Arraial da Unoeste reúne cerca de 4.000
Festa junina da instituição teve objetivo de confraternizar funcionários; evento seguiu madrugada adentro
Tomada por bandeirinhas e com uma grande fogueira que simboliza o nascimento de São João, a Chácara de Zootecnia da Unoeste recebeu no último sábado (26) o arraial da "Nho Pino, Nh`Ana e funcionários", festa junina que integrou cerca de 4.000 funcionários e seus familiares. Quadrilhas, concursos de dança, comidas típicas e brincadeiras trouxeram o clima das comemorações que acontecem neste mês em todo o país.
Segundo a Gerência de Pessoas da Unoeste, departamento da área de Recursos Humanos da instituição, o objetivo da festa foi aumentar o senso de responsabilidade de cada funcionário e mostrar que seu comprometimento com a instituição faz diferença. "Estamos vivendo uma nova era na Unoeste, voltada para o bem-estar do funcionário e acreditando em seu potencial e capacitação", disse um pronunciamento feito durante o evento.
Das 18h de sábado às 3h da madrugada de domingo, passaram pelo evento muitas famílias, inclusive a Oliveira Lima, que apoiou na idealização e realização do evento. "Há anos não se via uma festa como essa, muito bem organizada e com a presença de tantos funcionários", declarou Cláudio Baptista, auxiliar do Departamento de Pessoal da instituição que fez questão de comparecer à caráter na festa, "para entrar no espírito do evento".
Com origem na França do século 18, as quadrilhas foram uma atração à parte. Às 20h, um casamento caipira foi celebrado. Logo depois, houve uma apresentação de dança dos funcionários da área de higiene e limpeza. Em seguida, uma quadrilha improvisada reuniu muitos funcionários, que arriscaram alguns passos na dança caipira. Por fim, animados pela música sertaneja, casais se juntaram para um concurso de forró que fez a noite parecer curta.
Brincadeiras - Toca do coelho, pescaria, boca do palhaço, jogo das argolas e tiro ao alvo foram alguns dos jogos que divertiram adultos e crianças. Outras atrações foram a cadeia caipira, que "prendeu" muita gente, correio elegante e pau-de-sebo. "A festa está muito divertida", disse Joyce Mattos Mescolotte, estagiária do Departamento de Marketing que colaborou no evento. "Estou vendo que os funcionários estão gostando e que o objetivo da festa está sendo alcançado."
De acordo com Fábio Nogueira, gerente de pessoas da instituição, a festa junina se justifica por "integrar melhor o corpo funcional da Unoeste, Hospital Universitário e Unoeste Saúde, para que acreditem novamente na força e no potencial do emprego que possuem dentro do local que trabalham e para que a instituição também possa obter melhores resultados". "Tudo foi feito com muito esforço", afirmou Lucelena Marasca, fisioterapeuta do trabalho.
Durante 15 dias, cerca de 200 funcionários de todas as áreas da instituição contribuíram diretamente para a realização do evento, de acordo com Nogueira. "Foi realmente uma integração, desde o momento da organização até o final da festa", disse ele. "Foi uma festa feita por e para eles próprios. Isso garantiu seu sucesso". Na noite houve ainda o sorteio de duas leitoas e o enterro do mastro de São Pedro pela família Oliveira Lima.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste