
As pastagens são de grande importância para a economia e para a prática de criação de animais. Para tanto, o objetivo proposto para este trabalho será avaliar a produtividade e a composição estrutural do capim Urochloa brizantha cv. Marandu diferido em função da adubação de nitrogênio e potássio. O trabalho será conduzido na chácara experimental da Faculdade do Oeste PaulistaUNOESTE, localizada em Presidente Prudente/SP. A temperatura média anual é de 25 ºC e com precipitação média anual de 1400 a 1500 mm. A área experimental utilizada para as parcelas será de 200 metros quadrados, subdividida em 6 tratamentos com 3 blocos, totalizando 18 parcelas (dois metros quadrados de área da parcela), segundo os tratamentos: T1 - tratamento com 100 kg de nitrogênio (N) por hectare na forma de uréia; T2 - tratamento com 120 kg de N; T3 - tratamento com 140 kg de N; T4 - tratamento com 100 kg de N e 100 kg de cloreto de potássio (KCl); T5 - tratamento com 120 kg de N e 80 kg de KCl; T6 - tratamento com 140 kg de N e 60 kg de KCl. Será utilizada a vedação de pastagem com período de 90 dias, sendo vedada a pastagem no mês de maio. As áreas serão uniformizadas com roçadeira costal. O material remanescente será retirado da superfície (simulando um pastejo) e a adubação e o diferimento da área de pasto será efetuado. Após a implantação do experimento, serão mensuradas as alturas das plantas a cada 30 dias, ou seja, três amostragens sendo 30, 60 e 90 dias. Após 90 dias de adubação e diferimento da forrageira, serão coletadas amostras (aproximadamente 500 gramas) para determinação da produtividade. Outra amostra será retirada para determinação das quantidades de folha, colmo e material morto, mensurando a composição estrutural da forrageira submetida aos tratamentos. O delineamento experimental adotado será o em blocos casualizados com médias avaliadas pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5.

Protocolo: 3828 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2017 - 3/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MIRIAM APARECIDA CARVALHO BASILIO
TAIS CRISTINA SILVA RAPOSO
JAQUELINE YAMANE
Professor(es): ELCIO RICARDO JOSÉ DE SOUSA VICENTE
MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
Na produção de bovinos, as pastagens são uma forma prática e econômica para a alimentação de bovinos que dá base de sustentação para a pecuária do Brasil. Neste contexto, o objetivo proposto para este trabalho será avaliar a produtividade e a composição estrutural do capim Urochloa brizantha cv. Marandu diferido em função da adubação de nitrogênio, cama de frango e sem adubação. O trabalho será conduzido na chácara experimental da Faculdade do Oeste PaulistaUNOESTE, localizada em Presidente Prudente/SP. A temperatura média anual é de 25 ºC e com precipitação média anual de 1400 a 1500 mm. A área experimental utilizada para as parcelas será de 200 metros quadrados, subdividida em 6 tratamentos com 3 blocos, totalizando 18 parcelas (dois metros quadrados de área da parcela), segundo os tratamentos: T1 - tratamento com 100 kg de nitrogênio por hectare na forma de uréia (45 kg de NitrogênioN); T2 - tratamento com 1500 kg de cama de frango por hectare (45 kg de N); T3 - tratamento com 3000 kg de cama de frango (90 kg de N); T4 - tratamento com 6000 kg de cama de frango (135 kg de N); T5 - tratamento com 8000 kg de cama de frango (180 kg de N); T6sem nenhuma adubação. Será utilizada a vedação de pastagem com período de 90 dias, sendo vedada a pastagem no mês de maio. As áreas serão uniformizadas com roçadeira costal. O material remanescente será retirado da superfície (simulando um pastejo) e a adubação e o diferimento da área de pasto será efetuado. Após a implantação do experimento, serão mensuradas as alturas das plantas a cada 30 dias, ou seja, três amostragens sendo 30, 60 e 90 dias. Após 90 dias de adubação e diferimento da forrageira, serão coletadas amostras (aproximadamente 500 gramas) para determinação da produtividade. Outra amostra será retirada para determinação das quantidades de folha, colmo e material morto, mensurando a composição estrutural da forrageira submetida aos tratamentos. O delineamento experimental adotado será o em blocos casualizados com médias avaliadas pelo teste de Tukey ao nível de significância de 5.

Protocolo: 3827 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2017 - 5/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MIRIAM APARECIDA CARVALHO BASILIO
TAIS CRISTINA SILVA RAPOSO
JAQUELINE YAMANE
Professor(es): ELCIO RICARDO JOSÉ DE SOUSA VICENTE
MARCO AURELIO FACTORI

Resumo:
O banimento dos antibióticos promotores de crescimento na alimentação animal em alguns países estimulou a busca por potenciais substitutos e as substâncias húmicas estão entre os possíveis alternativos. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de três doses de substâncias húmicas em comparação á dieta controle e com antibiótico promotor de crescimento sobre o peso dos órgãos do sistema digestório, parâmetros morfométricos intestinais e índice de escore de lesões intestinais em frangos de corte aos 21 e 42 dias. Serão utilizados 240 pintos da linhagem Cobb, machos, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em 4 tratamentos (Controle, Antibiótico Promotor de Crescimento, Substância Húmica 0,5 e 1,5) com 5 repetições de 12 aves cada. Os órgãos do sistema digestório serão pesados. A morfometria intestinal será avaliada por meio de microscopia de luz e serão avaliados a altura e largura dos vilos e a profundidade das criptas. O índice de escore de lesões no intestino será avaliado por meio da classificação das lesões por coccidiose ou por enterites inespecíficas. Os dados serão submetidos à análise de variância e em caso de diferença estatisticamente significativa (p< 0,05), as médias serão comparadas pelo teste de Tukey à 5 de probabilidade.

Protocolo: 3551 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ADRIELE DE SOUZA GOMES
MELISSA DE JESUS BOSSO SOUZA
ISADORA DE ALMEIDA RUIZ
NADIELE TAISE MASSARANDUBA
ANA FLAVIA GRILLO SILVA
ANA PAULA SOUZA COSTA
AMANDA JUSTINO DOS SANTOS
Professor(es): LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA
PAULO FELIPE IZIQUE GOIOZO

Resumo:
As leveduras, que atuam como probiótico na ração animal, podem favorecer o bem estar, uma vez que possuem efeitos favoráveis como promotores de crescimento e diminuidores do estresse, principalmente relacionados a mudanças climáticas, atuando diretamente em agentes fisiológicos, que mantém a homeoatase. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em avaliar o estresse térmico de cordeiros da raça Texel com a utilização de probióticos constituídos por leveduras Saccharomyces cerevisiae, através dos parâmetros fisiológicos: temperatura retal, frequência respiratória e cardiaca. Serão utilizados 24 cordeiros machos, divididos em três grupos experimentais, sendo que cada lote terá 8 animais homogêneos denominados: controle (sem adição de probióticos), G1 (constituído pela levedura Sacharomyces cerevisiae) e G2 (constituído pela levedura Sacharomyces cerevisiae + Selênio orgânico+ microminerais). Os animais permanecerão em baias de concreto, coletivas, com cochos individuais, água e sal ad libitum. Serão pesados individualmente a cada 15 dias, até o final do período experimental, para ajustes do consumo da dieta em função do peso vivo do animal. A obtenção da temperatura retal, freqüência respiratória, cardíaca serão realizadas durante três dias por semana, as 7:00, 12:00 e às 16:00 horas, e realizadas através da introdução de: termômetro clínico veterinário, auscultação indireta das bulhas, com o auxílio de um estetoscópio flexível, e auxílio de um estetoscópio flexível, colocado diretamente na região torácica esquerda à altura do arco aórtico, respectivamente para cada variável. Paralelamente às medições das variáveis fisiológicas, serão registradas temperatura úmida e seca e umidade relativa do ar, pelo termômetro de bulbo seco e bulbo úmido. Os dados serão submetidos à análise de variância e pelo teste de Tukey com 5 de significância no Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas SAEG (1993)

Protocolo: 3467 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 2/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA EVEN SILVA SIMOES
ISADORA DE SOUZA E SILVA
DANIELLE ANDRADE DE NOBREGA
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
A alta pressão dos países da União Européia sobre a utilização de antibióticos como promotores de crescimento fez com que a busca por aditivos alternativos se tornasse cada vez mais constante. Dentre esses aditivos, destacam-se as leveduras, que atuam como probióticos na ração animal, favorecendo o desempenho animal, o bem estar e as características da carcaça. Assim, o objetivo do estudo é avaliar o nível de estresse, através do hormônio cortisol, em cordeiros alimentados com diferentes tipos de levedura (Saccharomyces cerevisiae) terminados em confinamento. Serão utilizados 24 cordeiros machos, inteiros da raça Texel divididos em três grupos experimentais, sendo que cada lote terá 8 animais homogêneos denominados: controle (sem adição de probióticos), G1 (constituído pela levedura Sacharomyces cerevisiae) e G2 (constituído pela levedura Sacharomyces cerevisiae + Selênio orgânico + microminerais). Os animais permanecerão em baias de concreto, coletivas, com cochos individuais, água e sal ad libitum. Serão pesados individualmente a cada 15 dias, até o final do período experimental, para avaliação do ganho de peso e do consumo da dieta.

Protocolo: 3461 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA EVEN SILVA SIMOES
DANIELLE ANDRADE DE NOBREGA
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Diante do cenário que a bovinocultura de corte representa no mundo, o Brasil ocupa o segundo lugar com o maior rebanho bovino e a primeira posição como exportador de carne no mundo, sendo que, tal setor desenvolve-se em diversos sistemas de produção. Dessa maneira, a utilização de tecnologias que almejem melhorar a produtividade do ganho animal e aumento da taxa de lotação em sistemas de pastagens, seja através do melhoramento genético, suplementação ou manejo das pastagens, são de fundamental importância para o produtor, onde poderá proporcionar uma criação de forma mais rentável e produtiva. O presente trabalho será desenvolvido por um período de um ano na fazenda Fazenda Experimental da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, em Presidente Bernardes/SP, a área total será de 18 hectares, divididas em três módulos, constituindo os tratamentos. Os tratamentos serão: T-1, sistema tradicional de baixo investimento (sem adubação de pastagem e sem suplementação animal); T-2, sistema de médio investimento (com adução de pastagem e sem suplementação animal) e T-3, sistema de alto investimento (com adubação de pastagem e com suplementação animal), em todos os tratamentos e repetições o pastejo será em sistema rotacionado. Os animais serão pesados periodicamente a cada início de ciclo da pastagem, as avaliações do pasto e dos animais serão realizadas a cada período de 30 dias, e os dados serão submetidos a análises de variância e, quando detectadas diferenças entre as médias, será aplicado o teste Tukey a 5 de significância, pelo pacote estatístico SAS (Statistical Analysis System) versão 8.2 para Windows (SAS Institute, 2004).

Protocolo: 3392 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2016 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GISELE MORATO CORTEZ
NADIA NOBREGA VALDO
BRUNO EMERICK ANACLETO
DANILO PEREIRA DA SILVA
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
PAULO CLAUDEIR GOMES DA SILVA
FRANK AKIYOSHI KUWAHARA

Resumo:
As substâncias húmicas são possíveis substitutos aos antibióticos promotores de crescimento na alimentação animal. O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito de três doses de substâncias húmicas em comparação á dieta controle e com antibiótico promotor de crescimento sobre o desempenho, rendimento e composição bromatológica da carcaça de frangos de corte. O experimento será realizado no Aviário Experimental da UNOESTE, utilizando 240 pintainhos da linhagem Cobb, machos, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em 4 tratamentos (Controle, Antibiótico Promotor de Crescimento, Substância Húmica 0,5 e 1,5) com 5 repetições de 12 aves cada. O desempenho será avaliado semanalmente por meio do ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, viabilidade criatória e índice de eficiência produtiva. O rendimento de carcaça e de cortes comerciais será realizada por meio da relação entre os pesos da carcaça, peito, coxas+sobrecoxas e asas e o peso da ave antes do abate. A composição bromatológica da carcaça será realizada por meio dos teores de matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo e matéria mineral no peito. Os dados serão submetidos à análise de variância e em caso de diferença estatisticamente significativa (p< 0,05), as médias serão comparadas pelo teste de Tukey à 5 de probabilidade.

Protocolo: 3452 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 1/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULA ALVES DE SOUZA
MARIANA TROMBINI OLIVEIRA
ARTHUR BENHUR BAGNARA RODRIGUES DOS SANTOS
GIOVANNA NASCIMENTO SCATOLIN
THAMIRES RODRIGUES CAVALHEIRO
NADIA NOBREGA VALDO
GABRIELE APARECIDA CREPALDI DOMINGUES
Professor(es): LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA

Resumo:
Visando o crescente mercado em expansão da ovinocultura, torna-se fundamental que a eficiência produtiva e reprodutiva seja fator indispensável nesse setor animal. Mesmo com este cenário promissor, o controle de endoparasitas ainda é um problema a ser sanado. Sendo assim torna-se necessário o desenvolvimento de pesquisas que enfoquem alternativas aos métodos tradicionais de antihelminticos e que não tragam prejuízos à saúde humana, tão pouco ao meio ambiente. Extratos de Neem (Azadirachta Indica) destacam-se pela sua eficiência no controle de nematódeos gastrintestinais em pequenos ruminantes, principalmente de substâncias obtidas das folhas e sementes). Assim, este estudo tem por objetivo a comparação de possíveis alterações hematológicas e parasitarias em ovelhas mestiças Dorper, suplementadas com torta de Neem, em pastagem durante o período gestacional. Para isso serão utilizadas 30 ovelhas mestiças Dorper, mantidas em pastagem (Coast Cross) durante todo o período gestacional, divididas em 2 grupos experimentais, sendo: o grupo controle, onde as ovelhas, não receberão o produto, e o grupo Neen, receberá a torta de Neen no sal mineral, em cocho coberto, na concentração de 1,5, contendo níveis mínimos de garantia, de 0,12 de azadiractina. A cada vinte dias serão realizadas exames hematológicos e bioquímicos (uréia, creatinina e aspartato aminotransferase, leucócitos totais), bem como a coleta de fezes (coletadas, diretamente da ampola retal, para contagem de ovos por grama de fezes (OPG). Os dados das variáveis estudadas serão testados quanto à normalidade dos erros e homogeneidade de variâncias e as análises realizadas utilizando-se o programa SAS, versão 9.1 (STATISTICAL ANALYSIS SYSTEMS, 2003).

Protocolo: 3300 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA GABRIELA ABONIZIO
HUGO AUGUSTO RIGOLO
AILTON PLINIO DA SILVA JUNIOR
GRIEG ROQUE COELHO
Professor(es): CALIE CASTILHO SILVESTRE
HAROLDO ALBERTI
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
Este trabalho tem a finalidade de trazer subsídios para que o profissional da área de produção vegetal se utilize de meios para produzir um alimento com qualidades agregadas, de forma a produzir benefícios na saúde dos consumidores que se preocupam na escolha de sua alimentação, principalmente no que se refere aos chamados alimentos funcionais. O objetivo será verificar o efeito em função da aplicação exógena do ácido salicílico sobre a produção de biomassa, a presença de antioxidantes e o tempo de prateleira do feijão-mungo-verde (Vigna radiata L.) ou Mungo verde. O efeito elicitor sobre o metabolismo das plantas será avaliado através de parâmetros biométricos de crescimento (produção de biomassa aérea e radicular) e parâmetros bioquímicos (determinação do teor de fenóis totais; teor de antioxidantes totais não enzimáticos (DPPH) e determinação de proteínas totais. O experimento será conduzido no laboratório de sementes da UNOESTE. Para o estudo será empregado o delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro repetições e análise de regressão polinomial para o estudo de doses.

Protocolo: 3165 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 7/2017 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VERONICA LETICIA DA SILVA
MARCELO DUARTE
Professor(es): CECI CASTILHO CUSTODIO
ANA CLAUDIA PACHECO SANTOS

Resumo:
Este experimento terá como objetivo avaliar a adição de silagem de milho em dieta de grão de milho inteiro com pró-milho (núcleo de milho) em bovinos da raça Nelore em regime de confinamento. Serão utilizados 16 bovinos nelore castrados com peso médio de 450Kg em fase de terminação com média de 24 meses de idade. Os animais serão divididos em delineamento de bloco casualizado (peso vivo inicial como critério) em 2 grupos com 8 animais cada grupo, sendo que cada animal ficará em piquete individual com 1500m², cada grupo receberá uma dieta experimental diferente sendo elas: dieta 1)Controle: 85 de milho grão inteiro e 15 de pró-milho; dieta 2) 85 de milho grão inteiro, 15 de pró-milho e 3Kg de silagem de milho (na matéria natural). Os animais iniciarão recebendo 1,4 da mistura de milho + pró-milho do peso vivo até que o consumo se estabeleça em 2,2 do peso vivo dos animais, previsto para ocorrer em torno do 20º dias do experimento. A dieta total será dividida em três tratos que ocorrerá do inicio da manhã, meio do dia e final da tarde. Todos os dias será feito a análise do escore de cocho pela manhã, que será o critério para definir o aumento da dieta de forma individual e as sobras serão coletadas após completar 24horas do fornecimento da primeira fração da dieta, armazenadas em recipiente individual, pesadas e posteriormente fracionadas manualmente para pesagem individual de cada alimento para analisar seletividade no cocho. Todos os dias, concomitante com a análise do escore de cocho, será feito o escore de fezes para auxiliar na tomada de decisão no aumento da dieta. Serão coletadas amostras de fezes de todos os animais no inicio e final do experimento, também serão coletadas amostras de dieta, sobra e silagem nos dias 10, 20 e 40 de experimento para análise bromatológica completa. No dia 43 os animais serão pesados e levados ao abatedouro.

Protocolo: 3096 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENAN HENRIQUE OLIVEIRA SANTANA
TIAGO CALIRI DE SOUZA
LETICIA JALLOUL GUIMARAES
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
MURILLO CEOLA STEFANO PEREIRA

Resumo:
Neste trabalho iremos objetivar a analise do efeito da adição de silagem de milho no comportamento ingestivo diurno de bovinos da raça Nelore alimentados com dieta de grão de milho inteiro. Serão utilizados 16 animais com idade media de 30 meses e peso médio de 500 Kg, castrados em fase de terminação. Os animais serão divididos em dois grupos, cada grupo receberá uma dieta experimental diferente sendo elas Dieta 1: 85 de milho grão inteiro e 15 de pró-milho. Dieta 2: 85 de milho grão inteiro, 15 de pró-milho e 3 Kg de silagem de milho (na matéria natural), caracterizando o delineamento em bloco casualizado, em esquema fatorial 2x1. Cada grupo terá 8 animais, cada animal ficará em piquete individual de 1500m² com água de boa qualidade. O comportamento dos animais será avaliado nos dias 10, 20 e 40 de experimento, durante o dia, iniciando ao amanhecer (7hrs) e terminando no fim da tarde (17hrs), os animais serão avaliados a cada 10 minutos, por equipe previamente treinada que ficará em lugar com baixa influência no comportamento dos animais, para assim determinar o tempo gasto em ruminação, ócio, deslocamento, cocho e pastejo.

Protocolo: 3091 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENAN HENRIQUE OLIVEIRA SANTANA
TIAGO CALIRI DE SOUZA
LETICIA JALLOUL GUIMARAES
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA
MURILLO CEOLA STEFANO PEREIRA

Resumo:
O objetivo do presente estudo será avaliar as características quantitativas da carcaça de cordeiros, através da suplementação com dois diferentes probioticos [Yea Sacc&#61650; (Alltech) e Beef Sacc&#61650; (Alltech)] em dieta de confinamento. Serão utilizados 24 cordeiros, os quais serão abatidos apos o periodo experimental, após permanecerem 18 horas sob dieta hídrica. Antes do abate os mesmos serão insensibilizados por meio de uma descarga elétrica de 0,50 A por 8 segundos, conforme metodologia proposta por Gomide (2006), sendo este um método efetivo, induzindo a insensibilidade instantânea e a sangria, pela secção das veias jugulares e as artérias carótidas. Previamente ao abate, será determinada a condição corporal pelo método desenvolvido na Inglaterra por Russel et al. (1969). No abate, os animais serão novamente pesados (peso vivo ao abate). Terminada a evisceração, as carcaças serão pesadas obtendo-se o peso da carcaça quente. Ao final desse período, serão pesadas as carcaças frias, obtendo-se o rendimento comercial. Serão calculados os índices de: compacidade da carcaça e compacidade da perna.Em seguida, as carcaças serão seccionadas ao meio e no lado esquerdo, terão os cortes comercias, em sete regiões anatômicas conforme Garcia (1999) e Silva Sobrinho (2001).O delineamento experimental será inteiramente casualizado com tres tratamentos e 24 animais. Os dados serão analisados pela análise de variância, utilizando o SAEG, Sistema de Análise Estatística e Genética (UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, 1997).

Protocolo: 3046 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA JALLOUL GUIMARAES
ISADORA DE SOUZA E SILVA
FELIPE CESAR DA SILVA BACARIN
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
A crescente pressão para proibir o uso de antibióticos como promotores decrescimento em rações animais, devido o risco da presença de resíduos na carne, leite e ovos e seus efeitos na saúde humana, como possibilidade de reações alérgicas, disfunções intestinais, desenvolvimento de células cancerígenas e induções de resistência cruzada de cepas bacterianas patogênicas ao homem fez com que a União Européia proibisse em 2006 a utilização de antibiótico como promotor de crescimento .Com isso, a busca por alternativas naturais para melhorar a produtividade e promover a sanidade animal nos modernos sistemas de produção vem se transformando num grande desafio, senso assim, o objetivo do presente estudo será avaliar as características qualitativas da carne dos cordeiros, sendo os paramentos avaliados, coloração da carne e da gordura, perda de peso no cozimento, força de cisalhamento e AOL (área de olho de lombo), recebendo suplementação com dois diferentes probioticos [YeaSacc (Alltech) eBeef Sacc (Alltech)] em dietas de confinamento. As analises serao realizadas no laboratorio da UNOPAR/PR. Os resultados obtidos foram analisados pelo teste de Tukey com 5 de significância. Os dados foram submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas SAEG, (1993

Protocolo: 3045 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA JALLOUL GUIMARAES
ISADORA DE SOUZA E SILVA
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
o objetivo do presente estudo será avaliar o desempenho e a economicidade da suplementação com dois diferentes probioticos [Yea Sacc (Alltech) e Beef Sacc (Alltech)] na dieta de cordeiros alimentados confinados. Serão utilizados 24 cordeiros, machos, mestiços, com idade inicial média de 90 dias e peso vivo inicial médio de 23 kg. Este projeto de iniciação cientifica é parte integrante de mais 3 sub projetos, os quais serão complementares em analises que avaliarão a qualidade da carne e da carcaça e os parâmetros sanguíneos dos animais. Os animais serão divididos aleatoriamente, formando três grupos homogêneos em relação à raça, ao sexo e peso, denominados grupo Controle (n=8), probiótico 1(n=8)/Yea Sacc (Alltech) e probiótico 2 (n=8) Beef Sacc (Alltech). Todos os animais receberão a mesma dieta comercial, e os grupos em teste receberão os diferentes probióticos na dose de 5 g/animal.Os parâmetros de desempenho avaliados serão: peso vivo médio (PVM) dos cordeiros ao início (PVMI) e final do período de confinamento, ganho de peso médio diário (GPMD), e quantidade de ovos por grama de fezes (OPG), com posterior análise econômica dos tratamentos.

Protocolo: 3028 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA JALLOUL GUIMARAES
ISADORA DE SOUZA E SILVA
FELIPE CESAR DA SILVA BACARIN
Professor(es): HERMANN BREMER NETO
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O sistema de produção animal em pastejo, é a forma mais econômica e prática. Contudo, o uso de forrageiras com baixa qualidade, aliada ao manejo inadequado das pastagens, comprometem a dieta dos animais e como consequência o seu desempenho, além de prejudicar a viabilidade econômica do mesmo. Apesar das condições ambientais favoráveis, do elevado potencial genético e da alta qualidade e produção de matéria seca (MS) das forrageiras tropicais, existe uma grande necessidade de técnicas e estratégias que visem a constante oferta de MS com alta qualidade para alimentação de vacas leiteiras, com a implementação de novas tecnologias no sistema, visando melhorias na qualidade, produtividade, manejo alimentar e no custo da produção de leite. A compreensão de que a dieta do animal é o principal fator de eficiência do processo de conversão dos alimentos em leite, é fundamental direcionar e orientar técnicas de manejo de pastagem e manejo nutricional adequados, fornecendo uma dieta equilibrada, de alta qualidade, aliando o consumo de pastagem ao concentrado, de maneira que não haja limitações de nutrientes para síntese do leite.

Protocolo: 2982 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 2/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GISELE MORATO CORTEZ
NADIA NOBREGA VALDO
MATHEUS ABINEL CALADO
BRUNO EMERICK ANACLETO
AMANDA GABRIELE DE LIMA
FERNANDA JUNIA FERREIRA
DANILO PEREIRA DA SILVA
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
PAULO CLAUDEIR GOMES DA SILVA
FRANK AKIYOSHI KUWAHARA

Resumo:
Há tempos que oócitos bovinos podem ser maturados (MIV), fertilizados (FIV) e cultivados in vitro (CIV) até os estádios de mórula e blastocisto. Até o momento, a concentração de sais, PH do meio e a necessidade de diversos hormônios e fatores de crescimento têm sido empiricamente testados e otimizados permitindo um grande desenvolvimento no sistema de cultivo in vitro (Eppig et al., 1998). Atualmente, esta metodologia está sendo aplicada para fins comerciais em programas de FIV, mas ainda existem muitas questões básicas a serem respondidas, que poderiam auxiliar o avanço desta tecnologia. O conhecimento de fatores externos que influenciam o desenvolvimento e consequentemente a criação de um sistema de cultivo sob condições controláveis pode ajudar a melhorar as taxas de desenvolvimento embrionário in vitro e os resultados de gestação. O objetivo do presente projeto será classificar oócitos bovinos obtidos de ovários de fêmeas bos indicus, adquiridos em abatedouro, com e sem a presença de corpo lúteo e determinar o índice de recuperação dessas estruturas e identificar o grupo que apresenta maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro. Através da aspiração folicular, os oócitos serão recuperados e posteriormente classificados de acordo com suas qualidades visuais em Grau I, Grau II, Grau III, Desnudo e Atrésicos, de acordo com a quantidade de camadas de células do complexo cumulus oophorus que envolvem o oócito. A estatística dos dados será feita pela Análise de Variância seguido do teste de Tukey para identificar as diferenças significativas. Os resultados serão considerados estatisticamente diferentes quando P<0,05.

Protocolo: 2632 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISADORA DE SOUZA E SILVA
LEANDRO POLATO LAZARI
MATHEUS MONTANARI DE SOUZA
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Visando o aumento da produtividade em rebanhos, a produção in vitro de embriões (PIVE) tem sido muito utilizada por conta de suas inúmeras vantagens e na maioria dos casos tem obtido grande sucesso. Essa técnica possibilita o melhor aproveitamento dos animais, tornando possível acelerar o aprimoramento das raças e seus cruzamentos. A PIVE para fins de pesquisa é importante para elucidar os fenômenos fisiológicos dos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário. A maturação oocitária MIV é a etapa determinante para o sucesso da técnica da PIVE, pois ela permite que os oócitos, independentemente da fase da onda folicular que se encontram, retomem a meiose e atinjam a fase de MII, e adquiram a competência para serem fecundados e, assim, iniciem a embriogênese. A visualização dos cromossomos dos oócitos e determinação dos estádios nucleares de maturação também podem ser utilizados como parâmetros para avaliação da maturação. A não aquisição da competência oocitária nesta fase reflete principalmente no final do processo, diminuindo a taxa de produção de blastocistos.O objetivo do presente projeto será avaliar a qualidade de maturação nuclear in vitro de oócitos provenientes de ovários de fêmeas zebuínas, oriundas de abatedouro, com e sem a presença de corpo lúteo (CL). Os ovários serão separados em dois grupos: grupo1- com CL e grupo 2- sem CL. Os folículos serão aspirados e, os oócitos recuperados, selecionados, classificados e levados para maturação in vitro (MIV) em estufa em meio de maturação. Após 24h os oócitos serão desnudados, corados com Hoechst 33342 e fixados em laminas de vidro, para análise da maturação nuclear. Posteriormente, será avaliado o grupo que apresentou melhor maturação nuclear. A análise estatística dos dados será realizada por testes não-paramétricos, sendo o efeito da presença do CL verificado por meio do teste Qui-quadrado (&#967;2) ao nível de significância de 5 e as comparações múltiplas pelo teste exato de Fisher, mediante software estatístico "R" (R core Team, 2013).

Protocolo: 2631 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISADORA DE SOUZA E SILVA
LEANDRO POLATO LAZARI
MATHEUS MONTANARI DE SOUZA
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Para uma expansão segura da ovinocultura no Brasil, é necessário que se enfrente novos desafios na busca de tecnologias que permitam ao produtor obter melhores resultados. Antes, contudo, se faz necessário conhecer o comportamento reprodutivo da raça a ser explorada, quer pela distinção de sua origem ou da região geográfica em que é criada, podendo assim requerer distintas formas de manejo reprodutivo.Portanto, o objetivo do presente trabalho será avaliar a concentração de progesterona plasmática de ovelhas (Dorper x Texel) pré-púberes criadas no Oeste do Estado de São Paulo, no período de Agosto de 2014 a Julho de 2015.Serão utilizados 8 borregas mestiças (Dorper x Texel) com idade inicial de 4 meses e que completarão 16 meses ao final do experimento. As fêmeas serão mantidas em confinamento recebendo 300 g de concentrado com 18 PB (proteína bruta), com acesso a água, sal mineral e feno ad libitum. Para determinação das dosagens plasmáticas de progesterona, amostras de sangue serão colhidas da veia jugular no período da manhã, em tubos vacutainers heparinizados, a cada 10 dias iniciando-se em agosto e término em agosto do ano seguinte, perfazendo 1 ano de avaliação. O perfil da progesterona será utilizado para determinar o período de anestro e ciclicidade em cada borrega. Para análise dos dados, após tabulação e estudo dos resultados das concentrações de progesterona, será aplicado teste estatístico apropriado, considerando as diferentes concentrações de progesterona para cada borrega ao longo do período experimental. O estro será confirmado por valores de concentrações plasmáticas de progesterona inferiores a 1 ng/mL. Níveis hormonais inferiores a 1 ng/mL por período superior a dez dias, as fêmeas serão consideradas em anestro (MINTON et al., 1990).

Protocolo: 2184 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAIS PULLIG DE FREITAS BARROS
TALITA PEREIRA CERESINI
Professor(es): CALIE CASTILHO SILVESTRE
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
Introdução: A cavidade oral quando submetida à tratamento oncológico reage com reações adversas, tendo como principal manifestação bucal a mucosite oral (MO). A literatura vem mostrando que os probióticos podem contribuir para a prevenção e tratamento de diversas patologias. Objetivo: O objetivo do presente estudo será avaliar o efeito da administração sistêmica do probiótico (Bifidobacterium lactis HN019 - Prob) na modulação da resposta do hospedeiro e progressão da MO em ratos imunossuprimidos por quimioterápico (5-Fluorouracil5-FU). Material e método: Serão utilizados 40 ratos machos Wistar, divididos nos seguintes grupos: C (controle), 5-FU, Prob e 5-FU/Prob. Para mimetizar o efeito do quimioterápico os animais receberão injeção intraperitoneal de 5-FU, na dose de 60 mg/kg nos dias 0 e 2, e nos grupos nos quais os animais receberão administração sistêmica de probiótico, o mesmo será adicionando diariamente na água dos animais, diluído em leite desnatado, 30 dias antes da indução da MO. Para induzir a mucosite oral, a mucosa jugal esquerda de todos os animais será irritada por trauma mecânico (TM) nos dias 1 e 2. O estágio de recuperação da MO será avaliada através de pesagem e análise macroscópica Os animais serão sacrificados 14 dias após o início da indução da MO. Os dados obtidos serão agrupados por grupos e analisados de acordo com a normalidade, considerando o nível crítico para rejeição da hipótese de nulidade menor que 5 (p<0,05).

Protocolo: 2163 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2015 - 1/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FREDERICO JOSE DA SILVA SIMAO DE SOUSA
DAYANA GERHARD
RAFAELA BEATRIZ DIAS FERREIRA
Professor(es): PAULO EDUARDO PARDO
GISELE ALBORGHETTI NAI
LUCIANA PRADO MAIA ANDRAUS

Resumo:
A cadeia produtiva brasileira voltada para ovinocultura de corte continua desestruturada e há escassez de dados, portanto, o presente trabalho visa o levantamento de dados e a avaliação mercadológica dos produtos. O presente trabalho busca saber a influência das variáveis no preço da carne: tipo de estabelecimento,corte cárneo,tipo de embalagem,presença de marca na carne,país de procedência do produto,estado de procedência do produto,município de procedência do produto e preço por quilo. Serão analisados itens do composto mercadológico da carne ovina disponível aos consumidores na cidade de Presidente Prudente,e caracterizado pelo produto(no que se refere ao corte oferecido, tipo de embalagem, presença de marca e procedência), preço de venda ao consumidor e ponto de venda (tipo de estabelecimento). Desta forma, pretende-se identificar as seguintes variáveis: Variável1 = tipo de estabelecimento(açougues, boutiques de carnes,etc);Var2 = corte cárneo (paleta, pernil, costela, carré, e outros) ;Var3 = tipo de embalagem (vácuo, sem embalagem) ;;Var4 = presença de marca na carne (sim/não) ;Var5 = País de procedência do produto ;Var6 = Estado de procedência do produto ;Var7 = Município de procedência do produto ;Var8 = preço/kg ;As informações serão obtidas em levantamento de dados originais por meio de entrevistas telefônicas. A análise dos resultados ocorrerá a partir de tabulação e análise de distribuição de classes de frequências relativas para cada variável identificada. Após,serão realizadas análises comparativas entre os diferentes estabelecimentos e diferentes estados e países de procedência da carne, utilizando para tanto, as médias de preços/kg de cortes selecionados. Finalmente, com as variáveis 5,6 e 7 será elaborado um mapa temático identificando as diversas origens e procedências da carne ovina comercializada em Presidente Prudente (fluxo logístico), que sinalizarão a relação entre as localidades de fornecimento e comercialização dos produtos. Cabe ressaltar que nesta pesquisa não será necessária a compra do material (corte carneo), os fatores serao todos por observação e anotações.

Protocolo: 1731 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 10/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINE CARNELOS PIERETTI
ROSIENE ALVES TEIXEIRA
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
JOSE LUIS DE LIMA ASTOLPHI

Resumo:
A carne ovina é uma fonte de proteína de alto valor biológico e assim como a carne caprina, está presente na dieta das populações de quase todos os países. A carne e seus produtos derivados apresentam-se como substratos excelentes para o desenvolvimento microbiano, fato relacionado com sua rica composição química e com seus caracteres físicoquímicos. Uma das grandes preocupações referentes à tecnologia de alimentos envolve a tentativa de diminuir a contaminação microbiana destes contribuindo cada vez mais para a diminuição das doenças transmitidas por alimentos (DTA), gerando produtos cárneos de melhor qualidade para o consumo da população. Objetiva-se com este estudo avaliar a qualidade microbiológica da carne ovina comercializada em diferentes setores alimentícios de Presidente Prudente-SP.

Protocolo: 1730 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2013 - 10/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELLA GUARTIERI DA SILVA
DANIELA TITONELI CARDOSO
Professor(es): TELMA REGINATO MARTINS
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
A preferência pela carne ovina no mercado brasileiro apresenta aspectos comuns, como a busca por carne macia com pouca gordura e muito músculo, comercializada a preços acessíveis, sendo as características sensoriais mais importantes são a cor, suculência, textura (dureza ou maciez), odor e sabor, sendo que estas variam de acordo com a espécie, raça, idade e peso de abate, tipo de dieta e manejos pré e pós-abate. Portanto, o objetivo desta pesquisa será avaliar as características químicas e qualitativas da carne ovina comercializadas em Presidente Prudente. O experimento será conduzido em Presidente Prudente-SP, em hiper e supermercados, açougues e boutiques que comercializam carne ovina. Após, a aquisição dos principais cortes (perna e paleta) estes serão submetidos a testes relacionados a qualidade da carne, como: pH, coloração, perda de peso no cozimento e força de cisalhamento. A analise da composição química será feita no laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal da Unoeste e contemplara as seguintes analises: proteína, lipídeos, cinzas e umidade Os dados obtidos serão analisados pelo teste de Duncan com 5 de significância

Protocolo: 1729 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 6/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELLA GUARTIERI DA SILVA
BRUNA ARAUJO DE ANGELO
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
Há tempos que oócitos bovinos podem ser maturados (MIV), fertilizados (FIV) e cultivados in vitro (CIV) até os estádios de mórula e blastocisto. Até o momento, a concentração de sais, PH do meio e a necessidade de diversos hormônios e fatores de crescimento têm sido empiricamente testados e otimizados permitindo um grande desenvolvimento no sistema de cultivo in vitro (Eppig et al., 1998). Atualmente, esta metodologia está sendo aplicada para fins comerciais em programas de FIV, mas ainda existem muitas questões básicas a serem respondidas, que poderiam auxiliar o avanço desta tecnologia. O conhecimento de fatores externos que influenciam o desenvolvimento e consequentemente a criação de um sistema de cultivo sob condições controláveis pode ajudar a melhorar as taxas de desenvolvimento embrionário in vitro e os resultados de gestação. O objetivo do presente projeto será classificar oócitos bovinos obtidos de ovários de fêmeas bos indicus, adquiridos em abatedouro e determinar o índice de recuperação dessas estruturas e identificar as de maior viabilidade para o procedimento de fertilização in vitro.Através da aspiração folicular, os oócitos serão recuperados e posteriormente classificados de acordo com suas qualidades visuais em Grau I, Grau II, Grau III, Desnudo e Atrésicos, de acordo com a quantidade de camadas de células do complexo cumulus oophorus que envolvem o oócito. (LONERGAN, 1992 apud BASSO; NASCIMENTO; CASTILHO, 2006). A estatística dos dados será feita pela Análise de Variância seguido do teste de Tukey para identificar as diferenças significativas. Os resultados serão considerados estatisticamente diferentes quando P<0,05.

Protocolo: 1930 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2014 - 1/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): PAMELA DUARTE DE OLIVEIRA
NATHALIA DA SILVA LIMA PEREIRA
GABRIELA NEGRI
ALINE NOCHI BERTO
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
A eficácia do sistema de produção de embriões in vitro (PIV) é dependente da maturação, fecundação e cultivo in vitro. Alguns fatores, como a falta de padronização no sistema de PIV podem provocar variações nas taxas de desenvolvimento e até mesmo diferenças no padrão de expressão quantitativa de genes importantes na pré-implantação. Em vista disso, torna-se necessário o desenvolvimento de um método eficiente de PIV para embriões bovinos até o estádio de blastocisto, sob condições controláveis. O objetivo do presente projeto é avaliar a influência do meio de maturação sobre a maturação citoplasmática de oócitos bovinos obtidos de abatedouro, que serão submetidos à maturação oocitária in vitro. Para a execução desse projeto serão utilizados ovários de fêmeas bovinas zebuínas, oriundos de abatedouro. Os folículos serão aspirados e os complexos cumulus-oócitos (COC´s) recuperados serão selecionados e classificados de acordo com suas qualidades visuais, Grau I, Grau II, Grau III, Desnudo e Atrésicos (LONERGAN, 1992 apud BASSO; NASCIMENTO; CASTILHO, 2006). Após a seleção e classificação, os oócitos serão maturados com dois meios (TCM 199 e TCM 199 suplementado com ácido ascórbico), durante 24 horas a 38,5°C em atmosfera de 5 de CO2 em ar. Após a maturação, os oócitos de cada grupo serão utilizados para avaliar a maturação citoplasmática. A estatística dos dados será feita pela Análise de Variância (não paramétrica) para verificar a influência do meio de maturação sobre a qualidade da maturação citoplasmática. Os parâmetros serão analisados por ANOVA (dados normalizados) ou o teste de Kruskal-Wallis (dados não normalizados), seguido do teste de Tukey ou do teste de T-Student para identificar as diferenças significativas. Os resultados serão considerados estatisticamente diferentes quando P<0,05.

Protocolo: 1724 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 8/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA NEGRI
ALINE NOCHI BERTO
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
A eficácia do sistema de produção de embriões in vitro (PIV) é dependente da maturação, fecundação e cultivo in vitro. Alguns fatores, como a falta de padronização no sistema de PIV podem provocar variações nas taxas de desenvolvimento e até mesmo diferenças no padrão de expressão quantitativa de genes importantes na pré-implantação. Em vista disso, torna-se necessário o desenvolvimento de um método eficiente de PIV para embriões bovinos até o estádio de blastocisto, sob condições controláveis. O objetivo do presente projeto é avaliar a influência do meio de maturação sobre a maturação nuclear de oócitos bovinos obtidos de abatedouro, que serão submetidos à maturação oocitária in vitro. Para a execução desse projeto serão utilizados ovários de fêmeas bovinas zebuínas, oriundos de abatedouro. Os folículos serão aspirados e os complexos cumulus-oócitos (COC´s) recuperados serão selecionados e classificados de acordo com suas qualidades visuais, Grau I, Grau II, Grau III, Desnudo e Atrésicos (LONERGAN, 1992 apud BASSO; NASCIMENTO; CASTILHO, 2006). Após a seleção e classificação, os oócitos serão maturados com dois meios (TCM 199 e TCM 199 suplementado com ácido ascórbico), durante 24 horas a 38,5°C em atmosfera de 5 de CO2 em ar. Após a maturação, os oócitos de cada grupo serão utilizados para avaliar a maturação nuclear. A estatística dos dados será feita pela Análise de Variância (não paramétrica) para verificar a influência do meio de maturação sobre a qualidade da maturação nuclear. Os parâmetros serão analisados por ANOVA (dados normalizados) ou o teste de Kruskal-Wallis (dados não normalizados), seguido do teste de Tukey ou do teste de T-Student para identificar as diferenças significativas. Os resultados serão considerados estatisticamente diferentes quando P<0,05.

Protocolo: 1723 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 9/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA NEGRI
ALINE NOCHI BERTO
Professor(es): SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Existe uma grande preocupação atual e futura para que os sistemas de pastejo nesse País se tornem intensificados. Para que isto ocorra, os pecuaristas deverão ser orientados a utilizar sistemas de produção que combinem o uso de tecnologias adequadas, como irrigação e adubação, com forrageiras de maior potencial produtivo. Dessa forma, é possível aumentar o rebanho e, consequentemente, a taxa de lotação animal. As plantas sofrem alterações no seu metabolismo quando mantidas sob condições ambientais adversas. Os tecidos vegetais são dotados de diferentes sistemas de resposta para o controle da produção de radicais livres. A degradação de pigmentos, principalmente as clorofilas, são componentes diretamente afetados por condições de estresses. Este trabalho testará a hipótese que a aplicação de silício poderá influenciar de forma positiva os efeitos de deficiência hídrica em Urochloa cv. Xaraés, nos pigmentos fotossintéticos e bromatológicos desta cultivar. O objetivo deste estudo é identificar os efeitos da aplicação de silício em Urochloa cv. Xaraés como atenuante de estresse hídrico.

Protocolo: 1722 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2014 - 11/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO MASSAYUKI HORIE
VICTOR BELOTO SILVA
RENATO APARECIDO BOSO FERREIRA LIMA
GUSTAVO FRANCISCO ROSALIN SARAIVA
Professor(es): ANA CLAUDIA PACHECO SANTOS
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI
ADRIANA LIMA MORO

Resumo:
A sazonalidade de produção das gramíneas tropicais, em termos qualitativos e quantitativos qualitativos e quantitativos em algumas regiões do país é o maior problema para animais criados em pastejo. Além das variações climáticas, onde o inverno relacionado está ligado a períodos de escassez hídrica, a baixa disponibilidade de nutrientes no solo é outra dificuldade do sistema de produção animal. Neste contexto, uma melhor disponibilidade dos níveis de nutrientes no solo, acima dos teores exigidos pelas forrageiras, promovem mudanças significativas na composição mineral da planta. Dessa maneira, pode-se esperar uma forragem de melhor valor nutritivo, seguido de um melhor desempenho animal, aliados à melhor resposta fisiológica da planta. Desta forma, o conhecimento dos teores dos componentes nutricionais é de grande importância, e em uma mesma base, como do teor de MS, permite a comparação de diversos nutrientes. A importância do teor de PB e energia decorre da sua essencialidade direta para o organismo animal. A quantificação do teor de fibra em detergente neutro (FDN) é importante, pois possui relação inversa com a ingestão voluntária de forragem e com o conteúdo em energia líquida da matéria alimentar. Sendo assim o objetivo geral é avaliar as respostas da Urochloa (Syn. Brachiaria) brizantha cv. Xaraés, em relação a diferentes níveis de adubação com fósforo e potássio.

Protocolo: 1610 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2014 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): THAIS ARAUJO CORREIA SILVA
Professor(es): CARLOS SÉRGIO TIRITAN
ANA CLAUDIA PACHECO SANTOS
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O estudo do polimorfismo genético tem sido muito importante para a identificação de animais que apresentam uma maior produção, antes mesmo que esses animais comecem a produzir. Isso se deve graças ao uso de marcadores moleculares, que são capazes de identificar, através dos genótipos desses animais, os alelos do gene da característica de interesse a ser explorada. Esse tipo de seleção feita através de marcadores moleculares, é conhecida com seleção Assistida por Marcador (MAS - Marker Assisted Selection), que consiste na seleção de indivíduos que possuem genes favoráveis para determinadas características, baseada na avaliação direta do seu DNA. Quando se trata da seleção de bovinos com aptidão leiteira, uma das características a ser selecionada é a quantidade e a qualidade do leite a ser produzido. Essas características podem estar relacionadas diretamente com a incidência de dois genes, o da Kappa - caseína e da Beta - Lactoglobulina. Diante do exposto, esse trabalho tem como finalidade verificar a incidência desses dois gene no rebanho leiteiro da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Protocolo: 1483 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 4/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSE AUGUSTO GONCALVES LUIZ
Professor(es): LUCIANA MACHADO GUABERTO
SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
Resumo: Atualmente, torna-se cada vez mais evidente a importância econômica e social crescente dos ovinos, em especial os de raças deslanadas, nas regiões onde elas têm mostrado alta resistência a prolongados períodos de seca e constituindo uma fonte importante de proteína para as populações locais, aliado a fatores como melhoramento da alimentação visando maximizar a produção de cordeiros. Sendo assim este estudo será realizado com o objetivo de avaliar o desempenho de cordeiros mestiços Dorper machos e fêmeas, em creep feeding recebendo ração peletizada até a desmama. O experimento será realizado no setor de ovinocultura da Universidade do Oeste Paulista. Serão utilizados 18 cordeiros machos e fêmeas (11 machos e 7 fêmeas), oriundos do cruzamento de fêmeas da raça Santa Inês comercial e Texel, com machos da raça Dorper. Serão avaliados cordeiros machos e femeas em creep feeding. Os cordeiros serão pesados após o nascimento e a cada 15 dias para determinação do ganho de peso diário (GPD) e determinação do peso metabólico (peso metabólico = (Peso vivo)0,75).A conversão alimentar será obtida dividindo-se consumo médio diário pelo ganho de peso diário.O delineamento experimental será o inteiramente casualizado. Os dados coletados para cada variável serão submetidos à análise de variância onde a comparação das médias será realizada pelo teste Tukey em nível de significância de 0,05, por intermédio do programa estatístico SAS (Statistical Analisys System 9.2).

Protocolo: 1464 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2012 - 1/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KELLY PRISCILA DE OLIVEIRA
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O objetivo deste trabalho é comparar duas técnicas de avaliação do micronúcleo em ratos para explicar a vantagem e desvantagem de cada uma. A técnica do (MN) consiste na identificação de fragmentos de cromossomo ou de cromossomos inteiros que não são incluídos no núcleo principal durante a mitose. MNs surgem por alterações genéticas espontâneas ou são induzidos por agentes genotóxicos. A análise dos micronúcleos tem sido utilizada como uma ferramenta importante de biomonitoramento de populações. Estudos demonstram que organismos expostos a determinados agentes em função de sua ocupação ou estilo de vida apresentam um elevado número de MNs nas células.Para analise dos MN as lâminas serão confeccionadas a partir de coletas de sangue periféricos e medula 10 ratos, as lâminas serão fixadas em estufa a 37 por 1 hora,coradas com Giemsa.Serão avaliadas 1000 células de cada animal através de microscopia ótica utilizando-se a leitura Ziguezague.Os resultados serão submetidos à análise da variância (ANOVA) de uma via e, após, ao teste de Tukey.

Protocolo: 1463 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA FERREIRA BATISTA
NAYARA ANITELLI ARTERO
Professor(es): ROSA MARIA BARILLI NOGUEIRA
ALESSANDRA MELCHERT
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
No Brasil a estrutiocultura, como é chamada a criação comercial de avestruz, iniciou-se a partir do ano de 1995, há pouco mais de 15 anos, com da importação de diversas matrizes e filhotes. Atualmente a cadeia encontra-se regulamentada e passa por uma fase de reestruturação. Devido aos problemas encontrados, por ser uma atividade relativamente nova, tornou-se evidente a necessidade de pesquisas que visem o esclarecimento do processo produtivo resultando em um aumento dos índices e da viabilidade desse agronegócio. A incubação artificial dos ovos representa uma das etapas mais importantes e delicadas da cadeia produtiva de avestruzes, uma vez que está diretamente relacionada a produtividade, buscando-se sempre uma melhor taxa de nascimento e a produção de um número maior de aves viáveis. Embora a incubação de ovos de avestruzes pareça uma atividade relativamente simples, alguns fatores ambientais ou relacionadas ao manejo podem interferir na qualidade do produto final. Por isso, alguns procedimentos e detalhes, que muitas vezes são esquecidos, podem representar perdas significativas na taxa de eclosão. Em todas as etapas de produção, ou seja, da postura à incubação, a qualidade do ovo deve ser preservada. Desta forma, o manejo de coleta do ovo no ninho, a estocagem e o transporte ao incubatório necessitam ser feitos de modo cuidadoso e frequente, para evitar contaminações e danos físicos. A variação de tempo e exposição do ovo a fatores ambientais são condições para afetar o desenvolvimento do embrião, a qualidade dos ovos e a eficiência durante a incubação. Durante a incubação, os embriões para se desenvolverem, precisam de temperatura constante, e o calor deve ser fornecido ao ovo principalmente nas primeiras semanas de incubação. Antes e durante a incubação, a pesagem é importante, pois permite o acompanhamento da perda de água dos ovos, sinalizando, dessa maneira, a taxa de desidratação que pode comprometer o desenvolvimento embrionário. A correta perda de água dos ovos é que determina a viabilidade do filhote. Outros fatores, como a umidade e a circulação do ar no interior da incubadora, também influenciam o período e a eclodibilidade dos ovos, e assim, devem garantir uma perfeita condição para o bom desempenho embrionário. Recentes pesquisas demonstram que todos esses aspectos no controle da pré e pós incubação podem ter efeitos significativos e que pequenas mudanças podem gerar melhorias expressivas. Assim, com o intuito de maximizar a eclodibilidade, algumas atitudes de manejo e os padrões da incubação devem ser observados, tais como tempo de coleta do ovo no ninho, a qualidade da casca do ovo, o manejo no incubatório e as condições de incubação (BRAMWELL, 2002). Como são poucos os estudos a respeito do manejo e do monitoramento dos ovos antes e durante a incubação, é importante e oportuno realizar pesquisas nessa área. O objetivo deste trabalho será avaliar se o tempo de permanência dos ovos no ninho afeta a qualidade do ovo a ser incubado interferindo na taxa de eclosão. Os ovos serão coletados com diferentes tempos de permanência no ninho e serão devidamente encaminhados ao incubatório, onde serão tomadas todas as medidas necessárias para garantir a qualidade e a viabilidade do ovo. Durante a incubação serão realizados procedimentos de ovoscopia e pesagem periódicas para o acompanhamento do desenvolvimento embrionário, cálculos de perda de peso e mensuração da taxa de eclosão. &#8195;

Protocolo: 1217 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2012 - 8/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELLA GUARTIERI DA SILVA
BRUNA ARAUJO DE ANGELO
DANIELA TITONELI CARDOSO
LETICIA BARBOSA FERRACIOLI
ELCIO RICARDO JOSE DE SOUSA VICENTE
Professor(es): LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA
SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
A eficácia do sistema de produção de embriões in vitro (PIV) é dependente da maturação, fecundação e cultivo in vitro. Alguns fatores, como a falta de padronização no sistema de PIV podem provocar variações nas taxas de desenvolvimento e até mesmo diferenças no padrão de expressão quantitativa de genes importantes na pré-implantação. Em vista disso, torna-se necessário o desenvolvimento de um método eficiente de PIV para embriões bovinos até o estádio de blastocisto, sob condições controláveis. O objetivo do presente projeto é avaliar a influência do meio de maturação sobre a maturação nuclear e citoplasmática de oócitos bovinos obtidos de abatedouro, além de verificar se existe um melhor diâmetro folicular para obtenção dos oócitos que serão submetidos à maturação oocitária in vitro. Para a execução desse projeto serão utilizados pares de ovários de fêmeas bovinas zebuínas oriundos de abatedouro. Os folículos visíveis serão dissecados, mensurados e divididos em três classes de diâmetro: classe 1 (C1)< 5 mm; classe 2 (C2)5 a 7 mm e classe 3 (C3)> 7 mm. Posteriormente estes folículos serão rompidos e os oócitos (COC´s) recuperados, selecionados e classificados segundo LONERGAN (1992). Após a seleção e classificação, os oócitos serão maturados com dois meios de maturação (TCM 199 e TCM 199 suplementado com glutamina), durante 24 horas a 38,5°C em atmosfera de 5 de CO2 em ar. Após maturação os oócitos de cada classe de diâmetro folicular serão utilizados para avaliar a maturação nuclear e citoplasmática. A estatística dos dados será feita pela Análise de Variância (não paramétrica) para verificar a influência do meio de maturação e do diâmetro folicular (classe 1, 2 ou 3) sobre a qualidade da maturação nuclear e citoplasmática. Os parâmetros serão analisados por ANOVA (dados normalizados) ou o teste de Kruskal Wallis (dados não normalizados), seguido do teste de Tukey ou do teste de T-Student para identificar as diferenças significativas. Os resultados serão considerados estatisticamente quando P<0,05.

Protocolo: 992 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 1/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ELCIO RICARDO JOSE DE SOUSA VICENTE
Professor(es): CALIE CASTILHO SILVESTRE
INES CRISTINA GIOMETTI CEDA
SHEILA MERLO GARCIA FIRETTI

Resumo:
A ovinocultura intensiva trabalha com animais confinados, os quais são terminados em um pequeno espaço de tempo, adotando-se dietas com uma concentração elevada de grãos e um teor de fibra suficiente para a motilidade ruminal. No entanto, visando às alternativas para redução dos custos com alimentação nos confinamentos destaca-se a utilização de coprodutos da agricultura ou de agroindústrias, em substituição a forragens e aos grãos comumente usados (farelo de soja, farelo de algodão, farelo de trigo, milho, etc.), os quais são destinados muitas vezes e principalmente para a alimentação humana. A manipulação ou a promoção de mudanças na carcaça por meio do manejo alimentar, não é tão simples e desafia a pesquisa, principalmente por causa das particularidades dos ruminantes, ressaltando a fermentação no rúmen dos alimentos ingeridos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é avaliar as características químicas e qualitativas da carne de cordeiros mestiços Highlander x Texel alimentados com diferentes fontes energéticas. Serão utilizados 24 cordeiros mestiços Highlander x Texel, os quais serão divididos nos seguintes tratamentos: T1 milho, T2 casca de soja, T3 farelo de arroz integral e T4 polpa cítrica em que todos serão alimentados com dietas isoenergéticas (71 de nutrientes digestíveis totais), e isoprotéica (21 de proteína bruta). Os animais serão mantidos em regime de confinamento e receberão água, sal mineral e ração ad-libitum. Ao atingirem o peso pré estabelecido de 32 kg serão abatidos conforme as normas de abate humanitário (BRASIL, 1997). Após a evisceração, as carcaças serão pesadas e enviadas à câmara de refrigeração à 4&#61616;C/ 24horas, sendo então novamente pesadas e divididas longitudinalmente. As carcaças serão cortadas e armazenadas em freezer à -18 &#61616;C/ 5 meses, então serão avaliadas quanto às propriedades: composição centesimal, coloração, perda de peso no cozimento e força de cisalhamento em amostras m. Longissimus dorsi (lombo).

Protocolo: 987 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELLA GUARTIERI DA SILVA
JULIENE DA CRUZ GONCALVES
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
A determinação de proteínas na urina de gatos pode auxiliar na detecção das doenças renais, esclarecendo qual o provável sítio de lesão renal. Entretanto, recentemente foi descoberta uma proteína abundante presente na urina desta espécie, a cauxina, que apresenta expressão predominante em machos. Entretanto, poucos trabalhos avaliam como extrair esta proteína e como interpretar os dados das eletroforeses urinárias. Sendo assim, o presente projeto tem por objetivo determinar a proteína cauxina da urina de gatos sadios, machos e fêmeas, adultos. Serão utilizados 20 gatos, machos (n=10) e fêmeas (n=10), selecionados por exame físico e urinálise normais. Será então realizada a coleta de urina através de cistocentese. As amostras de urina serão submetidas à extração e quantificação de proteína cauxina e posterior corrida eletroforética, em gel de Bis-acrilamida, revelação em Coomassie blue, até a visualização das bandas, e captação digital das imagens, para que se determine o padrão fisiológico da proteína cauxina urinárias dos gatos.

Protocolo: 776 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 7/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DAYANE APARECIDA FRANCISCO DA SILVA
ISABELLA GUARTIERI DA SILVA
Professor(es): ALESSANDRA MELCHERT
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
O objetivo do presente trabalho será o de avaliar as características sensoriais a carne de cabritos Saanen alimentados com diferentes níveis de volumoso. O experimento será realizado na Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE, no campus II, no Centro Zootécnico. Para a realização da analise sensorial serão utilizados 18 lombos (Longissimus lumborum) de caprinos, machos, não castrados, mestiços Saanen, os quais receberam três diferentes níveis de volumoso. As relações de concentrado e volumoso avaliadas foram 80:20; 60:40 e 40:60. Os caprinos foram cedidos através de uma parceira feita entre a CAPRIOESTE - Associação dos Criadores de Caprinos do Oeste Paulista, sediada na cidade de Presidente Bernardes-SP e a UNOESTE. Ao atingirem o peso pré estabelecido de 28 kg, foram abatidos. Serão avaliadas quanto às propriedades: composição centesimal, coloração, perda de peso no cozimento e força de cisalhamento em amostras do músculo Longissimus lumborum (lombo). O delineamento experimental adotado será o inteiramente casualizado com seis repetições. Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas SAEG, (1993).

Protocolo: 740 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 8/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL RODRIGUES SILVA
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
Muitos trabalhos tem sido feitos em relação às características qualitativas e quantitativas da carcaça e menor interesse tem se visto pelos componentes da carcaça. Apesar disso, a comercialização desses componentes, está vinculada não apenas à possibilidade de aumentar o retorno econômico da ovinocultura, mas, também, no alimento ou matérias-primas que se perdem e que poderiam colaborar na melhoria do nível nutricional de populações menos favorecidas. (Mascioli et al 2009). De acordo com Jenkins (1993), as mudanças na alimentação, durante o período de crescimento do animal, alteram a ingestão e digestibilidade, podendo influenciar no desenvolvimento dos órgãos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os pesos e porcentagens dos componentes não carcaças, bem como os corte comerciais de carcaças de cordeiros machos não castrados Highlander, terminados em confinamentos, com dieta de farelo de glúten de milho, substituindo o milho e suplementação mineral. Os animais serão confinados após o desmame com 18 kg de peso vivo e a medida com que atingirem os peso de abate pré estabelecido (35 kg) serão destinados ao abate para a avaliação de sangue, pele, aparelho digestório cheio e vazio, aparelho reprodutor com bexiga, baço, fígado, coração, aparelho respiratório, rins com gordura perirrenal, cabeça e patas. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão seccionadas ao meio para tomadas de medidas dos cortes comerciais (cortes de primeira, cortes de segunda e corte de terceira). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993)

Protocolo: 715 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 4/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HORRANATIEL PRADO NOGUEIRA
GUSTAVO SALANDINI ROSSETO
JOSE AMAURI CARVALHO LENZONI
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O presente trabalho terá como objetivo avaliar as características qualitativas da carcaça e medidas no lombo (Longissimus lumborum) de cordeiros Highlander, abatidos com diferentes pesos. Os animais serão confinados com alimentação em sua composição substituindo o milho por farelo de glúten de milho, após o desmame com 18 kg de peso vivo e a medida com que atingirem os pesos de abate pré estabelecidos de 35 serão destinados ao abate. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão encaminhadas para a avaliação das características qualitativas da carcaça (conformação, cobertura de gordura, consistência da gordura, cor da carne) e avaliação das medidas no lombo (área de olho de lombo, profundidade, largura e espessura de gordura). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 716 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 5/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HORRANATIEL PRADO NOGUEIRA
GUSTAVO SALANDINI ROSSETO
JOSE AMAURI CARVALHO LENZONI
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
Os ovinos por serem ruminantes possuem a capacidade de aproveitamento de co-produtos oriundos das agroindústrias, os quais seriam improprios para a alimentação humana e não seriam viaveis economicamente para outras especies domésticas. Além disso, estes co-produtos poderiam ser indesejáveis para o meio ambiente. Entre tanto estes co-produtos poderiam ser utilizados como substitutos de alguns grãos, que oneram a dieta destes animais. Porém, o farelo de gluten de milho já foi testado em diversos estudos com bovinos, mas, são escassos os estudos com ovinos na literatura nacional. Assim sendo, o trabalho será conduzido com objetivo de avaliar o desempenho e as caracteristicas quantitativas da carcaça de cordeiro confinados recebendo rações concentrada com farelo de gluten de milho (FGM). Serão utilizados 28 cordeiros mestiços, machos, não castrados divididos em quatro grupos os quais receberão tratamento alimentar diferenciados sendo eles 0 , 30, 60, 90 de substituição do milho pelo FGM. Estes animais serão pesados à cada 14 dias para verificar o ganho medio diario (GMD) e para realizar os ajustes necessarios das rações em função do peso vivo dos cordeiros. Estes animais receberão dieta isoenergetica (75 de nutrientes totais digestivos) e isoprotéica (18 de proteina bruta). Ao atingirem o peso de 35 Kg, de peso vivo de origem todos os animais serão abatidos e após o abate serão pesadas as carcaças quentes e depois transferidas para câmara frigoríficas onde permanecerão por 24 horas onde só após este período serão pesadas as carcaças frias obtendo o rendimento comercial. Além disso, serão medidos a compacidade das carcaças e a compacidade da perna. Após isso as carcaças serão seccionadas ao meio e no lado esquerdo terão os cortes comerciais divididos em cortes e que serão pesados e calculada sua porcentagem em relação ao peso da carcaça.

Protocolo: 714 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 5/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HORRANATIEL PRADO NOGUEIRA
GUSTAVO SALANDINI ROSSETO
JOSE AMAURI CARVALHO LENZONI
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O presente estudo terá como objetivo avaliar a proporção de osso, músculo e gordura no lombo e os cortes comerciais de cordeiros mestiços Highlander, abatidos com diferentes pesos, terminados em confinamento. Serão utilizados o lombo (longissimus dorsi) de 28 cordeiros machos não castrados, os quais estão submetidos a alimentação protéica e energética (18PB, proteína bruta e 76NDT, nutrientes digestíveis totais), sendo abatidos ao atingirem diferentes pesos (28, 32, 36 e 40kg). Após o abate, as carcaças serão resfriadas por 24 horas a 5oC, e serão seccionadas transversal e longitudinalmente. O lombo e a paleta esquerda serão congelados. Para a dissecação, serão retirados do congelador e mantidos à temperatura ambiente por aproximadamente 2 horas. As peças serão dissecadas e os tecidos ósseo, muscular, adiposo (gorduras subcutânea e intermuscular) e conjuntivo serão separados e pesados em balança eletrônica de precisão. A meia carcaça esquerda será seccionada para tomadas de medidas dos cortes comerciais (cortes de primeira, cortes de segunda e corte de terceira). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 525 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2010 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CRISTIANE ZULIANI DE LORDO
Professor(es): MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito da suplementação com probióticos em comparação à dieta com antibiótico promotor de crescimento na nutrição de frangos de corte criados em ambientes com e sem desafios sobre o desempenho aos 21 e 42 dias, desenvolvimento de órgãos e rendimento de carcaça. Serão utilizados 300 pintainhos da linhagem Cobb distribuídos em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 2, sendo os fatores aditivos (antibiótico promotor de crescimento e probiótico) e condições ambientais (sem desafio e com desafio) totalizando 4 tratamentos (T1 = antibiótico/sem desafio, T2 = antibiótico/com desafio, T3 = probiótico/sem desafio e T4 = probiótico/com desafio) com 5 repetições. O ambiente de criação será sem desafio (cama de maravalha nova, baixa densidade de criação e bebedouros lavados diariamente) e com desafio (cama reutilizada, alta densidade de criação e bebedouros lavados 2 vezes por semana). O desempenho será avaliado aos 21 e 42 dias através do consumo de ração, ganho de peso corporal semanal, conversão alimentar, viabilidade criatória e o índice de eficiência produtiva. O desenvolvimento de órgãos será avaliado através da pesagem dos órgãos: proventrículo, moela, fígado, pâncreas, baço, intestino e bursa de Fabricius. O rendimento de carcaça será avaliado aos 42 dias de idade e realizados os cortes de peito, de coxas+sobrecoxas e de asas e os rendimentos de carcaça e de corte comerciais calculados em relação ao peso corporal. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey à 5 de probabilidade.

Protocolo: 565 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2010 - 1/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BARBARA GOMES RODRIGUES NOGUEIRA
LARA DO AMARAL SILVA
Professor(es): LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA
PAULO CLAUDEIR GOMES DA SILVA
DENISE NUNES ARAUJO

Resumo:
A POLPA CÍTRICA PELETIZADA É CONSIDERADA UM ALIMENTO CONCENTRADO ENERGÉTICO, POR SUAS CARACTERISTICAS DE COMPOSIÇÃO QUIMICA, COLOCADA COMO PRODUTO INTERMEDIÁRIO ENTRE VOLUMOSO E CONCENTRADO. DESDE ENTÃO, A POLPA DE CÍTROS SECA E PETIZADA VEM SENDO UTILIZADA COMO FONTE DE ENERGIA NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES. O TRABALHO FOI CONDUZIDO NO LABORATÓRIO DE BROMATOLOGIA NO CAMPUS 2 DA UNOESTE.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2005 - 6/2005 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS ROBERTO DE MELO
Professor(es): PEDRO SILVA DE OLIVEIRA

Resumo:
NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL OCORREM QUEDAS ACENTUADAS NA DIPONIBILIDADE DE FORRAGEM, DEVIDO AO INVERNO RIGOROSO EM CERTA ÉPOCA DO ANO, QUE É MARCADO POR BAIXA TEMPERATURA, MENOR PERÍODO DE LUZ SOLAR, BAIXA PRECIPITAÇÃO DE CHUVA, ACARRETANDO EM ESTACIONABILIDADE DA PRODUÇÃO DE PASTAGENS. ALÉM DA MENOR OFERTA DE ALIMENTO NO PASTO, JO ANIMAL DISPOE DE UMA FORRAGEM DE BAIXA QUALIDADE COMO CONSEQUENCIA, O ANIMAL REDUZ O CONSUMO DE MATÉRIA SECA, RESULTANDO EM PERDA DE PESO E ÁS VEZES ATÉ A MORTE, DEVIDO AO DÉFICIT ENERGÉTICO, PROTÉICO, MINERAL E VITAMINICO.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2005 - 10/2005 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): PEDRO SILVA DE OLIVEIRA

Resumo:
O OBJETIVO DO TRABALHO FOI AVALIAR DIFERENTES NÍVEIS DE POLPA CÍTRICA NA PRODUÇÃO DE SILAGEM DE CAPIM TANZANIA . FORAM UTILIZADOS 16 SILOS EXPERIMENTAIS, O MATERIAL PICADO FOI PESADO E ADICIONADO POLPA CÍTRICA NOS 3 NÍVEIS. APÓS 30 DIAS DO ENCHIMENTO DOS SILOS, OS MESMOS FORAM ABERTOS, COLETOU-SE AS AMOSTRAS QUE FORAM ENCAMINHADAS AO LABORATÓRIO DE BROMATOLOGIA.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2005 - 6/2005 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): PEDRO SILVA DE OLIVEIRA

Resumo:
Muitos trabalhos tem sido feitos em relação às características qualitativas e quantitativas da carcaça e menor interesse tem se visto pelos componentes da carcaça. Apesar disso, a comercialização desses componentes, está vinculada não apenas à possibilidade de aumentar o retorno econômico da ovinocultura, mas, também, no alimento ou matérias-primas que se perdem e que poderiam colaborar na melhoria do nível nutricional de populações menos favorecidas. (Mascioli et al 2009). De acordo com Jenkins (1993), as mudanças na alimentação, durante o período de crescimento do animal, alteram a ingestão e digestibilidade, podendo influenciar no desenvolvimento dos órgãos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os pesos e porcentagens dos componentes não carcaças, bem como os corte comerciais de carcaças de cordeiros machos não castrados Highlander, terminados em confinamentos. Os animais serão confinados após o desmame com 18 kg de peso vivo e a medida com que atingirem os pesos de abate pré estabelecidos (28, 32, 36 e 40 kg) serão destinados ao abate para a avaliação de sangue, pele, aparelho digestório cheio e vazio, aparelho reprodutor com bexiga, baço, fígado, coração, aparelho respiratório, rins com gordura perirrenal, cabeça e patas. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão seccionadas ao meio para tomadas de medidas dos cortes comerciais (cortes de primeira, cortes de segunda e corte de terceira). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 347 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HANDERSON JOSE DA CUNHA AMARAL MELLO
ANA CLAUDIA GAVA
CRISTIANE ZULIANI DE LORDO
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
PEDRO LUIZ FIEL RINALDI
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
No experimento será avaliado o rendimento de filé nas tilápias tailandesa (Oreochromis niloticus), onde receberão três tipos de tratamento, com diferentes níveis nutricionais, 28, 32 e 40 PB. Os alevinos utilizados serão revertidos, onde todos serão machos, e será acompanhado mensalmente seu peso (biomassa), e serão abatidos com 5 meses de idade. Na hora do abate os peixes receberão um choque térmico. A forma de processamento será realizada nas seguintes etapas: captura ou despesca; abate; higiene; evisceração e filetagem.

Protocolo: 368 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIS AUGUSTO DE MAYO
RAFAEL ALMEIDA SILVA
DRIELLY FERNANDES DA SILVA CASTELANE
Professor(es): NEIMAR ROTTA NAGANO
JOSE LUIS DE LIMA ASTOLPHI

Resumo:
A tilápia-do-Nilo (O. niloticus, tem habito onívoro, fitoplanctófago, mas aceita rações com grande facilidade). A tilápia-do-Nilo sobrevive em águas com menos de 1mg/litro de oxigênio dissolvido Vantagem da tilápia é o seu baixo custo relativo, principalmente quanto ao alevino, à alimentação e à qualidade da sua carne. O experimento será realizado com objetivo de comparar o ganho de peso, a biometria, desempenho, conversão alimentar, de tilápias-do-Nilo (O.niloticus) da linhagem tailandesa na fase inicial e de crescimento com diferentes níveis nutricionais de 28PB, 32PB, 40PB. Será acompanhada a qualidade da água monitorando oxigênio dissolvido e temperatura diariamente em duas observações, sendo uma no inicio da manha e outra no final da tarde, o pH semanalmente também em duas observações diárias; e amônia total mês a mês e Nitrito no inicio e no final do experimento. A transparência medida através do Disco de Secchi será usada como parâmetro de produção de plâncton

Protocolo: 369 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIS AUGUSTO DE MAYO
RAFAEL ALMEIDA SILVA
DRIELLY FERNANDES DA SILVA CASTELANE
Professor(es): NEIMAR ROTTA NAGANO
JOSE LUIS DE LIMA ASTOLPHI

Resumo:
No Brasil, o crescimento do consumo de carne ovina, tem se direcionado para mercados específicos existentes nas grandes cidades, onde a população tem um melhor poder aquisitivo, exigindo qualidade e regularidade no abastecimento. Sendo assim, torna-se necessário a utilização de animais não apenas com alto potencial genético para reprodução e ganho de peso, mas também para a produção de carcaças com características qualitativas o suficientemente satisfatórias para atender a demanda de um mercado que exige cada vez mais carne de qualidade (Cézar, 2004). O presente trabalho terá como objetivo avaliar as características qualitativas da carcaça e medidas no lombo (Longissimus lumborum) de cordeiros Highlander, abatidos com diferentes pesos. Os animais serão confinados após o desmame com 18 kg de peso vivo e a medida com que atingirem os pesos de abate pré estabelecidos (28, 32, 36 e 40 kg) serão destinados ao abate. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão encaminhadas para a avaliação das características qualitativas da carcaça (conformação, cobertura de gordura, consistência da gordura, cor da carne) e avaliação das medidas no lombo (área de olho de lombo, profundidade, largura e espessura de gordura). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 346 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HANDERSON JOSE DA CUNHA AMARAL MELLO
ANA CLAUDIA GAVA
CRISTIANE ZULIANI DE LORDO
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
PEDRO LUIZ FIEL RINALDI
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
Dentre as gramíneas do gênero Brachiaria cultivadas no Brasil, a Brachiaria ruziziensis é a única espécie de reprodução sexuada, o que a torna detentora de alta variabilidade genética. Este fato, além do seu alto teor de nutrientes salienta a importância de se estudar a taxa de variabilidade para o desenvolvimento de acessos de qualidade superior que possam ser implantadas na pecuária, além de poder suplementar a produção de leite e de carne. Programas de melhoramento possibilitam a eliminação de características desvantajosas, como a intolerância a solos poucos férteis. O presente estudo objetiva-se a avaliar a variabilidade genética da B. ruziziensis através de marcadores moleculares do tipo ISSR.

Protocolo: 366 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2010 - 11/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELA FREITAS ZORZETTO DE OLIVEIRA
FRANCISLAINE ANELIZE GARCIA SANTOS
Professor(es): NELSON BARBOSA MACHADO NETO
ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo comparar dois diferentes tipos de instalações suinícolas, levando em conta a influência do ambiente no comportamento dos suínos e conseqüentemente no desempenho dos mesmos na fase de creche. O experimento será desenvolvido na Universidade do Oeste Paulista e na Escola Técnica Estadual Dr. Antonio Eufrásio de Toledo, ambas as instituições localizadas no município de Presidente PrudenteSP. Serão utilizadas três leitegadas por instalação, com mesmo tipo de manejo, mesta data de nascimento e com mesmo tipo de alimentação durante 30 dias da fase de creche. Será avaliado o comportamento dos leitões duas vezes por semana através de avaliação visual durante 12 horas diárias ininterruptas (método scan sampling); a temperatura e a umidade relativa ambiente serão aferidas com termohigrômetro três vezes por semana, em duas horas do dia (9:00hrs e 15:00hrs). A temperatura corporal dos leitões com termômetro retal, três vezes por semana nas mesmas duas horas (9:00hrs e 15:00hrs). Serão coletados amostras semanalmente de 3 animais/leitegada de sangue da veia auricular, extraído o plasma e feita analise do nível de cortisol. Também serão feitas pesagens semanais para estimar o consumo e o ganho médio diário.

Protocolo: 354 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): REGINALDO SOARES
MARCEL HIDEKI HARAGUCHI
Professor(es): DENISE NUNES ARAUJO

Resumo:
Este trabalho terá como objetivo avaliar o efeito da suplementação com probióticos em comparação à dieta com antibiótico promotor de crescimento na alimentação de frangos de corte sobre a composição bromatológica da carcaça, metabolismo energético e protéico. Serão utilizados 150 pintainhos da linhagem Cobb, machos, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com 3 tratamentos (T1=sem antibiótico/sem probiótico, T2=sem antibiótico/com probiótico e T3=com antibiótico/sem probiótico) com 5 repetições de 10 aves cada. Serão avaliados a composição bromatológica da carcaça, analisando-se a matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo e matéria mineral das carcaças. O metabolismo energético e protéico serão avaliados através da técnica do abate comparativo. Os dados serão submetidos à análise de variância através do procedimento General Linear Model (GLM) do programa SAS® e em caso de diferença estatísticamente significativa (p< 0,05), as médias serão comparadas pelo teste de Tukey à 5 de probabilidade.

Protocolo: 324 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LOANA SAMARA SANTOS
ARIANE JUSTINO DO CARMO
Professor(es): LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA
DENISE NUNES ARAUJO
JOSE LUIS DE LIMA ASTOLPHI

Resumo:
A Ovinocultura de corte tem se apresentado como boa opção de produção a pequenos, médios e grandes produtores, determinada pelo incremento da demanda e pelos altos preços alcançados em mercados consumidores estratégicos. A raça Highlander proveniente do cruzamento com as raças Romney Marsh, Texel e Finn visa procurar um tipo de fêmea robusta e eficiente, aproveitando todas as vantagens do vigor hibrido, mas conservando a simplicidade de manejo das raças puras. No entanto no Brasil ainda são escassos os dados de desempenho e avaliação da carcaça desta raça. Sendo assim, esta pesquisa objetiva avaliar o desempenho e as características quantitativas da carcaça de cordeiros mestiços Highlander abatidos com diferentes pesos. Serão utilizados 24 cordeiros machos não castrados, mestiços, desmamados com peso vivo médio de 18 kg, os quais serão distribuídos em quatro tratamentos, sendo estes diferentes pesos vivo ao abate (28, 32, 36 e 40 kg) em que todos serão alimentados com dietas isoenergéticas e isoprotéicas. Será avaliado o desempenho dos cordeiros até o abate e após serão calculados: o rendimento comercial, o rendimento verdadeiro, os índices de compacidade e os cortes comerciais. Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 348 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HANDERSON JOSE DA CUNHA AMARAL MELLO
ANA CLAUDIA GAVA
CRISTIANE ZULIANI DE LORDO
BRUNA COCCAPIELLER FERREIRA BITTAR
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
PEDRO LUIZ FIEL RINALDI
MARILICE ZUNDT ASTOLPHI

Resumo:
O objetivo desse trabalho será avaliar o efeito da suplementação com probióticos em comparação à dieta com antibiótico promotor de crescimento na nutrição de frangos de corte sobre o desempenho semanal e rendimento de carcaça. Serão utilizados 195 pintainhos da linhagem Cobb distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com 3 tratamentos (T1=sem antibiótico/sem probiótico, T2=sem antibiótico/com probiótico e T3=com antibiótico/sem probiótico) com 5 repetições de 13 aves cada. O desempenho será avaliado semanalmente através do consumo de ração, ganho de peso corporal semanal, conversão alimentar, viabilidade criatória e o índice de eficiência produtiva. O rendimento de carcaça será avaliado aos 42 dias de idade e realizados os cortes de peito, de coxas+sobrecoxas e de asas e os rendimentos de carcaça e de corte comerciais calculados em relação ao peso corporal. Os dados serão submetidos à análise de variância através do procedimento General Linear Model (GLM) do programa SAS® e em caso de diferença estatísticamente significativa (p< 0,05), as médias serão comparadas pelo teste de Tukey à 5 de probabilidade.

Protocolo: 192 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 10/2010 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO CARLOS ZAMAE RODRIGUES
JULIANA DOMINGOS ARCHANJO DOS REIS
Professor(es): RENILDA TEREZINHA MONTEIRO
ANA PAULA DA SILVA ALMEIDA
LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA
DENISE NUNES ARAUJO

Resumo:
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO O ESTUDO DA PRODUÇÃO DA GRAMÍNEA CYNODON SP, SOB IRRIGAÇÃO COM EFLUENTES DE ESGOTOS TRATADOS EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO. O EXPERIMENTO SERÁ IMPLANTADO NA ÁREA EXPERIMENTAL DE REÚSO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROF. DR. ANTONIO EUFRÁSIO DE TOLEDO, NO MUNICIPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP. SERÁ UTILIZADO UM SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO PARA TRATAMENTO DOS ESGOTOS, COM TEMPO MÉDIO DE RESIDÊNCIA DE 30 DIAS.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANNA MORO RISSO
Professor(es): NEIMAR ROTTA NAGANO

Resumo:
ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO O ESTUDO DA PRODUÇÃO DA GRAMÍNEA BRACHIARIA DECUMBENS, SOB IRRIGAÇÃO COM EFLUENTES DE ESGOTOS TRATADOS EM LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO. O EXPERIMENTO SERÁ IMPLANTADO NA ÁREA EXPERIMENTAL DE REÚSO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROF. DR. ANTONIO EUFRÁSIO DE TOLEDO, NO MUNICIPIO DE PRESIDENTE PRUDENTESP. SERÁ UTILIZADO UM SISTEMA DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO PARA TRATAMENTO DOS ESGOTOS, COM O TEMPO MÉDIO DE RESISTÊNCIA DE 30 DIAS.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2004 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIANO CAMPANARI MENDES
Professor(es): NEIMAR ROTTA NAGANO

Resumo:
Este projeto tem como objetivo conhecer a variabilidade e distância genética entre raças comerciais de ovinos criados na região de Presidente PrudenteSP, através de marcadores moleculares de RAPD. Serão utilizados de 25 a 30 indivíduos de cada uma das raças: Ile de France, Texel, Hampshire Down, Higlhander e Sana Inês,de propriedades próximas a região de Presidente Prudente/SP. A extração de DNA será realizada através de sangue periférico. Para as análises de RAPD serão utilizados dez primers decâmeros arbitrários da OPERON Technologies Inc. Os produtos de amplificação serão submetidos a eletroforese em géis de agarose 1,5 e A presença ou ausência de bandas de tamanhos moleculares idênticos será usada para a construção de uma matriz de similaridade com base no cálculo do coeficiente de similaridade de Jaccar. A análise da variância molecular (AMOVA) será calculada pela decomposição total nos seus componentes entre e dentro de espécies, utilizando-se as distâncias ao quadrado com auxílio do programa Arlequim.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRESSA MADERAL SANTOS
ANA CLAUDIA GAVA
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
Sindrome Spider Lamb (SLS) ou condroplasia hereditária em ovinos, é uma doença genética, que é caracterizada por severas anormalias no sistema muscular esquelético, e que resulta em substancial perda econômica na produção de ovinos. Uma mutação no gene do receptor 3 do fator de crescimento fibroblástico (FGFR3) é responsável pela SLS. Após diagnóstico de SLS em rebanho ovino na região de Presidente Prudente e ausência de laboratório no Brasil habilitado para a identificação molecular, esse projeto tem como objetivo de padronizar o diagnóstico molecular da SLS no laboratório de genética molecular da Unoeste e identificar animais portadores da mutação da síndrome de Spider Lamb. Será coletado sangue periférico de 50 ovinos (reprodutores e matrizes) identificados da raça Primera, de um rebanho da região de Presidente Prudente-SP, para a extração de DNA. Será utilizado a técnica de PCR-RFLP, com primer desenhado para flanquear a mutação e amplificar um fragmento de DNA de 432 pares de bases (pb) do gene ovino FGFR3. O produto de amplificação de PCR será digerido pela enzima de restrição BtgI. Após a digestão o alelo normal (T) será representado por três fragmentos de 63, 166 e 203 pb enquanto que o alelo mutante (A) será representado pelos fragmentos de 63 e 369 pb. Pelo controle das amostras analisadas será possível identificar os animais portadores e não recomendar a sua utilização para a reprodução. Será calculada também a freqüência alélica e genotípica do gene FGFR3 e o teste do qui-quadrado será utilizado para a verificação do equilíbrio de Hardy-Weinberg para esse gene na população estudada.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA SARTORI MORATO MATTOS
ELOISA DOS SANTOS BARBOSA
DRIELLY FERNANDES DA SILVA CASTELANE
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
INES CRISTINA GIOMETTI CEDA
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar as características qualitativas das carcaças e medidas do lombo (Longissimus dorsi) de cordeiros das raças Texel, Hampshire Down e Ile de France terminados em confinamento Serão utilizados 30 cordeiros machos não castrados, das raças Texel, Hampshire Down e Ile de France, sendo desmamados com peso vivo médio de 18 kg. Após a identificação e pesagem dos cordeiros, os mesmos serão distribuídos em três tratamentos, sendo 10 cordeiros da raça Texel, 10 cordeiros da raça Hampshire Down e 10 cordeiros da raça Ile de France, em que todos serão alimentados com dietas isoenergéticas (72 de nutrientes digestíveis totais), e isoproteica (18 de proteína bruta). Estes animais permanecerão em baias coletivas, com piso de chão batido, recebendo água e sal mineral à vontade, durante todo período experimental. Ao atingirem o peso pré-estabelecido de 30 kg de peso vivo na origem, os cordeiros serão abatidos, após permanecerem 18 horas sob dieta hídrica. Antes do abate os mesmos serão insensibilizados por meio de uma descarga elétrica de 220V por 8 segundos e a sangria, pela secção das veias jugulares e as artérias carótidas. Após sangria e evisceração as carcaças serão encaminhadas para uma câmara fria, onde permanecerão por 24 horas sob uma temperatura de 40C, penduradas pelos tendões em ganchos apropriados, para manutenção das articulações tarso metatarsianas em 17 centímetros. Ao final das 24 horas realizará as avaliações subjetivas da carcaça como cobertura de gordura (1 para magra e 5 para muito gorda), conformação da carcaça de (1 para deficiente e 5 para muito boa), cor da gordura (1 para branca e 3 para amarela), cor da carne (1 para rosa e 3 para vermelha) e consistência da gordura (1 para firme e 3 para mole). A carcaça será dividida ao meio com corte longitudinal no sentido cranial-caudal e na metade esquerda srá retirado o lombo, procedendo-se as seguintes medidas com auxilio de paquímetro: profundidade máxima, largura máxima do lombo, espessura menor e maior da gordura, e para avaliação da área de olho de lombo, será colocado uma transparência sobre o lombo e desenhado sobre ela o contorno do músculo longissimus dorsi, possibilitando posteriormente a obtenção da área de olho de lombo com o auxilio do programa computacional Auto Cad. Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2009 - 9/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO DE MENEZES CHAGAS
Professor(es): VICENTE DE PAULO MACEDO

Resumo:
A ovinocultura tem atraído muitos empresários do setor agropecuário, pois tem apresentado um grande desenvolvimento, tornando-se assim mais uma alternativa para geração de renda através da venda de animais vivos, carcaças, componentes não carcaça e peles. Associado a esses fatores podemos destacar também o aumento da demanda por esses produtos e sub-produtos. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar os pesos e porcentagens dos componentes não carcaças, bem como os corte comerciais de carcaças de cordeiros machos não castrados das raças Texel, Hampshire Down e Ile de France terminados em confinamentos. Os animais entrarão no experimento após o desmame com 18 kg de peso vivo e a medida com que atingirão o peso médio de 30 kg serão destinados ao abate para a avaliação de sangue, pele, aparelho digestório cheio e vazio, aparelho reprodutor com bexiga, baço, fígado, coração, aparelho respiratório, rins com gordura perirrenal, cabeça e patas. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão seccionadas ao meio para tomadas de medidas dos cortes comerciais (cortes de primeira, cortes de segunda e corte de terceira). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2009 - 9/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DULCE HELENA OLIVEIRA SENE
Professor(es): VICENTE DE PAULO MACEDO

Resumo:
Devido a sucessivas crises presentes na suinocultura brasileira, a utilização de ingredientes alternativos na ração de suínos vem sendo bastante requisitada. O objetivo deste trabalho será avaliar o desempenho de leitões, dos 21 aos 63 dias de idade, o que corresponde à fase de creche, suplementados com cevada. O delineamento utilizado será o inteiramente casualizado com quatro tratamentos e oito repetições cada, sendo que o primeiro tratamento corresponde a uma ração referência, formulada a base de milho. Já os tratamentos dois, três e quatro, corresponderão às rações teste, cuja substituição da ração referência pela cevada será de 25, 50 e 75, respectivamente. O consumo diário de ração (CDR), ganho diário de peso (GDP), conversão alimentar (CA), eficiência alimentar (EA) serão avaliados e ainda será feita uma viabilidade econômica, com a finalidade de diminuir custos sem deixar de suprir as exigências nutricionais dos animais

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 7/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO DE FREITAS
Professor(es): RENILDA TEREZINHA MONTEIRO

Resumo:
A bovinocultura de corte tem grande importância na agropecuária nacional. De acordo com o ANUALPEC (2007) citado por MARQUES (2008), o rebanho bovino brasileiro é constituído de 159,3 milhões de cabeças, havendo a cada dia a sua evolução. Ainda mais se tratando de utilização de misturas minerais, onde ainda encontramos muitos equívocos em suas formulações. Sabe-se, sempre que se os animais estiverem recebendo dietas com quantidades insuficientes de minerais ou rações desequilibradas que resultem na carência de um ou mais elementos, há que se corrigi-las para que os mesmos possam desenvolver seu potencial genético, além de manterem-se saudáveis.(PEIXOTO et al.2005). Nos últimos 30 anos, a suplementação mineral em rebanhos bovinos sofreu considerável incremento, sobretudo em função da massiva propaganda realizada pelas empresas que produzem suplementos minerais. Esse fenômeno foi, por um lado, positivo, pois induziu à conscientização sobre a importância das deficiências minerais como causa de enfermidades e de prejuízos econômicos. Como conseqüência, houve uma ampla intensificação na utilização da suplementação mineral para os rebanhos. Por outro lado, o método mais amplamente utilizado para suplementar ou corrigir uma eventual deficiência vem sendo o emprego de misturas minerais comercias (MMC), já adquiridas prontas no mercado. Essas MMC, em geral contém cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), enxofre (S), sódio (Na), zinco (Zn), manganês (Mn), ferro (Fe), cobre (Cu), cobalto (Co), iodo (I) e selênio (Se) em sua composição. Outras MMC ainda inserem em suas fórmulas cromo (Cr) e níquel (Ni), na pressuposição de que esses minerais seriam dieteticamente importantes aos bovinos (PEIXOTO et al., 2003). Recentemente com base em estudos e observações antigas (TOKARNIA 1965, TOKARNIA et al. 1971, TOKARNIA & DÖBEREINER, 1973) tem- se proposto a denominada suplementação seletiva, pratica baseada no fornecimento exclusivo do(s) mineral (is) deficiente(s) e na(s) quantidade(s) necessária(s) (PEIXOTO et al. 2003). Essa alternativa pode permitir uma economia expressiva (por vezes, de até 700) em relação a suplementação mineral comercial normalmente utilizada. De acordo com diversas estimativas, a suplementação mineral pode constituir de 20 a 30 dos custos totais da produção de gado de corte em pastagens, daí a importância de diminuir esses gastos (PEIXOTO et al.2005). Objetiva-se com o presente trabalho avaliar o desempenho ponderal de novilhos alimentados com dois tipos de suplemento mineral.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2008 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCO ALEXANDRE MARTIN
Professor(es): FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é avaliar a silagem de dois cultivares de cana-de-açúcar tratadas com doses crescentes de cal virgem microprocessada (CaO). O experimento será realizado no Campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), localizada, no município de Presidente Prudente, na Alta Sorocabana (SP), no Oeste do Estado de São Paulo. O material utilizado na confecção da silagens será retirado aleatoriamente. Os dois cultivares de cana-de-açúcar, IAC-86-2480 e RB-86-7515, encontravam-se lado a lado, em áreas semelhantes. A analise da variância será realizada por meio do delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x3 (2 cultivares de cana-de-açúcar e 3 doses de cal), com 6 tratamentos e 5 repetições as médias serão comparadas utilizando-se o teste de Tukey com 5 de probabilidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2008 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): HILQUIAS ROSA GOMES
Professor(es): FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
Objetiva-se com o presente trabalho, avaliar a composição bromatológica da silagem de milho plantado em diferentes densidades de semeadura e diferentes espaçamentos entre linhas. O experimento será conduzido em área da Faculdade de Ciências AgráriasUNOESTE em Presidente Prudente, em um solo classificado como Argissolo de textura média. Os tratamentos serão constituídos por populações de plantas de milho (Zea mays L.), utilizando as populações de 45.000, 60.000 e 75.000plantas/ha, em combinação com dois espaçamentos entre linhas, (0.45m e 0.90m). Serão determinados os teores de matéria Seca (MS), Proteína bruta (PB), Fibra em Detergente Neutro (FDN), Fibra em Detergente Ácido (FDA), Lignina, Cinza, Matéria Orgânica (MO) e Nutrientes Digeríveis Totais (NDT). O delineamento experimental será inteiramente casualizado com 5 repetições em esquema fatorial 3x2 (3 populações x 2 espaçamentos), sendo as médias comparadas pelo teste de TURKEY ao nível de 5 de probabilidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2008 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DANILO ABADE COSTA
Professor(es): FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
O objetivo do presente trabalho será avaliar a composição bromatológica da silagem da parte aérea da mandioca cortada em três alturas e tratadas com três doses de cal virgem. O cultivar utilizado para realização do experimento será extraído de uma área de plantio de 5 alqueires localizada na Fazenda Dom Bosco, no município de Caiabú, próximo a Martinópolis na Alta Sorocabana (SP), no nordeste do Estado de São Paulo. A análise bromatológica será feita no Centro Zootécnico da Faculdade de Ciências Agrárias e no Laboratório de Bromatologia da Universidade do Oeste Paulista, situado no Campus II, no Km 572 da Rodovia Raposo Tavares, Bairro do Limoeiro na cidade de Presidente Prudente. Serão avaliados os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), matéria mineral (MM), matéria orgânica (MO), lignina (LIG), hemicelulose (HEM), celulose (CEL) e pH (SILVA; QUEIROZ, 2002). O delineamento experimental utilizado será o inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x3 (3 alturas de corte e 3 doses de cal), perfazendo um total de nove tratamentos e 4 repetições, dando um total de 36 silos. As médias serão comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5 de probabilidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2008 - 12/2009 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): RICARDO MORELLI LONGHI
Professor(es): FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
Entre os diversos fatores que podem alterar a produção e a qualidade da forragem estão a radiação fotossintética ativa e a disponibilidade de água e nutrientes. Esses fatores são sensivelmente influenciados pela população e arranjo de plantas no campo. Objetiva-se com esse trabalho avaliar o efeito da população de plantas e do espaçamento entre linhas sobre o crescimento, desenvolvimento e componentes de produção de um genótipo de milho recomendado para produção de silagem. O experimento será instalado e conduzido em área experimental da Faculdade de Ciências AgráriasUNOESTEem Presidente Prudente, em um solo classificado como ARGISSOLO de textura média (EMBRAPA, 1999), no período de outubro de 2008 a outubro de 2009. Os tratamentos serão constituídos por populações de plantas de milho (45.000, 60.000 e 75.000 plantas ha-1), combinadas em dois espaçamentos entre linhas (0.45m e 0.90m). O delineamento experimental será o de blocos ao acaso com quatro repetições em esquema fatorial 3x2. Serão avaliados o estande inicial e final (com contagem de plantas quebradas e acamadas), o crescimento das plantas com medições semanais da altura das plantas e do diâmetro do caule, diagnose foliar, componentes bromatológicos de diferentes partes da planta, inserção de espiga, componentes de produção (massa de 1000 sementes, tamanho de espiga e número de espigas por planta), produtividade e teor de nutrientes nos grãos. Os resultados serão submetidos à análise de variância e ao teste de comparação de médias t ao nível de 5 de probabilidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2008 - 7/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DANILO ABADE COSTA
LUCAS CACHEFFO POLETO
Professor(es): JULIANO CARLOS CALONEGO
FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
A ultra-sonografia apresenta muitas vantagens para a avaliação genética de qualidade de carcaça. Primeiro, a ultra-sonografia permite a análise precoce dos animais para seleção sem necessidade de abate, nem de teste de progênie. Os resultados estão disponíveis antes da primeira estação de monta. Segundo, o custo da avaliação individual é muito inferior ao custo do teste de progênie, com resultados equivalentes. Terceiro, as características de carcaça são de herdabilidade média - alta, e em alguns casos as medidas de ultra-som são até superiores às medidas diretas. Assim sendo esse trabalho terá como objetivo calcular a herdabilidade e as correlações genéticas entre as características de carcaça medidas por ultra-sonografia em bovinos da raça Guzerá. Este trabalho será realizado na fazenda Negrinha, localizada na cidade de Osvaldo CruzSP. Serão analisados 200 bovinos raça Guzerá, machos, inteiros, com idade entre 16 e 20 meses. Os animais são contemporâneos, ou seja, com idades próximas, manejados sob as mesmas condições nutricionais e de instalações, filhos de oito diferentes touro da raça Guzerá. Os animais serão avaliados por ultra-sonografia. As variáveis analisadas serão: áreas de olho de lombo, espessura de gordura e marmoreio. Para o cálculo de herdabilidade, para as três variáveis analisadas, será utilizado o método de correlação entre meio-irmãos, através de analises de variância entre reprodutores e dentro de reprodutores.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2008 - 12/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PEDRO DIEGO FARIA DE ARAUJO
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO

Resumo:
O gênero Brachiaria é constituído por cerca de cem espécies,em regiões tropicais e subtropicais, sendo de grande interesse para o melhoramento genético das espécies forrageiras a correta classificação dos acessos envolvidos nos programas de hibridação. O conhecimento da variabilidade, assim como da divergência genética entre os acessos e as espécies, também é importante para a obtenção de sucesso no melhoramento interespecífico de Brachiaria.O propósito desse trabalho será determinar a similiaridade genética entre cultivares comerciais da espécie Brachiaria brizantha, por meio de marcadores RAPD. O DNA será extraído pelo método tampão CTAB das folhas de 10 plantas do cultivar MG5 e do Xaraés, germinadas e mantidas em estufa. Para as reações de PCR-RADPD serão utilizados 10 primers do conjunto OPERON, já testados. A presença ou ausência de bandas de tamanhos moleculares idênticos serão usada para a construção de uma matriz de similaridade com base no cálculo do coeficiente de similaridade de Jaccard. Será construído um dendograma com o algoritmo de agrupamento para a representação gráfica da divergência genética

Protocolo: 51 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2009 - 12/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): INAE BRAGA
Professor(es): LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
Para um melhor aproveitamento das características entre raças, o cruzamento industrial, é uma prática que visa juntar as melhores qualidades dos animais, em um único produto, podendo potencializar a genética no cruzamento. O confinamento para a prática da terminação de bovinos é uma alternativa segura, desde que, se deseje atingir índices produtivos. O objetivo deste trabalho será avaliar o desempenho na terminação em confinamento de novilhos F2(segunda geração) provenientes de matrizes ½ Nelore + ½ Angus, cruzados com diferentes touros da raça Bonsmara e Brahman. Serão utilizados 600 novilhos não-castrados contemporâneos, pertencentes a 2 grupos genéticos, avaliados em confinamento. Para análise dos dados, os animais serão agrupados lotes homogêneos. Estes animais receberão a mesma dieta, com 12 de proteína bruta e 80 de NDT, na proporção de 50 volumoso de silagem de sorgo e 50 de concentrado. Os novilhos serão confinados por um período aproximado de 120 dias, serão pesados na entrada para o confinamento, e durante o tratamento, com intervalos de pesagens de 28 dias, e no embarque para o abate. O tipo de delinhamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, com 300(trezentas) repetições (animais) e dois tratamentos (grupo genético).

Protocolo: 54 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2009 - 12/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EMIL FERNANDO MOREIRA PINTO
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO

Resumo:
A taxa de remuneração bruta, na fase de cria em um sistema de produção de carne, é altamente dependente da produção de bezerros com maiores pesos à desmama. Desta forma, a busca por práticas ou manejos para a obtenção de bezerros mais pesados devem ser consideradas. O presente projeto tem como objetivo, avaliar o peso a desmama ajustado para 210 dias de bezerros F2 de diferentes grupos genéticos em relação a idade da mãe. Os dados utilizados serão coletados na Fazenda Jacutinga, onde serão avaliados o peso à desmama de 600 bezerros F2 filhos de vacas ½ Angus + ¼ Nelore com touros Brahman e Bonsmara, respectivamente, nascidos no período de agosto à outubro de 2008. As observações serão submetidas a análise de variância, utilizando-se um modelo estatístico, que inclui os efeitos fixos do mês de nascimento, idade da mãe e sexo com efeito aleatório e grupo genético do bezerro.

Protocolo: 52 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2009 - 12/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HUGO BOSCOLI GARDIN
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO

Resumo:
Desempenho de leitões na fase de recria procedentes de porcas suplementadas com produto Homeopático

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 11/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDREIA CRISTINA PALMA
Professor(es): ADRIANA BORSA
RENILDA TEREZINHA MONTEIRO

Resumo:
Com o objetivo de avaliar o desempenho de frangos de corte será realizado um experimento no Centro Zootécnico do Campus || da Universidade do Oeste Paulista para avaliar o uso de probiótico, sobre o efeito da substituição de antibióticos por probiótico, em dietas de frangos de corte de 1 a 40 dias de idade. Serão utilizados 300 aves de 1 dia de idade, distribuídos em 3 tratamentos inteiramente casualizados, sendo : G1- Controle sem aditivo, G2- Controle com promotor de crescimento (antibiótico) e G3Probiótico (sem promotor).

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2008 - 10/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATA VIEIRA COSTA
Professor(es): ADRIANA BORSA
RENILDA TEREZINHA MONTEIRO

Resumo:
A Homeopatia foi introduzida no Brasil, em 1842 foi introduzido pelo médico francês, Dr. Benoit Jules Mure, Rio de Janeiro. Em 1843 foi para Santa Catarina (movimento anarquista), em 1847(Instituto de Homeopatia Fluminense). Em 1980, Pres. Medici reconhece a Homeopatia como especialidade médica. Os mercados consumidores externos e internos estão cada vez mais exigindo carnes sem resíduos químicos, proibindo o uso de tratamentos preventivos e também os promotores de crescimento da linha da medicina convencional, assim as portas para medicina alternativa como exemplo a Homeopatia estão tendo grande procura na área de produção de carnes. A Homeopatia já está sendo usada com muito sucesso na veterinária em pequenos animais e também nos grandes animais como bovinos e suínos. A criação de suínos atualmente, com seu caráter industrial, possuindo alto nível genético, nutricional, instalações e manejo. Porém, ainda apresenta dificuldades em relação à sanidade. A substituição drogas e produtos químicos é um conceito que vê o animal como uma unidade, e não como partes. Desta forma consegue-se eliminar as causa das doenças, e não apenas os sintomas. Além de produzir suínos mais saudáveis, busca-se melhorar parâmetros produtivos e diminuir os custos com medicamentos. A evolução da suinocultura nos últimos anos diretamente ligada á questão sanitária e manejo. O suinocultor moderno necessita de tecnificação e de soluções que atendem as exigências dos mercados interno e externo. Nesse contexto, dentre inúmeras soluções para a nutrição e saúde dos suínos, a ingestão de ferro é um tratamento eficaz para suplementar a alta exigência de ferro dos leitões recém-nascidos (MORAES, 1991). O ferro é essencial para os suínos, em especial os leitões, uma vez que atua na prevenção e no tratamento da anemia ferropriva; a mortalidade em criações em que os leitões recebem ferro única e exclusivamente através do leite materno, varia entre 9 e 60, dependendo da gravidade da anemia. Além disso, os leitões anêmicos desenvolvem-se mal, devido ao péssimo aproveitamento dos alimentos, apresentando uma predisposição maior as infecções secundárias. Pelo leite materno, são supridas somente 10 a 20 das necessidades reais dos leitões, sendo o restante retirado dos depósitos de ferro do organismo (BERTECHINI, A. G. 1988). Em conseqüência da anemia ferropriva os animais tornam-se apáticos, diminuindo o apetite e taxa de crescimento, reduzindo sua resistência ás infecções bacterianas, ficando exposto ás diarréias, infecções paratifóides, salmoneloses, além de outras enfermidades provocadas por microorganismos presentes no meio ambiente. O ferro, embora requerido em quantidades mínimas pelo organismo, é de vital importância para o funcionamento normal dos tecidos e de todos os órgãos do corpo. Sua deficiência causa uma diminuição do teor de hemoglobina, aquém das condições normais fisiológicas (NETO & BARBOSA. 1988). A anemia ferropriva dos leitões lactentes tem motivado uma série de estudos por parte dos pesquisadores desde 1923. Leitões lactentes criados em piso, sem acesso a terra e tendo como única fonte de ferro o leite materno, apresentam anemia já na primeira semana de vida (MORAES, 1991). Está disponibilizado no comércio um produto homeopático, que ao ser administradas pela ração ás porcas gestantes, evita a aplicação intramuscular de ferro aos leitões, garantindo bom desempenho dos mesmos durante a fase de lactação e pós desmame. O objetivo deste trabalho será comparar o ganho de peso e variáveis hematológicas de leitões lactentes nascidos de porcas que receberam o produto homeopático na ração e que, desta forma não receberam ferro injetável, com leitões que receberam o tratamento tradicional.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 11/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDREIA CRISTINA PALMA
SOELLYN MONIQUE CORREIA SILVA
Professor(es): ADRIANA BORSA
RENILDA TEREZINHA MONTEIRO

Resumo:
O experimento tem como objetivo avaliar os componentes extra carcaça e os cortes comerciais de 24 cordeiros mestiços Texel, Haglander e Primera terminados em confinamento e recebendo ração isoproteica (18 de proteína bruta) e isoenergéticas (72 de nutrientes digestíveis totais NDT). Os animais entrarão no experimento após o desmame com 15 kg de peso vivo e a medida com que atingirão o peso médio de 30 kg serão destinados ao abate para a avaliação de sangue, pele, aparelho digestório cheio e vazio, aparelho reprodutor com bexiga, baço, fígado, coração, aparelho respiratório, rins com gordura perirrenal, cabeça e patas. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão seccionadas ao meio para tomadas de medidas dos cortes comerciais (cortes de primeira, cortes de segunda e corte de terceira). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993), de acordo com o seguinte modelo: yij= &#61549; + GGj + eij sendo: yij, o valor observado da variável observada no indivíduo j do grupo genéticoi; &#61549;, a constante geral; GGj , o efeito do grupo genéticoj, j = Texel; Higlander; Primera; eij, o erro aleatório associado a cada observação

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2008 - 12/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCEL GOYA NISHIMOTO
Professor(es): VICENTE DE PAULO MACEDO

Resumo:
O leite está entre os produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais como café beneficiado e arroz. O Agronegócio do leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população. Além da importância econômica, o leite é um alimento natural de grande valor nutritivo com elevada concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos. As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos. Além da vitamina A, o leite contém vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento e a manutenção de uma vida saudável. A indústria de laticínios tem potencializado o valor nutritivo do produto. Existem no mercado uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose. Além da sua importância nutritiva e na economia, o leite desempenha um importante papel social, principalmente na geração de empregos. O País tem, hoje, acima de um milhão e cem mil propriedades que exploram leite, ocupando diretamente 3,6 milhões de pessoas. O Agronegócio do leite é responsável por 40 dos postos de trabalho no meio rural. Tendo o leite grande importância para o país, é natural que a cada dia surjam novos estudos e tecnologias para a melhoria desta produção. A biotecnologia vem trazer a possibilidade da utilização de novas ferramentas nos processos de melhoramento animal e que aliadas às metodologias tradicionais de melhoramento, muito contribuirão para o progresso genético dos animais domésticos. O uso de marcadores moleculares, principalmente de DNA, permite que o potencial genético de um animal seja determinado com maior precisão e precocemente sem que seja necessário avaliar a sua produção ou de sua progênie. (REGITANO e COUTINHO 2001). Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do polimorfismo do gene da kapa-caseina sobre a composição química (proteína total, gordura e caseína) no leite em períodos (secos e chuvosos) do rebanho leiteiro da Unoeste.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2008 - 8/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA FERNANDA ABBADE MIGUEL
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
TELMA REGINATO MARTINS

Resumo:
O experimento tem como objetivo avaliar o desempenho e as características quantitativas das carcaças de 24 cordeiros mestiços Texel, Haglander e Primera terminados em confinamento e recebendo ração isoproteica (18 de proteína bruta) e isoenergéticas (72 de nutrientes digestíveis totais NDT). Os animais entrarão no experimento após o desmame com 15 kg de peso vivo e a medida com que atingirão o peso médio de 30 kg serão destinados ao abate. Após o abate procederá a pesagem as carcaças quentes. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão novamente pesadas par obtenção do peso da carcaça fria, e então serão seccionadas ao meio para tomadas de medidas dos seguintes cortes: pescoço, costela descoberta, costela, baixos, lombo, paleta e perna. Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993), de acordo com o seguinte modelo: yij= &#61549; + GGj + eij sendo: yij, o valor observado da variável observada no indivíduo j do grupo genéticoi; &#61549;, a constante geral; GGj , o efeito do grupo genéticoj, j = Texel; Higlander; Primera; eij, o erro aleatório associado a cada observação.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2008 - 12/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENO BARBOSA FRANCO
Professor(es): VICENTE DE PAULO MACEDO

Resumo:
O experimento tem como objetivo avaliar os componentes extra carcaça e os cortes comerciais de 24 cordeiros mestiços Haglander terminados em confinamento recebendo dietas contendo diferentes niveis protéicos (12, 15, 18 e 21) e isoenergéticas (72 de nutrientes digestíveis totais NDT). Os animais entrarão no experimento após o desmame com 15 kg de peso vivo e a medida com que atingirão o peso médio de 30 kg serão destinados ao abate para a avaliação de sangue, pele, aparelho digestório cheio e vazio, aparelho reprodutor com bexiga, baço, fígado, coração, aparelho respiratório, rins com gordura perirrenal, cabeça e patas. Em seguida as carcaças serão encaminhadas a uma câmara frigorífica, onde permanecerão a uma temperatura de 4ºc por 24 horas, após este período as mesmas serão seccionadas ao meio para tomadas de medidas dos cortes comerciais (cortes de primeira, cortes de segunda e corte de terceira). Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993)

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2007 - 7/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PAULO DUARTE
Professor(es): VICENTE DE PAULO MACEDO

Resumo:
O objetivo deste experimento será avaliar o desempenho e as características quantitativas de carcaças de 24 cordeiros mestiços Haglander terminados em confinamento, recebendo dietas isoenergéticas (72 nutrientes digestíveis totais (NDT) com diferentes níveis protéicos (12, 15, 18 e 21 PB). Após desmame (15 kg) os animais serão confinados e ao atingirem o peso vivo pré-estabelecido de 30 kg serão abatidos. Antes do abate os animais serão deixados exclusivamente sob dieta hídrica, durante 18 horas, quando serão novamente pesados (peso vivo ao abate), para procedimentos de abate. Após o abate, o aparelho gastrintestinal será esvaziado, para obtenção do peso corporal vazio, visando determinar o rendimento verdadeiro ou biológico. Terminada a evisceração, as carcaças serão pesadas e transferidas para uma câmara frigorífica, a uma temperatura de 4ºC, onde permanecerão por 24 horas. Ao final desse período, serão pesadas as carcaças frias, calculando-se, assim, o rendimento comercial. A seguir serão realizadas as seguintes mensurações: comprimentos da perna e interna da carcaça, largura da garupa. Serão calculados os índices de compacidade da carcaça da perna. Em seguida, as carcaças serão seccionadas ao meio e no lado esquerdo, serão efetuados os cortes comerciais, em 7 regiões anatômicas, sendo os mesmos, perna, lombo, paleta, costelas, costelas descobertas, baixos, pescoço. Os dados serão submetidos à análise de variância, utilizando-se o Sistema de Análises Estatísticas e Genéticas - SAEG (1993).

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2007 - 1/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RICARDO VALEJO
Professor(es): VICENTE DE PAULO MACEDO

Resumo:
No Brasil, a seleção fenotípica tem norteado o processo de seleção em gado de corte. Porém, com o desenvolvimento das técnicas de genética molecular, que apresentaram um ótimo avanço desde que o DNA foi descoberto, tem possibilitado a utilização do genótipo como ferramenta no processo de seleção. Para isso, é preciso determinar a freqüência com que os genes relacionados com características de importância econômica ocorrem em nossos rebanhos. Tais características, em geral, são controladas por muitos genes, podendo resultar em interações alélicas e não alélicas bem complexas e que sofrem influência do ambiente. A leptina, proteína relacionada com a obesidade mórbida e infertilidade em humanos e roedores, pode contribuir na regulação do metabolismo energético, comportamento no consumo de alimentos, reprodução e até mesmo na puberdade em diversas espécies animais, sendo elas ruminantes ou não. Nos bovinos, o polimorfismo da leptina está relacionado com carcaças com maior deposição de gordura. O presente projeto tem como objetivo detectar o polimorfismo e verificar a freqüência alélica e genotípica do gene da leptina em 50 bovinos da raça Brahman., provenientes de rebanhos da região de Presidente Prudente. A metodologia consiste na extração do DNA a partir de sangue periférico, amplificação de determinada região do gene através do PCR, com o auxílio de primers citados na literatura e detecção do polimorfismo com a utilização de enzima de restrição específica (RFLP). A análise dos resultados será realizadapelo teste do qui-quadrado.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA PAGANOTTI LINS
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
Neste projeto temos como objetivos estudar o efeito da suplementação com dois níveis de ingestão de sal proteinado (500 e 700 gramas/animal/dia) sobre o ganho de peso diário e ganho de peso total , além da viabilidade econômica em novilhas da raça Nelore mantidos em pastagem de Brachiaria brizantha no inverno. Serão utilizadas 72 novilhas Nelore, sendo 36 em cada tratamento, com peso médio de 270 Kg, mantidas em pastagem de Brachiaria brizantha. Os animais serão identificados e distribuídos ao acaso nos seguintes tratamentos: 1-suplementação mineral protéica com consumo limitado a 500 gramas/dia; 2-suplementação mineral protéica com consumo limitado a 700 gramas/dia. O produto utilizado para suplementação é composto de 35 de proteína bruta, sendo 19 de proteína verdadeira e 1900 Kcal de energia metabolizável por kg de matéria seca. A distribuição do suplemento será realizada uma vez ao dia, sempre às 8 horas da manhã, por um período de 100 dias (julho a outubro) e com 16 dias de adaptação. Os animais serão pesados a cada 28 dias, com jejum prévio de 12 horas. Para cada tratamento será utilizado um pasto de 29 ha, provido de três cochos sem cobertura de três metros cada e aguada de córrego; com uma lotação média no período de 0,785 UA/há, e será feito um rodízio dos lotes para reduzir o efeito do pasto. Para estimar a massa de matéria seca dos piquetes, serão retidas 10 amostras de 1 m2 por piquete e cortadas rente ao solo. Posteriormente será dividas em duas porções, das quais uma será separada em lâmina foliar, colmo e material morto enquanto a outra não sofrera divisão, preservando os componentes da planta. As 2 porções serão encaminhadas ao laboratório de nutrição animal da Universidade do Oeste Paulista, para determinação da matéria seca, de proteína bruta(PB), extrato etéreo(EE), fibra detergente neutro(FDN), cinzas(CZ) e minerais, nutrientes digestíveis totais (NDT). O delineamento estatístico será inteiramente casualizado com dois tratamentos e 36 observações para cada tratamento. As comparações entre as medias serão realizadas pelos testes de Tukey em nível de 5 de significância, com auxílio do programa Assistat

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CELSO PEREIRA DE SOUZA JUNIOR
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo, verificar o comportamento (ruminação, alimentação, ócio e abeberações) entre bovinos alimentos com dois níveis de bagaço de cana. Serão utilizados 18 novilhas de mesma raça com peso médio de 280 kg. Os animais serão observados em regime de confinamento coberto sendo três baias com 6 animais cada. Os tratamentos serão compostos de duas relações concentrado; volumoso sendo o tratamento A 90:10 e o tratamento B 80:20. Para este estudo será utilizado o segundo mês de confinamento. Após o período de adaptação as instalações e manejo diário os animais serão observados durante 4 períodos de 24 horas, os animais serão identificados com brincos e números pintados à tinta no dorso. As leituras serão tomadas a intervalos regulares de 10 min e durante o período noturno será utilizado lanterna a pilha para facilitar a visualização. Serão observadas as seguintes atividades, alimentação, ruminação, ócio e abeberações, a alimentação será fornecida aos animais em dois tratos diários. O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualisado com 9 repetições por tratamento, as médias serão comparadas pelos métodos de análise variância.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSE VANDERLEI LOPES DE MATOS
Professor(es): MARCOS RODRIGUES DE MATTOS
FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
Objetiva-se com presente trabalho estimar as melhores doses da cal e os tempos de exposição ao ar do bagaço de cana-de-açúcar tratados com doses crescente de cal virgem microprocessada. O experimento será conduzido no setor de Forragicultura do Campus II da Unoeste, SP, durante o mês de julho de 2007. Será utilizado o bagaço de cana-de-açúcar triturado não sendo necessário a picagem do material. As análises bromatológicas serão feita no laboratório de nutrição animal da mesma instituição. O bagaço de cana-de-açúcar será tratado com três doses de cal 0, 0,5 e 1,0 e exposto ao ar por três tempos 0, 24 e 48 horas. Amostras serão retiradas nos tempos pré determinados e analisados os seus teores de matéria seca (MS), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), e lignina na cana-de-açúcar hidrolisada com doses crescente de cal virgem (CaO). O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado em esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições por tratamento sendo que as doses de cal (0, 0,5 e 1,0) serão alocadas nas parcelas e os tempos (0, 24 e 48) nas sub-parcelas. Os resultados serão analisados pelo método de análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade utilizando o programa de análise estatística SASâ.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2007 - 12/2007 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): RODRIGO LUCAS QUINTINO MARTINS
Professor(es): MARCOS RODRIGUES DE MATTOS
FELIPE NOGUEIRA DOMINGUES

Resumo:
Esse trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho, ganho médio diário (GMD), consumo de matéria seca (CMS), e conversão alimentar de novilhas cruzadas recebendo dietas de alto concentrado com 10 e 20 de bagaço de cana-de-açúcar como única fonte de volumoso. Será realizado no sitio nossa senhora Aparecida no Município de Martinopolis S.P, com 18 novilhas cruzadas divididas em dois tratamentos sendo T1=9 animais recebendo uma alimentação com 90 de concentrado e 10 de volumoso e T2= 9 animais recebendo uma alimentação com 80 de concentrado e 20 de volumoso. Os animais serão divididos por tratamento em 3 baias por tratamento tendo, 3 animais por baia. O período experimental será de 90 dias mais 15 dias de adaptação. As pesagens dos animais serão realizadas uma no começo do experimento uma após 45 dias do inicio e outra 90 dias após o inicio. As comparações entre as medias serão realizadas pelos testes de Tukey em nível de 5 de significância.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLAUDINEI CALDEIRA HENN
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO

Resumo:
O gênero Brachiaria pertence a familia das gramíneas e é de grande importancia para a pecuária brasileira na alimentação do rebanho, elas diferem muito entre si tanto na morfologia quanto em aspectos de produção. Algumas das espécies de Brachiarias foram classificadas de maneira errada, como por exemplo a B. decumbens cv. Basilisk que pertence na verda a B. brizantha, para avaliar esses erros, lançamos mão da técnica PCR-RAPD muito utilizada atualmente no estudo genético animal e vegetal, sendo um meio rápido e de baixo custo para o estudo genético. A técnica de RAPD consiste na amplificação de DNA genômico em PCR utilizando primers de sequência arbitrárias com 10 nucleotídeos. O objetivo deste trabalho é avaliar as diferenças genéticas existentes entre os cultivares comerciais através de marcadores moleculares de RAPD. Para tanto, serão feitas extrações de DNA a partir de folhas de brachiarias comerciais (germinadas em caixas gerbox) com utilização do tampão CTAB. Para as reações de RAPD serão testados primers decâmeros de combinações aleatórias, o produto das reações serão aplicados em gel de agarose (1,5) e visualizados em câmara ultravioleta com captura das imagens. O estudo das diferenças genéticas entre as espécies de brachiarias será feito a partir da análise das bandas formadas e avaliadas através de programas específicos, para construção de um dendograma entre as espécies comerciais analisadas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 6/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TALITA MARQUES VANDERLEI
Professor(es): NELSON BARBOSA MACHADO NETO
ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO

Resumo:
A maneira mais prática e econômica para alimentação de bovinos é a pastagem, sendo abundante no Brasil, devido sua extensão territorial. Porém, não se tem uniformidade em disponibilidade e qualidade da forragem durante o ano. Para isto, faz-se necessário a suplementação de alimento em equilíbrio com os requerimentos dos animais.A decisão de engordar bovinos em pastejo utilizando-se suplementação alimentar pode viabilizar o abate de animais mais jovens, com carcaça de melhor qualidade, além de aumentar a capacidade de suporte da propriedade e atender as exigências do mercado. Será avaliado no período das águas o ganho de peso e a viabilidade econômica da suplementação de novilhas nelore em pastagem de Brachiaria brizantha. Será utilizadas 40 novilhas Nelore submetidas a dois tratamentos: lote 1 tratado com suplemento mineral energético/protéico, com 35 PB e 1800 Kcal de energia metabolizável e lote 2 (testemunha) recebendo apenas suplemento mineral com 60g de fósforo (P) e 70 g de cálcio (Ca), sendo fornecido 300 g e 70 g, repectivamente por cab/dia. As pesagens intermediárias dos animais serão realizadas em intervalos de 28 dias, sem jejum prévio, porém sempre no mesmo horário (pela manhã). A cada pesagem será coletado amostragem da pastagem, para realização da análise bromatológica. Será utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e 20 repetições para cada tratamento, totalizando 40 novilhas. Os tratamentos serão analisados através do programa estatístico assistat e as médias serão comparados pelo teste de Tukey.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 7/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDO DE SOUZA AGUIAR
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO

Resumo:
A seleção fenotípica tem norteado todo o processo de seleção em bovinos no Brasil. Sabe-se que o fenótipo resulta da interação entre o genótipo e o meio ambiente. A pecuária nacional teria um grande avanço tecnológico e de produtividade se utilizasse os genótipos como ferramenta no processo de seleção. Para isso precisa-se determinar com que freqüência esses genes, relacionados com características de importância econômica, ocorrem nos rebanhos leiteiros brasileiros. As pesquisas com genética molecular em bovinos têm atuado na detecção de polimorfismos associados a genes com funções biológicas conhecidas. Entre os genes estudados, o da kapa-caseína e da beta-lactoglobulina merecem destaque, pois influenciam no teor de gordura, proteína e produção de leite. O presente projeto tem como objetivo detectar a presença do polimorfismo e verificar a freqüência dos alelos e dos genótipos dos genes da kappa- caseína e da betalactoglobulina nos animais pertencentes ao rebanho leiteiro da UNOESTE, como ferramenta auxiliar no processo de seleção e aumento de produtividade. Serão genotipados todas as fêmeas do rebanho, em torno de 50 animais, através da técnica de PCR-RFLP. Será utilizada o teste do qui-quadrado para verificar se o rebanho está em equilíbrio de Hardy-Weinberg para os genes estudado.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA PAGANOTTI LINS
VANESSA FLAUZINO ALVES
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO

Resumo:
Neste trabalho serão avaliados 20 animais da raça nelore comparados seus ganhos de peso com animais cruzados nelore X europeu, alimentados em pastagem com suplementação de sal protéico, que serão pesados mensalmente avaliando então seus respectivos ganhos possibilitando então avaliar qual destes dois grupos obteve melhor aproveitamento neste período.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 12/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO FURLAN DA SILVA
Professor(es): PEDRO LUIZ FIEL RINALDI

Resumo:
Os javalis pertencem a classe mammalia, família Suidae , ordem Artiodactyla, tendo o nome cientifico Sus scrofa. Originalmente encontrado na Europa, Ásia e África ( Miranda e Lui, 2003). O interesse pela criação comercial do javali deve-se à sua carne de excelente sabor e ótima qualidade nutricional ( Vitic e Stevanovic, 1993; Andersson-Eklund et al., 1998). De acordo com Bosna (1976) apud Miranda e Lui (2003), o javali apresenta 2n = 36 e o porco doméstico 2n = 38 cromossomos. Atualmente considera-se o cariótipo padrão para o javali europeu (Sus s. scrofa ) como sendo 2n = 36 ( Darré et al., apud Miranda e Lui (2003). Ocorrem também no país animais híbridos com 2n = 37 cromossomos, resultantes do cruzamento do javali com o porco doméstico O desenvolvimento da criação de javalis em nosso país apresenta dificuldades, tais como obtenção de animais puros (2n = 36) capturados vivos nos seus ambientes naturais ou oriundos de criatórios comerciais (Miranda e Lui, 2003). O presente trabalho terá como objetivo determinar a frequência cariotípica e caracterização Citogenética do javali (Sus scrofa scrofa L.) no criatório da Unoeste. Serão estudados um total de oito fêmeas e dois machos e suas crias, totalizando aproximadamente 40 animais e será realizado no período de agosto de 2005 a novembro de 2006. A análise citogenética será feita por meio de cultura de linfócitos do sangue periférico de acordo com a técnica de bandamento G descrita por Mckay, (1973) e Schuh et al (1975) .

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 11/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE ZANGEROLAMI FABRE
LUCIANA BOULHOSA FABRIS
Professor(es): ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
RENILDA TEREZINHA MONTEIRO
LUCIANA MACHADO GUABERTO

Resumo:
A pecuária de corte no Brasil tem enfrentado grandes diversidades nos últimos anos, por isso é importante buscar alternativas viáveis para a engorda de animais, como a suplementação na seca, que pode ser feita através do sistema de confinamento dos animais, utilizando-se a cana de açúcar, alternativa de volumoso muito interessante para o período da seca, já que conserva seus níveis nutricionais até depois de seu ponto máximo de maturação.Neste trabalho pretende-se analisar a viabilidade econômica de suplementação de fêmeas bovinas no período de inverno, oferecendo-se para cada um dos três lotes uma dieta composta de cana-de-açúcar e um proteinado comercial com diferentes níveis de proteína (um de baixo consumo, um de médio, consumo e um de alto consumo), e uréia verificando o ganho de peso de cada lote para se saber qual tem o melhor resultado.Serão confinadas 30 novilhas aneloradas, tocadas com diagnóstico de prenhez negativa, numeradas de 1 a 30, e dividias em três lotes, sendo que o lote 01 será tratado com cana-de-açúcar, uréia, e proteinado com 40 de proteína bruta e consumo de 0,1; o lote 02 será tratado com cana-de-açúcar, uréia e proteinado com 32 de proteína bruta e consumo de 0,2; e o lote 03 será tratado com cana-de-açúcar, uréia e proteinado com 32 de proteína bruta e consumo de 0,3.. Os animais serão pesados quinzenalmente para se verificar o ganho de peso, onde no final do experimento serão avaliados estes ganhos para se identificar em ordem decrescente do melhor para o pior.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2006 - 12/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCIANA BOULHOSA FABRIS
THIAGO ANTHONY REIS
Professor(es): PEDRO LUIZ FIEL RINALDI

Resumo:
O presente trabalho de pesquisa será conduzido no Departamento de Zootecnia da Universidade do Oeste Paulista, e terá como objetivo principal avaliar o efeito da adição de raiz de mandioca, previamente seca e triturada como aditivo na fermentação de silagem de capim-napier (Pennissetum purpureum Schum cv.Napier). O experimento consistira na confecção de silagem de capim-Napier(Pennissetum purpureum Schum cv.Napier) com adição de diferentes níveis de mandioca triturada seca. Serão utilizados 20(vinte) silos experimentais de P.V.C plásticos (equipados com válvulas de Bulsen e com capacidade de 2 a 3kg de mat. Silagem), compreendendo quatro tratamentos com cinco repetições, num total de 20 (vinte) parcelas de acordo com o seguinte esquema: Tratamento l (T1)- Silagem de capim-napier (Pennissetum purpureum Schum cv.Napier) sem o uso de aditivo; Tratamento 2 (T2)-Silagem de capim Napier (Pennissetum purpureum Schum cv.Napier) + 5 de mandioca triturada e seca; Tratamento 3 (T3)- Silagem de capim Napier (Pennissetum purpureum Schum cv.Napier) + 10 de mandioca triturada e seca; Tratamento 4 (T4)- Silagem de capim Napier (Pennissetum purpureum Schum cv.Napier) + 15 de mandioca triturada e seca.Será adotado o D.I.C ( delineamento Inteiramente Casualizado), na analise estatística dos dados de composição química estudando os efeitos dos tratamentos.A mandioca (raízes), será previamente colhida, lavada, picada em fatias e seca ao sol. Após secagem a mesma será triturada e armazenada em sacos para uso futuro.A adição da mesma será feita, pré misturada no capim napier já previamente triturado, a mandioca triturada será misturada no ato da ensilagem nas quantidades já descritas acima.O material ao ser adicionado deverá sofrer compactação, sendo que os silos deverão ser totalmente preenchidos e vedados para evitar entrada de agua e ou oxigénio.Após o período de armazenamento de 45 (quarenta e cinco) dias, os silos serão abertos procedendo-se à coleta de amostras representativas no terço médio de cada silo para analise laboratorial de qualidade da silagem. Deverão ser executadas as análises bromatológicas, medição do pH e avaliação macroscópica do material obtido no que diz respeito a aspectos de aparecimento de fungos ou apodrecimento do mesmo.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2006 - 12/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELO KURACK DA SILVA
Professor(es): ODNEI FRANCISCO GARGANTINI

Resumo:
A avicultura de corte moderna ao longo do seu desenvolvimento tecnológico e o avanço da nutrição e genética, estão sendo fatores primordiais na produção avícola já que o mercado está cada vez mais exigente. A década de 70 foi marcada pelo início do uso de um probiótico para fim animal, o Lactobacillus acidophilus. Este fato culminou com a preocupação, pôr parte das autoridades e órgãos de saúde animal internacionais, com as rações animais contendo antibióticos. Atualmente no Brasil a preocupação resultou na interdição do uso de alguns antibióticos (flavomicina, lincomicina, nitrovin, olaquindox, tilosina, virgjniamicina, bacitracina de zinco, espiramicina e tenramicina) pelo Ministério da Agricultura, alegando que a eficácia desses componentes poderia ser diminuída quando utilizados Pesquisadores sensibilizados com o problema procuraram alternativas ao uso de antibióticos na ração animal, pois a simples retirada desse produto provocaria grandes danos econômicos.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 10/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HENDERSON VERDUGO PASCOAL
DIEGO DANTAS COLNAGO
Professor(es): ADRIANA BORSA
RENILDA TEREZINHA MONTEIRO
Alguma mensagem